Multi I <3 RETROGAMING (Imagens)

Master system 2 (RGB)


Olá a todos. Esta semana estive a trabalhar em mais uma consola. Desta vez a Master System 2 Francesa, conhecida como a Master system RGB.

O que tem esta consola de especial ? Bom, embora seja o modelo 2 europeu pal da consola, pouco tem a ver com as restantes consolas.

Vamos ver as diferenças para o modelo normal:


- Não tem RF

- Tem conector Din 8 pinos em U (igual à mega drive 1 e master system 1)

- Não tem uma série de componentes no interior da consola (estão no cabo de vídeo. Sim.. já vão perceber..)

- o cristal de sinal é mais rápido que que o normal para um sistema pal.

- board é diferente do modelo 2, mais fácil de trabalhar.


Gosto muito desta consola. Faz RGB com Clean Sync o que é fantástico… possui jumpers de região fáceis de moddar.


Contras.. pois é. Tem um grande contra que é o cabo vídeo… Sem estes cabo Vídeo próprio deste modelo, não funciona… Como disse anteriormente este cabo possui vários componentes (inclusive o chip de video, o cx1145) e sem ele.. a consola é um pisa papeis…
Para pioar, este cabo é caro… e para compra-lo o melhor é ir ao ebay francês.. (francês, tinha que ser não é)



Chega de conversa..

Problemas da consola:


- Não dá imagem… mas dá som..
- botão pause não funciona (só descoberto perto do fim)
- mod região



Vamos inspecionar a coisa.

Para onde foram os capacitadores, as resistências e o chip de vídeo ?

master_1.jpg



_um aparte esta foto é da minha tem mais resolução (não liguem aqueles fios a sair do 7805 – é o led mod)

bonus_1.jpg



haaa.. tão aqui dentro

master_2.jpg



Sim, esté o o famoso cabo RVB, contém todos esses conponentes… o sorte deste meu cliente (que nem paga pelos arranjos) é que tenho dois cabos destes na gaveta.


Mas vamos analizar o problema

master_3.jpg



board rachada e soldas “no ar” literalmente… coitada..


solução – ligação direta..

master_4.jpg



Liguei, pimba, som e imagem em toda a sua glória… UM RGB magnífico..

master_11.jpg


mas já que estava no alex kidd.. começei a jogar.. por sorte é um jogo que requer o uso do botão pause


solução, novo botão. Não é igual.mas tem o mesmo tamanho e mais importante, tem a mesma altura..

master_5.jpg



Vamos agora ao mod. Identificar o local (estes jumpers só existem neste modelo..mas é possivel fazer o mesmo em qualquer modelo 2)

bonus_2.jpg



preparar o “buraco”

master_7.jpg



Já com as ligações feitas.. um simples botão 2 posições 3 pinos..

master_8.jpg



e o produto finalizado… ficou muito fixe..

master_9.jpg


master_10.jpg





Vemo-nos no próximo MOD..
 
Por acaso tenho uma Mega drive RGB, que também só aceita esse cabo, o cabo não sei por que carga de água já o tinha antes de a consola me vir parar às mãos.

Não é cabo facil de arranjar, nem barato, julgo que essa é a versão mais procurada do modelo 2, pelo RGB "nativo"
 
Mega post com vários "arranjos", como foram mais pequenos resolvi juntar tudo num único post!

Aqui vai:

Consola Clone NES MASTERGAMES - full chip (1) e Clones NES SUPERCOM - NOAC (2)
(comandos da nes nos dois, entrada de 72 pinos)...isto promete !!!


começemos pelo (1)

Muito fixe, este clone, full chip (cpu e ppu clones GM), eletrónica decente, com jogos embutidos e pasmem-se... o cartucho por baixo do pcb é um cartucho a sério.. também ele full chip... (ora aí está uma coisa que não se vê todos os dias)..

Algumas fotos destes meninos.
master_1.jpg

master_2.jpg


Como podem verificar o clone da esquerda (mastergames) é muito mais fixe que o da direita (supercom)...

mais detalhe do (1)

master_3.jpg

master_4.jpg


cpu e ppu à direita e à esquerda respectivamente.. não são clones muito comuns por estas bandas.. Geralmente aqui encontra-se 90% de clones com chips da UMC e alguns TA.

master_5.jpg


reparem a zona do regulador de voltagem (já a tostar a board).. mas medi e os valores tão perfeitos..não mexi.

master_7.jpg


um pormenor curioso..Esta ponte de resistências versão caseira...hehehehe

master_6.jpg


o cartucho, de 60 pinos por baixo.. com programa, gráficos, mapper, cic...uuuu lindo.

E aqui está o único problema deste clone. - botão de RESET não funcionava direito..

Solução - ressolda e um pouco de cola para segurar melhor o botão. o plástico não tinha as patilhas para prender o botão ao pcb..

depois de montado está perfeito (vou ter pena de deixar este ir embora)

Agora o clone (2)

m_2.jpg


bah.... mais um clone bolha... mesmo assim não é muito mau.. a qualidade é razoável.. (não deixa de ser um supercom) detesto é estes ligadores flexiveis..

m_3.jpg


parafusos de cone num pcb. ??? hmm...

m_5.jpg


a board de 60 pinos com jogos - esta muito mais foleira, de bolha.

m_4.jpg


Eis o problema deste rapaz.. fácil de ver não é ?? e Tu ó verduscas.. qual é o teu sítio ? será o 1,2,6,7 ou 8 ? alguem consegue adivinhar só de olhar para a imagem ?
O que me é estranho nesta imagem é: primeiro não trás aquele ligador cinzento e rígido e trás estes fios.. Já descobri porquê.. os ligadores conzentos rígidos ligam em linha reta.. todos os clones que vi até hoje do ponto A ao ponto B é sempre um fio reto.. mas aqui não...

Porquê ? provavelmente a board com o circuito de RF (a da direita) não é original deste modelo, o que faz com que os 4 fios que ligam as duas boards ( +5, gnd, audio e video) estejam cruzados uns com os outros... parece uma coisa banal, mas para mim é uma novidade.

Bom, esqueci-me de tirar a foto da ressolda..mas confiem em mim... tá a 100%..

------------------

Clone ATARI Jr

Este clone é banal... lembrem-se que os transformadores destes clones terminam em jacks de 3mm.. (iguais aos de audio)..

depois da limpeza
IMG_20171030_192846.jpg


Em o problema dele..
IMG_20171030_192921.jpg


conector de power com mau contato !!!.. vê-se ali uma solda partida...
Também não tenho foto dele pronto..mas tá a bombar..



PRONTO..POR HOJE É TUDO... EM BREVE MAIS COISAS PARA VOCÊS VEREM..
 
Boas Sérgio.. finalmente acabei o "cesto dos clones"... para o pedro casiraghi... (que também é aqui de barcelos)... e agora vou começar com os teus cartuchos...

--

O batman é cartucho pal ?? todos os que vi eram pal, pois claro, mas com label genesis... e manual multi.. põe aí foto da label.
 
para acabar com o caixote dos clones.. - alguem que me mande consolas a sério !!! por favor..


-------Clone Atari 2600----


problema - não dá sinal de vida....



Clone normalíssimo com 186 jogos incluidos
a_1.jpg


De quê que te queixas meu, para além da falta de conponentes ????

a_2.jpg


hmm.. conetor de power partido... vamos ao ortopedista.

a_3.jpg


Como não consegui encontrar um conector de power destes..(não tenho nenhum dador) e queria manter o original e não um mais moderno tubular, decidi, restaurar o conetor.. 1) super cola 3 na parte plástica.. 2) cola quente de reforço lateral para não voltar a partir..

tirei e meti, umas 20 vezes..nem se mexeu.. (reparem que o 7805 não tem dissipador...esta shit aquece de caralh*«+)

a_4.jpg


testando e voilá...

a_5.jpg

IT'S ALIVE !!!!!!


------ CLONES NES VICTOR ----

Ya..chama-se victor.. e é uma bosta... ou melhor um poly-one-bosta... (já vão perceber mais à frente)

problema.. comandos não dão

Como todos merecem uma oportunidade..também vou dar a este...

s_0.jpg


Coitado é só esqueleto..não tem carne.!!!

s_2.jpg


Será este o problema ? um pino metido "todo la´dentro" ?? - recordam-se desta ?

Afinal não era... andei às voltas com este clone.. não vale nada.. fez-me perder duas horas... com ressolda.. tira conetor.. põe conetor.. testa voltagem.. raios parta victor !!!!

reparem na próxima foto

S_3.jpg


Tão a perceber ??

É convenção internacional, que o conetor da esquerda é o player 1, e o da direita é o player 2 !!! normal... MAS NÃO... chineses do caralh^** meteram o player 1 à direita, e o player 2 à esquerda.. SIP2 - SIP1.. (querem copiar os inglses?)

Tanto que eu tirei e meti (atenção às piadas) o comando... vários comandos..*****..

S_4.jpg


pronto... lá resolvi ajuda-lo um bocado e prender melhor o conetor.. este clone é tão frágil que ao tirar o cartucho arrancamos o conetor.. agora tá seguro..

S_5.jpg


Custava assim tanto meter legenda.. 2 horas *****..


S_6.jpg


pronto. tás a dar, vais prá gaveta e nunca mais sais daí.


---------- Clone NES a PILHAS ---

um clone a pilhas ?? omg...

problema -- não arranca... óptimo... eu deixava-o assim, mas o dono diz que gosta dele.. é diferente.. é a pilhas... pronto...

image.jpg


tás velho.. com ferrugem... (limpei e escovei)

image.jpg


Epá.. tens um desmagnetizador... ???

p_2.jpg


E fusível ???

para quê.. tens medo que 6 volts (4 pilhas AA de 1,5v) que queimem ???

Como é que um clone reles, tem fusível e desmagnetizador ??? isto é material de topo...... sério....dasss

p_4.jpg


pronto já tás a dar.. bastava limpar a mola das pilhas..

-------------------

Pronto e é tudo finalmente..

lembrem-se.. Limpar resolve mais de metade dos problemas...
 
Boas Sérgio.. finalmente acabei o "cesto dos clones"... para o pedro casiraghi... (que também é aqui de barcelos)... e agora vou começar com os teus cartuchos...

--

O batman é cartucho pal ?? todos os que vi eram pal, pois claro, mas com label genesis... e manual multi.. põe aí foto da label.
Mais importante é colocar foto da capa traseira para perceber se não foi trocado o cartucho de um genesis. Se tiver a descrição em pt num autocolante então é mesmo nacional, estou a falar do Batman claro
 
Já tive dois batman forever e eram todos com cover pal.. mas.. a label do cartucho era genesis... esse é mesmo pal... confere tudo...

---
sérgio.. tive a ver os teus cartuchos.. (depois meto aqui as fotos), tá bicudo o caso. o megagames 6 tá bom... os outros.. limpei tudo... testei as pistas.. troquei os condensadores.. não há meio de arrancar... mas eu ainda tenho uns truques na manga... vou tentar "acordar" a eprom com um resistor... e fazer um "piggyback"... se não der nada.. esquece..tão mortos...

----
 
Já tive dois batman forever e eram todos com cover pal.. mas.. a label do cartucho era genesis... esse é mesmo pal... confere tudo...

---
sérgio.. tive a ver os teus cartuchos.. (depois meto aqui as fotos), tá bicudo o caso. o megagames 6 tá bom... os outros.. limpei tudo... testei as pistas.. troquei os condensadores.. não há meio de arrancar... mas eu ainda tenho uns truques na manga... vou tentar "acordar" a eprom com um resistor... e fazer um "piggyback"... se não der nada.. esquece..tão mortos...

----
Vou estar interessado nesses "truques" ainda tenho o Dragon ball japonês para reanimar
 
Esse xico é um conhecido resseler que apanha tudo o que poder! nesse lote tinha um street of rage 3 e outro famoso que nao me lembro, tudo junto n ficou a 10 paus esses jogos. Digo isto porque vi o anuncio, mas ja nao fui a tempo...
 
O aero e o twin hawk têm manual PT? Muito bom! Especialmente o aero em pt super difícil de encontrar! Há um xico que comprou um por 10€ no olx e está a vender por 150€ no ebay... Lol


boas o aero tem manual PT o twin hawk nao tem. ja agora alguém coleciona manuais pt?

estes jogos sao apenas os que me faltam, vem sempre outros jogos repetidos.

ja apareceu alguns packs com o street of rage no olx mas nao fui eu que comprei :(
 
Não te faltam muitos, excelente colecção! E os PES que estão acima, podes mostrar uma imagem?

Sim, faltam alguns, mas a seu tempo :) Hoje em dia jogo PES por isso a coleção de fifa está "atrasada", vou comprando conforme o preço.
A coleção PES já pus aqui uma imagem, mas comprei uns novos, por isso quando actualizar a coleção meto outra foto ;)
 
Back
Topo