hubs e switch

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Ppl tenho uma questao a colocar... e possivel ligar dois switchs? Tipo em vez de comprar um de 24 portas posso ligar dois de 12? E necessario alguma porta em especial ou pode ser pela RJ45 (cabo cruzado?)?

Se for necessario ter uma porta especifica qual o nome (e pics se tiverem)?

Se souberem tb links para sites com info sobre switchs, hubs e afins postem ou mandem PM.

Thanks
 
Ainda hoje montei uma rede numa escola com dois hbs, e sim, é possível.
Aliás, se eles forem mais ou menos recentes, (no meu caso eram OvisLink) não têm porta específica para o uplink e o cabo não precisa de ser cruzado...
Quais são os hubs?
 
Originally posted by kazuza
Ainda hoje montei uma rede numa escola com dois hbs, e sim, é possível.

Não foste tu que disseste que o traceroute não queria dizer nada , que até podia dizer que o tráfego até podia passar pela china...?

Era só para saber ...:rolleyes:
 
Porquê?

DO YOU HAVE A PROBLEM?

Tens alguma crítica a fazer à minha sugestão?

get a life...

Parabéns!!!! Acabaste de entrar para a minha "ignore list!"...
 
Originally posted by kazuza
Porquê?

DO YOU HAVE A PROBLEM?

Tens alguma crítica a fazer à minha sugestão?

get a life...

Parabéns!!!! Acabaste de entrar para a minha "ignore list!"...

Nada , nada , era mesmo só para saber :D
 
Os hubs e switches com que tenho mexido têm todos uma porta adicional, chamada de "uplink", que serve precisamente para ligar a outro hub/switch. O procedimento é simples, basta ligar uma ficha do cabo à porta uplink de um hub e a outra ficha a uma porta normal do outro hub. Assim, dois hubs de 12 portas passam a ter 23 e não 24 portas disponíveis; há que ter isso em consideração se não pudermos dispensar nenhuma porta.
O cabo, como já referi noutra thread, tem que ser directo e não cruzado. Cabo cruzado serve apenas para ligação entre dois PCs, placa a placa.

NOTA: Ainda não consegui ligar dois hubs via uplink-uplink, daí afirmar que uma das fichas tem que ser ligada a uma porta normal. Pode ser problema do meu equipamento, pelo que se alguém souber que isso pode ser feito agradeço que faça aqui um post sobre isso e não comece aquelas flames do costume.


### Edit:

Imaginem aquelas redes maciças se não fosse possível ligar hubs entre si. A Minho Campus Party teria necessitado de um switch com mais de mil portas!!
 
A porta 'uplink' serve exactamente para isso, para fazer uplink sem utilizar um cabo cruzado. Por isso nunca na vida irás conseguir ligar 2 hubs pelas portas uplink, terás sempre que ligar uma porta uplink com uma porta normal, deixando de utilizar uma das portas

O cabo cruzado não serve apenas para ligar 2 pc's sem recurso a um hub. Serve (para hubs antigos) para fazer esse 'uplink' que tanto falas...
 
Eu penso que qualquer porta dá, mas não sei se não estará dependente do fabricante.

Tenho um pdf da cisco (CCNA) que explica relativamente bem isso só que se refere a switchs cisco e tem quase 4Mb comprimido. Se não encontrares na net posso-te enviar.
 
Boas Korben_Dallas.
É sempre possivel ligar dois ou mais switchs ou hubs.
O que tu queres é pôr 2 switchs em "CASCATA",
nome técnico usado em REDES.
O ppl já explicou como deves ligar isso,
se tiveres problemas é só ligares para mim, ok? :)
Um abraço.
 
Back
Topo