1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Htpc + Av Receiver com problema de som

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por _rm_, 2 de Janeiro de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 837)

1. _rm_

_rm_ Power Member

Boas.

Estou com um problema que me está a tirar do sério, tenho o meu Htpc ligado ao meu receptor AV por fibra óptica, mas quando estou a ver algum ficheiro que tenha som 5.1 de vez em quando o som falha, e quando isso acontece o simbolo das 6 colunas que aparece no amplificador pisca acusando uma falha de sinal.

Isto já me tinha acontecido anteriormente, na altura pensava que seria algum conflito de codecs pois desinstalei o mediaportal e ficou resolvido, posteriormente instalei uma versão mais recente do MP e tem dado bem, ontem sem mais nem menos começou a falhar novamente, acontece com Divx, Mkv ou DVD original, desde que seja multi-canal. Já desinstalei o MP (estava tão bem configurado :( ) já desinstalei o ffdshow, instalei novos codecs e sempre mesmo problema, quer use MP, WMP, BSplayer, sempre igual.

Presumo que não seja do amplificador pois tenho lá ligado a PS3 tb por óptica e funciona perfeitamente, nomeadamente com os mesmos ficheiros de teste.

Alguma ideia? Estou mesmo desesperado...

Material:

Av= yamaha RX-V361
    HTPC= board abit fatal1ty F-190HD

2. Djizasse

Djizasse Power Member

Isso deve ser um problema de drivers. Não sei que placa de som tens, mas se for creative x-fi, os últimos drivers devem resolver esse problema de corrupção de som.

3. _rm_

_rm_ Power Member

Última edição: 3 de Janeiro de 2009
  4. decapitado

decapitado Power Member

Eu tenho uma MB igual à tua e não me acontece isso, que estranho. Deve ser alguma coisa mal configurada.
    Instala os últimos drivers da Realtek, e em vez do ffdshow instala o AC3 Filter. Depois diz algo.

5. _rm_

_rm_ Power Member

Já instalei últimos drivers, já usei o ffdshow, o Ac3 filter e o Spdifer para fazer "passthrough" do Ac3 e sempre o mesmo resultado.

Tb já testei várias configurações de bitrates (não faço ideia se tem alguma influência) mas nada muda.

@decapitado
    Tb usas um av receiver e está ligado por fibra óptica? quais os codecs e configurações que usas? se puderes dar umas dicas para testar exactamente igual ao teu agradeço, já não sei mais o que fazer :'(

6. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Já experimentaste trocar de cabo óptico com o que usas para a PS3?

Cumps

7. decapitado

decapitado Power Member

Sim tenho ligado por fibra óptica.
    Uso Ac3 Filter em passthrough, mais nada.

Como disse o Vacalouca experimente com outro cabo, ou então pode ser algum problema no chipset de som.

8. _rm_

_rm_ Power Member

Só ainda não troquei o cabo, o que fiz foi ligar o cabo na entrada do AV onde está ligada a PS3 mas com o mesmo cabo. Tb não custa nada tentar, hj mesmo vou experimentar e dou noticias.

9. _rm_

_rm_ Power Member

Era demasiado simples se fosse do cabo, já testei e nada :005:

10. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Então é do chipset/drivers. Até haver drivers novos que tratem disso, não estou a ver grande solução.

Cumps

11. _rm_

_rm_ Power Member

Mas o que me intriga é que já tinha acontecido anteriormente, desinstalei o MP e ficou resolvido. E desta vez começou a dar problema sem que tenha feito qualquer alteração, há algumas semanas que não actualizava absolutamente nada.

12. Já conseguiste resolver o problema? Estou curioso pois tenho um amplificador do modelo a seguir ao teu e vou liga-lo tambem a um HTPC por cabo optico dai estar interessado sobre o desfecho disto!

13. _rm_

_rm_ Power Member

Obrigado a todos pela vossa ajuda, mas já está resolvido, como eu suspeitava era mesmo codecs.

Vou tentar explicar para ver se ng tem problema parecido:

Eu tinha o FFdshow para descodificar Ac3 e enviar o som para a saida óptica. Depois, desactivei a opção do ffdshow de enviar o som para a saida óptica e utilizei o Ac3 filter para o efeito mas o problema continuava. Qual era o problema? Não tinha desactivado o codec do ffdshow que descodifica o ac3 e estava a gerar conflito, embora o ffdshow sozinho fosse suposto lidar com o assunto.

Em suma: ffdshow instalado, apenas o codec do Ac3 desactivado, Ac3Filter instalado para activar a saida óptica bem como descodificar ac3 e tudo a funcionar 5* como deve de ser.

@ je_je_je
    Descansa, o amplificador continua a portar-se á altura :p

14. decapitado

decapitado Power Member

Ok ainda bem que resolveste ;)

Partilhar esta Página