Artigo/Análise Huawei afastada do 5G

Lt__Gruber

Suspenso
Não sei se já foi aqui debatido, mas gostava de saber as vossas ideias.
Acham que a falta de segurança é real?
Ou é uma manobra fomentada pelos US para promover tecnologia made in USA?

Pessoalmente penso que é mais a segunda hipótese.
 
Eu tenho a minha própria teoria.

Não acredito que essas marcas chinesas no momento apresentem problemas de segurança, mas tem riscos.

Em caso de conflito
1) Falta de Suporte
2) Não disponibilizarem correções a vulnerabilidades encontradas.
3) Não venderem licenças o que torna os equipamentos em "torradeiras"
4) Caso a NSA queira abrir os seus próprios buracos nessas redes os chineses saberiam o que e como pois necessitavam o suporte deles.
etc

Claro que os USA também tem interesse apesar de nenhuma das outras companhias ser americana tem negocio e empregados lá...
 
Não sei se já foi aqui debatido, mas gostava de saber as vossas ideias.
Acham que a falta de segurança é real?
Ou é uma manobra fomentada pelos US para promover tecnologia made in USA?

Pessoalmente penso que é mais a segunda hipótese.

Sim, a falta de segurança é real.

Mas é tão real quanto a falta de segurança de uma eventual opção por tecnologia americana...

O ideal era uma solução baseada em tecnologia europeia.. mas as empresas europeias do sector, outrora lideres, agora andam pelas ruas da amargura.... (Nokia, Ericcson, Alcatel, .... )
 
Sim, a falta de segurança é real.

Mas é tão real quanto a falta de segurança de uma eventual opção por tecnologia americana...

O ideal era uma solução baseada em tecnologia europeia.. mas as empresas europeias do sector, outrora lideres, agora andam pelas ruas da amargura.... (Nokia, Ericcson, Alcatel, .... )
Acredito que Huawei possa ser uma porta de entrada para a China espiar, a questão é que uma Qualcomm ou Intel por exemplo serão uma porta para a NSA e CIA. Venha o diabo e escolha...
 
Em que evidencias te baseias para dizer isso?

É publico que a Huawei tem ligações ao estado chinês.

Não quero com isto dizer que hoje em dia existe um risco.

Mas, em caso de guerra, nada impede o estado chinês de através dessas ligações, infiltrar-se nas ditas redes 5G, com todas as consequências que daí podem advir...

O grande risco é que ao contrário das redes 3g/4g atuais, baseadas em hardware de vários fabricantes (antenas huawei, routers nokia, switches alcatel, ....) , nestas redes 5G, o que se anda a implementar são soluções baseadas em hardware/software de um único fabricante.. isto aliado às redes de fibra ótica, que já estão parcialmente neste modelo, dá um poder brutal a quem quer que pode vir a ter acesso priviligiado à rede...

Isto tudo também se aplica à solução norte-americana... O grande interesse dos EUA, disfarçado de preocupação, não é o eventual acesso que a China possa ter... É tentarem eles próprios vir a ter esse acesso...

E a Europa, outrora lider nestas coisas, anda z nadar na maionese, com empresas que foram lideres nas geraçoes anteriores, e nesta nova geração 5G, aparentemente, desapareceram do mapa...
 
É publico que a Huawei tem ligações ao estado chinês.

Tudo na china está ligado ao estado chinês, mas se tivesse backdoors provados ninguém usava nem em 2g/3G/4G, FTTH, etc




O grande risco é que ao contrário das redes 3g/4g atuais, baseadas em hardware de vários fabricantes (antenas huawei, routers nokia, switches alcatel, ....) , nestas redes 5G, o que se anda a implementar são soluções baseadas em hardware/software de um único fabricante.. isto aliado às redes de fibra ótica, que já estão parcialmente neste modelo, dá um poder brutal a quem quer que pode vir a ter acesso priviligiado à rede...

Todas as redes de grandes operadores tem sempre varias marca, nunca tudo é do mesmo por variadíssimas razões, isto não justifica nada.



Isto tudo também se aplica à solução norte-americana... O grande interesse dos EUA, disfarçado de preocupação, não é o eventual acesso que a China possa ter... É tentarem eles próprios vir a ter esse acesso...

Não existe solução Norte-americana, simplesmente actualmente não existe nenhuma marca americana no mercado que posso dar soluções 5G, apenas Chinesas, europeias e possivelmente Koreanas e Japonesas, se há diz-me quais, a Motorola ja não está no mercado e era a opção made in USA, alcatel Lucente já é parte da NOKIA.


E a Europa, outrora lider nestas coisas, anda z nadar na maionese, com empresas que foram lideres nas gerações anteriores, e nesta nova geração 5G, aparentemente, desapareceram do mapa...

Nada disso, Ericsson e Nokia continuam grandes player, simplesmente a solução da Huawei é bastante boa e com bom preço, mas a Ericsson continua a ser líder de mercado.



Se achas que estou errado prova-me o contrario :)
 
O USA preocupado com segurança, sendo que é a pátria mãe do facebook, google, etc é de rir. A grande preocupação dos estados unidos está associado ao avanço que a china está a conseguir nos mais variados sectores tecnológicos. ainda ontem estive a ver o 60 minutos na sic noticias e estavam a falar do avanço que a china está a conseguir face aos USA em veículos elétricos e automatização.
na minha opinião isto é uma tentativa de atrasar a China. porque já pouca gente tem duvidas que num futuro muito próximo vão tornar-se a maior potencia econômica mundial.
mas também sei que provavelmente a china era utilizar os dados que conseguir para promover a sua economia. mas os estados unidos não são muito melhores.
China's drive to dominate the electric car industry
Michael Dunne: If we wait to 2025, China will be making 5 million a year, and if we're still making a half a million, oh, now all of the technology and design engineering is concentrated in China. How do you catch up with that?
 
Última edição:
dado ao que rola no EUA, isto do 5G vindo deles, é apenas balelas, pois estão a ficar para trás no que toca a inovação, e estão a ver se os outros vão a reboque, enfim mais vale deixa-los andar , venha o 5G que já cá faz mais que falta.
 
Não tenho dúvidas que basta o estado chinês querer e tem as portas abertas em qualquer empresa chinesa. Isso é importante e não é de desprezar.
Para além disso o estado chinês tem tido uma política de branqueamento total a actividades ilícitas de roubo de tecnologias de empresas de todo o mundo. É práticamente impossível preseguir empresas chinesas por violação de patentes.

Dito isto, basta o estado americano desejar e tem básicamente o mesmo acesso nas suas empresas.

Mas o que está em causa é uma gerra comercial pelo domínio de uma tecnologia base de infraestruturas fulcrais a médio/longo prazo.
Aí compreendo o argumento. É difícil confiar cegamente em países como a China, Russia e outros que tais, pelo que seria desejável desenvolver soluções equivalentes em todo o mundo. Resta é estarem dispostos a pagar por isso, e nos USA, Europa e Japão/Coreia do Sul nenhuma empresa parece conseguir oferecer o mesmo ao mesmo preço.
Mas isto é válido para diversos sectores da economia, depender de poucos agentes é sempre má ideia.

A China depende do mercado externo para crescer, se se descobre que anda a usar a suas empresas para espionagem e etc, haverá uma reacção imediata de todo o mundo e ficam isolados.
Por muito mau que seja o impacto inicial de ficar sem 5G nos países, o impacto para a China seria bastante pior.
 
Mas afastar marcas de projectos também representa a perda de empregos para o país.

Tudo bem que são chinesas mas há em Portugal as Coreanas noutros sectores do mercado.

Não li isso tudo por aqui mas acho que os motivos dessa decisão podem ser outros.
 
Back
Topo