Huawei P30 e P30 Pro

Pessoal, provavelmente já foi mencionado aqui, mas não quero estar a ler o tópico todo à procura. :p

Comprei um P30 Pro para oferecer à minha irmã, ele traz alguma capa de proteção, mesmo de silicone? Vi alguns videos de unboxing e só num deles é que mencionaram a capa, nos outros ou esqueceram-se ou não trazia...
 
Até a minha namorada que não percebe nada de fotografia diz que as fotos ficam estranhas em retratos, tirando em plena luz do dia.

O facto de não poderes desligar o "efeito hdr" (em fotografia chama-se tone mapping) é muito irritante.
Tiras uma foto a uma pessoa e o "efeito hdr" vai acentuar tudo o que é borbulhas, manchas, basicamente todos os traços que a pessoa tem.

Eu tive um P30 normal, estava desiludido, arranjei um P30 Pro e continuei igual, tirando a câmara principal ter OIS e mais zoom (não sendo necessariamente melhor), os problemas do P30 mantiveram-se porque o software e o hardware são iguais.]
No modo retato ao desligarmos o modo "Beleza" para 0 (zero), os retratos ficam bastante fieis à realidade.


Quanto às diferenças de qualidade fotográfica entre o P30 normal e P30 Pro são praticamente imperceptíveis e em termos de zoom até é mais versátil (e útil) os 3x do normal do que os 5x da versão Pro, precisamente pelo facto de ser uma lente "fixa".
 
Pessoal, provavelmente já foi mencionado aqui, mas não quero estar a ler o tópico todo à procura. :p

Comprei um P30 Pro para oferecer à minha irmã, ele traz alguma capa de proteção, mesmo de silicone? Vi alguns videos de unboxing e só num deles é que mencionaram a capa, nos outros ou esqueceram-se ou não trazia...
Alguém?
 
Eu sou um dos que está algo desiludido com a câmara, por vários motivos:

O white balance em situações complicadas fica a anos-luz de um Samsung, iPhone ou Pixel de topo. Fica atrás também que qualquer smartphone com a GCAM.
Tons muito amarelados, excesso de saturação em muitas das ocasiões e tons de pele super irrealistas.
Até a minha namorada que não percebe nada de fotografia diz que as fotos ficam estranhas em retratos, tirando em plena luz do dia.

O facto de não poderes desligar o "efeito hdr" (em fotografia chama-se tone mapping) é muito irritante.
Tiras uma foto a uma pessoa e o "efeito hdr" vai acentuar tudo o que é borbulhas, manchas, basicamente todos os traços que a pessoa tem.
Dá para dar a volta à coisa usando o modo "pro" mas aí perdes a gama dinâmica no resto da foto. É assim tão difícil remover o "efeito hdr" das caras das pessoas?
Já tive Samsungs e Xiaomis que não faziam nada disto e a cena é que não dá para desligar.
Depois, o facto desse efeito não ser muito constante, e o resultado final ficar muitas vezes artificial, faz com que acaba por ser uma situação de "lose lose".
Se ao menos se conseguisse ir buscar quase todos os highlights e as sombras, como fazem os Pixel ou os Samsung mais recentes, menos mal, mas o "tone mapping" da Huawei deixa muito a desejar principalmente para quem gosta das fotos com um tom mais natural.
Não percebo onde é que está a dificuldade em colocar um ícone para ligar e desligar o modo hdr.
Bem sei que existe um modo hdr em separado, que curiosamente tem resultados mais naturais, mas que também só parece usar uma foto para o tal efeito.
A concorrência está a milhas neste quesito, tal como na questão do balanço de brancos.

A diferença de cores entre as três câmaras é, na grande maioria das vezes gritante. A câmara ultra-wide tem uns azuis mais fortes, um processamento mais agressivo "o tal efeito hrd" do que a câmara normal.
Já a câmara zoom tem uns vermelhos/laranjas muito diferentes da câmara principal, com pouca saturação e pouca nitidez, coisa que curiosamente as outras câmaras têm a mais, principalmente à noite.

O modo nocturno sofre do mesmo mal das duas primeiras falhas: balanço de brancos completamente fora, na maior parte das vezes com tons demasiado amarelados, e o tone mapping ou "efeito hrd" é exagerado e nada natural. Mais uma vez, a concorrência da altura (iPhone 11, Pixel 4 e Galaxy S10) fazem um trabalho muito superior.
Há fotos que eu tiro e que simplesmente apago depois, tal é a discrepância entre o que se vê e o que sai na foto. Mais uma vez, colocar um botão para desligar o "efeito hdr" não incomodava ninguém e só daria mais flexibilidade para o pessoal escolher.

A nível de sharpness e de redução de ruído acho exagerado, em fotos à noite, pois as coisas perdem textura e ficam super nítidas (no mau sentido).
Mais uma vez, os Pixel e os iPhone têm um equilíbrio nitidez/ruído/textura incrível quando comparados aos Huawei. A Samsung fica a meio caminho entre a Huawei e os topo que referi antes.

O vídeo acho curiosamente que até é onde o smartphone se porta melhor, boa estabilização, boas cores e bom equilíbrio entre redução de ruído, nitidez e textura.
Pena que a discrepância das cores entre câmaras seja igualmente má como é nas fotos, principalmente da câmara principal para a zoom.
Só tenho duas coisas a apontar, uma é o facto da transição entre câmaras ser bastante abrupta, (nisso os iPhone estão a léguas de distância) e o facto de ser moroso e difícil fazer o scroll entre a câmara principal e a de zoom, porque o scroll deveria fazer uma "pausa" quando se chega aos 5x, mas segue sempre para o zoom digital como se não se passasse nada.
Ou seja, ou saltas directo para o zoom 5x ou então tens de aumentar o zoom devagar e parar na altura certa. É a pior implementação que vi num smartphone com várias câmaras, nem sei como é possível numa marca como a Huawei.

Eu tive um P30 normal, estava desiludido, arranjei um P30 Pro e continuei igual, tirando a câmara principal ter OIS e mais zoom (não sendo necessariamente melhor), os problemas do P30 mantiveram-se porque o software e o hardware são iguais.
Ou seja, a nível de câmara fotográfica, fiquei desiludido, trabalho na área da fotografia há 14 anos e vinha com grande esperança de usar o smartphone para sacar grandes fotos mas, principalmente a fotografar pessoas ou à noite, o smartphone fica muito aquem daquilo que eu esperava dele.

A minha namorada tem um iPhone X, e tem um S10 da empresa, uso mais o smartphone dela quando estamos juntos do que o meu, quando não tenho a minha câmara comigo, claro.
A minha irmã tem um Xiaomi Redmi Note 8T (160€) e eu prefiro as fotos do smartphone dela à noite e em situações de luz difíceis porque a Gcam faz um trabalho incrível. Desse para instalar a Gcam no smartphone e eu ficava contentíssimo.
Isto tudo só para dizer que, com implementações simples a Huawei poderia ter umas fotos bem melhores e mais naturais, ou pelo menos dar-nos a possibilidade de escolher.

Vou andar com o smartphone mais um ano e ver o que sai para o ano, mas não torno a comprar Huawei.


Algo de muito estranho passa-se, ou ao tirar as fotos (devem ter algo selecionado ou algo do género que não deveria estar ativo)ou algum erro de hardware (como aconteceu com o p30 e agora com o p30 pro acho pouco provável que seja defeito).
A nível de pessoas acho muito capaz, principalmente comparado com os que referes :
HI-BOKEH-with-MID-BEAUTY__ResizedImageWzgwMCwxNzM3XQ.jpg


NIGHT-MODE-1__ResizedImageWzgwMCwxMDY3XQ.jpg
 
Algo de muito estranho passa-se, ou ao tirar as fotos (devem ter algo selecionado ou algo do género que não deveria estar ativo)ou algum erro de hardware (como aconteceu com o p30 e agora com o p30 pro acho pouco provável que seja defeito).
A nível de pessoas acho muito capaz, principalmente comparado com os que referes :
HI-BOKEH-with-MID-BEAUTY__ResizedImageWzgwMCwxNzM3XQ.jpg


NIGHT-MODE-1__ResizedImageWzgwMCwxMDY3XQ.jpg

Eu não gosto de tirar fotos no modo de retrato por causa do bokeh, que é bastante artificial e o recorte deixa a desejar.
Sou "fotógrafo" entusiasta há uns 13/14 anos, tenho duas câmaras (DSRL e Mirrorless) e estou habituado ao bokeh natural, é tão fácil detectar quando a foto é tirada a partir de um smartphone.
A primeira foto foi tirada em condições de luz boas, se o cenário envolvesse uma gama dinâmica maior o modo de retrato já não é grande coisa, e nem estou a falar do bokeh.

Com isto não quero dizer que queria a qualidade de uma dsrl/mirrorless num smartphone, mas antes a opção de escolher se quero tirar uma foto com o "tone mapping" ligado (o tal efeito hdr) ou não, como dá para fazer em todas as marcas que já usei.
Mesmo que não desse, não faz sentido que uma foto no modo normal tenha a cara toda "editada" onde as imperfeições ficam ainda mais visíveis.
O AI serve para isso mesmo, no modo normal deveria saber que não deveria extrair o máximo de gama dinâmica na cara das pessoas, isso é básico.
Mesmo que não seja em caras, chateia-me o facto de não dar para desligar o processamento "hdr" no modo normal, mais uma vez, todas as marcas que já usei (Samsung, Xiaomi, Pixel, iPhone) davam para fazer isso.
 
P30 lite new edition 250€, será que compensa? Sendo new edition terá os mesmo problemas que o irmão p40 em serviços Google? Obrigado pela ajuda
Tem os serviços google mas está muito caro para o que vale, a esse preço compras um nova 5t que é superior e também tem os serviços google,
 
Voltando ao tema do som que baixa automaticamente, quando temos aplicações de música, YouTube etc, já alguém conseguiu resolver?

É mesmo incomodativo, apercebi-me que até mesmo quando tenho o alta voz, o som da coluna baixa ao fim de uns segundos.

Há alguns sites que recomendam fazer k wipe do cache partition, mas quando ligo o telf com o botão power e volume up não vejo opção do "wipe cache partition"
 
Vi agora 2 vídeos de testes de áudio sync e por Bluetooth ou não, o lag para mim é aceitável e depois vi uns vídeos de música etc e não tenho quebras de sync. O meu YouTube está desactivado, não sei se tem a ver ou não. Testei numa coluna e com headphones.
 
Vi agora 2 vídeos de testes de áudio sync e por Bluetooth ou não, o lag para mim é aceitável e depois vi uns vídeos de música etc e não tenho quebras de sync. O meu YouTube está desactivado, não sei se tem a ver ou não. Testei numa coluna e com headphones.
Se eu tiver headphones ouço sempre bem. O problema é quando o som sai pelo telf. Mas tu não deves ter esse problema, senão já te terias apercebido
 
Penso que deve ter a ver com as últimas atualizações. Antes quando se ia às definições do som só via 3 opções, agirá vejo 4. (multimedia, som de toque, alarme e chamada)

Ao terem mexido nisso devem ter criado ali algum bug que em conflito com alguma definição, esteja a causar isto. A meu ver é muito grave. Não consigo fazer chamadas em alta voz, ouvir música no telm, ver TV...
 
Back
Topo