Humidade - anti-fungos

Eu comprei no ebay.uk um saco de 400gr laranja por 6€ mais portes, que deve ter ficado em 10€, deve estar para chegar.
tenho aqui em casa 4 caixas de silica azul, se alguem quiser faço em conta a caixa. Tb tenho o material numa caixa do chines, com higrometro, silica azul e a humidade anda nos 45%.
 
Última edição:
Guardar o Material em bolsas/mochilas para objectivas e máquina, com sacos de sílica dentro, é uma má opção?

Essa caixa plástica parece uma boa ideia, só não entendi como é que colocam a sílica...Por baixo de uma placa de esferovite?

Edit: Já entendi, metem num pequeno recipiente ou em caixas dessas próprias.

Onde adquirem a esponja que colocam em baixo para proteger o material?
 
Última edição:
A esponja não faço ideia, mas o esferovite que um user colocou como tem nas imagens é Roofmate o nome e arranjas em drogarias ou em lojas de materiais de construção que uma placa de 1800x600 custa cerca de 5€.

Em relação as lampadas UV ( não para matar fungos mas para eles nao germinarem) é a UV-C que produz rais UV e é uma lampada germicida que tambem ajuda a combater bactérias e custa cerca de 14€ é uma lampada usada em aquarios ao que tudo indica pelo que li noutro forum e como nestes dias o sol quase nem existe será uma boa solução para dar banhos UV para prevenir fungos e afins, no entanto ainda não vi dados científicos que o provam mas pelo que muita gente diz dentro e fora de Portugal.
 
Segundo li na net, as mochilas, mesmo com sacos de silica lá dentro, são propensos a fazerem "criação" de acáros e fungos diversos
 
Já tenho a caixa do chinês e a silica. Como puseram a silica na caixa? Dentro de quê? Não a espalharam pois não?
 
Eu tenho dentro de um pote de plástico. Ás vezes quando vou sacar a máquina ou a lente, abano o pote para misturar os cristais.
 
Eu tenho várias bolsas de sílica dentro da caixa, espalhadas por baixo do esferovite e em cima, mas sem estarem em contacto com o material.

Estou à espera que chegue o medidor de humidade.

PS: E são bolsas de tamanho considerável.
 
Eu tenho várias bolsas de sílica dentro da caixa, espalhadas por baixo do esferovite e em cima, mas sem estarem em contacto com o material.

Estou à espera que chegue o medidor de humidade.

PS: E são bolsas de tamanho considerável.

Onde compraste essas bolsas de silica?
 
Eu tenho várias bolsas de sílica dentro da caixa, espalhadas por baixo do esferovite e em cima, mas sem estarem em contacto com o material.

Estou à espera que chegue o medidor de humidade.

PS: E são bolsas de tamanho considerável.

Se tens tanta silica dentro da caixa se calhar acabas por ter a humidade demasiado baixa, creio que não seja muito bom.

Eu tenho 2as caixas pequenas (da silica azul), ontem quando coloquei o material na caixa marcava 67%, hoje à hora de almoço tinha 53% e as caixas já apresentam bastante saturação (só as meto ao sol ao fds). A minha caixa leva o corpo, 3 lentes, bolsas, bateria, cartão, material de limpeza e o blower. Falta-me é arranjar alguma coisa para forrar aquilo em baixo.

Cumps.
 
Se tens tanta silica dentro da caixa se calhar acabas por ter a humidade demasiado baixa, creio que não seja muito bom.

Eu tenho 2as caixas pequenas (da silica azul), ontem quando coloquei o material na caixa marcava 67%, hoje à hora de almoço tinha 53% e as caixas já apresentam bastante saturação (só as meto ao sol ao fds). A minha caixa leva o corpo, 3 lentes, bolsas, bateria, cartão, material de limpeza e o blower. Falta-me é arranjar alguma coisa para forrar aquilo em baixo.

Cumps.

53% parece-me o valor ideal para teres! A minha é das grandes e a sílica que lá está equivale talvez a um pote e mais 4 saquetas pequenas. Durante o dia a caixa apanha com a luz natural.

Na caixa tenho o corpo com objectiva, mais 4 objectivas, o difusor do flash, e o flash que ainda não está lá por não ter chegado. De resto material de limpeza e bolsas não me parece necessário colocares na caixa. Metes um ou dois pacotes de sílica na mochila onde leves o material para controlar a humidade que a máquina pode apanhar durante o uso.

O que preciso mesmo é que o higrómetro chegue...
 
Última edição:
Mandei vir o higrometro do ebay, aquele mais barato de 2$, e confirmo que a disparidade em relação a um que o meu pai tem que, em teoria, é bem mais preciso, é de 7% a mais. Não contem muito com ele porque parece que é meio aldrabão.

Noutro tópico sobre este assunto noutro lado, referem a marca TFA Dostmann como sendo boa e fiável. Se colocarem na amazon directamente "tfa dostmann", a primeira entrada parece ser a mais barata e o feedback é bom.
 
Concordo Kuxumuso,
eu tenho 2 higrometros e já os meti juntos na minha caixa, um apontava 57% e o outro 39% isto ao fim de 4 horas juntos. :(
 
Eu ja tenho quase tudo, caixa esponja, lol, falta o higrometro e a silica que vem da china, daqui a duas semanas devem de ca chegar lol.

Mas a caixa nao está lá muito bem calaftada...
 
Back
Topo