1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Html/Css - Abrir link na própria página

Discussão em 'Web Development' iniciada por esaramago123, 2 de Abril de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 4552)

1. esaramago123

esaramago123 Power Member

Estou a trabalhar em html e css e gostaria que me resolvessem um problema.
    Quero fazer um site com um menu fixo onde quando clicamos num link desse menu aparece um texto ao lado, como basicamente a maior parte dos sites funciona. Eu poderia criar páginas com os tais textos e colocar o meu menu em todas elas, mas, por exemplo, sites como o do jornal Público, etc, têm milhares de páginas e certamente quando querem alterar o menu não vão alterar o menu em todas as milhares de páginas...
    Uma possibilidade era criar frames, mas eu sei que poucos sites usam esse método.
    Posto isto, gostaria que me explicassem o método mais usado e esclarecendo se em css ou html é possível fazer isso, indicando o respectivo código.

Obrigado

2. _lamy_

_lamy_ Power Member

Só com HTML e CSS não dá.
    Terias que usar uma linguagem dinamica como PHP/ASP/JSP/Python/etc.

Talvez com Javascript também consigas arranjar uma solução mais martelada, não sei! :P

3. Acho que o que tu estás a procura é o atributo "span" em css, não tou certo se tens que utilizar javascript ou não mas concerteza convem utilizares PHP e ligares a base de dados, assim cada vez que quiseres modificar, modificas facilmente na B.D sem ter que ir á todas as paginas mudar o texto. Pesquisa menus com os atributos "span".

Última edição: 2 de Abril de 2009
  4. unsilent

unsilent Power Member

Podes fazer isso com um iframe, ou melhor dois. Podes utilizar Ajax para carregar o conteúdo para a página. Mas em termos de SEO são ambas más soluções. O melhor é mesmo utilizares php/asp etc, e construíres o teu menu a partir de uma query à base de dados.
    Não percebi?
    A tag span não é mais que uma tag div, sem ter nada associado por defeito. Basicamente é o elemento mais versátil em html e serve para quase tudo porque é o elemento mais personalizável.

5. esaramago123

esaramago123 Power Member

Eu nunca usei php e não sei como funciona. Encontrei este código:

<a href="?pagina=pagina1.html">Pagina 1</a>
    <a href="?pagina=pagina2.html">Pagina 2</a>
    <a href="?pagina=pagina3.html">Pagina 3</a>
    ...

<?php
    $pagina = $_GET['pagina'];
    if($pagina)
    include($pagina);
    ?>

Como é que isto se utiliza? Tenho de fazer a página toda em php? Tenho de meter algum código no html para reconhecer o php, como no CSS?....

6. Alguém me poderia ajudar.
    Eu quero fazer um loading (carregamento), para a minha pagina.
    Mas eu não sei o código a utilizar.
    Podem-me ajudar.

Partilhar esta Página