[HTPC] HTPC + placa de som, sim ou não?

Rumeye

Power Member
Boa tarde, vou montar um htpc para a minha sala e estou cheio de duvidas sobre a parte sonora.
Tenho uma Creative Titanium HD no meu pc e nao sei se devo a usar no htpc
O HTPC é para ligar ao Av Receiver

HTPC:
Case: Fractal Node 605
Cpu: i3-4150
MotherBoard: **********
SSD: Crucial BX100 (120GB)
HDD: WD green 3TB
PSU: Seasonic M12II 520W Evo
Ram: 2x2 DDR3 Hyperx
Placa de som: ***********

Para Motherboard estou indeciso entre:
-Gigabyte GA-H97-D3H ----------------------Realtek ALC1150
-Asus H97M-PLUS----------------------------Realtek ALC887
-Asus H97I-PLUS-----------------------------Realtek ALC892

A duvida sobre a Motherboard é:
-Preciso de placa de som tendo um AV Receiver bom?
-Existe diferença significativa entre o chip de som Realtek ALC1150, Realtek ALC892 e Realtek ALC887?


TV: Sony 55w905
AV Reveiver: Denon AVR-X4100W
Colunas: KEF R700 piano black (futuramente o resto do conjunto da serie KEF R e sub svs sb200)


Depois de muito pesquisar acho que a ligaçao entre htpc e Receiver é melhor por HDMI, estou certo?
Sendo assim nao preciso de placa de som e opto pela Gigabyte GA-H97-D3H por ter Realtek ALC1150?

Obrigado
 
Sim, deves usar sempre HDMI e deves fazer passthrough do audio para o AV (via HDMI) logo a placa de som nunca é usada.

A placa de som apenas seria importante se quisesses fazer o decoding primeiro antes de enviares o audio para o AV, mas com esse AV não ganhas nada com isso.

Sempre que possas deixa o AV processar o som.
 
Sim, deves usar sempre HDMI e deves fazer passthrough do audio para o AV (via HDMI) logo a placa de som nunca é usada.

A placa de som apenas seria importante se quisesses fazer o decoding primeiro antes de enviares o audio para o AV, mas com esse AV não ganhas nada com isso.

Sempre que possas deixa o AV processar o som.
Em relaçao ao chips de som das MB, Realtek ALC1150, Realtek ALC892 e Realtek ALC887 fará diferença significativa na qualidade do audio que passa pelo HDMI para o receiver?
 
Se estiveres a referir-te ao audio na reprodução de filmes, eles nem sequer passam pela placa de som (daí ser 'passthrough'). Portanto teres placa de som instalada ou não é indiferente para o caso.

Agora se forem jogos ou outros conteúdos processados pelo PC, isso já faz uso da placa de som e já podes notar diferença na qualidade do processador de som. Embora entre esses 3 penso que deve ser quase indiferente.
 
Para filmes/séries/jogos podes e deves ligar por HDMI. Não precisas de placa de som.

Para música dizem que a placa HDMI não é o ideal, devido ao jitter. Se ouvires muita música e fores sensível ao tempo da musica podes tentar arranjar um DAC USB ou placa de som.
 
Epá, eu não noto diferenças. :D
Mas o melhor é ouvires tu, ligas tudo por HDMI primeiro, e decides se para ti está OK se não.
 
eu tenho o htpc ligado a tv via HDMI e depois a tv ligada via cabo optico ao reciver, e sai um som excelente tanto em jogos,filmes, tv, musicas, nada a apontar... é como te foi dito placa de som nem sequer precisas dela para nada...
 
Back
Topo