Análise Hp t5725 thin client "camões" (mini pc fanless)

Bruninho

Power Member
Bem esta é a minha primeira review portanto estejam à vontade para me darem conselhos.
Criticas construtivas são sempre bem vindas.

E a minha primeira review vai ser feita a um "aparelhómetro" que há uma semana nem sabia que existia. Ia a passear com a minha namorada pelo Coimbra Shopping quando na loja onde costumo comprar DVD´S o vi. Perguntei rapaz da loja em que consistia tal aparelho, porque por 99€, pensei eu, não podia ser grande coisa. Fiquei a saber que era um pc de baixo consumo e completamente silencioso. Com caracteristicas de performance a condizer. Como andava já há uns tempos a estudar a maneira de por o meu pc mais silencioso (PC "My System" que está no meu quarto e me incomodava o sono, quando ficava ligado a correr "aplicações de acesso à net") decidi levar o pc do rapaz da loja (meu colega de faculdade, que batizou o bixo de CAMÕES) para experimentar.


Experimentei, gostei e comprei um para mim!

REVIEW HP Compaq t5725 Thin Client
(CAMÕES p\ os amigos)


t5725wmonitorwb5.jpg
t5725yz3.jpg
t5725mountedmonitoriv6.jpg



NA CAIXA

Teclado e Rato HP
Transformador
Suporte
Hp Thin Client T5725.


CARACTERISTICAS

Sistema operativo Debian Linux 3.1 (Linux Kernel 2.6)
A este respeito não vos posso falar muito, ainda não me iniciei no mundo do Linux e mal tive o meu "CAMÕES" meti-lhe um mod do XP (Micro XP) que ocupa em disco cerca de 250mb e de memoria ram cerca de 40mb.

Processador AMD Geode NX 1500 a 6 W, 1 GHz
Processador de baixo consumo que cumpre a sua tarefa de forma exemplar. Corre o XP Micro a brincar e os programas que tenho instalados (WiNAMP; BTN*xt; Firefox).

Memória 512 MB de Flash, 256 MB de SDRAM DDR (16 MB de RAM do sistema reservados para os gráficos de vídeo)
À partida pareceu-me que estas caracteristicas seriam bastante limitativas, contudo mostraram-se suficientes.
O Micro XP deixa cerca de 200MB livres depois de instalado, e com o resto das aplicações instalados no disco externo esta memória flash que é rapidissima cumpre bem o seu trabalho, se bem que ser um pouco maior não lhe ficaria mal. (tive a ver no site da hp e um upgrade para uma de 1gb ficaria por 50€).
Em relação à ram com o XP a ocupar 40mb e a placa a comer 16mb ficam a sobrar cerca de 200Mb que me chega e sobra para tar a correr o Btnxt (ocupa cera de 25mb em pleno funcionamento) e o FireFox (ocupa 30-50mb dependendo do que se vê).
(um upgrade para 1gb de ram DDR400 ficaria tb por 50 na loja onde adquiri o "Camões")

Video Gráficos UMA, SiS741GX, Integrados, 16 MB de memória gráfica UMA
http://www.sis.com/products/sis741gx.htm. Concerteza que com este pc não iremos correr jogos, é uma gráfica que ainda não explorei ao máximo. Neste momento tá aguentar a resolução nativa do meu t220HD que é 1680*1050. Decidi correr uns DiVX através do VLC player e o pc corre sem dificuldade os divx, mto fluido mesmo sem se notar qualquer quebra.
Supreendendo-me pela positiva. A nivel de mp3 nao noto grande diferença entre a placa de som onboard dele e a da p5k pro. Ainda numa de multimédia ele tem uma coluna embutida que apesar de ser pequena e mto pouco potente, tem uma qualidade de som razoável!


Slots de expansão: 1 slot PCI standard (via módulo opcional de expansão)
Contem uma porta pci standard, que so pode ser usada com um adaptador especial devido à sua localização, ou sem adaptador mas com o camões esventrado.


Portas e jacks: 2 portas USB 2.0 frontais, 4 portas USB 2.0 traseiras, 1 série, 1 paralela, 2 PS/2, 1 RJ-45
Com 6 portas usb permite ligar inumeros elementos, neste momento tenho ligado o meu disco externo, ja tive uma pen wireless,
e o rato. Agora esta ligado por cabo rj45 ao meu router. As duas ps2´s dão sempre jeito para libertar as portas usb, pena o teclado
que vem incluído ser usb, nada que um pequeno adaptador não resolva. TEmos ainda a saida VGA para ligar ao monitor.

t5725backgr0.jpg




Dimensões (L x P x A) 11,0 x 23,7 x 27,1 cm com suporte
Peso 1,7 kg com suporte
Pequeno o suficiente para por ao lado do monitor sem estrovo!
E leve o suficiente para ser transportado sem transtornos :P

Alimentação 100 até 240 V CA com detecção automática para todo o mundo, 50 até 60 Hz, permitindo desligar o computador automaticamente para
economizar energia e fonte de alimentação resistente a variações de corrente.

Temperatura de funcionamento 10 até 40 °C
Temperatura não operacional -30 até 60 °C

A nível de características temos um PC que dá boa conta do recado (dependendo do recado, no meu caso cumpre de maneira
muito satisfatória o fim a que se propõe). Sendo a sua principal qualidade no meu entender o silêncio (não faz um unico barulho),
e o espaço reduzido que ocupa.



Avaliação Global
A minha avaliacão é de 4\5
Tirei um ponto devido a achar que tem pouca memória, apesar de ser suficiente para mim, pode ser insuficiente para
alguns.


Estou ao dispôr caso haja alguma dúvida ou teste adicional que queiram que corra

P.S Este é um pc que custaria segundo o site da HP 250€, contudo devido a ser um fim de stock
(a data de fabrico do meu é de à cerca de um ano e picos atrás) custa 99€ (sobraram uns 5 na loja onde comprei). Para o propósito
que foi comprado tem cumprido excepcionalmente bem a sua tarefa.



Aqui vai um pequeno vídeo do meu "camões" a iniciar!!
http://www.youtube.com/watch?v=65Ex-iqqZvk

Fotos Caseiras (ao gosto do pessoal) :004:
pic090208171554ig1.jpg

Foto tirada durante a operação de colocação do dimm de 512mb.
Podemos ver a flash em azul com a so dimm ao lado. Mais abaixo temos a PCI etc etc
pic090205160921kb0.jpg

E aqui está o "Camões" com o seu companheiro de ramboia o "CaBUM",
infelizmente tive de tomar a decisão de os separar porque o Camões vibrava demais com o CaBUM. Sabe-se lá no que aquilo podia dar... :004:
 
Última edição:
Boa review.

Isso é nettop ... :D ...

Por 99euros punha-se uma coisa destas na sala ou assim só para o pessoal navegar na net...muito porreiro.
 
Em relação à ram com o XP a ocupar 40mb e a placa a comer 16mb ficam a sobrar cerca de 200Mb que me chega e sobra para tar a correr o Btnxt (ocupa cera de 25mb em pleno funcionamento) e o FireFox (ocupa 30-50mb dependendo do que se vê).
(um upgrade para 1gb de ram DDR400 ficaria tb por 50 na loja onde adquiri o "Camões")
Mas isso dá para adicionar mais ram ?? Que tipo de memória é ?Parece um bom brinquedo (pena teres-lhe metido o XP :P)
 
da para substituir a que tem por um dimm de 1gb
so dimm ddr 400


hehe o XP é que rula!


o meu ja vai levar c\512 que tinha para aqui num portátil antigo.
 
Última edição:
O CaBUM a levar com o Camões ? Isso não dava coisa boa de certeza ... :lol:

Uma duvida, isso não tem disco incorporado ? Capacidade ? etc ...

Podias deixar o site da loja por favor :D
 
Última edição:
não sei se é permitido :| (se não for, peço a alg moderador que apague e apresento as minhas desculpas)

bem o site é www.sm3.pt mas só dá para encomendar por e-mail.
eles têm lá o camões a 99€

Disco tenho o ligado a um disco externo de 250gb com o sistema operativo no disco flash de 512! (Fica rapidito, como se pode ver pelo filme).
 
Última edição:
penso que a flash usa uma entrada propria.... tb n sei :S n a retirei do sitio onde esta e a ligação é por baixo. mas ide não é, nem sata nem pci. deve ser qualquer cena especifica!
 
Boas

Será que isso rola um filme HD ?

Assim era um must have na sala :)

era bom, mas duvido :P
mesmo diminuindo os settings de qualidade de imagem do codec, não consigo por a rolar completamente sem breaks no meu portatil, com um PM 1.6GHz. e isto para um filme 720p com um bitrate de imagem relativamente baixo 2~3Mbps
 
Hd não rola quase de certeza, um colega meu com um pentium d 2gb ram e uma 8600gt não rola....

Mas Divx rola e vou ver se vobs (DVD) tb os come bem, se sim e em boa qualidade é mesmo muito fixe. Apesar de o meu estar incansavelmente a trabalhar dia e noite para outros propósitos lool :P

Boot por usb funca na boa. Foi assim que o meu colega instalou o sistema operativo!
 
Última edição:
hoje vou o testar a ver uns filmes :P depois ja vos digo algo...

O meu tem 512 e nem mexo mais....
P.S Ouvi dizer que o Linux é que bombava nisso :P


A versao do XP que tenho instalada nele é o micro XP v0.82.
Instala-se facil com uma drive externa de DVD ou então com pen, mas isso já dá mais trabalho!
 
Última edição:
Back
Topo