HTML ou PHP?

DannyPt

Power Member
Boas pessoal,

Sou um curioso no imenso mundo do web design, mas pretendia aprofundar os meus conhecimentos tirando um curso prático.

Agora a questão prende-se com...tirar de html, ou de php?

Na vossa opinião qual acham melhor para alguém que se quer mesmo iniciar e sabe muito pouco ainda?

Desde já agradeço todas as respostas :)
 
Os conhecimentos de html e php complementam-se um ao outro.
O mais básico é o HTML, sem saber HTML não vale a pena aprender PHP, mas por outro lado, só saber HTML é muito limitado.

Basicamente acho que devias aprender os dois, começando por HTML :P
 
Boas
HTML e PHP são casos muito diferentes.HTML é executado do lado do cliente e PHP do lado servidor.HTML é utilizado para criar a página em si (controlos,elementos,etc),PHP é utilizado para executar acções e controlar todo o conteúdo "programável" da página.
Como disse o h4des complementam-se um ao outro.Deves,sem dúvida,começar por HTML,passando por Javascript,e só depois PHP.
Cumps
 
Ok. Obrigado pelos conselhos :)

Já agora... o auto didactismo não é eficaz nestes casos pois não? Pergunto porque o pouquíssimo que sei é tudo por tutoriais e experiências. Mas penso que não chega...
 
Ok. Obrigado pelos conselhos :)

Já agora... o auto didactismo não é eficaz nestes casos pois não? Pergunto porque o pouquíssimo que sei é tudo por tutoriais e experiências. Mas penso que não chega...

Se tiveres conhecimentos básicos de programação consegues aprender sozinho com os conteúdos que encontras na internet! Não digo que faças aí uma bruta de uma página nos proximos tempos, mas dá para o básico. E com experiencia vais ganhando conhecimento!
 
Se tiveres conhecimentos básicos de programação consegues aprender sozinho com os conteúdos que encontras na internet! Não digo que faças aí uma bruta de uma página nos proximos tempos, mas dá para o básico. E com experiencia vais ganhando conhecimento!

Acham que o e-learning a partir de uma entidade certificada e com bom feedback é uma boa solução?

Pergunto porque na alta lógica, os preços parecem-me bastante acessíveis e a diferença de preços do presencial para o e-learning ainda é considerável...
 
Acham que o e-learning a partir de uma entidade certificada e com bom feedback é uma boa solução?

Pergunto porque na alta lógica, os preços parecem-me bastante acessíveis e a diferença de preços do presencial para o e-learning ainda é considerável...

Boas
É como diz o MrOverclock,se tiveres bases de programação é relativamente fácil conseguires fazer algo engraçado.O resto vem com a experiência.
Também depende da tua disponibilidade financeira,se tens mesmo ideia de gastar €€€ nisso,força,mal não faz,mas se não pretendes algo de muito avançado acredito que é dinheiro mal empregue.
Cumps
 
Basicamente o que pretendo, por agora claro, é saber construir uma página decente com um à vontade grande.

Mas é uma área que me interessa e na qual pretendo, com o tempo e experiência, evoluir :)
 
html é markup, php é uma linguagem de programação, são coisas totalmente distintas, por norma php é usado para programação de páginas, mas serve para muito mais coisas.

Na minha opinião o markup deve ser feito pelos webdesigners, no entanto é bom um programador também saber fazer, tirar um curso sobre markup pode ser bom, só sobre php é um bocado falso, a maioria dos cursos de programação são muito maus, um programador deve aprender a pensar abstracto e nos cursos de programação só ensinam a linguagem de programação pretendida, para isso aprende-se na internet que é quase igual, por isso, cuidado com os cursos, se fores tirar um, procura feedback.
 
html é markup, php é uma linguagem de programação, são coisas totalmente distintas, por norma php é usado para programação de páginas, mas serve para muito mais coisas.

Na minha opinião o markup deve ser feito pelos webdesigners, no entanto é bom um programador também saber fazer, tirar um curso sobre markup pode ser bom, só sobre php é um bocado falso, a maioria dos cursos de programação são muito maus, um programador deve aprender a pensar abstracto e nos cursos de programação só ensinam a linguagem de programação pretendida, para isso aprende-se na internet que é quase igual, por isso, cuidado com os cursos, se fores tirar um, procura feedback.

Pois o objectivo aqui nem é ter o tal certificado, só para dizer que sim. O objectivo é de facto aprender para colocar em prática...
 
Boas, não tenho conhecimento porém há quem diga que HTML 5 já faz muita coisa (Supostamente, faz coisas que antes só era possivel com javascript).

Para utilizares PHP num site, necessitas de HTML, porém acho que PHP apenas é util num site dinâmico, e num site dinâmico também é aconselhavel SQL (não sei porque, mas é o que me dizem xD ainda estou em curso 10º ano).

Combinação perfeita, na minha opinião, é mesmo:
HTML + Javascript + CSS + SQL + PHP
claro, quanto mais souberes em programação, maior poderás investir nesta área, porém se o queres só para uso pessoal, diria que HTML e CSS funcionaria na perfeição (paginas estaticas).
Quanto as dinamicas, HTML + CSS (nao sei se é necessário. Corrijam se nao for) + PHP + SQL (mesmo que css).
Segundo sei, PHP e SQL trabalham em conjunto.

GL ;)
_____________________________________________________________________________________________________________________
Edit

Boas denovo, agora é que percebi que te querias iniciar em programação.

Se queres Web Designing, acho que o melhor é iniciares-te em HTML, seguindo para CSS, depois Javascript, dai PHP e SQL e depois "what ever you want". A partir dai, tens o trabalho praticamente todo facilitado...

Se queres Programação, tipo programas: Pascal - C/Csharp/C++ - (a partir daqui nao faço a minima)

Se quiseres POO (Programação Orientada a Objetos) - (percurso anterior) - Java - Python/C#


Se alguém vir algo errado, fique a vontade para me corrijir. Eu mesmo estou a iniciar o processo (Sei o basico de HTML e CSS. Estou em curso de programação a aprender Pascal - é uma treta, mas uma grande base)
 
Última edição:
Boas, não tenho conhecimento porém há quem diga que HTML 5 já faz muita coisa (Supostamente, faz coisas que antes só era possivel com javascript).

Para utilizares PHP num site, necessitas de HTML, porém acho que PHP apenas é util num site dinâmico, e num site dinâmico também é aconselhavel SQL (não sei porque, mas é o que me dizem xD ainda estou em curso 10º ano).

Combinação perfeita, na minha opinião, é mesmo:
HTML + Javascript + CSS + SQL + PHP
claro, quanto mais souberes em programação, maior poderás investir nesta área, porém se o queres só para uso pessoal, diria que HTML e CSS funcionaria na perfeição (paginas estaticas).
Quanto as dinamicas, HTML + CSS (nao sei se é necessário. Corrijam se nao for) + PHP + SQL (mesmo que css).
Segundo sei, PHP e SQL trabalham em conjunto.

GL ;)

HTML5 foi uma grande campanha de marketing… tirando as novas tags mais semanticas (<header>, <article> ...) todo o resto continua a ter que ser manipulado com Javascript, por isso não penses que por ser HTML5, vais fazer coisas que "só era possivel com Javascript", a verdade é que precisas de ainda mais Javascript, do que antes, para fazer coisas em HTML5.

Pensa nisto desta forma:

Browser:
HTML -> Apresentas os teus conteudos
CSS -> Defines o aspecto dos teus conteudos
JS -> Defines o comportamento dos teus conteudos

Servidor:
PHP/ASP/Ruby/C#/C++ (Whatever…) -> Defines a lógica do teu site
SQL, NoSQL, ficheiros… (Whatever) -> Guardas os teus conteudos do teu site…

A lógica não é assim tão linear, mas parece-me uma boa forma de entenderes as coisas

DannyPT

Nesta área, só existe uma verdade, aprendes pondo em prática, tentar aprender sem por em prática é completamente fútil, não saber e mesmo assim tentar fazer é um caminho válido para aprenderes o que precisas.
 
Back
Topo