1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[HTPC] Media Center, Colunas, TV-LCD

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Sion, 22 de Setembro de 2007. (Respostas: 69; Visualizações: 5095)

1. Sion

Sion Power Member

Boas pessoal!

Estou a pensar em investir num bom media center para o sotão para poder ver lá filmes com qualidade máxima, isto é, o meu objectivo é montar um sistema desde o inicio que inclua media center, TV-LCD e colunas. Queria saber o que é que me aconselham neste momento ou se devo esperar mais umas semanitas (é para estar pronto mais ou menos em meados de outubro talvez um bocadinho antes). Para mim o importante é conseguir o máximo de definição possível e o melhor som que conseguir. Ou seja placa de tv e placa de som são dois componentes fundamentais neste media center. O orçamento para o media center é de ~2000€, para as colunas ~500€ e para a TV-LCD ~1500-2000. O sotão é bastante grande por isso a televisão terá que ser igualmente grande.

Em relação à configuração do media center tinha pensado em meter um Q6600 GO com 2 ou 4 GB's de ram só que tenho duvidas em relação à gráfica. Ou seja, o meu objectivo vai ser ver filmes, séries, tv a maior parte do tempo e de vez em quando um ou outro joguito. Recomendam-me investir numa gráfica da série 8 do género 8800 ou investir numa HD2400 ou 2600 que pelo que li têm descodificiação de HD por hardware? Já agora para ver filmes em HD é preciso sacá-los num formato especial ou qualquer DVD Rip ou DVD reproduz em HD?

Relativamente às colunas tinha pensado numas Z-5500 ligadas a uma boa placa de som que ainda não sei qual devo meter. Devo optar por uma creative ou uma das azuntech ou turtlebeach? Noutro dia fui a fnac e falaram-me numas BOSE e tenho ouvido de facto que são optimas mas devem ficar um pedaço acima do meu orçamento e acho que as Z-5500 fazem bem o que eu pretendo já que tenho umas Z-2300 (sistema 2.1) ligadas a placa de som onboard e já dão um som do caraças.

Já agora... será que compensa comprar uma TV que suporte Full HD?

Agradecia que dessem especial atenção à placa de TV essa sim precisa de ser bastante boa. Obrigado pela vossa ajuda ;).

Ah btw vou meter MEO nesse sistema mas continuo a ter a ligação à TV Cabo.

cumps

Última edição: 22 de Setembro de 2007
  2. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

É assim, tu não precisas de gastar uma pipa de massa para fazer um bom mediacenter.

A componente principal é a caixa, porque a estética é uma coisa importante numa sala. Deve ser o mais próximo do design dos leitores de DVD e garantir também boa dissipação e ser pouco ruidosa.

Assim deves dar preferência a componentes passivos ou de baixo ruído.

Aqui fica uma configuração equilibrada, com componentes de elevada qualidade e performance:

3. Sion

Sion Power Member

Em primeiro lugar queria agradecer-te por teres respondido ;).

Mas tenho algumas dúvidas para além das apresentadas no inicio do tópico mas desta vez em relação a essa configuração. A fonte não será melhor uma LC Power Arkangel 850w? Achas que uma X-FI Extreme Audio chega? É que eu queria mesmo um sistema de som de topo! Em relação à gráfica será que essa 8500GT é melhor que uma HD2600XT? E a placa de TV é muito boa? Queria que fosse também de topo!

Já agora... Preferia investir agora num Quad Core do que ter que mudar de configuração daqui a 2, 3 anos...

Será que mais alguém me pode ajudar nisto?

cumps

4. touge_master

touge_master Power Member

a 8500gt é muuuuuuuuuuuito inferior à 2600XT, apenas é mais silenciosa. os Quad estao baratos hoje em dia, por 260 euros ja compras um Q6600 e a Asus P5K SE já suporta quad cores.

5. Sion

Sion Power Member

Eu preocupo-me com o barulho claro mas prefiro muito mais obter melhor performance... Não há maneira de mudar o cooler nos componentes que fazem muito barulho ou será melhor meter watercooling?

cumps

6. touge_master

touge_master Power Member

o melhor será sempre watercooling.

mas podes é experimentar a gráfica sem modificaçoes ao inicio, eu tenho uma 2600xt da sapphire e nao ouço barulho, o único barulho é mesmo do cooler de origem do processador :-D

7. Sion

Sion Power Member

Mais ninguém me sabe responder às perguntas do 1º post? Precisava mesmo de saber o que escolher...

cumps

8. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Como podes ver na minha SIG eu construi já dois mediacenters um para mim e outro para o meu irmão.

A configuração que te dei é superior à minha. E a minha é bastante superior ao que é necessário.

Vais ver que não precisas de mudar de processador tão cedo. E o silêncio é do mais importante num mediacenter. Aliás para que queres uma placa de som de tão elevada qualidade se o vais "poluir" com o som das ventoinhas? Não há nada mais irritante que ouvir o zunido ainda que leve num filme que estamos a ouvir em som relativamente baixo no silêncio da noite. já reparaste que os leitores de DVD não fazem nenhum som? Vais sentir falta disso, mesmo com algum cuidado na escolha dos componentes. No meu caso tenciono seriamente mudar a fonte de alimentação e a placa gráfica.

Por isso aposta no silêncio. A 2600XT tem arrefecimento activo.Trata-se duma placa que compete com a 8600GT. Lembra-te que não enumeraste os jogos como a tua preocupação principal. Por isso recomendo a 8500GT passiva ou a 2400pro passiva, para o efeito de reprodução e descodificação de vídeo são suficientes. Para a alta definição nem a 8600GTS ou a 2900XT são suficientemente boas, (aliás a 8800GTS e GTX são inferiores à 8600GT pois a tecnologia é mais antiga!). Assim, teremos que aguardar as próximas gerações de placas gráficas, e podes estar certo que quando essa capacidade for boa, também o será nas placas de entrada de gama. Por isso é inútil investir numa placa de topo, porque a performance (ao contrário do que sucede nos jogos) não será muito diferente das entradas de gama, com a nuance, que o consumo e as temperaturas geradas aumentarão bastante.

Quanto à capacidade do processador, um pentium 4 3.2 GHz socket 478 brinca com tudo o que é necessário fazer num mediacenter. 1 GB de DDR é suficiente.

Penso que o mais importante e limitativo num mediacenter são a capacidade de armazenamento, que é sempre pouco, o silêncio e a gestão da temperatura, que joga com o silêncio e trata-se duma gestão difícil numa caixa que normalmente também é pequena.

Finalmente esqueci-me de acrescentar a essa configuração uma placa de rede wireless para o SO efectuar upgrades e actualizar o EPG do mediacenter, partindo do princípio de que tens um router wireless. A questão do EPG (guia de programação) é das mais práticas e interessantes num sistema mediacenter.

A qualidade do som, a potência do som, etc, só interessa se conseguires apreciar e ter sensibilidade para a diferença. Eu considero que o som onboard é francamente bom.

Última edição: 23 de Setembro de 2007
  9. Sion

Sion Power Member

Então e se eu investir num kit de watercooling? Já agora em relação à placa de TV recomendas alguma? Tenho visto por aí umas hauppauge mas nao sei se sao boas. E as pinnacle será que sao boas? Eu em relação a placas de tv percebo pouco ou nada por isso gostava que me indicassem qual seria a ideal. E a placa de som sem ser onboard não há nenhuma assim de topo para ligar a umas Logitech Z-5500? Eu digo para ligar a essas colunas mas aceito sugestões para investir noutras foi só porque me pareceram adequadas.

cumps

10. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

11. Sion

Sion Power Member

Pretendia usar uma dessas! Já tinha visto uma nox media black mas disseram-me que os infravermelhos não têm grande alcance e eu ainda vou estar um pedaço longe da televisão... Já agora onde é que eu posso encontrar caixas dessas da thermaltake? Já agora agradecia que me pudesses responder às questões do 1º post se conseguisses ;).

Tks in advance

cumps

12. MinisterOfSound

Boas,

As caixas encontras através de www.*****.pt .

A placa de TV era para funcionar com que tipo de sinal? Digital terrestre, analógico ou antena?

Tens mesmo dinheiro de sobra para comprar uma 8800GTX para jogar de vez em quando? Um Quad para media center? Com um Duo fazias o mesmo mesmo a converter DVD, usar 2 cores é fácil mas 4.... é um bocado dificil porque mesmo que o CPU debite a 4 nucleos duvido que o disco consiga acompanhar.

Cumps.

EDIT: para um media center com umas Z5500 e ver filmes em HD aconselho-te vivamente a comprar uma Auzentech X-Fi ou uma Creative X-Fi ExtremeMusic no minimo.

13. Sion

Sion Power Member

No ***** só encontrei as Thermaltake Mozart nesta loja: http://www.mpinfor.com/product_info.php?cPath=21_53&products_id=1867

Já agora alguém conhece esta loja? Eu queria comprar o material todo numa loja aqui no Porto recomendam alguma em especial? Eu comprei o meu PC e o do meu irmão na Power On mas eles demoram imenso tempo a entregar o material e eu quando pedir quero tê-lo poucos dias depois.

Digital Terrestre, analógica ou antena? Hmm não percebo muito disso mas vai ser para ligar à tomada da TV Cabo ou à MEO box.

Tenho um orçamento de 1500~2000 euros e queria que voces me recomendassem a melhor configuração possivel tendo em conta que o PC vai ser um Media Center (HTPC) e como tal será usado principalmente para ver TV, ver filmes, ver uns concertos, ouvir musica, etc.

E eu não queria saber o mínimo que devo comprar, queria saber o máximo em termos de som e de qualidade de imagem.

Já agora, obrigado pela ajuda MinisterOfSound e agradecia ainda mais se me conseguisses responder a estas dúvidas ;).

cumps

14. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

Primeiro que tudo peço desculpas se considerarem o que vou escrever agressivo, mas não é para ofender ninguem, é apenas uma critica.

Gastar 1500€-2000€ num media center!? mas anda tudo doido!? Quad core para um media center? Mas enquanto vão estar a ver um filme estão a correr boinc e a encodar 2 ou 3 filmes ao mesmo tempo não?

Um media center acima dos 500€ é desperdicio total.

15. MinisterOfSound

Quanto ao MEO creio que não vais poder aceder no PC a não ser por uma PowerBox ligada ao PC, tipo: PowerBox (scart ou DVI) -> PC (Via Placa de captura de video) mas para isto precisavas de uma placa de captura em tempo real para formatps superiores a 1280x1024 o que é mesmo muito caro. Acho que o melhor é manteres a PowerBox ligada directamente á TV. Já para não falar que continuarias a ter que usar a PowerBox para mudar de canal e sintonizar os canais já que são codificados. Creio que mediante isto não faz sentido criares um media-center com Placa de TV a não ser que queiras gravar programas/filmes da TV ou de cameras de filmar.

Podes sempre colocar uma Placa de TV que sintonize os canais normais por antena e que te permita gravar no PC, por cerca de 125€ compras uma boa placa de tv que te permita gravar/capturar com alguma qualidade.

Sabendo isto o que pretendes fazer?

A MPInfor é uma empresa medianamente cotada, nao a conheço bem mas há mais lojas com essas caixas á venda.

16. MinisterOfSound

Páh... o meu PC É um Media-Center, é o verdadeiro Media-Center disfarçado de PC e tá orçamentado em mais de 2000€, para se parecer com um só precisava de ter uma caixa de Media-Center. É PC, Hi-Fi, TV, Home-Cinema, Consola, Telefone...só não faz notas infelizmente:lol:

17. Sion

Sion Power Member

Pois eu queria gravar TV. Que placa recomendas?

Há mais lojas aqui no Porto que recomendes? Não queria comprar uma peça aqui outra peça ali queria tudo na mesma loja! O que achas de investir numa boa placa de som e numas Z-5500 Digital? Já agora que placa de som recomendas?

Eh pah desculpa lá o excesso de perguntas mas estou cheio de dúvidas :S.

O teu media center é o que tens no My System? Que bomba :wow:. A mim interessavam-me todas as funções do teu :D.

cumps

18. MinisterOfSound

Para gravar TV aconselhava uma Pinnacle ou Hauppage, uma versão compativel com Media center e que faça sintonização de sinal por antena e cabo. Aconselho esta: HAUPPAUGE WinTV HVR-3000 - 130€ +/ Link: http://www.hauppauge.co.uk/pages/products/data_hvr3000.html

No Porto conheço a ***** e já teve melhor fama, os RMA's á uns tempos demoravam um cadito e depois de não me trocarem uma XFX que aqueceu sózinha até se des-soldarem os condensadores nunca mais fui lá.

Hoje em dia se optares por boas empresas podes encomendar um PC de Arruda Dos Vinhos que dificilmente te dará problemas, podes comprar um perto e dar problemas. Eu aconselho a www.extreme-computers.pt , é gente que sabe, responsável, prestável e fazem tudo para que o cliente não saia prejudicado. São de Leiria mas há muito ppl do Porto a comprar lá e a ir lá até nas Lan's e almoçaradas.

Se quizeres ligar umas Z5500 por digital aconselho-te a Auzentech X-Fi ou a Creative X-Fi platinum Fatal1ty Champion Series, ambas tem saida digital (a Creative pelo painel frontal In/Out)

Yep, este é o meu "Faz tudo" ligado a 2 monitores, uma TV e sistema 5.1 Eagle da Phillips.

Última edição: 24 de Setembro de 2007
  19. Sion

Sion Power Member

Pois mas Leiria ainda fica um bocado longe e eu queria uma loja física onde pudesse ir lá reclamar caso venha a ter problemas com o meu sistema. Mas não encontro nenhuma cá no Porto que venda placas de TV Hauppauge. Já agora como é que se liga por digital? Sou mesmo novato nestas coisas... Já agora entre a Auzentech e essa Creative qual recomendas?

cumps

20. MinisterOfSound

A ligação digital faz-se por um cabo coaxial parecido com os RCA's das colunas, creio que as Z5500 também suportam ligação por cabo óptico, se sim também dá para ligar por óptico.

A Auzentech X-Fi basicamente é uma Creative X-Fi com componentes de melhor capacidade, eu iria para a Auzentech.

Tu é que decides onde queres comprar, só convem veres se o sitio onde comprares "tem mãos" e preço para aquilo que vais pedir. eu já não ligo ás distancias, hj em dia é a mesma coisa comprar a 10m de casa ou 300km, se forem murcões não há nada a fazer.

Cumps.

Partilhar esta Página