1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HTML- Menú Fixo

Discussão em 'Web Development' iniciada por pauloallex24, 26 de Setembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 3693)

1. pauloallex24

pauloallex24 I'm cool cuz I Fold

Gostaria de saber como é que eu posso fazer um menú fixo no topo da página. Isto é, quando se faz scroll, o menu está sempre visivel, embora a pagina se mova. Se não for em HTML, e mesmo que seja em HTML, preciso que me expliquem todas as tags para que se a professora questionar eu me possa expressar.

Encontrei um site com um bom exemplo e que penso estar a explicar algo do que eu necessito mas a parte que não é HTML não percebi nada e apenas tentei o que está em HTML apenas e deu em nada... O Que eu preciso é algo do género do que está no canto superior direito do link, mas no topo da página. http://www.maujor.com/w3ctuto/pinned.html

Preciso disto rápido
    Obrigado desde já.

2. tonebiclas

tonebiclas Power Member

ou fazes como diz nesse site ou então usas um frame

3. pauloallex24

Pois, mas no site a parte em HTML não funciona e o resto não conheço a linguagem e se a stora me perguntar, ainda me dá má nota. Isso dos frames fixa o menú no topo? Se sim como é que eu o posso fazer para que o conteúdo sejam 4 imagens?!

obrigado pela ajuda

4. pauloallex24

Pois... O de HTML não =s eu precisava de algo do género... o outro tipo de código não sei, mas não me interessa muito...

5. pauloallex24

6. pauloallex24

Resolvido. Vou curtir bué. lol. Depois de intensas pesquisas, consegui isto encontrar isto:
    http://www.superdicas.com.br/html/frames.asp
    e depois de lerem o link de cima, leiam este:
    http://www.superdicas.com.br/html/frames_b.asp

Ora bem. No meu trabalho, usei Frames. Vai ficar assim:

tenho um Fixeiro em HTML que vai servir de Base (a 1ª página que deve ser aberta para que tudo funcione):

Código:
    <html>
    <head>
    <title></title>
    </head>
    <frameset border="0" rows="30,*">
    <frame src="banner.html" NAME="banner" NORESIZE SCROLLING="no">
    <frame src="home.html" NAME="baixo" NORESIZE SCROLLING="auto">
    <noframes>
    <body>
    </body>
    </noframes>
    </frameset>
    </html>

Agora explicando:

a tag: <frameset border="0" rows="30,*"> é o inicio das frames. Border corresponde á borda dela que no meu caso, não quero, daí o "0". Rows significa linhas. "30,*" significa que a primeira frame tem que ter 30 pixeis de altura e o * significa que a segunda tem o resto do ecrã.

<frame src="banner.html" NAME="banner" NORESIZE SCROLLING="no"> corresponde a primeira frame. src="banner.html" é sitio onde está o ficheiro em html que vai ocupar essa frame. NAME="banner" é o nome da frame que vai ser usado no ficheiro HTML com o contudo. NORESIZE SCROLLING="no" quer dizer que essa frame não tem scroll.

<frame src="home.html" NAME="baixo" NORESIZE SCROLLING="auto"> é como a frame anterior mas para a segunda frame. A diferença está que esta vai ter como predefinição o conteudo do ficheiro home.html, tem o nome baixo e o scroll só é activo se necessário.

<noframes>
    <body>
    </body>
    </noframes>
    </frameset>

corresponde á parte final onde se termina a frame. a TAG <body> uzada para o conteudo de uma pagina web tem que estar situada desta forma.

Agora nas páginas do conteúdo das frames, eu dou exemplo do banner:

Código:
    <html>
    <body>
    <a href="home.html" target="baixo">texto</a>
    </body>
    </html>
    onde a diferença em relação a outras páginas web está em target="baixo" que significa que quando se carrega naquele link, o conteudo do link vai ser reproduzido no banner com o nome baixo.

Foi apenas isto que percebi, mas funciona. o banner fica fixo em cima e o conteúdo da frame baixo fica movel com o scroll.

7. pauloallex24

Tipo, Cria uma barra, no meu caso foi laranja. Quando se navega com o scroll, a barra laranja fica sempre no topo do ecrã, e o conteúdo move-se.

Última edição: 28 de Setembro de 2008
  8. pauloallex24

Não sei... Mas para mim serve assim. Se conseguires saber como é que se faz para o scroll ficar desde o inicio da pagina, apita.

Partilhar esta Página