Dúvida Hyper Evo 212

JZargo

Membro
Boa noite,

Apesar de seguir as instruções, ao instalar o coolermaster hyper evo 212 na minha board msi b450 mortar notei que os parafusos do cooler não ficam completamente alinhados com os furos onde supostamente devem entrar. Os parfusos do cooler parecem mais afastados meio milimetro talvez do que as roscas da board e ao apertar notei que os parafusos entraram um bocadinho na diagonal e nao completamente prependiculares a board...

O meu antigo cooler tinha uma montagem semelhante a este mas os parafusos estavam completamente alinhados...

Isto é normal ou vai partir alguma coisa?

Obrigado
 
Estive a verificar tudo e utilizei o adaptador AM4, deve ser feitio do cooler.

No entanto estou com outra chatice, sempre que ligo ou dou restart ao PC aparece a mensagem a dizer que a CMOS foi limpa ou instalei Ram ou CPU novos e não entendo porque já que experimentei com uma pilha nova e esta igual. Por causa disto não consigo atualizar a bios porque quando o PC da restart para entrar no menu de atualização da bios, aparece essa tal mensagem a dizer que o cmos foi limpo e o processo e cancelado.

Algo me diz que apertei algum parafuso com demasiada pressão ou estalei alguma coisa na motherboard durante a motherboard, o que acham?
 
Estive a verificar tudo e utilizei o adaptador AM4, deve ser feitio do cooler.

No entanto estou com outra chatice, sempre que ligo ou dou restart ao PC aparece a mensagem a dizer que a CMOS foi limpa ou instalei Ram ou CPU novos e não entendo porque já que experimentei com uma pilha nova e esta igual. Por causa disto não consigo atualizar a bios porque quando o PC da restart para entrar no menu de atualização da bios, aparece essa tal mensagem a dizer que o cmos foi limpo e o processo e cancelado.

Algo me diz que apertei algum parafuso com demasiada pressão ou estalei alguma coisa na motherboard durante a motherboard, o que acham?

Podes ter apertado algo com demasiada pressão, o que não significa que tenha estalado ou estragado algo. Tenta aliviar um pouco a pressão para tentar ver se resolve. Pode estar a fazer demasiada pressão no próprio cpu, who knows.

De qualquer modo, os parafusos não alinhados não é normal, mas pode efectivamente ser apenas impressão tua :)
 
Não, não tenho o XMP activo porque não consigo, ao reiniciar ele mete tudo com as definições de fabrica como se não tivesse bateria.

20210210-174439.jpg


Vou novamente desmontar tudo e voltar a montar na esperança de ser alguma coisa com pressão a mais e vou tentar formatar :(

Obrigado.
 
A bateria está bem colocada e estava tudo a funcionar bem, isto acontece desde que eu andei a apertar o cooler e uns parafusos na motherboard. Neste momento o pc está a funcionar bem, super estável, o unico problema é mesmo ele perder a memoria ao reiniciar o que impossibilita activar o xmp, actualizar a bios e talvez instalar updates do windows quando ele precisa de reiniciar... Acham possivel isto ser causa do processador também?
 
Já experimentei, já desmontei e voltei a montar o pc todo, experimentei fazer jump start na motherboard em vez de usar as ligações da caixa mas é igual.
Não notei que algum parafuso estivesse apertado em demasia mas lembro-me de ter deixado tambem cair um bocado de alcool em cima da motherboard com a bateria metida, vá-se lá saber...

Entretanto sabado vou comprar uma nova se nao conseguir resolver isto até lá.

As B550 suportam directamente o ryzen 5000 ou é preciso um ryzen mais antigo para actualizar a bios primeiro? Nos sites de venda só diz que suportam até aos ryzen 3000...

Mais vale uma b550 ou poupar e ir para uma a520, já que eu não me meto em overclocks?

Obrigado pelas dicas.
 
Já trocaste a posição das memórias?

Em geral, é preciso atualizar a BIOS das B550, mas se for recente, é provável que já venha com uma BIOS compatível (eventualmente com alguma indicação na caixa).

Quanto ao chipset, podes optar por A520, mas é uma questão de veres o que te interessa em termos de caraterísticas de cada um (vê a tabela) e funcionalidades da motherboard, consoante o teu orçamento. Nas B550, podes tomar como ponto de partida uma MSI B550M Pro-VDH (~87€).

EDIT: Não consegues atualizar a BIOS recorrendo a um dos outros métodos descritos no manual?
 
Última edição:
Estive a verificar tudo e utilizei o adaptador AM4, deve ser feitio do cooler.

Pela descrição dá ideia que estás a fazer algo de errado.

O adaptador com parafusos em cruz para AM4 (o outro adaptador que existe para AM4 não usa parafusos/não é em cruz, encaixa nas patilhas do socket AM4 original) vem com 4 parafusos com um corpo prismático/hexagonal (standoffs) que são diferentes dos parafusos com o mesmo feitio para usar em Intel/AM2/AM3 (acho que são ligeiramente mais compridos).

O adaptador em cruz tem também 2 ou 3 posições diferentes, pode acontecer que não esteja na posição correcta.

Parece-me que estás a fazer algo de errado, pois já montei 3 coolers Hyper 212 em socket AM4 e não tive o problema que descreves. Tive outro problema, que foi depois de montado e apertado ficar com folga/espaço entre a base do cooler e a superfície do processador (há vídeos no Youtube a ilustrar o problema, é mau design do adaptador).
 
Eu montei um hyper 212 num ryzen e não é simples nem descomplicado, mas funciona perfeitamente, alinhado, sem folga. É uma questão de tentar, não é daqueles que vai logo há primeira. Isso tem de ficar tudo alinhado, desmonta até conseguires, não devias usar isso com parafusos na diagonal.

Experimentaste fazer update à BIOS, pode ser BIOS corrompida.
Experimentava também mudar os sticks de ram de sitio e instalar só um de cada vez.
 
O que eu fiz foi colocar o backplate com os parafusos na posição mais longe do centro, apertei os standsoffs na parte da frente até os sentir bem apertados e depois apertei no cooler as duas patilhas para AM4 que vem com dois parafusos por patilha que não dão para remover. Ao colocar o cooler achei que os parafusos das patilhas estavam um bocadinho desalinhados com os furos dos standoffs mas ao apertar correu tudo bem e o cooler ficou sem folga. Agora vou é ver na caixa de nao estão lá outros standoffs e utilizei os errados...

A partir daí começou-me a acontecer o tal problema que descrevi da cmos limpar ao reiniciar o pc, o que paracendo que não, está a ser muito chato.

A Bios actualizei-a por pen, já que a minha board deixa actualizar sem precisar de ir a bios (nem sabia) mas não resolveu nada..

Mesmo que tenha utilizado as peças corretas, devo ter feito asneira a montar o cooler, esmagado alguma passagem de corrente ou assim porque foi imediatamente depois de o meter que começou a dar problemas.
 
Agora já não me recordo de todos os passos que tive de dar, mas uma coisa te digo se fizeres exactamente como no manual não tem como correr mal, mas admito demorei demasiado tempo para o perceber, lá está também não é nada simples e descomplicado.

Tenho excelentes temperaturas para um cooler tão barato, mas só pela chatice de o montar tinha facilmente pago o dobro só para o evitar.
 
Eu só acho estranho ter visto muitos vídeos e manuais da montagem do evo 212 em AM4 e usarem montagens diferentes, uns usam uns encaixes de plástico a moda antiga, outros umas patilhas em X que se apertam no cooler e outros estas barrinhas mostradas no video
que foram as que vieram na caixa do meu. No vídeo da para ver que os parafusos também foram apertados meios de lado como me aconteceu a mim.

@Bomby Sinceramente também não gostei muito da montagem daquilo, os parafusos deveriam ter um limite de aperto como tem no stock cooler dos Ryzen, assim uma pessoa nunca tem a certeza que já apertou muito ou ainda pode apertar mais, ou se apertou os parafusos todos com a mesma pressão.


@asof Pronto, acho que vou mesmo para essa por ter botão para flashar sem cpu, por sim por não e como não tenho nenhum ryzen antigo em casa e melhor ter essa opção
 
Essas barras laterais para os Hyper 212 ainda não tinha visto, os adaptadores que tenho não são nada disso. Os parafusos não me parecem entrar assim tão tortos quando ele está a apertar...

Acho que não precisas de te preocupar com a pressão dos parafusos, desde que fique minimamente apertado/praticamente não consigas mexer o cooler.
 
Pelos vistos o problema não era o cooler porque experimentei outra board e o problema presiste

Neste momento nem sempre ao ligar ou reiniciar o pc ele limpa a cmos e me obriga a ir a bios, acontece mais vezes do que não acontece mas as vezes ele reinicia normalmente...

Dentro do windows tudo corre bem, super estavel mesmo a jogar e tudo mais.

Já testei outro ssd e tambem nao resolveu o problema, a mudança de motherboard para uma asus também não.

Todas as motherboards tem a ultima bios, a ultima agesa propria para os ryzen 5000

Quase sempre mas nem sempre ao ligar o pc a luz de debug do cpu fica acesa e é quando o pc dá reset a cmos...

Neste momento apenas consigo pensar em tres hipóteses, ou por algum motivo a minha ram g.skill ripjaws V deixou de ser compativel apos updates a bios e com o novo ryzen 5600x, ou o meu ryzen 5600x está danificado apesar de nao ter nenhum pino empenado nem qualquer marca física ou então a compatibilidade destes novos ryzen mas boards b450 não é assim tão boa e as bios devem estar instáveis ou sei lá...

Estou a começar a ficar tolo com isto!
 
Back
Topo