[HTPC] HTPC até aprox 400e com windows e suporte 4k

temp9300

Power Member
Tenho usado um velho portatil com kodi como htpc e tem servido bem mas nao da mais de 720p.
Procuro um upgrade em conta e que seja fácil de montar e usar.
Será melhor montar um mini pc ou comprar uma box tipo asus vivo em que só preciso adicionar memoria e armazenamento?
agradeço sugestões.
 
Tenho usado um velho portatil com kodi como htpc e tem servido bem mas nao da mais de 720p.
Procuro um upgrade em conta e que seja fácil de montar e usar.
Será melhor montar um mini pc ou comprar uma box tipo asus vivo em que só preciso adicionar memoria e armazenamento?
agradeço sugestões.
Mais em conta....

https://pt.*****.com/tv-box-mini-pc/pp_659241.html

Processador: Apollo Lake N3450
CPU : Apllo Lake N3450
Testemunho: Quatro Core
GPU : Intel HD Graphics 500
Tipo de RAM: 8GB DDR3
Max. Capacidade Ampliada: 128G

Este é melhor e está a um grande preço.
Ainda pode levar um disco interno para além do espaço que já traz. Basta comprar um cabo para o efeito.

https://www.*****.com/tv-box-mini-pc/pp_607797.html?wid=21

CPU: Apollo Lake N4200
Core: Quad Core
GPU: Intel HD Graphic 5500
RAM: 8GB
RAM Type: DDR3L
ROM: 32G eMMC + 128G SSD


Abraço
 
Última edição:
infelizmente parece-me que nenhum deles tem saída audio ótica ou toslink, preciso disso para ligar ao amplificador 5.1.
vou continuar a procurar.
Não mencionaste isso.

Eu construí um para mim. Mas depende do que procuras. Cenas mais compactas é sempre melhor comprar essas já feitas.
A fazer nunca se consegue algo tão pequeno. Mas se tamanho não é problema com 400eur já consegues fazer um bem porreiro.
 
pois devia ter mencionado a saída audio, mas tambem posso desenrascar com uma placa de som usb. Embora em soluções compactas destas nao sei até que ponto sao standard ao ponto de suportar adicionar placas de som, por exemplo.

O tamanho não é problema (desde que nao seja um caixote grande), preciso é que seja silencioso.
 
pois devia ter mencionado a saída audio, mas tambem posso desenrascar com uma placa de som usb. Embora em soluções compactas destas nao sei até que ponto sao standard ao ponto de suportar adicionar placas de som, por exemplo.

O tamanho não é problema (desde que nao seja um caixote grande), preciso é que seja silencioso.
Tens algo deste gênero...

https://www.*****.pt/shop/kolink/caixa-mini-itx-kolink-satellite-plus-preto.html

Arranjas uma board que tenha a saída de áudio que queres, um core i5 ou mesmo um i3, 4/8Gb de RAM e ssd para o SO. Cálculo que vás correr os filmes por rede ou um disco ligado via usb?
 
pois, seria disco via usb. um setup destes fica à volta de 400e ou menos?
Questiono-me se um portatil básico com um i3 não será uma opcao melhor, tambem se arranja à volta dos 400e e ainda tem um ecra e teclado que pode dar jeito para desenrascar.

A nível de utilização como tens o teu? lança o windows, depois corres kodi ou algo mais simples/automatizado?
 
pois, seria disco via usb. um setup destes fica à volta de 400e ou menos?
A nível de utilização como tens o teu? lança o windows, depois corres kodi ou algo mais simples/automatizado?
Eu no meu, uso também como consola de jogos.
Mas se tirar a gráfica ao meu, não deve fugir muito a esses valores. Talvez tenha rondando os 500€(sem a gráfica) porque quando comprei a gráfica adquiri uma fonte Seasonic não fosse a LCpower dar o estouro.
Mas a minha caixa também foi um pouco cara pois teve que ser aquela especificamente para caber no meu móvel.
Mas se o teu objectivo é apenas reproduzir filmes no kodi consegues fazer isso nesses valores.
Eu no meu também só tenho um ssd e corro tudo via rede, tenho os ficheiros num NAS.
 
CAIXA 40€ https://www.*****.pt/shop/kolink/caixa-mini-itx-kolink-satellite-plus-preto.html

MOTHERBOARD 75€
https://www.*****.pt/shop/msi/motherboard-msi-h110i-pro-mini-itx.html

PROCESSADOR 110€
https://www.*****.pt/shop/intel/processador-intel-core-i3-8100-3-6ghz-socket-1151.html

SSD 50€
https://www.*****.pt/shop/kingston/disco-ssd-kingston-uv400-120gb-sata-iii.html

RAM 49€
https://www.*****.pt/shop/g-skill/g-skill-4gb-ddr4-2133mhz-aegis.html

FONTE 35€
https://www.*****.pt/shop/kolink/fonte-kolink-kl-400-80-bronze.html

360€

Assim uma coisa rápida. Caso tenhas algumas coisas podes poupar aí.
Caso queiras algo mais potente colocas mais 4GB RAM ou mesmo um i5.
 
eu uso a xbox one X com pen usb meto de tudo lá. o unico problema que tenho visto até agora é o formato de som, pois nao suporta todos os tipos. ainda podes jogar e ler blu ray 4k.
Se quiseres windows, tens apu ryzen con mini itx. dá para jogar até 1080p em low em muitos jogos e ainda tens aí um pc pequeno
 
eu uso a xbox one X com pen usb meto de tudo lá. o unico problema que tenho visto até agora é o formato de som, pois nao suporta todos os tipos. ainda podes jogar e ler blu ray 4k.
Se quiseres windows, tens apu ryzen con mini itx. dá para jogar até 1080p em low em muitos jogos e ainda tens aí um pc pequeno
Mas numa pen USB não colocas muitos filmes 4k. [emoji16]
Sim, com os Intel também consegues jogar com baixa qualidade. Podes usar AMD é capaz de ficar mais em conta. Eu é que prefiro Intel... São opções.
 
Última edição:
Mas numa pen USB não colocas muitos filmes 4k. [emoji16]
Sim, com os Intel também consegues jogar com baixa qualidade. Podes usar AMD é capaz de ficar mais em conta. Eu é que prefiro Intel... São opções.

O @3du referiu uma pen USB porque deve colocar um filme de cada vez mas, se quiser, pode ligar um disco de vários TB com montes de filmes.
 
não tenho nenhum disco externo para ligar à xbox e nenhum pc aqui em casa consegue fazer decode por hardware de ficheiros h265 4k e HDR. a minha tv lê bem este tipo de ficheiros, mas quando têm tamanhos grandes (40 ou 50gb) lê uns minutos e crasha. Tenho que ir desligar da tomada, pois a tv não responde. Fora que fazer forward num video fica é uma treta. na xbox é impecável.
Pra já, meto numa pen de 64gb que a xbox lê sem problemas.
Se dinheiro não fosse problema, era um htpc que usava

O @3du referiu uma pen USB porque deve colocar um filme de cada vez mas, se quiser, pode ligar um disco de vários TB com montes de filmes.
Correto. Tenho aqui varios discos de 1tb que não uso, mas tudo 3,5" e por isso as caixas são grandes e tenho que ligar à tomada
 
Claro, existem várias opções. Até aqueles primeiros que coloquei correm files 4k desde que não sejam aqueles mais pesados.
Agora como ele diz que tem 400eur para gastar consegue fazer uma cena bem fixe.
Quem quer gastar ainda menos existem várias boxes Android de qualidade que fazem o serviço com o Kodi.
Por exemplo a Nvidia shield(topo do género) .... O que não falta são opções.
 
Exatamente. Há alternativas a mini PCs que são mais baratas e cumprem bem com a tarefa de ver filmes e séries.

É possível comprar uma Xbox One S (nem é preciso a X) ou uma Nvidia Shield por menos de 200 €. A Xbox terá a desvantagem de não enviar a componente lossless do som HD (manda DTS normal e não DTS-HD MA) para o amplificador mas, por outro lado, é uma máquina de jogos bastante melhor que a Nvidia Shield. De resto, ambas são muito boas.

Edit: Lembrei-me que nestas coisas do som há sempre muita confusão e é melhor esclarecer que a Xbox One consegue mandar o som lossless para o amplificador se for a própria Xbox a descodificá-lo e o enviar em "uncompressed PCM". A única limitação será não poder enviar DTS:X nem Dolby ATMOS porque aí é necessário enviar no formato original e isso a consola ainda não faz.

No entanto, o @temp9300 pediu ajuda para um HTPC e terá os seus motivos para não querer estas opções.

(…)
Questiono-me se um portatil básico com um i3 não será uma opcao melhor, tambem se arranja à volta dos 400e e ainda tem um ecra e teclado que pode dar jeito para desenrascar.
(…)

Não recomendo o computador portátil se for para ficar ligado permanentemente ou perto disso. O comportamento térmico dos portáteis costuma ser substancialmente inferior, reduzindo a sua durabilidade. Um teclado para ligar no HTPC é barato e ecrã não precisas porque vai estar ligado à televisão.
 
Última edição:
tenho usado um velho portatil (cpu amd e-450) e tem servido perfeitamente (agora cada vez menos porque só aguenta ate 720p e sem hevc). Também nao é para ficar ligado permanentemente, nao é como NAS, é como media center, uso principalmente qd estou a ver tv.
Deverá depender do portátil, o que tenho nao aquece muito. Quanto a durabilidade, acho que tem uns 10 anos e nunca teve qualquer problema. :P

É certo que para usar como htpc nao preciso de ecra, a questão é que nao tenho (e normalmente nao preciso) de portátil, mas ocasionalmente pode dar jeito, entre gastar 400e num htpc ou 450e num portatil que me sirva como htpc, se calhar prefiro o portátil.

Tambem posso considerar um htpc dedicado mais em conta, se calhar com menos de 200e consigo uma caixa que da para ver tudo (tipo o vero4k). Mas há uns anos tive uma coisa desse género (popcorn hour) e apesar de ser porreiro estava preso aquele software e às limitações que tiver. ao contrario de um htpc nao o posso usar para outra coisa qualquer facilmente.
 
tenho usado um velho portatil (cpu amd e-450) e tem servido perfeitamente (agora cada vez menos porque só aguenta ate 720p e sem hevc). Também nao é para ficar ligado permanentemente, nao é como NAS, é como media center, uso principalmente qd estou a ver tv.
Deverá depender do portátil, o que tenho nao aquece muito. Quanto a durabilidade, acho que tem uns 10 anos e nunca teve qualquer problema. [emoji14]

É certo que para usar como htpc nao preciso de ecra, a questão é que nao tenho (e normalmente nao preciso) de portátil, mas ocasionalmente pode dar jeito, entre gastar 400e num htpc ou 450e num portatil que me sirva como htpc, se calhar prefiro o portátil.

Tambem posso considerar um htpc dedicado mais em conta, se calhar com menos de 200e consigo uma caixa que da para ver tudo (tipo o vero4k). Mas há uns anos tive uma coisa desse género (popcorn hour) e apesar de ser porreiro estava preso aquele software e às limitações que tiver. ao contrario de um htpc nao o posso usar para outra coisa qualquer facilmente.
Tudo o que seja caixas dessas e falas em 200eur não penses mais.... NVidia Shield!
 
o problema é que htpc para 4k não pode ser qualquer um, e tu com um player abaixo dos 100€ já consegues ter 4k e HDR caso a tua televisão
suporte,
comprar htpc "apenas" para ver filmes é um erro.
 
o problema é que htpc para 4k não pode ser qualquer um, e tu com um player abaixo dos 100€ já consegues ter 4k e HDR caso a tua televisão
suporte,
comprar htpc "apenas" para ver filmes é um erro.
Também não é bem assim pois um htpc com Windows pode ser mais caro mas também é mais flexível com codecs e futuros upgrades.
Mas continuo a achar que se ele pode gastar 200eur a Nvidia Shield é a melhor opção. Nem pensava duas vezes.
 
upgrades de?,
que codecs? deves usar o h264 à mais de 10 anos e o h265 veio para ficar ainda uma boa quantidade de anos.
quando sair o blueray 8k é capaz de vir um novo codec mas até lá...
já tive um htpc e desisti da ideia, para filmes esquece e com ruido desnecessario, as boxs android já são flexiveis o suficiente...
 
Back
Topo