1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HP inventa o memristor

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Xmeagol, 1 de Maio de 2008. (Respostas: 31; Visualizações: 5722)

  1. Xmeagol

    Xmeagol Power Member



    wow, HP FTW :3

    http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/05/01/hp-invents-something
     
  2. petersaints

    petersaints Power Member

    Brutal!! Já conhecia o desejo de inventar isto... Parece que finalmente conseguiram. Mas penso que demore até ter aplicações práticas bem testadas e desenvolvidas (e ainda mais até o preço ser consumer friendly). Talvez 10 anos cheguem!
     
  3. Xmeagol

    Xmeagol Power Member

    yeap :D

    ou ficar ah espera do meu disco de 900TB da HP lool :D
     
  4. Hellseeker

    Hellseeker Power Member

    Parece ser uma boa aposta.
    Talvez com avanços sérios (em termos de espaço disponível e velocidade) seja provável a inutilização de componentes separados para hdd e ram.
    força com esta tecnologia.
     
  5. petersaints

    petersaints Power Member

    Yah!! Se forem da mesma velocidade tanto faz disco ou RAM :P

    Depois disto só falta os computadores quânticos. Ainda que esses tenham um problema... Se os inventarem lá se vão as nossas cifras todas! Serão capazes de descodificar tudo em tempo útil, em vez de milhares e milhões de anos!
     
  6. leopard

    leopard Banido

    Brilhante, embora isto apenas seja visível daqui a alguns anos, irá introduzir diferenças substanciais na informática e não só.
     
  7. [3D_Master]

    [3D_Master] Power Member

    Apesar de certamente criar menos "ondas" nos media do que a criação do transístor deve ter criado, acredito que este é um momento histórico. A acrescentar às vantagens já referidas nesse artigo do Inquirer, juntem-lhe a característica única dos "memristors" que têm um comportamento eléctrico semelhante ao das sinapses neuronais. Apesar de as primeiras aplicações serem pura e simplesmente adaptações evolutivas de tecnologias já existentes, a realidade é que a invenção de um componente electrónico com características únicas e não reprodutíveis por nenhum dos outros tipos de componentes, possibilitará a criação de dispositivos com os quais ainda nem sequer podemos imaginar.
    Não vão ser só discos maiores, mais memória e mais rápida. Isto é uma revolução na electrónica.

    Este é um momento histórico!
     
  8. nwbdan

    nwbdan Power Member


    Amen! :D Daqui a uns anos nem vamos recordar que foi este o momento decisivo, no meio de toda a nova tecnologia inimaginável (para já...) que vamos ter. Espero é que a desenvolvam em vez de andarem a reter tecnologias por causa de questões económicas.
     
  9. lorenzzu

    lorenzzu Power Member

    pois mas se bem eu conheço outras situações primeiro que chegue a Portugal é uma eternidade, mas vamos ficar ansiosos à espera....
     
  10. greven

    greven Folding Artist

    Acho que não leste a noticia...

    Mas que significado tem a demora a chegar a Portugal? Isto não é o último modelo da Vulcano. lol

    Por acaso as últimas memórias RAM demora muito a chegar a Portugal? Ou os últimos discos rígidos?
     
  11. petersaints

    petersaints Power Member


    Exacto... isto não é um produto novo. É uma tecnologia a ser aplicada a produtos actuais e que permitirá certamente criar imensos produtos novos.
     
  12. DirtJumper

    DirtJumper Power Member

    Não é uma questão de chegar a portugal ou não, porque ainda n há nada para chegar, isto é tipo a invenção da roda, ninguém dá importancia, mas ela está em todo o lado, lol
     
  13. MPalhas

    MPalhas Power Member

    então se percebi bem isto pode ter a capacidade de aliar a velocidade da RAM com a capacidade do disco rígido. e possivelmente poderá vir a ser criado um componente que desempenhe as funções dos 2?
     
  14. DJS

    DJS Power Member

    Pois, teoricamente deixa de existir a ram como a conhecemos e passa a existir apenas memoria de armazenamento deste tipo.

    Palo alto rullez again !!!
     
  15. souto

    souto To fold or to FOLD?

    Exactamente, deixa de haver necessidade de existir memória RAM e disco rígido...
    Vem aí coisa boa :P e grande.
     
  16. Bensan

    Bensan Power Member

    As SSD (Solid State Disc) já são um primeiro passo rumo ao futuro, ainda que sejam uma tecnologia diferente. Ainda assim a "máquina" electrónica mundial tem muito a desenvolver, quer não só nos memristors, mas também na substituição do transístor de silício pelo de carbono, nomeadamente com nanotubos e folhas de grafeno, os computadores quânticos (como já foi referido) e os sistemas bioelectrónicos nos quais serão organismos vivos a processar informação.

    Tudo isto graças à nanotecnologia e aos nanomateriais.
     
  17. Tenebrus

    Tenebrus Power Member

    Esta parte do quote não está correcta. Apesar de poder funcionar entre 2 estados (0 e 1), o memristor tem a capacidade de funcionar analogicamente, isto é, pode armazenar todos os valores entre 0 e 1. Ao pé das possibilidades que isto abre, o facto de poder funcionar como um SSD ultra rápido é insignificante.
     
  18. Caveira

    Caveira Power Member

    hummm pergunta de burro:

    se pode ter todos os estados entre 0 e 1, então não é o mesmo que dizer que o hardware pode usar uma linguagem que não a binária? :wow:
     
  19. wodahSShadow

    wodahSShadow Power Member

    Exacto, e por isso é que se diz que os computadores vão passar a funcionar como os neurónios, analogicamente, a altas velocidades. :p
     
  20. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Mas por alguma razão já se deixou o analógico há muito tempo... O grande problema de aproveitar os estados intermédios é que estes podem ser influenciados por ruído sem margem de correcção. No caso digital como apenas são usados os estados extremos, mesmo que haja ruído é possível ver qual é o estado desde que a amplitude do ruído não seja maior que metade da amplitude entre extremos (falando de forma aproximada pois na realidade a divisão de estados não é simétrica na maioria dos casos).
     

Partilhar esta Página