Análise HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec1007np

Rakter

Folding Member
Olá,

Finalmente decidido a reformar o meu Asus K55VJ, procurava um portátil com os novos Processadores AMD, os Ryzen 4600H ou 4800H.

Decidi-me então pelo HP, com as seguintes características:

  • APU AMD Ryzen7 4800H
  • Unidade de SSD 512GB
  • 8 GB SoDimm DDR4
  • Ecrã 15.6'' FHD (250 nits)
  • NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB
  • Bateria 3 células 52.5Wh
Primeiras impressões, o teclado é OK, o touchpad parece áspero, o ecrã não deslumbra, os plásticos não são os melhores que já vi.
Quanto à velocidade do computador, surpreendeu-me pela positiva. Rápido e responsivo, mesmo com 8GB de ram.

O Portátil ficou-me por 799€.
IMG20200724153808.jpg

O portátil traz um carregador compacto de 150w.
IMG20200724153751.jpg


Ora a primeira coisa que fiz foi abrir o Portátil e verificar o que trazia e o que poderia ser alterado.
Desaparafusam-se estes 7 parafusos:
IMG_20200724_164100.jpg


Depois é só usar uma unha ou um objecto fino para abrir os plásticos que fazem pressão, pela parte traseira do portátil:

IMG20200724154038.jpg


Como podem ver é possível acrescentar um HDD ou um SSD de 2.5'', e substituir a Ram:

IMG20200724154112.jpg


Atenção que comprei um Kit de 32GB 3200Mhz CL 16 mas 1.35v.
IMG20200724162555.jpg

Este portátil não tem forma na BIOS de alterar a tensão das memórias ou usar XMP. Se comprarem um novo Kit comprem um com tensão de 1.20v como as memórias de origem:
8niIf7V.jpg


Neste momento tenho as memórias a trabalhar a 2666MHz.

No próximo post vou colocar alguns benchmarks do HP
 
Última edição:
Benchmark e Stress Test ao Portátil
Ora bem, para fazer o Benchmark usei os seguintes programas:
  • Cinebench R20
  • PCMark 10
  • User Benchmark

CineBench R20

Neste Benchmark obtive resultados variados entre 4200 e 4400 pontos

S7YwGOh.jpg


Fiquei surpreendido pois o meu Ryzen 7 2700X somente fez 3839 pontos

PCMark 10

fdYcM1O.jpg


User BenchMark

Podem transferir através deste link
Teste com 8GB ram a 3200MHz:
https://drive.google.com/file/d/155rdIsqI7ZSdwWof3bg4PBz6d5JFgcXU/view?usp=sharing

Teste com 32GB ram a 2666MHz:
https://drive.google.com/file/d/1uRHFvhEkSx-vU6LRGmgIJotUzb37Il_7/view?usp=sharing


Stress Test com o AIDA64:

vRpmvJR.png


Como podem observar ele estabilizou na temperatura de 93 a 95ºC, tendo um máximo de 100ºC.
Houve throttling do CPU e passou a trabalhar no máximo a 3700/3800MHz

Não me parece um mau resultado visto que o sistema de arrefecimento não é nada de extraordinário.

Quanto ao ruído, é audível mas não é nenhuma turbina. Aceita-se perfeitamente.
 
Última edição:
Alterações de Componentes
Recebi hoje o HDD e as memórias de 32GB que pretendia alterar no HP

Coloquei-lhe um Disco Rígido de 2TB 5200 rpm da Seagate e um Kit da Crucial de 32GB 3200MHZ CL16 1.35V
IMG20200724154657.jpg


IMG20200724154822.jpg



Como expliquei no primeiro Post, a BIOS do HP não permite alterar a tensão das memórias. As memórias ficam por defeito a trabalhar a 2666MHz CL20 1.20v

Pode ser que, com alguma actualização de BIOS seja possível alterar.
No entanto corri outro teste no Cinebench e os resultados não foram desastrosos ( como os Ryzen adoram velocidade de memória temi o pior):
8gsHVpZ.jpg

Como é possível observar obtive 4337 pontos, o que é óptimo.


 
Última edição:
Conclusões
O que esperava deste portátil? Ora não sendo um fã da HP, fiquei bastante surpreendido com a qualidade dos componentes internos vs preço.
Não se podem esquecer que não traz Sistema Operativo instalado. Terão que comprar uma cópia do Windows 10.
Os plásticos apesar de não serem extraordinários, são bastante aceitáveis.
O ecrã sendo também de baixa gama não tem grandes problemas de visibilidade. O maior problema será o sol.
O teclado e o touchpad são talvez o menos bom do portátil.


Pontos Positivos:

  • Processador com fantástica performance num valor sub 800€
  • Placa gráfica que permite jogar umas "coisas engraçadas"
  • Disco m2 rápido e com bom armazenamento, sem problemas de temperatura.
  • Apesar de ter 2 ventoinhas, podemos definir na BIOS para não estarem "always on".
    Penso que só ligam a partir dos 50ºC do processador. Em full Speed o ruído não é irritante. Em trabalhar normal as ventoinhas ouvem-se mas não distraem.
  • Teclado retroiluminado com 2 níveis de brilho. Possibilidade de definir o tempo de retroiluminação.
  • Não tem o tom agressivo de Portátil Gaming (cores berrantes Verdes ou Vermelhas)
  • Autonomia em programas de trabalho leves por volta de 6h.
  • Expansibilidade de colocar um disco interno.

Pontos Negativos:

  • Merecia melhor teclado e Touchpad.
  • Poucas portas USB. Somente uma porta USB 2, uma USB 3.0 e uma Type C.
  • Ecrã OK.
  • Não traz Sistema Operativo.
  • Péssimo local para colocarem a tecla ~

Para quem procura um portátil sub 1000€ penso que seja a escolha correcta.
Se for necessário colocar mais RAM, é bastante fácil substituí-la.

PS: A HP não trás qualquer selo de garantia que impeça o utilizador de abrir o Portátil.
 
Última edição:
Boa e completa review.

Tenho o mesmo portátil, comprado há uns dias.

Sobre o teclado e touchpad tenho uma opinião diferente sem dúvida. com a minha experiência em portáteis, tanto um como outro são confortáveis, e é fácil de escrever rápido no teclado. O touchpad também responde bem, não tem nenhum aspecto que comprometa no dia a dia.

O único senão é o enter pequeno, e as setas cima/baixo serem metade do tamanho. Já a retroiluminação para mim é inútil, por ser tão forte que se torna desconfortável

Só uma nota para a gráfica, que é uma gtx 1650 refresh. A diferença está nas mems ggdr6 12 GHZ em vez de gddr5 8 GHZ, que se traduz nuns 3-5% melhoria

Como é um portátil recente trás também bluetooth 5.0.

Já o upgrade para pelo menos 12/16gb é ''obrigatório''
 
Interessante, tb tinha reparado q algumas teclas "achei" de tamanho mais reduzido. Já estava a ponderar +16Gb para este modelo. E um Hub para USB penso q será indispensável. Devo de o adquirir entretanto.
Uma review muito útil para quem tem esta versão Gaming da HP:hello:
 
Eu como vim do teclado do ASUS achei um downgrade, bem como o touchpad. O touchpad é mais áspero.
Aquele til atrofia-me todo a escrever :joker:
 
Tive ontem a ver este e tive a mesma sensação de áspero no touchpad(devia de ser alcoolgel q coloquei várias vezes antes de lá chegar?!). Tive com um empregado na loja para ver o som dele(B&O), e achei um pouco baixo, relativo ao q tenho(DTS, altifalantes duplos). Pedia-vos uma opinião sobre as colunas/som do bicho, para ficar com uma melhor percepção.
Obrigado
 
Última edição:
O som não é nada de especial, não irei utilizar as colunas do mesmo para jogar ou assistir a filmes ou mesmo ouvir musica. Irei usar phones.
Mas com o volume max apesar de não ser alto não distorce.
 
Pois, esperava mais... uma vez q é um modelo "gaming"....ainda dou algum valor pois vejo alguns movs e ouço mp3/rádio. .Vou rever o modelo em loja, para tirar melhor conclusão.
 
Pois, esperava mais... uma vez q é um modelo "gaming"....ainda dou algum valor pois vejo alguns movs e ouço mp3/rádio. .Vou rever o modelo em loja, para tirar melhor conclusão.

Ninguém compra este modelo porque tens as melhores colunas, ou o melhor teclado e touchpad. Para isso existe a gama HP Omen que já tem um chassi de gama alta. Se valorizas assim tanto esses aspectos, mais vale sacrificares as especificações e ires para um modelo de gama alta mas com hardware inferior.

Dito isto, eu que já estou a utilizar este laptop todos os dias há 1 ou 2 semanas, posso dizer que o touchpad é prefeitamente confortável, sem nenhum aspecto que comprometa a utilização diária. Há sim alguns modelos com algum aspecto que os tornam desconfortáveis, mas não é o caso deste.
 
Teclado não vou por aí (Lettering parece bem mais interessante q os concorrentes)
Touchpad, pode ser de habituação (como referiste):hello:
Colunas terei de ver melhor:coolshad:
Gama alta mais €€:(
Obrigado pelo feedback:msmiley1:
 
Teclado não vou por aí (Lettering parece bem mais interessante q os concorrentes)
Touchpad, pode ser de habituação (como referiste):hello:
Colunas terei de ver melhor:coolshad:
Gama alta mais €€:(
Obrigado pelo feedback:msmiley1:

Testei agoras as colunas, e enquanto os agudos são bons e não distorcem, os graves são praticamente inexistentes.

É raro nesta gama de preços portateis terem colunas de qualidade. A verdade é que um toshiba com colunas harman/kardon que tive há uns 15 anos atrás tinha melhor som que qualquer som que qualquer portatil até 1000€ hoje em dia. É uma coisa que não tem muito por onde evoluir ao longo do tempo, excepto no software

Já agora, por curiosidade, em que sitio ou loja testaste este portátil?
 
Testei no youtube, e mais tarde testei o mesmo video no meu portatil HP(tb Pavilion), q tenho em casa.
As deste modelo referem ser Áudio B&O; Dois altifalantes; HP Audio Boost
As q tenho no meu portatil referem ser DTS sem qq marca.
Obrigado pelo feedback.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo