Hubs e Routers... redes XP...help

Originally posted by Tafinho
DHCP , funciona em layer 5, sobre UDP, portos 67 e 68

Hub, funciona em layer 2,
(...)

ya eu sei ke as DHCP sera algo por software , corrijam-me se estou errado, e o routeamento de informacao se faz a um nivel mais baixo.

logo eu se fosse a "votar" votava no ke o tafinho diz

mas pelamor de Deus:

ENTENDAM-SE :p :p :p

eh eh eh thanks por td ppl
 
Originally posted by kazuza
Tafinho, a generalidade dos routers tem switch incorporado...

A generalidade dos routers NÃO tem switch incorporado....

A generalidade dos routers tem mais que 3 portas, e não é por isso que são switches...

Switches olham para o cabeçalho ethernet de um pacote ethernet e reenviam-no para a porta para onde pensam que está o destinatário.

Um router olha para o cabeçalho IP de um pacote IP e envia-o para o interface que a tabela de expedição desse router diz que é o caminho para o destinatário.

Achas que consegues distinguir as diferenças entre os 2...?

Repete depois de mim, routers funcionam 1 layer acima dos switches, nem sequer são da mesma familia.
 
DHCP não é "por software"...

Consegues ter DHCP em DOS, e não é um ficheiro *.ini e outro *.com que vão fazer a coisa...

(Desisto! Tá mais que visto que routers não fazem comutação de pacotes...)...
 
Originally posted by kazuza
DHCP não é "por software"...

Dasse, cada tiro cada melro... impressionante...
DHCP funciona na camada aplicação (layer 5), e sim, é por software...

PS. Essa da comutação de pacotes teve piada...
Os routers fazem comutação de pacotes IP, enquanto que os switches fazem comutação de pacotes ETHERNET, ( por essa razão a internet é também conhecida por rede de comutação de pacotes, mas são SEMPRE pacotes IP), compreendes a diferença ou queres que te faça um desenho ?
 
Originally posted by kazuza
Consegues ter DHCP em DOS, e não é um ficheiro *.ini e outro *.com que vão fazer a coisa...

eu quando falei em software n me referia a um ficheirito no disco com umas instrucoes numa linguagem qualquer.

estavame a referir a camada de aplicacao do modelo OSI aplicado ao protocolo ethernet, como o tafinho disse :p .

bem ataum xegamos a conclusao que posso ligar um hub e tenhu net nesse hub. so quero saber isto:

é preciso ligar o router a porta uplink do hub??? tipo pode haver hubs ke n tenham.

thanks :)
 
Originally posted by banid0
é preciso ligar o router a porta uplink do hub??? tipo pode haver hubs ke n tenham.

Ligas a porta do router à porta de uplink do hub, se o hub não tiver porta de uplink tens de usar um cabo cruzado para ligar os 2.
 
"Kazuza, vamos ver se entendemos umas coisas:

DHCP , funciona em layer 5, sobre UDP, portos 67 e 68

Hub, funciona em layer 2, uns abaixo do DHCP
Switch, funciona em layer 2, mas é um POUCO mais inteligente que o hub (umas não-tão-raras excepções trabalham no layer 3, mas isso já é outra historia)

router, funciona em layer 3..."


erm na verdade um hub não e mais que um repetidor electrico e como tal trabalha a Layer 1 e não Layer 2 como um switch.
 
Originally posted by WarLock

erm na verdade um hub não e mais que um repetidor electrico e como tal trabalha a Layer 1 e não Layer 2 como um switch.


Hum... detecta colisões e erros de checksum ethernet... é um bocado mais que uma extensão ao fio de cobre...
 
a colisão pode ser medida a nivel electrico, a analise de frames ethernet que eu saiba o tipico hub não faz, um switch cisco por exemplo tem 3 tipos de funcionamento um em que a frame mal chega e despachada pela porta de saida, onde não ha processamento nenhum de correção de erros, é o modo mais rapido, outra em que so o header e analisado e se estiver correcto a frame é enviada para o destino e o 3º modo o mais lento de todos em que a frame e lida totalmente para memoria e analisada, se nao tiver erros é procedido o foward desta.

um hub é um aparelho layer 1 tipico, como tal nao pode analisar nada acima desse nivel, o que não quer dizer que não possam existir aparelhos hibridos que o façam, os tipicos switch de baixa gama vendidos hoje ja fazem automaticamente o crossover em todas as portas coisa que ha uns anos ninguem via.
 
Originally posted by WarLock
um hub é um aparelho layer 1 tipico

Que eu saiba os únicos componentes layer 1 são os fios de cobre e as fibras opticas (e mais alguns meios de transmissão), mesmo os repetidores não o são...

Isto por definição...

e como eu, há mais gente a pensar assim
 
CCNA Study Guide
Second Edition

Pagina 21

"hubs at the physical layer

hubs are really multiple port repeaters. A repeater receives a digital signal and reamplifies it or regenerates the digital signal, then forwards the digital signal out all active ports without looking at any data. An active hub does the same thing. Any digital signal from a segment on a hub port is regenerated or reamplified and transmitted out all ports on the hub. This means all devices plugged into a hub are in the same collision domain as well as in the same broadcast domain. A broadcast domain is defined as all devices in a network segment the hear all broadcasts sent on that segment.
Hubs. like repeaters, do not look at any traffic as they enter and are transmitted out the other parts of the physical media. Hubs create a physical star network where the hub is a central device and cables extend in all directions, creating the physical star effect. However, Ethernet networks use a logical bus topology. This means that the signal has to run from end to end of the network. Every device connected to the hub, or hubs, must listen if a device transmits."
 
Back
Topo