Htpc & nas

V'ger

Power Member
Boas

Estou a estudar um HTPC & NAS
Inspirado por um produto da uma loja de informática do parque das nações,
Pretendo colocar a máquina ao lado do meu amplificador surround, na sala e como o nome indica quero ter um máximo de espaço possivel para ter discos e mirror e servir-me de NAS tb.
Poder jogar alguns jogos tb é um ponto a favor.
Comecei por estudar a caixa SILVERSTONE HTPC LASCALA SST-LC13B, vi uns videos no youtube e percebi que poderia colocar 6 discos levando em conta os que já tenho daria uma configuração para NAS:
2 x 1tb
2 x 2tb
2 x 3tb (estes ainda por comprar)
tendo 2 baias 5.25 uma delas para uma drive BD e a outra para disco ou ssd para OS

o 1º motivo para vir aqui pedir opiniões ao forum foi se o ponto de partida, a Caixa
2º, dentro do possivel/pretendido seja o mais economico possivel

Estou a pensar dispor para esta maquina 500 a 600eur excluindo discos 2 x 3tb.

O meu esboço inicial era este:
caixa --------------------- SILVERSTONE HTPC SST-LC17B ATX BLACK&nbsp
motherboard--------------- GIGABYTE GA-Z77X-D3H Z77 S-1155 ATX IVY
cpu----------------------- I5 3450 3.1GHZ 6MB S-1155 IVY
ram----------------------- CORSAIR 8GB DDR3 VENGEANCE PC3-12800 1600MHZ CL9 (2X4GB)
fonte--------------------- OCZ 600w
cooler-------------------- (não sei se preciso)
blu ray drive dvdrw-------- grava bd 12x dvd 16x

Podem criticar à vontade pois é o meu 1º "esboço"
 
Boas

Estou a estudar um HTPC & NAS
Inspirado por um produto da uma loja de informática do parque das nações,
Pretendo colocar a máquina ao lado do meu amplificador surround, na sala e como o nome indica quero ter um máximo de espaço possivel para ter discos e mirror e servir-me de NAS tb.
Poder jogar alguns jogos tb é um ponto a favor.
Comecei por estudar a caixa SILVERSTONE HTPC LASCALA SST-LC13B, vi uns videos no youtube e percebi que poderia colocar 6 discos levando em conta os que já tenho daria uma configuração para NAS:
2 x 1tb
2 x 2tb
2 x 3tb (estes ainda por comprar)
tendo 2 baias 5.25 uma delas para uma drive BD e a outra para disco ou ssd para OS

o 1º motivo para vir aqui pedir opiniões ao forum foi se o ponto de partida, a Caixa
2º, dentro do possivel/pretendido seja o mais economico possivel

Estou a pensar dispor para esta maquina 500 a 600eur excluindo discos 2 x 3tb.

O meu esboço inicial era este:
caixa --------------------- SILVERSTONE HTPC SST-LC17B ATX BLACK&nbsp
motherboard--------------- GIGABYTE GA-Z77X-D3H Z77 S-1155 ATX IVY
cpu----------------------- I5 3450 3.1GHZ 6MB S-1155 IVY
ram----------------------- CORSAIR 8GB DDR3 VENGEANCE PC3-12800 1600MHZ CL9 (2X4GB)
fonte--------------------- OCZ 600w
cooler-------------------- (não sei se preciso)
blu ray drive dvdrw-------- grava bd 12x dvd 16x

Podem criticar à vontade pois é o meu 1º "esboço"

Quanto menos atafulhada estiver melhor pelo que o ideal seriam 2 discos de 3TB + 1 SSD, infelizmente os discos estão caros...

Eu para HTPC escolheria os componentes com a preocupação de serem o mais silenciosos possivel, principalmente a fonte, o cooler do CPU e as ventoinhas da caixa.
O CPU vem com cooler, eu adicionava um minimamente silencioso. Essa caixa é bonita mas não gosto das ventoinhas de 80/92mm, eu optava por uma caixa que suporte ventoinhas de 120mm.
 
Eu para HTPC optava por algo assim deste género lê este tópico aqui, e para fazer um NAS acho que qualquer P IV com 2Gb de RAM chega, para jogos sempre achei melhor uma PS3 ou XBOX.
 
Quanto menos atafulhada estiver melhor pelo que o ideal seriam 2 discos de 3TB + 1 SSD, infelizmente os discos estão caros...

Eu para HTPC escolheria os componentes com a preocupação de serem o mais silenciosos possivel, principalmente a fonte, o cooler do CPU e as ventoinhas da caixa.
O CPU vem com cooler, eu adicionava um minimamente silencioso. Essa caixa é bonita mas não gosto das ventoinhas de 80/92mm, eu optava por uma caixa que suporte ventoinhas de 120mm.

Concordo contigo, o mais silenciosa possivel, no entanto vou manter o esquema do 6 discos em mirror para nas
A caixa que encontrei assim de repente que mais vai de encontro á tua sugestão foi:
Lian Li PC-C60 custa é 190eur!
http://www.youtube.com/watch?v=GESQS4IvTto&feature=share&list=UUsG6WXauJUIuyfulmZ_M_rw
 
Vou ler esse tópico com atenção e ver que ideias posso tirar para o meu projecto

Com espaço para isso tudo tens silverstone SST-GD08B.

*edit - Outra opção seria comprar uma caixa mais barata (tens uma da antec que penso que já vem com comando imon e fonte), complementavas com um servidor NAS tipo QNAP já com cliente torrent e tudo.
 
Última edição:
Lembrei-me agora que tenho um pc xeon com tyan dual socket, e erar bom aproveitar isso
acho que era uma boa para servir de media center mas tem uma fonte de 400w e acho que o formato da board é maior que ATX, vou procurar a referência.
o que acham da ideia?
 
Se puderes gastar dinheiro e comprar HTPC + NAS à parte, é sem dúvida a melhor solução. O problema é que sai muito mais caro.

Se quiseres mesmo tudo-em-um, a caixa vai sair sempre cara, se quiseres algo de boa qualidade e com bom aspecto.

Opções:

- http://www.origenae.co.kr/en/htpc_s14v.htm
- http://www.fractal-design.com/?view=product&category=2&prod=95
- http://www.streacom.com/products/fc10-fanless-chassis/
- http://www.moneualusa.com/store/product.php?productid=17558&cat=252&page=1
- http://www.zalman.com/eng/product/Product_Read.asp?idx=370
- http://www.lian-li.com/v2/en/product/product06.php?pr_index=580&cl_index=1&sc_index=26&ss_index=68
- http://www.silverstonetek.com/product.php?pid=293&area=en

Entre muitas outras... :)

No teu caso acho que o ideal é venderes os discos de 1 e de 2 TB e comprares discos de 3TB, vais gastar algum dinheiro sem dúvida, mas se pensares bem não é assim tanto e vai acabar por compensar, porque há muito mais caixas para 3-4 discos do que para 6, além disso vais poder ter uma board com menos portas, menos calor dentro da caixa, menos ruído, etc!

Abraço
 
Com espaço para isso tudo tens silverstone SST-GD08B.

*edit - Outra opção seria comprar uma caixa mais barata (tens uma da antec que penso que já vem com comando imon e fonte), complementavas com um servidor NAS tipo QNAP já com cliente torrent e tudo.

não encontro a GD08 à venda em PT
 
Boas,

Já tenho as specs da board e já vi que cabe na Silverstone GD07 e GD08, em principio opto pela GD08

então tenho:
board Tyan Thunder i7525 (s2676) dual socket com xeon nocoma dual core 3.0ghz
gráfica Nvidia 7800GTX

O que acham desta board e grafica com destino HTPC
pode ser um disparate mas tenho este pc parado há 1ano, assim dou-lhe uso, acho que tanto board com cpu são mais que competentes agora a gráfica não sei, o que dizem?
A ideia é arranjar RAM a condizer pois a board precisa de ram especial e só tem 2gb
A fonte que tem é uma de 400w queria substitui-la por uma económica e silenciosa assim como coolers para cpu's silenciosos.
Junto uma placa de som Asus Xonar essence ST ou STX e acho que fica bacano.
http://www.stereophile.com/computeraudio/asus_xonar_essence_ststx_soundcards/
 
Última edição:
Boas,

Já tenho as specs da board e já vi que cabe na Silverstone GD07 e GD08, em principio opto pela GD08

então tenho:
board Tyan Thunder i7525 (s2676) dual socket com xeon nocoma dual core 3.0ghz
gráfica Nvidia 7800GTX

O que acham desta board e grafica com destino HTPC
pode ser um disparate mas tenho este pc parado há 1ano, assim dou-lhe uso, acho que tanto board com cpu são mais que competentes agora a gráfica não sei, o que dizem?
A ideia é arranjar RAM a condizer pois a board precisa de ram especial e só tem 2gb
A fonte que tem é uma de 400w queria substitui-la por uma económica e silenciosa assim como coolers para cpu's silenciosos.
Junto uma placa de som Asus Xonar essence ST ou STX e acho que fica bacano.
http://www.stereophile.com/computeraudio/asus_xonar_essence_ststx_soundcards/

Para HTPC penso que serve, para jogos não faço ideia, agora é uma questão de ver quanto vais investir e em quanto fica um CPU/MB/mem/Cooler actuais. É tudo uma questão de fazer contas.

Quanto à fonte se for boa, basta substituir a ventoinha por uma ventoinha silenciosa (Ex:scythe gentle typhoon) para ficar uma fonte silenciosa.

Na placa de som eu optava por algo tipo Fiio D3 ligado numa saida optica.
 
Para HTPC penso que serve, para jogos não faço ideia, agora é uma questão de ver quanto vais investir e em quanto fica um CPU/MB/mem/Cooler actuais. É tudo uma questão de fazer contas.

Quanto à fonte se for boa, basta substituir a ventoinha por uma ventoinha silenciosa (Ex:scythe gentle typhoon) para ficar uma fonte silenciosa.

Na placa de som eu optava por algo tipo Fiio D3 ligado numa saida optica.

Boas LSeven,

Focas te aqui 2 pontos que gostava que me explicasses melhor:
compro uma boa fonte e depois abro-a e troco a ventoinha?
Essa placa tem melhor qualidade de som que a asus? O meu amplificador tem entrada spidf (rca preto) e entrada optica.
 
Boas,

uma dúvida, qual é o amplificado a que vais ligar o htpc?

Partindo do princípio que tem entradas HDMI, com o dinheiro que vais dar por uma placa de som não compravas uma gráfica melhor com saída HDMI?
Tendo em conta que o amplificador já trata da descodificação e processamento do som ter uma boa placa de som não se torna um tanto ou quanto redundante? A meu ver só precisas que o som chega ao amplificador em bruto, sem compressão...



Em relação a essa board, pelo que vi nas specs, só tem duas portas Sata, por isso terias que ir sempre para a solução dos 2x3TB. Tens é que comprar RAM ECC, que é mto mais cara.

Já equacionaste tentar vender esse material e com o dinheiro comprar uma board mini-itx + core-i3 + gráfica dedicada (terás que ver se pensas jogar muito e com que qualidade o pretendes fazer). Penso que por 300€ já compras algo bacano e com os restantes 30€ deves conseguir comprar um NAS synology como o DS-212 com entrada para 2 discos.
 
Boas LSeven,

Focas te aqui 2 pontos que gostava que me explicasses melhor:
compro uma boa fonte e depois abro-a e troco a ventoinha?
Essa placa tem melhor qualidade de som que a asus? O meu amplificador tem entrada spidf (rca preto) e entrada optica.

A questão é os custos, pelos 156€ da asus compras um DAC USB a sério que ignora a placa de som e faz todo o trabalho.

Imaginando que queres 4 GB e que compras cada modulo de 1 GB DDR2 ECC por 20€. Vais gastar 200€ só nesses dois componentes.

Por 215€ tens um PC recente e economico em termos de energia gasta (importante se vai estar ligado 24/7). Passas a fazer a passagem do som (+ imagem) para o AV. Pelo mesmo preço ainda ficas com uma grafica decente em termos de jogos (para não falar de consumos e ruido).

Motherboard MSI H61M-P20 (G3) (911-7788-001) 45,01 €
Intel Celeron G540 2.5GHz 2MB Sk1155 (BX80623G540) 44,90 €
Corsair Value DDR3-1333Mhz 2GB (VS2GB1333D3) 25,81 €
Gráfica MSI HD7750 OC 1GB (912-V279-009) 99,90 €

Total Encomenda 215,61€

Por vezes é preferivel começar do zero ;)

Quanto à fonte se for boa, podes abrir a mesma e colocar uma ventoinha silenciosa (mesmo que seja ligada à motherboard), atenção que as fontes mesmo desligadas tem energia suficiente para esticar um "gajo". ANTES DE ABRIR A FONTE LÊ SOBRE O ASSUNTO.
 
Fica a 175 euros, via amazon.co.uk

Em Oslo entregam-me nos correios, 1km de distância de casa, por 166eur.
Portanto o mais certo é comprar a GD08
a board que vou aproveitar da minha antiga workstation é EEC ATX, e gosto da caixa e é polivalente
não vou vender o material como aconselharam porque não vou reaver o valor justo, a meu ver não compensa a espera e trabalho, não desfazendo da sugestão.

ESTE PROJECTO DEIXOU DE SER NAS

O nas vai ser outro projecto, vou optar pela Synology 4bay com discos que tenho 2x 1tb e 2x 2tb

Boas,

uma dúvida, qual é o amplificado a que vais ligar o htpc?

Partindo do princípio que tem entradas HDMI, com o dinheiro que vais dar por uma placa de som não compravas uma gráfica melhor com saída HDMI?
Tendo em conta que o amplificador já trata da descodificação e processamento do som ter uma boa placa de som não se torna um tanto ou quanto redundante? A meu ver só precisas que o som chega ao amplificador em bruto, sem compressão...



Em relação a essa board, pelo que vi nas specs, só tem duas portas Sata, por isso terias que ir sempre para a solução dos 2x3TB. Tens é que comprar RAM ECC, que é mto mais cara.

Já equacionaste tentar vender esse material e com o dinheiro comprar uma board mini-itx + core-i3 + gráfica dedicada (terás que ver se pensas jogar muito e com que qualidade o pretendes fazer). Penso que por 300€ já compras algo bacano e com os restantes 30€ deves conseguir comprar um NAS synology como o DS-212 com entrada para 2 discos.

Boas,
O amplificador em questão neste momento é um Marantz SR7000, que não tem hdmi
A Tyan de facto só tem 2x sata, no entanto tem uma placa pci com 6x sata
A synology em principio será uma destas: DS411J ou DSJ413J ou DS411

Portanto:
neste momento vou investir:
silverstone GD08 166eur já com portes http://www.silverstonetek.com/product.php?pid=331
Disco western digital 3tb red 167eur http://wd.com/en/products/products.aspx?id=810
fiio D3 Dac 70eur com portes esta tenho de analisar melhor, parece-me uma excelente opção mas ainda tenho pouca informação sobre ela.
preciso de uma saida optica ou spdif para o meu amplificador

A questão é os custos, pelos 156€ da asus compras um DAC USB a sério que ignora a placa de som e faz todo o trabalho.

LSeven,
obrigado pelos teus comments mas estive a pesquisar a Fiio D3 e só tem saida stereo, acredito que seja uma boa solução stereo
mas o que preciso é algo que me dê sinal 5.1 via spdif (rca preto) ou optical para o meu amplificador Marantz SR7000
E a placa de som da Asus faz isso com uma qualidade interessante.
Tens mais sugestões?
 
Última edição pelo moderador:
Tens por 30 e poucos euros o behringer uca202 / uca222 que penso que fazem aquilo que queres com razoavel qualidade para o preço (bem menos que a placa asus). Aliás para a saida SPIDF podes ir para algo bem mais barato já que a descodificação vai ser feita no AV. Como disse por 150 euros ou um pouco mais já arranjas DAC's a sério com uma qualidade hifi interessante.
 
Tens por 30 e poucos euros o behringer uca202 / uca222 que penso que fazem aquilo que queres com razoavel qualidade para o preço (bem menos que a placa asus). Aliás para a saida SPIDF podes ir para algo bem mais barato já que a descodificação vai ser feita no AV. Como disse por 150 euros ou um pouco mais já arranjas DAC's a sério com uma qualidade hifi interessante.

Boa!
vou analisar :o
 
Provavelmente o o UCA202 / uca222 / Fiio D5 / Fiio D3 / Fiio e10 não servem para o 5.1, valida esse aspecto :)

Dá também uma vista de olhos neste artigo :).

Se a descodificação vai ser feita no AV, a qualidade do placa de som não é muito importante porque o trabalho vai ser feito pelo AV.
 
Back
Topo