1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HP zx5051EA & AGP Aperture Size

Discussão em 'Digital Life' iniciada por Firefox, 6 de Setembro de 2004. (Respostas: 0; Visualizações: 1276)

  1. Firefox

    Firefox Power Member

    Boas, malta!

    O problema que vou expor a seguir já me fez dar a volta a meia Net, na esperança de que em algum lado, alguém seja capaz de me ajudar...

    Tenho um HP zx5051EA PhotoSmart, equipado com uma ATI Mobility Radeon 9600 (64MB). O portátil é muito bom, mas tem um grande senão: a BIOS.

    É uma PhoenixBIOS, e não tem muitas das opções que as BIOS de PCs de secretária incluem por defeito. Uma delas é a opção para alterar o AGP Aperture Size. Ao utilizar uma aplicação da nVidia, AGPMem, detectei que o AGP Aperture Size que vem por defeito é de apenas...à volta de 22MB!! Um absurdo! E o pior é que não há nenhuma forma de alterar este parâmetro na BIOS!! O ideal seria algo entre os 64MB e os 128MB (tenho 512 de RAM), mas este valor de 22MB é muito baixo, e já começou a causar problemas!! Sou obrigado a baixar a qualidade das texturas para Low ou Medium, sendo que a placa gráfica é suficientemente capaz de lidar com texturas de alta qualidade, se não fosse este bottleneck (estrangulamento)!

    Uma das características ligadas ao AGP Aperture Size é o AGP Texturing, que permite carregar texturas a partir da RAM para a placa gráfica directamente através do bus AGP. O problema, é que com um AGP Aperture Size tão baixo (menor que 32MB), o AGP Texturing é simplesmente desligado!!

    Já contactei a HP, mas penso que não façam a mais pequena ideia do que seja o AGP Aperture Size, já que me enviaram instruções sobre como alterar a memória partilhada da placa gráfica... pois, mas esta placa tem memória dedicada, não é nenhuma integrada... pois!

    Já instalei a BIOS mais recente que existe, mas não adiantou de nada, continua a ser simplista e a nao permitir alterar esta opção... o TweakBIOS não reconhece o portátil, portanto também não dá por aí... a única hipótese seria a Phoenix lançar uma actualização à BIOS de jeito, ou arranjar um editor de BIOS Phoenix, com instruções sobre em que mexer e o que editar...

    Ou isso ou estou condenado a ter um portátil com uma esperança de vida muito reduzida...

    Se souberem de alguma coisa, por favor, ajudem-me!! Obrigado!
     

Partilhar esta Página