Análise HP Pavilion Gaming Laptop 15-ec1007np

Alterações de Componentes
Recebi hoje o HDD e as memórias de 32GB que pretendia alterar no HP

Coloquei-lhe um Disco Rígido de 2TB 5200 rpm da Seagate e um Kit da Crucial de 32GB 3200MHZ CL16 1.35V
IMG20200724154657.jpg


IMG20200724154822.jpg



Como expliquei no primeiro Post, a BIOS do HP não permite alterar a tensão das memórias. As memórias ficam por defeito a trabalhar a 2666MHz CL20 1.20v

Pode ser que, com alguma actualização de BIOS seja possível alterar.
No entanto corri outro teste no Cinebench e os resultados não foram desastrosos ( como os Ryzen adoram velocidade de memória temi o pior):
8gsHVpZ.jpg

Como é possível observar obtive 4337 pontos, o que é óptimo.

Boas,

Estou com interesse em adquirir um portátil na casa dos 800€ e após ler esta e outras reviews, este portátil aparenta ser o único que se encaixa no perfil. Contudo, também pretendo fazer upgrade à memória e como modo de poupar uns tostões entre comprar um kit 2666mhz ou 3200mhz pretendia saber se a HP já fez update à BIOS de modo a permitir alterar a tensão das memórias.

Obrigado e cumprimentos
 
Boas,

Estou com interesse em adquirir um portátil na casa dos 800€ e após ler esta e outras reviews, este portátil aparenta ser o único que se encaixa no perfil. Contudo, também pretendo fazer upgrade à memória e como modo de poupar uns tostões entre comprar um kit 2666mhz ou 3200mhz pretendia saber se a HP já fez update à BIOS de modo a permitir alterar a tensão das memórias.

Obrigado e cumprimentos

Boas, não e não me parece que venham a fazer tal coisa.
Terás que comprar memórias 1.20v 3200mhz. A Kingston tem essa opção.
 
Boas @Rakter ,

Queria-te perguntar se achas que este portátil é bom para trabalho.
Vou adquirir um novo pc para a faculdade e precisava dum minimamente decente.
Por 800€ este portátil parece-me uma besta, com um R7 4800h e uma GTX 1650 parece-me ótimo para trabalho. Como vou para engenharia informática, e não mecânica, até parece que é mais do que devo vir a precisar. Arriscaria a dizer que por 800€ parece-me até melhor que uns de 1000 ou 1200€ (para o que preciso)
Só o que está a deixar-me "preocupado" é que ninguém o está a sugerir nos tópicos sobre "um pc para a faculdade" ou "um pc até 1000€".
Um dos pontos negativos é o ecrã, como tu assinalaste. Será isso que o faz não ser assim tão bom como parece/não ser bom para trabalho?

Obrigado.
 
Última edição:
Boas @Rakter ,

Queria-te perguntar se achas que este portátil é bom para trabalho.
Vou adquirir um novo pc para a faculdade e precisava dum minimamente decente.
Por 800€ este portátil parece-me uma besta, com um R7 4800h e uma GTX 1650 parece-me ótimo para trabalho. Como vou para engenharia informática, e não mecânica, até parece que é mais do que devo vir a precisar. Arriscaria a dizer que por 800€ parece-me até melhor que uns de 1000 ou 1200€ (para o que preciso)
Só o que está a deixar-me "preocupado" é que ninguém o está a sugerir nos tópicos sobre "um pc para a faculdade" ou "um pc até 1000€".
Um dos pontos negativos é o ecrã, como tu assinalaste. Será isso que o faz não ser assim tão bom como parece/não ser bom para trabalho?

Obrigado.

Ninguém continua a sugerir este portátil e outros com AMD porque seguem a carneirada da Intel, desculpem lá dizer.

Um CPU que consegue muito melhores resultados que a Intel e consome muito menos... é porque querem ser enganados com os i5/i7 portáteis.

Se usares o portatil para Illustrator e coisas assim, se calhar é melhor teres o cuidado de rectificar as cores num monitor melhor. De resto o monitor desenrasca. Não podemos exigir processador + gráfica e ainda ter um monitor bom por 800€ lol.

Aconselho é a substituir a ram por 16GB para trabalhar.
 
Ninguém continua a sugerir este portátil e outros com AMD porque seguem a carneirada da Intel, desculpem lá dizer.

Um CPU que consegue muito melhores resultados que a Intel e consome muito menos... é porque querem ser enganados com os i5/i7 portáteis.

Se usares o portatil para Illustrator e coisas assim, se calhar é melhor teres o cuidado de rectificar as cores num monitor melhor. De resto o monitor desenrasca. Não podemos exigir processador + gráfica e ainda ter um monitor bom por 800€ lol.

Aconselho é a substituir a ram por 16GB para trabalhar.


Estás completamente errado por acaso. Isto vindo de alguém que teve tópico de pedido de ajuda sobre compra de portátil aqui no fórum há 1 semana ou 2, e a última coisa que recomendaram foi Intel. Tanto que acabei por comprar AMD. :)

Relativamente ao portátil, possivelmente não recomendam tanto porque se consegue em algumas alturas com as promoções modelos bastante superiores (como o Legion 5 e o Omen 2020) especialmente em termos de ecrã, que até ver, é o calcanhar de Aquiles deste portátil
 
Estás completamente errado por acaso. Isto vindo de alguém que teve tópico de pedido de ajuda sobre compra de portátil aqui no fórum há 1 semana ou 2, e a última coisa que recomendaram foi Intel. Tanto que acabei por comprar AMD. :)

Relativamente ao portátil, possivelmente não recomendam tanto porque se consegue em algumas alturas com as promoções modelos bastante superiores (como o Legion 5 e o Omen 2020) especialmente em termos de ecrã, que até ver, é o calcanhar de Aquiles deste portátil

Ainda assim tanto o legion como o Omen custam mais 200€. E não trazem um ecrã que valha mais 200€, pelo meu entender.
 
O Omen versão base custa 899€.

O Legion 5 quando entra em promoção no site da Lenovo (tens um tópico extenso sobre isso aqui no fórum) já esteve a 700 e tal.

Mas mais uma vez, não estou a tirar o mérito a esta máquina. Até em termos de design prefiro mil vezes este HP ao Lenovo. Tenho um Omen mas se na altura tivesse havido a possibilidade de comprar mais barato um destes também talvez tinha comprado. Mas não havia sequer a venda na loja onde tinha que comprar.

Dito isto: apenas queria dizer que a única coisa que não concordo é quando dizes que o pessoal aqui está a recomendar os Intel. Não é verdade. Aliás o pessoal que mais recomendações faz aqui no fórum está muito mais a favor dos processadores AMD, tanto que eu inicialmente até tive que ir investigar o porquê porque la está, a Intel já estava entranhada na minha previsão do que ia comprar.
 
Ninguém continua a sugerir este portátil e outros com AMD porque seguem a carneirada da Intel, desculpem lá dizer.
Nem lá perto. Ninguém sugere este Pavillion porque pagar 800€ por um entry-gaming e levar com um IPS (e já vão com sorte em não ser TN) medíocre (estou a ser simpático) como este é jogar dinheiro fora (e o recado serve igualmente para os TUF, com a agravante de serem um poio em termos de cooling e design interno). É o mesmo do que quereres emagrecer e ires ao McDonalds e comer um menu qualquer com uma cola zero e uma salada. ***** logic.

O combo ryzen 4000 + 1650/1650ti/1660ti tem tido alguma dificuldade em entrar nesta gama de mercado (então a 1660ti ninguém a vê nestes orçamentos, e a 1050 é uma brincadeira de mau gosto), e qd o fazem cortam sempre em algo, e a maioria corta precisamente no display (pavillion, TUF), ou até display + gráfica (Nitro 5) . Ou então oferecem um display razoável, mas cortam na gráfica, e têm todo um historial de assistência técnica tenebroso por detrás. O melhor que apareceu até à data foi o Omen qd teve em promo a 900€. Caso contrário, para ter esta combinação equilibrada, no momento dispara tudo para os 1000-1100€, e nestes orçamentos já estás a competir com Intels com a 1660ti e até a 2060. Pois...
 
Bom dia.

Acabei por comprar este equipamento após ler esta análise e aproveitar o preço de 769€. Até agora estou satisfeito mas também apenas o recebi ontem e tive tempo para instalar o Windows, pois vinha sem SO.

Contudo pergunto que drivers de software devo instalar para controlar o desempenho do portátil, ou seja, os do Radeon ou a GForce Experience?

Bem como pergunto que outro software devo instalar para retirar mais desempenho do portátil?

Obrigado
 
Nem lá perto. Ninguém sugere este Pavillion porque pagar 800€ por um entry-gaming e levar com um IPS (e já vão com sorte em não ser TN) medíocre (estou a ser simpático) como este é jogar dinheiro fora (e o recado serve igualmente para os TUF, com a agravante de serem um poio em termos de cooling e design interno). É o mesmo do que quereres emagrecer e ires ao McDonalds e comer um menu qualquer com uma cola zero e uma salada. **** logic.

O combo ryzen 4000 + 1650/1650ti/1660ti tem tido alguma dificuldade em entrar nesta gama de mercado (então a 1660ti ninguém a vê nestes orçamentos, e a 1050 é uma brincadeira de mau gosto), e qd o fazem cortam sempre em algo, e a maioria corta precisamente no display (pavillion, TUF), ou até display + gráfica (Nitro 5) . Ou então oferecem um display razoável, mas cortam na gráfica, e têm todo um historial de assistência técnica tenebroso por detrás. O melhor que apareceu até à data foi o Omen qd teve em promo a 900€. Caso contrário, para ter esta combinação equilibrada, no momento dispara tudo para os 1000-1100€, e nestes orçamentos já estás a competir com Intels com a 1660ti e até a 2060. Pois...

@Hipocampo , então que computador recomendas com um ecrã decente e que dê para fazer uma faculdade, até 800€? (Faculdade de engenharia informática). Estou na mesma situação do colega @JCondeco
 
Olá,

Finalmente decidido a reformar o meu Asus K55VJ, procurava um portátil com os novos Processadores AMD, os Ryzen 4600H ou 4800H.

Decidi-me então pelo HP, com as seguintes características:

  • APU AMD Ryzen7 4800H
  • Unidade de SSD 512GB
  • 8 GB SoDimm DDR4
  • Ecrã 15.6'' FHD (250 nits)
  • NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB
  • Bateria 3 células 52.5Wh
Primeiras impressões, o teclado é OK, o touchpad parece áspero, o ecrã não deslumbra, os plásticos não são os melhores que já vi.
Quanto à velocidade do computador, surpreendeu-me pela positiva. Rápido e responsivo, mesmo com 8GB de ram.

O Portátil ficou-me por 799€.
IMG20200724153808.jpg

O portátil traz um carregador compacto de 150w.
IMG20200724153751.jpg


Ora a primeira coisa que fiz foi abrir o Portátil e verificar o que trazia e o que poderia ser alterado.
Desaparafusam-se estes 7 parafusos:
IMG_20200724_164100.jpg


Depois é só usar uma unha ou um objecto fino para abrir os plásticos que fazem pressão, pela parte traseira do portátil:

IMG20200724154038.jpg


Como podem ver é possível acrescentar um HDD ou um SSD de 2.5'', e substituir a Ram:

IMG20200724154112.jpg


Atenção que comprei um Kit de 32GB 3200Mhz CL 16 mas 1.35v.
IMG20200724162555.jpg

Este portátil não tem forma na BIOS de alterar a tensão das memórias ou usar XMP. Se comprarem um novo Kit comprem um com tensão de 1.20v como as memórias de origem:
8niIf7V.jpg


Neste momento tenho as memórias a trabalhar a 2666MHz.

No próximo post vou colocar alguns benchmarks do HP
Retiraste os 8gb q vinha de origem e colocaste o duplo de 16 gigas, certo?
 
Bom dia, eu comprei recentemente um portátil igual ao teu. mas tenho uma questão que gostava de lhe colocar que é, se posso usar o portátil com o carregador ligado, se ele não fica com a bateria fraca ou viciada. obrigado
 
Bom dia, eu comprei recentemente um portátil igual ao teu. mas tenho uma questão que gostava de lhe colocar que é, se posso usar o portátil com o carregador ligado, se ele não fica com a bateria fraca ou viciada. obrigado
Isso já não acontece atualmente, o portatil faz gestão da bateria, e do carregamento, para evitar esses problemas.
 
Se alguém tiver oportunidade de substituir a massa térmica do cpu+ gpu ainda vão conseguir baixar uns 10ºC em full.

Meti a massa termica da noctua que ainda tinha por cá e é bem melhor que a de origem ( que parecia cimento para retirar)

De resto o portátil continua a funcionar bem, mas acho que tenho um problema com a bateria que faz draining quando desligado.
Fico naquela se valerá a pena comprar uma nova.
 
Back
Topo