1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

HTPC e Blueray/HD DVD

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por modem, 6 de Dezembro de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 2607)

1. Olá pessoal,

estou a pensar montar um HTPC que se possa já aguentar com um leitor blueray ou HD DVD (embora só meta a drive talvez para o ano que vem).
    Já tenho muita coisa definida mas tenho uma dúvida que ainda não vi referia nos posts que já li. Aparentemente estes novos formato de video HD trazem também novos formatos de som (dolby True HD e DTS HD). Pelo que sei, para o processamento destes formatos ser feito por um receive (que os supporte, claro) a informação raw do audio tem de ser passada por HDMI 1.3, já que em qualquer outro transporte actual tenha de ser feito um downmix do sinal (incluindo em SPDIF).
    A minha duvida é: como é que isto se vai processar no PC? Estou a pensar usar uma placa gráfica com o chip HD2600 da ATI, com saida de HDMI, mas o som vai ter de vir da placa de som para a gráfica. Estas gráficas suportam HDMI 1.3? e em relação à placa de som, tem de suportar estes formatos de audio?

Obrigado

2. Anastomose

Anastomose Power Member

Bem vindo ao mundo dos HTPCs

Também estou prestes a fazer um que provavelmente estará pronto na próxima semana.

O meu objectivo é tipo o teu, a diferença é que eu quando comprar uma drive será talvez HDDVD visto já ter uma ps3 que me dá resposta ao Bluray como já sabes.

Relativamente a questão que fazes do áudio eu acho o seguinte:

Para poderes ter uma qualidade soberba de áudio, deverás ter uma boa e recente placa de som (creative a titulo de exemplo) no pc e esta deverá estar ligada a um sistema de som tipo high-end (yamaha, rotel, etc) ou então a um kit áudio cinema tipo, (kit - amplificador com colunas e subwoofer ) que tenha requisitos THX, Dolby.....

Relativamente a gráfica que pretendes comprar esta, unicamente deverá ser ligada ao plasma ou lcd e jamais esta irá receber informação da placa de som. Qual seria o objectivo, que a placa gráfica enviasse também som ao plasma e este desse som. Os plasmas ou lcds por si so não integram sistemas de som complexo tipo THX pois não possuem colunas e sistema de codificação como os kits áudio cinema.

Eu por exemplo vou adquirir uma uma motherboard Gigabyte GA-X38-DQ6 que integra [SIZE=-1]8 Channels ALC889A Audio controller, até estou para ver se a qualidade de som é em condições ou se vou ter que comprar um placa de som.

Espero ter ajudado, felicidades com o brinquedo e vai dando noticias

Hugs, JS
    [/SIZE]

Última edição: 8 de Dezembro de 2007
  3. Olá Anastomose,

eu apenas pretendo tirar o som do HTPC com a máxima qualidade possível, para depois ligar a um receiver com suporte para os formatos audio de HD. Mas o problema reside essencialmente aqui, é que a qualidade máxima apenas sai em HDMI 1.3, em qualquer outra saída (inclusive a saída óptica) é necessário efectuar um downsample onde teóricamente se vai perder definição e qualidade no som e onde os "beneficios" dos novos formatos audio se perdem.
    Uma das possíveis ligações que estou a considerar é HTPC -> receiver (via HDMI 1.3 para processar o som) -> TV (via HDMI para a imagem). O problema é que as gráficas existentes ainda não suportam HDMI 1.3, pelo que sei, e não conheço nenhuma placa de som com esta saída. Se souberes de alguma solução...

Cumps,
    Modem

4. Oi de novo,

apenas agora vi as caractericticas da motherboard que referes, mas não sei bem o que querem dizer com "Blu-ray/HD DVD Full Rate Audio Support
    The ALC889A enables high quality Full Rate Lossless Audio for content protected media and support for both Blu-ray and HD DVD formats for an exhilarating home theater entertainment experience."

Vou ver so se consigo dar uma vista de olhos nas reviews...

cumps

5. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Boas.
    Ja tenho um media center e estou com esse problema.
    Tenho um amplificador ONKYO k tem entradas HDMI, e tou a passar o som e imagem do HTPC atraves de HDMI para o ONKYO e este passa a imagem por HDMI para o plasma e o som para as 5 colunas. O meu problema é a configuração do audio. O ONKYO acusa PCM em vez de DD ou DTS, apesar do som estar a sair pelas 5 colunas. ALguem sabe como configurar o AC3filter e o FFdshow audio, para o receiver acusar DD ou DTS?
    sff

6. Tiago@Rosetta

[email protected] [email protected] Member

E que tal usar uma placa de som em condições estilo uma HDA X-Plosion e enviar o som em DTS por cabo optico para o receiver?

7. Neste momento não é possivel retirar o som Dolby true HD ou DTS HD por HDMI em MediaCenter, pois para se fazer bitstream destes novos formatos de som, é necessa´rio o HDMI 1.3, coisa que para já n existe placa para isso.

Se quiseres retirar som e imagem via HDMI, só por um cabo, aconselho-te as ATI HD 2400/2600 por ex, que para alem de levar a imagem, já tem controlador DD 5.1, para levar o som tb. Ou em ultima instancia retiras o som via cabo coaxial digital coisa agora que a maior parte das boards já tem

Última edição: 2 de Junho de 2008

8. usa um cabo coaxial digital. Claro que a tua board tem q ter. Tenho mo meu mediacenter a bombar, sem stress nenhum

9. Tiago@Rosetta

Felizmente não é bem assim:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=255927

Contudo há dois problemas, tem de se ter uma daquelas placas de som (diga-se de passagem que é muito melhor do que qualquer onboard ou mesmo creative...) e deve de ser muito complicado arranjar isso à venda.

A próxima geração de placas de som já deve de vir preparada para essas eventualidades. Pelo menos assim se espera. Ou então serão as gráficas que vão ter de mudar para 1.3. De toda a maneira, uma HDA x-plosion tem melhor qualidade do que qualquer onboard e ligada a um amplificador concerteza que chega bem para "desenrascar" até aparecer uma solução realmente completa em termos de som HD.

10. Jocker_Boy

Jocker_Boy Power Member

Utilizando esse cabo, que configs necesito de fazer nos codecs ac3filter e ffdshow? Ando às voltas com aquilo e ainda não consegui acertar. Tanto tenho som, tanto não tenho, as vezes tenho em filmes e em cd's de audio nao tenho.
    Existe algum tutorial ou print screens da config do ac3filter e do ffdshow? Já agora, k codecs e que players aconselhas?
    Para audio e movies, sff.

11. Essa placa foi apresentada ne CES em Las Vegas este ano, mas ainda não foi lançada no circuito comercial, logo não está ainda disponivel.
    Como eu disse neste momento em HTPC ainda n é possivel usufruir dos novos formatos de som

12. O meu mediacenter está mt simples.....
    O Median HD que é o soft que utilizo, longe de ser perfeito, serve perfeitamente, e para mim teve a vantagem de ao ter comprado a caixa da Chieftech, já vir com o comando Imon, para o soft Median. Logo n precisei configurar absolutamente nada a nivel de comando.

Vejo mkv a 720 e 1080P, DIVX, som DD e DTS, mp3 e por aí fora, e n precisei de instalar nenhum codec, pois eles já vêem embebidos na aplicação. E ainda dá se quisermos para utilizarmos software externo para descodificar ora aúdio, ora video.
    No meu caso o unico soft externo que utilizo no Median HD é o VSFilter, pois o soft que vem embebido para as legendas são mt grandes e para já n se consegue configurar mais pequenas.
    Tem alguns bugs é certo, mas também nao conheço nehum soft que n tenha.
    Também n utilizo nenhuma placa de som externa, utilizo a da board, e um cabo coaxial que liga ao meu amplificador para o decode das bandas DD e DTS.
    Depois tudo ligado por HDMI ao meu Amp, e um único cabo HDMI para o Plasma.

13. Tiago@Rosetta

Segundo eles no segundo "quarter" do ano estaria à venda. Portanto deve de estar por ai a rebentar. O problema é termos de ter uma das placas de topo deles. Ou seja, gasta-se quase tanto em som como no resto do HTPC o que é chatinho... e depois ainda mais um cabo hdmi. Porque aquilo sai um cabo HDMI da grafica para o HDMI in da x-tension e depois sai o hdmi out com o som e imagem para o amp/tv/colunas...

14. Estou confiante que até final do ano vamos ter novidades tanto a nivel de placas de som a suportar esses novos formatos, como as ATI a já ter embebidos o HDMI 1.3, com a controladora para os novos formatos....

A ver vamos........

15. lmferreira

lmferreira Power Member

eu nao quero levantar muitas suspeitas mas acho que os cabos 1.3 é mais uma forma de marketing...eu comprei um cabo hdmi pa ligar o htcp ao lcd, que por acaso é 1.3 e deu na perfeiçao...nem percebi bem qual a diferença entre 1 e 1.3 mas enfim...

16. Xenotox

Xenotox Power Member

a

Desculpem estar-me a meter na conversa mas tambem ando a ver as ligações do amplificador à placa de som. Relativamente ao som dts hd e true HD... como passo esses sinais para o amplificador??... a board tem saida optica/digital.

Obrigado

17. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Com essas ligações não passas esses formatos. Precisas de HDMI para isso.

Cumps

18. Xenotox

Xenotox Power Member

a

Entao não há nada de momento que passe?

cumps

19. samouco

samouco Power Member

Hum... Não sei se é o que queres saber, mas, já há placas gráficas que passam o som pelo HDMI.

Já agora para quem não comprou a drive ainda há a opção da drive que lê Blu Ray e HDDVD, na globaldata existe.

20. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Partilhar esta Página