1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Hubs e Routers... redes XP...help

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por E_Z_KILL, 21 de Janeiro de 2003. (Respostas: 31; Visualizações: 2113)

1. E_Z_KILL

E_Z_KILL Power Member

Boas.

Tenho o seguinte problema:

Tenho 3 máquinas exactamente iguais (P4 2.5 Ghz, 512 DDR, Asus PS533-E com rede on-board), e todas com XP licensiados em Portugês.

Não consigo estabelecer a rede com um Hub/Switch Micronet 8 Portas mas consigo com um Router Linksys 8 Portas.

Pergunta:

Como é possível ter rede com um router e não com Hub ?
    Já testei com placas PCI e o resultado é o mesmo.
    Drivers actuais, updates, Service Pack 1, tudo... o problema persiste.

Se alguém me conseguir explicar o que um Router faz para além de partilhar a Internet e como funcionam com os Ip´s agradecia profundamente.

Um abraço,

:( Easy :(

2. kazuza

kazuza Power Member

Bem, antes de mais, vamos lá a ver:
    A diferença entre os dois, é que o switch faz o endereçamento de pacotes inteligentemente (apenas para a sub-rede pretendida), ao passo que um hub faz broadcast maciço para toda a rede física.

Ou tens um hub, ou um switch, nunca as duas coisas!

Um router, é um pequeno aparelho (ou computador) que te faz a tradução (translação) da gama de IPs:

Por exemplo, pega num IP dado pelo teu ISP (ex: 132.13.57.198), e converte-o para a gama de IP's na qual assenta a tua rede (geralmente 192.168.0.xxx), como que "separando as duas redes".
    Chama-se a isto NAT (Network Adress Translation)

O teu problema, reside no facto do teu router fornecer IP's por DHCP, coisa que um hub não faz!
    Se queres configurar a rede usando esse hub, vais ter que configurar os IP's das máquinas manualmente (à la pata!)

Se tiveres mais dúvidas, ou se eu não tiver sido claro, diz qq...

3. E_Z_KILL

E_Z_KILL Power Member

Para já... obrigado pela tua resposta...

Já tentei até com ip´s fixos e não consegui rede.
    Terei de desligar o DHCP no WinXP para usar os Ip´s fixos ?
    Já agora alguém sabe instalar o Protocolo Netbui no XP... nao sei como o fazer...

Help !!

4. kazuza

kazuza Power Member

Se queres utilizar esse hub, VAIS TER de utilizar IP's fixos.Para assignares IP's às máquinas, tens de desligar o DHCP...

Quanto ao usares o protocolo NetBUI no XP, nunca experimentei, mas de qualquer modo, não te aconselho.

Uma boa ideia, seria transformares uma dessas máquinas num servidor, ou então, se tiveres internet, usares antes o router.
    Se fores pela primeira hipótese (poderás fazer dele um servidor DHCP, DNS e Gateway, o que te simplificará um pouco a tarefa!)

Inscreve-te na M$ para uma licença server.NET gratuita, com licença válida para um ano, caso queiras experimentar, porque sistemas servidores para o Zé povinho, ou Linux, ou então, muito $$$$$)

5. kazuza

kazuza Power Member

Ah, não te esqueças também que para estarem "em rede", têm que estar dentro do mesmo grupo de trabalho e com a partilha de ficheiros activa.
    É um pormenor que muita gente se esquece.

Monta a rede, liga as máquinas fisicamente, atribui-lhes IP's estáticos, liga-as em rede e tenta pingá-las uma a uma. Se houver resposta, só tens que configurar o grupo de trabalho, partilhas e (se quiseres) políticas de rede...

6. banid0

banid0 Power Member

Hmmm isto é e não é verdade. Se formos perfeccionistas, vemos que hub quer dizer concentrador, e que redistribui a informação para todas as portas.Até aqui tudo bem.Já o switch quer dizer comutador,ou seja que "pega" na informação e ve para que PC vai(a tal distribuição inteligente :p ) permitindo aos PC's comunicarem aos pares. Só que o switch também acumula a função de concentrador já que a informação e concentrada(sendo ate aqui igual ao HUB) e depois enviada apenas para os sítios necesários).É por isso que vemos também as vezes o termo "switching-Hub". :) Mas atenção que ás vezes são apenas hub's com nome pomposo.Enfim apartir daqui não me pecam para distinguir pelos nomes :P ... se alguem o quiser fazer :-D

Hmmm again :0001: Isto do estar em rede e muito subjectivo.
    Há ppl que considera em rede a partilha de ficheiros,impressoras bla bla bla. Mas isto é uma rede já á um nível mais alto,mais user friendly. Estar em rede (para mim!) e quando dois PC's comunicam (recebem e enviam pacotes) que é testado com o fantástico PING :p Para isto apenas é necessário terem a mesma GAMA de Ip's (XXX.YYY.YYY.YYY - Rede de classe A , XXX.XXX.YYY.YYY - Rede de classe B e XXX.XXX.XXX.YYY rede de classe C em que os YYY são os número que individualizam o PC em questão e os XXX os que individualizam o "operador" da rede por ex na internet.Não estou a ver comom explicar isto melhor :) )

Bem já me estou alongar muito. Para quem gosta de redes e está a comcar vai achar o meu post interessante;para quem não gosta já desistiu á muito;para quem gosta e ja esta num estagio avancado vai achar ridiculas as analogias e a falta de termos tecnicos. Enfim não se pode agradar a todos :p

***** koisa que eu possa esclarecer peçam.

PS: Já agora para quem puder responder: Imaginem que tenho um router a "servir" internet mas so com 4 portas e quero mais; basta ligar um hub a uma porta do router? e preciso mais alguma koisa? n sei se esta duvida estara relacionada com o que se leu acima...

Portem-se :D

7. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Eu aconselho-te a criares uma thread nova com isso para não baralhar esta... anyway acho que se puderes configurar uma das portas para algo equivalente às portas "uplink" dos hubs acho que podes ligar um hub a essa porta e aumentar assim o nº de portas. (PS: Isto é uma suposição nunca testei isto na realidade sequer)

E_Z_KILL liga um dos PCs à porta uplink do hub/switch (esse será o server). Os outros PC's liga às restantes portas do hub.

Depois vai ao Start -> Programs -> Acessories -> Communications -> Network Setup Wizard.

Este wizard do XP permite-te configurar uma rede básica com partilha de internet. Se quiseres explicação detalhada da atribuição de IP's diz (e procura neste fórum em posts antigos antes).

8. d_only_1

d_only_1 Power Member

Basicamente, se tivermos só um hub (e não um router) e quisermos ligar 2 ou mais comps em rede, com acesso partilhado à rede (cable modem), um deles terá sempre q ser servidor, é isso? É q tb tenho uma rede assim cá em casa e é um pouco chato pq um dos comps tem q estar sp ligado pra fornecer net aos outros.... :( Queria uma solução q na passasse por um computador em servidor, mas pelos vistos só com router, certo?

9. kazuza

kazuza Power Member

Ou tens um router, ou um computador a executar essa função.

banid0> Não leste o meu post até ao fim! :mad:

Se quiseres ter net em mais do que 4 máquinas (as portas do router que tens), tude depende de 1 factor:

Com DHCP: Cada porta do router liga a um switch > Todas as máquinas com DHCP (máximo 253 máquinas por router)

Sem DHCP: Outro router ligado à porta 4 ou uplink (geralmente partilhadas) > Cada porta do router=1 máquina com IP estático (máximo máquinas com net= nº de portas que tenhas nos routers em cascata!)

Última edição: 22 de Janeiro de 2003
  10. Tafinho

Tafinho Power Member

Limitação do router, espero... A única limitação que conheço em redes internas e DHCP é o espaço endereçável em redes classe C ... cerca de 64000...
    Que por acaso também é a limitação do NAT...

11. kazuza

kazuza Power Member

A limitação de endereçamentos do router...

Parto do principio que para este caso, estamos a falar de routers pequenos (4portas), porque para redes pequenas não há necessidade de estar a investir centenas de euros num router, se não vamos necessitar de toda essa escalabilidade.

(Por exemplo, o meu router (SURECOM EP-4504AX), só permite routeamento até um máximo de 256 portas, incluindo uplinks e portas partilhadas, fazendo 253 portas disponíveis...)

Última edição: 22 de Janeiro de 2003
  12. E_Z_KILL

E_Z_KILL Power Member

Resolução do Problema :

Com as dicas do kazuza e ...
    Passou por desligar o Cliente DHCP nos Windows XP na Administração de serviços e atribuir IP fixos em todas as máquinas e ainda Activar o protocolo NetBios no TCP/IP !

O problema na minha opinião foi mesmo o Cliente DHCP de cada WinXP que se queriam sobrepor uns aos outros.

Nunca pensei que mesmo tendo 3 máquinas XP teria estes problemas... enfim... :rolleyes:

Pra responder a alguém se bastava ligar mais um hub ao Router para poder ligar mais Computadores... Sim... para isso basta ligar a porta Uplink do Hub ou Switch a uma das portas do Router. Onde trabalho está configurada desta forma e com boa prestação !!

Obrigado pela ajuda de todos mais uma vez e um abraço !!

:) Easy :)

13. banid0

banid0 Power Member

Pk a uplink? so da esta?anyone? specs? :P

14. kazuza

kazuza Power Member

O que ele queria dizer, é que podes ligar um SWITCH (um hub por DHCP não dá!), a qualquer porta do router para teres net/rede em todas as máquinas...

15. Tafinho

Tafinho Power Member

Porquê ?!?!? Só porque tu dizes... Só pode!!

Claro que podes ligar um hub à saída do router que ele come da mesma

16. kazuza

kazuza Power Member

Por DHCP?

(Ò bai-me ao binho...) :D

17. banid0

banid0 Power Member

esperem vá ponham as coisas em pratos limpos

para um router pa hub da? so na uplink? ou em ***** uma? com dhcp? sem? explikem de uma forma mais clara e cheguem a um consenso sff :p

PS : que tipo de cabo usamos ROUTER->HUB? cruzado ou "direito"?

18. kazuza

kazuza Power Member

Esclarecendo...

Um hub, não consegue operar por DHCP, um SWITCH sim!

Podes ter rede/net com um HUB, mas tens de configurar o router com os IP's fixos, o que no caso dos CISCO é um grande berbicacho (aquela cena vem toda fechada...)

O SWITCH liga a qualquer porta do router (excepto WAN, ou uplink se partilhada com outra porta)

Cabos CrossOver (vulgo 536A) só se usam em ligações directas entre PC's (e alguns HUBS antigos...)

Em todas as ligações, neste caso, usam-se cabos directos (StraightThrough> 536B )

Em caso de dúvidas sobre as ligações dos cabos...

www.hardwarebook.net

Última edição: 23 de Janeiro de 2003
  19. Tafinho

Tafinho Power Member

Kazuza, vamos ver se entendemos umas coisas:

DHCP , funciona em layer 5, sobre UDP, portos 67 e 68

Hub, funciona em layer 2, uns abaixo do DHCP
    Switch, funciona em layer 2, mas é um POUCO mais inteligente que o hub (umas não-tão-raras excepções trabalham no layer 3, mas isso já é outra historia)

router, funciona em layer 3...

Agora como facilmente podes perceber, nem um switch faz DHCP nem nada impede um hub de trabalhar numa rede com DHCP, são coisas completamente diferentes que funcionam a níveis diferentes e tão-se nas tintas uns para os outros...

Última edição: 23 de Janeiro de 2003
  20. kazuza

kazuza Power Member

Última edição: 24 de Janeiro de 2003

Partilhar esta Página