1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Hub? Switch? Router?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por estik, 25 de Julho de 2002. (Respostas: 5; Visualizações: 2689)

1. estik

estik I folded Myself

Estou meio confuso... Queria que me explicassem o que e cada uma destas coisas:
    Hub, switch e router

O problema e' que eu estou a a pensar em montar um 2º computador e queria partilhar a ligacao a net e nao sei o que adquirir...
    Eu tenho netcabo e queria usar o medem para ligar a uma "coisa" e partilhar a ligacao, ligando os computadores a essa "coisa"...

Gostava que me esclarecessem :)

Obrigados

2. Jintro

Jintro O Colaborador

esta thread, ajudou-me bastante, acho q dá para tirar todas as tuas duvidas :)
    cheers

Jintro

3. gutter

gutter Power Member

Estik:

Hub e Switch server +- pro mesmo, são repetidores.
    - o Hub repete uma trama (mensagem de rede) por todas as portas, todas maquinas apanham essas tramas mas descartam (se quiserem) se a elas nao forem dirigidas.
    - um Switch faz +- o mesmo, mas 'aprende' onde cada maquina esta e apenas repete a trama para a maquina correspondente.
    Um switch é mais eficaz que um hub porque existe menos colisões, imagina que duas maquinas transmitem ao mesmo tempo, logo na linha a mensagem vai ser 'estragada' logo tem que retransmitir de novo, no switch isto nao acontece porque so repete a mensagem para o destino, logo nao ha colisoes. E depois ha a segurança, com um HUB uma maquina na rede pode apanhar todo o trafego que por esta passa (sniffing), logo consegues apanhar passwords que as vezes passam em claro pela rede, por exemplo ao receberes mail, no pedido ao servidor de mail, envias a password em claro, legivel e nao encriptada. Isto e muito mais, logo o switch é mais rapido, mais seguro mas tb mais caro.

Um router serve para encaminhamento IP, ja tem uma noção da rede, e encaminha pacotes IP para certos destinos.

Para o teu caso, como é só duas maquinas, o melhor mesmo é 3 placas de rede, 2 pro pc com cabo, uma pro outro pc, um cabo crossover a ligar os dois pc's e Internet Connection Sharing pra cima.
    Nessa tread que o Jintro te indicou eu expliquei como eu uso em casa, caso tenhas alguma divida, nao e hesites em perguntar, ok ????

Fica bem

4. estik

estik I folded Myself

Ja estou a perceber +/-, eu so disse que queria um hub/switch porque podia vir a ter mais computadores e ja dava para todos, mas ja estou mais esclarecido.
    Obrigado

5. yostore

yostore Guest

Boa Tarde!

Pude ler que já estavas a perceber da coisa :) e ainda bem, mas só te quero informar de uma coisa que às vezes as pessoas se esquecem...
    Li que pediste essa informação porque pensaste em ter mais do que os dois computadores, agora a questão reside no ponto de se fizeres a rede com mais do que dois computadores e queres ter internet em todos os computadores, e pelo que percebi a ideia era saber qual o melhor para distribuir a internet por mais que dois computadores... se eu percebi bem, a solução para ti vai ser o routter, a não ser que o teu pacote de netcabo seja empresarial e te permita mais que um ip, visto que com o hub ou switch ele não distribui o mesmo ip por todas as maquinas e a netcabo não permite mais do que um ip por conta a não ser que esteja no contracto.

xau fikem bem :D

yostore

6. Tafinho

Tafinho Power Member

Nada como usar o computador que está ligado ao cable modem como dhcp server , no w2k/xp basta ligar "Share this connection"

Em linux/Mandrake sigam o botão para partlhar que ele faz tudo , em Linux/Suse não façam nada que ele ja faz isso automaticamente

Partilhar esta Página