HTPC para 1080p 10-bit [email protected] com 16 ref frames

Qu0rk

Power Member
Boas

Neste momento o que uso para ver filmes e séries no meu lcd é um media player, o kaiboer h1055. É excelente e suporta todo o tipo de ficheiros, porém, quando tento ler a maior parte dos videos 1080p 10-bit que têm profiles @5.1 com 16 ref frames, e alguns até com 8 ref frames, este media player já não os aguenta, lê os videos, mas além do som fico só com uma salada de pixeis no ecrã... (embora um ou outro ainda consiga ler, mas 95% na dá)

Como grande parte dos videos que ultimamente saiem estão a vir com esses altos profiles tenho agora que comprar algo que consiga ler esses videos.

Já procurei outros media players mas parece que só há um que consegue ler os videos de 10-bit correctamente mas na parece ser potente o suficiente para [email protected] com 16 ref frames.

Portanto, solução mais óbvia é mesmo um htpc pois com o windows basta os drivers correctos para ler correctamente os 10-bit, agora não tenho é experiência nenhuma com os novos apu da amd e tal, e aqui no fórum nos posts sobre htpc que vi não falam sobre estes tipos de 1080p.

Por isso gostaria de perguntar a quem sabe se esses apu, e quais, serão capaz de ler os diferentes tipos de videos 1080p 10-bit com profiles @5.1 e 16 ref frames ou superior. Não tenho interesse em 3D.

Basicamente só preciso mesmo de board e apu, memórias e etc tenho aqui pra casa.

Ou então ainda em último reduto, caso fazer um htpc fique muito caro e os € não abundam por aqui, gostaria da vossa opinião sobre uma placa gráfica, aí na ordem dos 150€, para eu substituir a minha velhinha nvidia 8800gt que para ler esses videos já na dá, muitos desses videos ficam aos soluços.
Assim depois bastará me comprar um cabo hdmi comprido o suficiente para chegar à minha tv e usar o meu android para comandar o pc.

Obrigado em avanço por qualquer opinião.
 
Tanto quanto sei 10bit não é standard e por isso não existe aceleração pela grafica o trabalho é feito pelo cpu. Duvido que com um Phenom 1090T não consigas ver videos sem soluços...
 
oh hehe porreiro, acho que ando mesmo desatualizado, não sabia que as novas placas já suportam 1080p tão bem, se calhar então é mesmo isso que vou fazer, um upgrade à minha gráfica, pq em termos de cpu por enquanto não preciso de upgrade e também não tenho falta de ram.

Então já agora aproveito para perguntar, eu com a minha 8800GT ainda csg jogar mts jogos com AAx4/8 e anisótrop sem grandes problemas e por agora para mim ainda não me queixo muito, mas, agora uma placa assim decente para jogar jogos atual entre 100/150€ além de boas prestações em vídeo 1080p que consiga prestações +/- decentes em jogos, qual me sugerem?

@zygo: sim, os 10-bit não é o problema, o problema é mesmo os [email protected] com 16 rframes, esses sim, muitos deles ficam com soluços, seja 10-bit ou não. Eles correm, não é bem soluços, mas nota se perfeitamente que esses videos não me ficam fluidos, suponho que é a minha nvidia que me está a limitar o pc mesmo não?

Xii... Lembrei-me agora ... será que não me fica fluido por causa do refresh rate do meu monitor? Os videos são de 23.976 fps mas tenho o monitor a cerca de 60Hz... A minha tv suporta os 24fps, será que ao passar para a tv já fica fluido? ...
 
Última edição:
Duvido que uma grafica nova vá resolver isso.
O unico video (Evangelion 1.11) que tenho +- com essas características consigo ver sem problemas de fluidez. O cpu só fica 20-23%.
Talvez sejam os codecs, os que eu utilizo vêm neste pack: http://www.cccp-project.net

Info do video:
Código:
Video
ID                             : 1
Format                         : AVC
Format/Info                    : Advanced Video Codec
Format profile                 : High [email protected]
Format settings, CABAC         : Yes
Format settings, ReFrames      : 16 frames
Muxing mode                    : Header stripping
Codec ID                       : V_MPEG4/ISO/AVC
Duration                       : 1h 40mn
Width                          : 1 920 pixels
Height                         : 1 080 pixels
Display aspect ratio           : 16:9
Frame rate                     : 23.976 fps
Color space                    : YUV
Chroma subsampling             : 4:2:0
Bit depth                      : 10 bits
Scan type                      : Progressive
Title                          : Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone
Writing library                : x264 core 116 r2074+610 09ac020
Encoding settings              : cabac=1 / ref=16 / deblock=1:-1:-1 / analyse=0x3:0x133 / me=umh / subme=9 / psy=1 / fade_compensate=0.00 / psy_rd=1.00:0.00 / mixed_ref=1 / me_range=32 / chroma_me=1 / trellis=1 / 8x8dct=1 / cqm=0 / deadzone=21,11 / fast_pskip=0 / chroma_qp_offset=-2 / threads=9 / sliced_threads=0 / nr=0 / decimate=0 / interlaced=0 / bluray_compat=0 / constrained_intra=0 / fgo=0 / bframes=4 / b_pyramid=2 / b_adapt=2 / b_bias=0 / direct=1 / weightb=0 / open_gop=0 / weightp=2 / keyint=250 / keyint_min=23 / scenecut=40 / intra_refresh=0 / rc_lookahead=60 / rc=crf / mbtree=1 / crf=16.0 / qcomp=0.60 / qpmin=0 / qpmax=81 / qpstep=4 / ip_ratio=1.40 / aq=1:1.00
Language                       : Japanese

Audio #1
ID                             : 2
Format                         : FLAC
Format/Info                    : Free Lossless Audio Codec
Codec ID                       : A_FLAC
Duration                       : 1h 40mn
Bit rate mode                  : Variable
Channel(s)                     : 6 channels
Sampling rate                  : 48.0 KHz
Bit depth                      : 16 bits
Title                          : FLAC 5.1
Writing library                : libFLAC 1.2.1 (UTC 2007-09-17)
Language                       : Japanese
 
Tenho a ideia que os 10 bits já foram implementados no PureVideo 5 (GT520 e novas GT6xx).

O 5.1 e os 16 refs já são suportados pelas nVidia desde os ION.

De qualquer forma com um bom CPU, qualquer gráfica serve, desde que se use software acceleration em vez de hardware.
 
ya, esse evangelion é um bom exemplo. Eu estou a usar os drivers configurados para 10-bit como diz neste site Setup guide for MPC-HC + madVR pq eu gosto de usar o madvr, será que é por causa deste método que esses videos na ficam 100% fluidos para mim? Mas por exemplo com o VLC fica ainda menos fluido... será que usando outro software que suporte 10 bit fico com o problema resolvido? Vou experimentar outros entretanto.

O MPC-HC tem opção para software acceleration, ou não é aí que se escolhe isso?
 
Já agora aproveito para relatar o fim da minha demanda.

Resolvi todos os meus problemas por cerca de 10€, um adaptador dvi-hdmi, cabo hdmi 5metros mais cabo audio 5 metros (infelizmente a minha gráfica na tem a ficha para o spdif da motherboard :/ ) mais o XBMC. Vou vender o meu Kaiboer H1055 :p

Ponho o XBMC a correr apenas para a tv a 24Hz, e tudo corre perfeito xD

No meu monitor que não suporta 24Hz os mesmos videos ficam aos soluços, enquanto que na tv fica 100% fluido!

De momento uso o meu tlm android para comandar o XBMC por controlo remoto, mas quero meter um recetor infravermelho e usar um comando normal que já na uso, será mais pratico.
 
Back
Topo