1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Hub ou Switch?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por AlmaMater, 24 de Junho de 2004. (Respostas: 17; Visualizações: 1207)

1. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Queria partilhar a ligação por Cabo do modem ethernet por 2 pc´s, neste momento tenho os 2 pc´s ligados em rede atraves de cabo crossover.

Para fazer a partilha da ligação posso ligar o Modem à HUB e depois ambos os pc´s tb ligados á Hub com cabos simples?

Ou a HUB n serve pa isso e tem que ser um switch que depois distribui pelos 2 pc´s?

Andei a ver os topicos mas n encontrei nada do genero..sorry
    []s

2. Max[x]

Max[x] Power Member

Nem um HUB nem um SWITCH. Necessitas de um ROUTER.

Caso querias manter a configuração actual, configura o ICS e partilhas a net para o Pc secundário.

Faz um search pelo forum por 'router' e vais encontrar alguns tópicos.

Última edição: 24 de Junho de 2004
  3. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Fixe.. eu achava que sim pk penso que dá para configurar o switch em NAT etc e fica a funcionar! n sabia era se a Hub tb podia funcionar..

a 22€ ja se compra um switch..:)

4. fap

fap Power Member

pois...foi por isso que eu apaguei a mensagem...não tinha visto que era cabo...e entre um Switch bom realmente vais vale pores um router que deve ficar quase ao mesmo preço e sempre tens mais um nível para mexer... (não tou a par dos preços)

5. AlmaMater

AlmaMater Power Member

So uma questão... os Routers têm entradas Rj45 (para ligar o modem)?

Mas tenho que comprar um router pa esse efeito penso eu pk os que conheço são adsl e tem entrada telefonica normal..

6. Max[x]

Max[x] Power Member

Fap, aconselho-te a apagar este último post tambem. :p (não faz sentido)

7. Max[x]

Max[x] Power Member

Provavelmente o Router que comprares, tanto dá para Cabo como para ADSL.

Aconselho um D-Link DI604, ronda os 40/50€.

Não te preocupes com as entradas.

8. fap

fap Power Member

não sei porquê...porque falei dos preços? eu disse que não estava mesmo a par...de resto...que é que eu disse? que mais valia um router que te permite ter controlo sobre mais um nível da camada OSI que não consegues ter com o Switch (e logo, teres as vantagens que isso te proporciona)...é que tirando isso, não são assim tão diferentes

9. Max[x]

Max[x] Power Member

Código:
    ...que mais valia um router que te permite ter controlo sobre mais um
     nível da camada OSI que não consegues ter com o Switch 
    O que estás a dizer aqui é que o switch funciona na Layer 2. Até aqui tudo bem.

Mas repara, para um switch fazer NAT, não pode trabalhar na Layer 2 (MAC), mas sim na Layer 3 (IP).

Ou seja, um switch de Layer 3 não custa meia dúzia de tostões, logo nem se coloca aqui essa hipótese. A menos que ele queira fazer um crédito ao banco só para partilhar net entre 2 Pc's.

10. fap

fap Power Member

e foi por causa disso e sem ter conhecimento de causa que eu disse para ele passar para um router :)

11. Tafinho

Tafinho Power Member

12. Max[x]

Max[x] Power Member

Resumindo, switch/NAT = Router.

Esta não percebi. Estás a dizer que se necessitar de layer 5, ja faz NAT?

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Não, NAT é uma coisa completamente à parte.
    Com um switch não te podes ligar à netcabo.

Com um router já de podes ligar à netcabo, mas como só tens 1 IP público só podias ligar um PC à netcabo.

Com um router que faça NAT já podes fazer tudo o que pedes ( o que é o que normalmente se faz, e 99% dos routers domésticos já fazem).

14. AlmaMater

AlmaMater Power Member

éé tantas respostas... assim é k é porreiro!

15. Max[x]

Max[x] Power Member

Tafinho, não estás a perceber! Lê o meu primeiro post.

O que eu quis dizer com Switch/NAT= Router é que se existe um aparelho que faz switching e NAT, logo é um Router.

A questão que se levantou era se existia algum tipo de Switch que fazia NAT.

No meu entender não existe, porque para ligar duas redes, neste caso uma pública e uma privada, é necessário um Router, e para partilhar um ou mais IP's públicos é necessário NAT (tambem pode ser ICS no caso de ser só um).

Mas o fap levantou essa questão e durante uma pesquisa encontrei isto: Marvell Offers the Industry's First Network Address Translation Solution for Commercial Ethernet Switches

Então fiquei com dúvidas se o termo Ethernet Switches se aplicava ao conceito de switching ou ao aparelho físico Switch.

Na dúvida, supondo que existisse (não acredito), teria custos elevados.

16. Tafinho

Tafinho Power Member

Não é um switch.
    É NAT por hardware. Nada de especial.

17. kazuza

kazuza Power Member

Não quererás dizer VLAN?

18. Max[x]

Max[x] Power Member

Nop, a questão que se levantou era mesmo o switch!

Partilhar esta Página