[HTPC] Pc media center Mini ITX - Core I3

topdiogo

Power Member
Olá a todos. Abri este tópico porque antes de começar a construir este htpc tive alguma dificuldade em encontrar alguém com uma configuração semelhante ao que queria. A finalidade seria tirar uma ideia dos componentes utilizados pelo pessoal, tentar aperceber-me de como se portam as suas máquinas, enfim, sugestões para a compra do material a montar.

Desde modo, já decidi o que quero e já comecei a montar os componentes que tenho de modo a ficar como uma ideia de como montar tudo quando tiver todo o material em casa.

Fica a configuração para quem tiver pensando em montar uma máquina do mesmo estilo e precisar de alguma ideia/feedback... ;)

Componentes que já tinha:

  • 2 x Western Digital Scorpio Blue 320GB 2,5
  • 1 x Western Digital Caviar Green 600GB 3,5


Componentes que já comprei:

  • Amacrox AX0526 mini ITX
  • Asus P8H77-I


Componentes que irei comprar nas próximas semanas:

  • Intel Core I3 3225
  • Kingston HyperX Blu 2x2GB DDR3 1600


Componentes que irei comprar se tiver n€c€ssidad€:


  • SSD Samsung 120GB 840 Series
  • Sony BD-Black Slim


Fica em baixo umas fotos do material e de como vou tentar fazer a montagem...

Caixa da caixa lol:
cxdacaixa.jpg


Caixa topo:
topocaixa.jpg


Caixa frente:
caixavert.jpg


Caixa, comparação de altura com uma esferográfica:
caixacaneta.jpg


Motherboard, caixa:
cxboard.jpg


Motherboard topo:
boardtopo.jpg


Mesmo pequena, não imaginava o tamanho até pegar mesmo na board:
boardsize.jpg


Fica aqui a 1ª tentativa de montagem/arrumação dos componentes:
montagem1ordm.jpg

Quando finalizar a montagem vou tentar pôr os cabos de audio e usb do painel frontal pelo lado, por baixo da fonte, de modo a saírem já atrás junto aos conectores.

O disco que está por baixo da cage, será para o SO, por cima tem espaço para um futuro SSD. O disco que está por cima da cage, está no espaço da drive dvd, mas para já não vou utilizar. Ainda tenho espaço por baixo para o disco de 3,5.

E é o que tenho para já. Quando me chegar o resto dos componentes, coloco aqui a evolução da montagem.
Espero que gostem, ou que esclareça alguém em alguma dúvida que tenha...

Cumprimentos...
 
Última edição:
Uma dúvida. Pensaste no cooler do cpu? Essa caixa parece-me para boards com cpu integrado e cooler passivo, mas claro, posso estar enganado...


Cumps
 
Ja pedi um cooler emprestado e fica com espaço suficiente do topo da caixa, até porque fica na zona com furação para a ventilação. Se aquecer demasiado compro um cooler de marca, de perfil mais baixo.

Quanto ao SO, estava a pensar instalar W8, mas ja testei num portatil no trabalho e não achei piada nenhuma aquilo. Vou instalar W7 ou Linux Mint. Ainda não tenho a certeza.
 
Para já vou utilizar o teclado e rato que tenho. Mais tarde se calhar compro um desses. Vi um que adorei que no lugar do teclado 0_9, tem um touchpad tipo laptop. Gostei mas era quase 50€.

A nivel de preço, se não comprar o ssd e a drive bluray, fica por 320 €, isto tendo em conta que não comprei nenhum dos discos que já tenho.
 
Para já vou utilizar o teclado e rato que tenho. Mais tarde se calhar compro um desses. Vi um que adorei que no lugar do teclado 0_9, tem um touchpad tipo laptop. Gostei mas era quase 50€.

A nivel de preço, se não comprar o ssd e a drive bluray, fica por 320 €, isto tendo em conta que não comprei nenhum dos discos que já tenho.
existem comando muito bons e mais baratos cerca 20 a 30€ exemplo rc10 mele
 
Ja pedi um cooler emprestado e fica com espaço suficiente do topo da caixa, até porque fica na zona com furação para a ventilação. Se aquecer demasiado compro um cooler de marca, de perfil mais baixo.

Quanto ao SO, estava a pensar instalar W8, mas ja testei num portatil no trabalho e não achei piada nenhuma aquilo. Vou instalar W7 ou Linux Mint. Ainda não tenho a certeza.
Ubuntu + XBMC
 
Já chegou o resto dos componentes.

RAM e CPU, acabadinhos de chegar:

5lyjo1.jpg


Caixa com os componentes todos montados, pronta a fechar:

eafgax.jpg


P.S. Dor de cabeça autentica para instalar o disco de 3,5

2wf4l6v.jpg


Está a funcionar que é um mimo. Para quem tinha um P4 com 1 GB de Ram já há varios anos, este voa ;)
Para já, instalei W8. Estava para desinstalar ao fim do dia 2, mas dei-lhe mais uma oportunidade e parece que já me habituei.
Para media center, estou a usar o Media Portal. Já testei uns joguitos e até leva com Tomb Raider, Just Cause 2 e uns Need for speed (claro com moderação nos gráficos,lol).

Estou muito contente com a máquina, espero que o post tenha utilidade para alguém que procure montar algo do género.

Cumprimentos...
 
Back
Topo