1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

HTPC em rede

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por RonDeco, 29 de Abril de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 731)

1. RonDeco

RonDeco Power Member

Antes de mais parabéns aos administradores deste forum. É excelente e já me ajudou muitas vezes.

O meu pedido de ajuda é o seguinte. Quero montar um HTPC para uso exclusivo de media center, isto é:
    -ver filmes no meu LCD, HD Ready, em formatos divx, avi, etc., isto é, todos os formatos de video que tenho armazenado no disco duro.
    -ouvir música com qualidade a partir de mp3 ou outros formatos de música;
    -Ver fotografias.
    -ETC.
    -Ver televisão através de uma placa que me permita programar a gravação de programas.

Critério decisivo:
    -Caixa ser silenciosa (preferencialmente com ruído 0, se é que isso é possível). Não me importo de pagar bastante mais se for para ter uma caixa e os respectivos componentes silenciosos, com sistemas de arrefecimento a água, ou a outra coisa qualquer)

Outras informações:
    - O HTPC vai fazer parte de uma rede doméstica onde tenho outros 2 computadores que partilham os ficheiros. Tenho bastante espaço de discos disponível.

Respondendo ao questionário:

1) Qual o orçamento disponível?
    800-1000€

2) Quando vais comprar o computador?
    Dentro de 1 ou 2 meses

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    HTPC

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Só do HTPC

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?
    Não. Prefiro aquele que for mais silencioso.

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que vai sjogar)
    Só Media Center

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    Não. Só media center.

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    Pensei num disco de 500GB.

9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    Penso num leitor de Blue-Ray

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?
    Não sei o que é.

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    Quando o que tiver não chegar para o que quero.

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    Não preciso. É para ser usado no televisor LCD.

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    Não preciso de comprar mas peço conselho sobre qual devo instalar. XP, Vista, Vista Home server?

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Indiferente.

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Não

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Não necessariamente, além da HDMI para ligar ao LCD.

17) Vais fazer Overclock?
    Não

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    Já montei alguns PC's mas sou um amador. Provavelmente pedirei a alguém para o montar.

Deixei de acompanhar a evolução dos componentes informáticos, pelo que, não tenho capacidade para decidir. Pedia ajuda para a configuração completa do HTPC, incluindo um orçamento para a sua montagem no caso de ser algum profissional a sugerir.

Obrigado

2. cmrosado

cmrosado Power Member

ANTEC FUSION REMOTE MAX - 212€
    CORSAIR CX-400W - 49€
    GIGABYTE GA-MA790GP-DS4H - 145€
    THERMALRIGHT ULTRA-120 TRUE BLACK - 52€
    AMD PHENOM II X3 720 (2.8GHZ) BOX SKT AM3 - 139€
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 - 38€
    SEAGATE 500GB SATA II 16MB SP (7200.12) - 57€
    LG GGC-H20L BLU-RAY & HD-DVD, DVD±R 20X PRETO BULK (SATA) - 102€
    HAUPPAUGE WINTV NOVA-HD-S2 - 106€*
    CREATIVE SOUND BLASTER X-FI XTREME AUDIO - 62€

* não percebo patavina de placas de tv. Escolhi uma que me pareceu boa.

3. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Um cooler de 50 euros para quem não vai fazer OC? não me parece minimamente necessário. há varios cooler que são bastante silenciosos e encontra-se mais baratos. Por exemplo o xigmatek 1283

Cumps

4. cmrosado

cmrosado Power Member

Tinha colocado esse mas como este dava para por passivo mudei.
    O Thermalright parece enorme, não sei se caberá na caixa.
    Tambem andei à procura de fontes de alimentação passivas mas não encontrei.

Última edição: 29 de Abril de 2009
  5. RonDeco

RonDeco Power Member

cmrosado,

Obrigado pela ajuda.
    Algumas questões:
    1 - A board GIGABYTE GA-MA790GP-DS4H tem já placa gráfica incorporada certo? Essa solução é melhor do que uma gráfica dedicada? Li em algum sítio que para HTPC é importante uma gráfica que descodifique HD para libertar o processador dessa tarefa.
    2 - A caixa parece-me de facto porreira mas acho-a muito grande. Não haverá uma alternativa de caixa mais pequena?
    3 - O cooler deverei comprar o xigmatek 1283.
    Quanto à placa de TV irei googlar até encontrar uma adequada ao que pretendo.

Obrigado,

Obrigado

6. lucky_smile

lucky_smile Banido

1 - GIGABYTE GA-MA790GP-DS4H, descodifica HD a brincar, e ainda dá para dares uns tirinhos no CS. Sem problemas, não precisas de gráfica dedicada.

2- Tem em atenção que quanto menor for a caixa mais apertado vai ficar tudo, o que pode prejudicar o arrefecimento, e por consequinte o silencio.

7. RonDeco

RonDeco Power Member

O principal já está decidido - Caixa, board, processador, fonte e cooler. Vou seguir a configuração recomendada.

Já agora, depois de googlar e lear algumas coisas concluí que a placa de TV recomendada, HAUPPAUGE WINTV NOVA-HD-S2, segue a norma dvb-s, apropriada para televisão digital por satélite.
    Para a TDT (televisão digital terrestre) que iniciou no dia 30 em experimentação tem que ser uma placa dvb-t. Mas como ainda vai demorar algum tempo a chegar a todo o país, o melhor é a compra de uma placa híbrida, que sintonize televisão analógica e no meu caso, dvb-t, porque tenho televisão por cabo.
    Postarei quando decidir a placa a comprar.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Partilhar esta Página