Hub ou Switch?

AlmaMater

Power Member
Queria partilhar a ligação por Cabo do modem ethernet por 2 pc´s, neste momento tenho os 2 pc´s ligados em rede atraves de cabo crossover.

Para fazer a partilha da ligação posso ligar o Modem à HUB e depois ambos os pc´s tb ligados á Hub com cabos simples?

Ou a HUB n serve pa isso e tem que ser um switch que depois distribui pelos 2 pc´s?

Andei a ver os topicos mas n encontrei nada do genero..sorry
[]s
 
Nem um HUB nem um SWITCH. Necessitas de um ROUTER.

Caso querias manter a configuração actual, configura o ICS e partilhas a net para o Pc secundário.

Faz um search pelo forum por 'router' e vais encontrar alguns tópicos.
 
Última edição:
AlmaMater disse:
Fixe.. eu achava que sim pk penso que dá para configurar o switch em NAT etc e fica a funcionar! n sabia era se a Hub tb podia funcionar..

a 22€ ja se compra um switch..:)

pois...foi por isso que eu apaguei a mensagem...não tinha visto que era cabo...e entre um Switch bom realmente vais vale pores um router que deve ficar quase ao mesmo preço e sempre tens mais um nível para mexer... (não tou a par dos preços)
 
So uma questão... os Routers têm entradas Rj45 (para ligar o modem)?

Mas tenho que comprar um router pa esse efeito penso eu pk os que conheço são adsl e tem entrada telefonica normal..
 
fap disse:
pois...foi por isso que eu apaguei a mensagem...não tinha visto que era cabo...e entre um Switch bom realmente vais vale pores um router que deve ficar quase ao mesmo preço e sempre tens mais um nível para mexer... (não tou a par dos preços)

Fap, aconselho-te a apagar este último post tambem. :p (não faz sentido)
 
AlmaMater disse:
So uma questão... os Routers têm entradas Rj45 (para ligar o modem)?

Mas tenho que comprar um router pa esse efeito penso eu pk os que conheço são adsl e tem entrada telefonica normal..

Provavelmente o Router que comprares, tanto dá para Cabo como para ADSL.

Aconselho um D-Link DI604, ronda os 40/50€.

Não te preocupes com as entradas.
 
Max[x] disse:
Fap, aconselho-te a apagar este último post tambem. :p (não faz sentido)

não sei porquê...porque falei dos preços? eu disse que não estava mesmo a par...de resto...que é que eu disse? que mais valia um router que te permite ter controlo sobre mais um nível da camada OSI que não consegues ter com o Switch (e logo, teres as vantagens que isso te proporciona)...é que tirando isso, não são assim tão diferentes
 
Código:
...que mais valia um router que te permite ter controlo sobre mais um
 nível da camada OSI que não consegues ter com o Switch

O que estás a dizer aqui é que o switch funciona na Layer 2. Até aqui tudo bem.

Mas repara, para um switch fazer NAT, não pode trabalhar na Layer 2 (MAC), mas sim na Layer 3 (IP).

Ou seja, um switch de Layer 3 não custa meia dúzia de tostões, logo nem se coloca aqui essa hipótese. A menos que ele queira fazer um crédito ao banco só para partilhar net entre 2 Pc's.
 
Max[x] disse:
switch de Layer 3 não custa meia dúzia de tostões, logo nem se coloca aqui essa hipótese. A menos que ele queira fazer um crédito ao banco só para partilhar net entre 2 Pc's.


e foi por causa disso e sem ter conhecimento de causa que eu disse para ele passar para um router :)
 
Max[x] disse:
Código:
Ou seja, um switch de Layer 3 não custa meia dúzia de tostões, logo nem se coloca aqui essa hipótese. A menos que ele queira fazer um crédito ao banco só para partilhar net entre 2 Pc's.[/QUOTE]


Chama-se router. R-O-U-T-E-R
O switch só passa do layer 2 quanto tem ferramentas de manutenção que necessitem do layer 5.
 
Max[x] disse:
Resumindo, switch/NAT = Router.

Não, NAT é uma coisa completamente à parte.
Com um switch não te podes ligar à netcabo.

Com um router já de podes ligar à netcabo, mas como só tens 1 IP público só podias ligar um PC à netcabo.

Com um router que faça NAT já podes fazer tudo o que pedes ( o que é o que normalmente se faz, e 99% dos routers domésticos já fazem).
 
Tafinho disse:
Não, NAT é uma coisa completamente à parte.
Com um switch não te podes ligar à netcabo.

Com um router já de podes ligar à netcabo, mas como só tens 1 IP público só podias ligar um PC à netcabo.

Com um router que faça NAT já podes fazer tudo o que pedes ( o que é o que normalmente se faz, e 99% dos routers domésticos já fazem).

Tafinho, não estás a perceber! Lê o meu primeiro post.

Nem um HUB nem um SWITCH. Necessitas de um ROUTER.

O que eu quis dizer com Switch/NAT= Router é que se existe um aparelho que faz switching e NAT, logo é um Router.

A questão que se levantou era se existia algum tipo de Switch que fazia NAT.

No meu entender não existe, porque para ligar duas redes, neste caso uma pública e uma privada, é necessário um Router, e para partilhar um ou mais IP's públicos é necessário NAT (tambem pode ser ICS no caso de ser só um).

Mas o fap levantou essa questão e durante uma pesquisa encontrei isto: Marvell Offers the Industry's First Network Address Translation Solution for Commercial Ethernet Switches

Então fiquei com dúvidas se o termo Ethernet Switches se aplicava ao conceito de switching ou ao aparelho físico Switch.

Na dúvida, supondo que existisse (não acredito), teria custos elevados.
 
Sunnyvale, California, (June 18, 2001) — Marvell (NASDAQ: MRVL), a technology leader in the development of extreme broadband communications solutions, today announced the availability of the industry's first hardware implementation of Network Address Translation (NAT) in commercial Ethernet switching devices. The NAT solution was developed by Marvell's Galileo Technology Division and operates with the Company's GalNet®-3 family of Layer 3/4/5 converged voice/video/data switch processors. The addition of NAT support in the GalNet-3 multi-layer switch family enables advanced server load balancing and Layer 4 switching, further establishing Marvell's position as the leading switching integrated circuits provider for IP networks.

Não é um switch.
É NAT por hardware. Nada de especial.
 
Back
Topo