Html/Css - Abrir link na própria página

esaramago123

Power Member
Estou a trabalhar em html e css e gostaria que me resolvessem um problema.
Quero fazer um site com um menu fixo onde quando clicamos num link desse menu aparece um texto ao lado, como basicamente a maior parte dos sites funciona. Eu poderia criar páginas com os tais textos e colocar o meu menu em todas elas, mas, por exemplo, sites como o do jornal Público, etc, têm milhares de páginas e certamente quando querem alterar o menu não vão alterar o menu em todas as milhares de páginas...
Uma possibilidade era criar frames, mas eu sei que poucos sites usam esse método.
Posto isto, gostaria que me explicassem o método mais usado e esclarecendo se em css ou html é possível fazer isso, indicando o respectivo código.

Obrigado
 
Só com HTML e CSS não dá.
Terias que usar uma linguagem dinamica como PHP/ASP/JSP/Python/etc.

Talvez com Javascript também consigas arranjar uma solução mais martelada, não sei! :P
 
Acho que o que tu estás a procura é o atributo "span" em css, não tou certo se tens que utilizar javascript ou não mas concerteza convem utilizares PHP e ligares a base de dados, assim cada vez que quiseres modificar, modificas facilmente na B.D sem ter que ir á todas as paginas mudar o texto. Pesquisa menus com os atributos "span".
 
Última edição:
Podes fazer isso com um iframe, ou melhor dois. Podes utilizar Ajax para carregar o conteúdo para a página. Mas em termos de SEO são ambas más soluções. O melhor é mesmo utilizares php/asp etc, e construíres o teu menu a partir de uma query à base de dados.
Acho que o que tu estás a procura é o atributo "span" em css, não tou certo se tens que utilizar javascript ou não mas concerteza convem utilizares PHP e ligares a base de dados, assim cada vez que quiseres modificar, modificas facilmente na B.D sem ter que ir á todas as paginas mudar o texto. Pesquisa menus com os atributos "span".
Não percebi?
A tag span não é mais que uma tag div, sem ter nada associado por defeito. Basicamente é o elemento mais versátil em html e serve para quase tudo porque é o elemento mais personalizável.
 
Eu nunca usei php e não sei como funciona. Encontrei este código:



<a href="?pagina=pagina1.html">Pagina 1</a>
<a href="?pagina=pagina2.html">Pagina 2</a>
<a href="?pagina=pagina3.html">Pagina 3</a>
...


<?php
$pagina = $_GET['pagina'];
if($pagina)
include($pagina);
?>



Como é que isto se utiliza? Tenho de fazer a página toda em php? Tenho de meter algum código no html para reconhecer o php, como no CSS?....
 
Alguém me poderia ajudar.
Eu quero fazer um loading (carregamento), para a minha pagina.
Mas eu não sei o código a utilizar.
Podem-me ajudar.
 
Back
Topo