Multi I <3 RETROGAMING (Imagens)

Mais mod's fresquinhos...

Desta vez trago-vos não uma, nem duas mas três consolas... francesas... sim... admito. tenho um problema com francesas..

Três NES francesas.. e o que têm estas NES de especial..? mais uma vez, o mal fadado cabo proprietário... que se não o tiverem, não funcionam..

A modificação vai ser introduzir saídas composite (rca)..

Este modelo é conhecido como a NES RGB.. tem uma saída multi AV ao estilo super nintendo mas o cabo não é igual... (escusam de tentar)... Na verdade de RGB não tem nada !!! o cpu e ppu são os mesmos da nes original e sinal RGB é algo que não conseguem fazer por mais que tentem... É apenas, e mais uma vez, o sinal composite dividido e limpo para as TV's SECAM... (se tivessem usado ppu's da arcade playchoice aí sim, poderíamos ter sinal rgb..aliás, é um mod muito frequente, a substituição do ppu da nes por um da versão arcade e depois acrescentar o circuito).

Aqui está a saída da consola.
image.jpg


Bom, vamos começar... primeiro, desenhar o circuito....

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aqui está ele.. é simples.. por razões que desconheço, é necessário trocar a resistência R2 (mais á frente vamos ver ais em detalhe) e substituir por uma à volta de 47 ohm... - para não perder a hipótese de usar o cabo original, decidi introduzir um interruptor, em que alterno entre a resistência original de 140 ohm e a nova de 47 ohm.

De resto é só ligar o som direto ao 2º pino daquela linha de 5 pinos... sinal ligado ao centro... por fora é massa.

e o video, ao 1º pino mas com uma resistência que pode variar consoante o gosto de cada um.. esta resistência vai afetar a luminosidade da imagem... muitos sítios aconselham por uma de 47 ohm.. eu acho que a imagem fica com demasiado brilho e decidi por uma de 68 ohm.. acima de 100 ohm fica muito escura... 68 ohm é o sweet spot.

------------------ IGNOREM AQUELES CAPACITADORES NAS LINHAS DE VIDEO E SOM... DEPENDENDO DA REVISÃO DA BOARD SÃO NECESSÁRIOS OU NÃO E ALÉM DO MAIS NESTE ESQUEMA QUE FIZ ESTÃO AO CONTRÁRIO.. O PINO POSITIVO DEVE SER VOLTADO PARA DENTRO E NÃO PARA FORA-----------------------------

Em primeiro lugar, devemos desbloquear a consola do chip de bloqueio regional e que provoca imensos erros de rest na consola.. este chip não serve mesmo para nada.. só para dar problemas..

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basta "eliminar" o pino 4 do CIC chip..cortem, arranquem, dessoldem.. tanto faz... até podiam tirar o chip todo fora, mas precisavam de refazer umas ligações senão encrava a consola.. mas é possível ter a consola sem o chip.

Para se posicionarem no pcb da nes, o chip diz mesmo CIC ao lado e a resistência que vamos dessoldar está também perto.. está marcada com R2 na board.

image.jpg


Estão a ver, o CIC à esquerda e a R2 com a marca 510 já desssoldada.. diz 510 mas na verdade é de 150 ohm.. a versão americana é que tem a r2 de 510 0hm.. (mas isso não interessa para nada).

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Vamos avançar com os preparativos..

a ideia usar um interruptor de 3 pinos com duas posições on/on.. em cada ponta uma resistencia, no meio o seguimento da ligação..

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fazer as furações..

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e fazer as ligações

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o cabo verde e branco é o ground.. passa pelos 3 rcas..não é preciso 3 cabos.. fica mais clean..
o cabo verde é o som.. liga ao centro dos dois rcas de som. (o som é mono mas com duas saídas).
o cabo azul é o video. com a resistência de 68 ohm ao centro..

á direita temos o interruptor, uma resistência liga á esquerda, a outra á direita, ao centro a saída..simples..

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a ligação aos pinos da board.. super simples.. (hehe vê-se ali o pino do CIC que desativamos)

e tá feito..... podem voltar a montar tudo....

ao montar de volta, reparei que uma das nes tinha o botão de power lixado.
image.jpg


o botão de pressão de duas posições não prende.. aquela peça metálica partiu e pergeu-se o gancho...hm.. andei à procura mas não encontrei botão que servisse... resolvi fazer outro..

refazer ligações

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perfeito

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.... resolvido..

voltar a montar tudo..

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Cá estão as 3.. a de baixo foi a versão de teste.. saiu um pouco mal o alinhamento... (é a minha por isso não interessa).. as dde cima são de clientes.. já com alinhamento perfeito, clean... rca gold para ter um bom sinal de video... o interruptor de selecção de composite e multi AV..

acho que ficou muito bom...

Não tenho imagens mas pelo meio ainda tive de afinar o conetor de 72 pinos e inclusive experimentei a técnica de ferver o conetor... até ficou mais ou menos..depois de o endireitar, alinhar... tá tudo perfeito....

ufa..deu trabalho ...

um verdadeiro "composite-à-trois" !!!! não acham....?????

fiquem ligados, vem aí mais um mod.
 
Boas pessoal. Estou de volta...

Agora com uma Game Gear.. do nosso amigo Pedro Casiraghi...

Problemas: imagem quase não se via..sem som... o normal de sempre..
Solução... Recap completo..

Vamos começar..
Como é sabido os condensadores de alumínio que equipam a Game Gear falham ao fim de vários anos... a solução passa por substitui-los por condensadores eletrolíticos..
A verdadeira dificuldade neste mod, é conseguir soldar todos os condensadores (que no total são mais de 20 !!!! dentro de um espaço muito reduzido, com soldas muito curtas.). No final a tampa tem de fechar...

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Cá está a pequena (que de pequena não tem nada..).

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Um pormenor da board de audio

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um pormenor da board de power

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a board principal.. Portanto a Game Gear divide-se em 3 boards.. (principal, audio e power).
Existem 2 modelos principais, com 1 Asic ou com 2 Asic.. (este modelo é o de 1 Asic, ou seja, um único chip principal que tem tudo lá dentro)
E dentro da versão 1 Asic temos a revisão 1 e a revisão 4.,. Esta é a revisão 1.. está escrito na board principal.. as diferentes boards vão ter diferentes consensadores...

Atenção aos valores dos condensadores... à capacitância, à polaridade e à voltagem... (lembrem-se.. comprem com a mesma capacitância, a voltagem pode ser igual ou superior)

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board de audio já com os consendadores originais desssoldados.. Esta board é mesmo minuscula.. é um trabalho lento e sem precepitações..
não danifiquem as pistas... tenham paciência..

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aqui com os novos condensadores.. reparem o jogo que tive de fazer para poderem caber todas..e sempre deitadas porque verticalmente não podem ocupar espaço para fechar a tampa.

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a board principal do lado esquerdo.. vários substituidos.. tive sore e em alguns modelos texistem condensadores mais reduzidos o que ajuda imenso.. mas é preciso antes de soldar posicionar o condensador e testar se não estorva em nada..

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do lado direito... mais 3 trocadas..

image.jpg


novamente a vista geral da board principal.. (esta foto não é deste mod..é de outro..mas esqueci-me de tirar foto neste..) mas podem ver os vários condensadores .. parece fácil mas não é..

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E pronto... fechar tudo... meter um jogo..logar... BAM !!!!!!!!!

imgagem boa.. o botão contraste funciona bem.. o som, dá bem, quer nos phones quer na coluna... excelente...

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Se por acaso por acontecer de depois de fazerem o mod a consola começar a fazer reset logo após ligar. não se preocupem.. não fizeram nada de mal.. simplesmente o botão que controla o contraste tem um pequeno defeito e faz mal contato.. mandei spray komtact 60..esfreguem com uma escova as várias posições do botão... e já tá....
--------------

Até ao próximo mod !!!
 
Agora é so levar com o ecrã do MCWill e fica como novo.
Isso é que era, mas o kit de instalação ainda é carote, perto dos 100€ não?

Há uns tempos lembro me de começar a aparecer uma alternativa, o GGLCD, mas não sei se chegou a ir para a frente, porque basicamente usavam LCD de 3,5" mas depois tinham de fazer upscale na imagem, com a placa controladora, por isso é tão caro, se fosse directo custava uns 15€ ou menos só o LCD.
 
casado_de_fresco

bom trabalho( mais um ) :D

aconteceu te ires todo lançado para fechar a consola os condenadores estarem mal? lol cheguei ao ponto de meter um e ver se fechava lol

acabei por deixar algumas por acabar e na mudança de casa ficou tudo misturado nem tenho coragem de pegar nelas lol

mas isto e um trabalho de paciência :D
 
casado_de_fresco

bom trabalho( mais um ) :D

aconteceu te ires todo lançado para fechar a consola os condenadores estarem mal? lol cheguei ao ponto de meter um e ver se fechava lol

acabei por deixar algumas por acabar e na mudança de casa ficou tudo misturado nem tenho coragem de pegar nelas lol

mas isto e um trabalho de paciência :D

Eu ja tenho os condensadores há tempos, faltou me foi o tempo e paciencia para começar o trabalho, um dia destes pego nela!

Não tenho foto aqui, mas a minha ultima aquisição foi uma GG em caixa, era a que faltava completa para fazer uma "torre" das consolas SEGA!! ehehe (PS.: Estão caras as Game Gear!!)
 
Isso é que era, mas o kit de instalação ainda é carote, perto dos 100€ não?

Há uns tempos lembro me de começar a aparecer uma alternativa, o GGLCD, mas não sei se chegou a ir para a frente, porque basicamente usavam LCD de 3,5" mas depois tinham de fazer upscale na imagem, com a placa controladora, por isso é tão caro, se fosse directo custava uns 15€ ou menos só o LCD.

Sim há volta de 100€. Mas o ecrã é RGB puro ( e TV out), nada de imagem compósito como é o GGLCD do Tim (criador da NESRGB Mod). Vale bem a pena comprar o ecrã. Actualmente estao esgotados, mas recomendo a todos os fãs de GG! Muda radicalmente a consola.
Tinha uma Game Gear que fiz o cap kit mas continua morta. Se não já tinha levado com o ecrã.

Cumps
 
casado_de_fresco

bom trabalho( mais um ) :D

aconteceu te ires todo lançado para fechar a consola os condenadores estarem mal? lol cheguei ao ponto de meter um e ver se fechava lol

acabei por deixar algumas por acabar e na mudança de casa ficou tudo misturado nem tenho coragem de pegar nelas lol

mas isto e um trabalho de paciência :D

Boas Sergio. No testava com todas.. mas a cada 2 ou 3 que metia testava a ver se fechava a caixa... Se o condensador nao sair fora muito do quadrado delimitado nao ha problema. Se sair tens de ver para que direxcao sai e se vai ficar bem
 
Olá a todos. apresento aqui o meu último trabalho..

Um clones NES espetacular.. tinha de ser NES... e clone.. duas das minhas palavras favoritas..

Um clone semelhante à NES tostadeira, full chip.. e com dupla entrada de cartucho.... ora aí está algo que não se vê todos os dias..

image.jpg


Assemelha-se à NES europeia.. com a tampa maior... sólida, bem construída.. entrada de comandos igual à nes...

image.jpg


Aqui está a beleza deste clone.. duplo encaixe.. 72 pinos e 60 pinos.. Tem todos os botões, tampa ainda inteira.. grande achado este..

image.jpg


As saídas é o normal.. RF, canal, video e audio.. tem o "buraco" para a saída de auscutadores.. mas não tem nada...


image.jpg


Pornenor da board vertical.. Este Add-on encaixa num de 60 pinos.. ou seja, no fundo este clone é do famicom que depois leva este ass-on..

muito robusto... conetores para os comandos, tudo bem organizado... design simples...

Estou a adorar este clone..

image.jpg


Eis o problema do "bicho".. alguem deve ter tentado usar um transformador original da NES.. que são AC e não AC/DC e queimou logo o 7805... explodiu mesmo..

(lembrem-se.... podem usar qualquer transformador na nes e famicom original.... não podem é usar os transformadores da nes e famicom originais noutras consolas...)

image.jpg


Resolvi fazer um pequeno upgrade.. 7805 novo, mais um "decopler" de 1000uf antes do regulador (não tinha nada a "amortecer" a corrente antes do regulador e convém ter.. e dedpois troquei os outros capacitores de saída do regulador e do transistor de video por dois axiais de 220uf..
os transistor de video são os comuns, o 733p à saida do ppu e depois o c945 no final...

Devo dizer que o som e o video são excelentes... e as cores muito boas... nem deslavadas nem escuras..

6_A.jpg



Vamos À segunda modificação..

image.jpg


Para melhorar a imagem, eliminando o ruído introduzido na linha de video por componentes adhjacentes, dessoldei o transistor de saída do ppu, o 733p (pnp) e dessoldei a pata 21 do ppu (saída de video), eliminei a pista na parte inferior da board (não convém deixar a pista porque pode funcionar como uma "antena" e captar ruído.

image.jpg


e fiz a ligação na parte de cima da board.. é igual só que tirei da parte de baixo e meti na parte de cima.. o pino base do transistor liga à pata 21 do ppu. (podia ter posto papel de alumínio na ligação... mas já tou muito satisfeito com a qualidade de imagem..

image.jpg


depois para terminar, entre o pino 20 (massa) e o 40 (vcc) para estabilizar o ppu um capacitador de 100uf.. atenção aos polos...

image.jpg


panorama geral da board.. já tudo feito..tão simples... tão clean... tão linda... robusta...

image.jpg


adoro..adoro..este clone..

fiquem bem.. até ao próximo mod....
 
Olá a todos. apresento aqui o meu último trabalho..

Um clones NES espetacular.. tinha de ser NES... e clone.. duas das minhas palavras favoritas..

Um clone semelhante à NES tostadeira, full chip.. e com dupla entrada de cartucho.... ora aí está algo que não se vê todos os dias..

image.jpg


Assemelha-se à NES europeia.. com a tampa maior... sólida, bem construída.. entrada de comandos igual à nes...

image.jpg


Aqui está a beleza deste clone.. duplo encaixe.. 72 pinos e 60 pinos.. Tem todos os botões, tampa ainda inteira.. grande achado este..

image.jpg


As saídas é o normal.. RF, canal, video e audio.. tem o "buraco" para a saída de auscutadores.. mas não tem nada...


image.jpg


Pornenor da board vertical.. Este Add-on encaixa num de 60 pinos.. ou seja, no fundo este clone é do famicom que depois leva este ass-on..

muito robusto... conetores para os comandos, tudo bem organizado... design simples...

Estou a adorar este clone..

image.jpg


Eis o problema do "bicho".. alguem deve ter tentado usar um transformador original da NES.. que são AC e não AC/DC e queimou logo o 7805... explodiu mesmo..

(lembrem-se.... podem usar qualquer transformador na nes e famicom original.... não podem é usar os transformadores da nes e famicom originais noutras consolas...)

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Resolvi fazer um pequeno upgrade.. 7805 novo, mais um "decopler" de 1000uf antes do regulador (não tinha nada a "amortecer" a corrente antes do regulador e convém ter.. e dedpois troquei os outros capacitores de saída do regulador e do transistor de video por dois axiais de 220uf..
os transistor de video são os comuns, o 733p à saida do ppu e depois o c945 no final...

Devo dizer que o som e o video são excelentes... e as cores muito boas... nem deslavadas nem escuras..

6_A.jpg



Vamos À segunda modificação..

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Para melhorar a imagem, eliminando o ruído introduzido na linha de video por componentes adhjacentes, dessoldei o transistor de saída do ppu, o 733p (pnp) e dessoldei a pata 21 do ppu (saída de video), eliminei a pista na parte inferior da board (não convém deixar a pista porque pode funcionar como uma "antena" e captar ruído.

image.jpg


e fiz a ligação na parte de cima da board.. é igual só que tirei da parte de baixo e meti na parte de cima.. o pino base do transistor liga à pata 21 do ppu. (podia ter posto papel de alumínio na ligação... mas já tou muito satisfeito com a qualidade de imagem..

image.jpg


depois para terminar, entre o pino 20 (massa) e o 40 (vcc) para estabilizar o ppu um capacitador de 100uf.. atenção aos polos...

image.jpg


panorama geral da board.. já tudo feito..tão simples... tão clean... tão linda... robusta...

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adoro..adoro..este clone..

fiquem bem.. até ao próximo mod....
Tens algum curso tipo engenharia electrotécnica ou és apenas um curioso como jeito? :)
 
Curioso... fui lendo.. comprei material de solda.. fui aprendendo sobre conensadores, transistors, esquemas na net sobre reguladores de voltagem... de melhoramento da estabilização da voltagem... e depois replicar mod's feito por outros.. fácil...

aproveito para mostrar mais um clone famicom...

problemas.. não ligava...

Vamos começar.. inspecionar o clone.. muito porreiro.. full chip, single board.. conetor para jogos out-of-the box..

image.jpg


A zona de power, som e video..

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O som leva uma resistência e um capacitor de 22uf.. normal.. o video, começa num 733p e a segunda fase de amplificação é um c945p.. normal..

o sistema de power é muito bom.. com dissipador, decoupling de entrada e saida (capacitores eletrolíticos) e um cerâmico (104).... fixe.. pontos de tomada dos sinais, [abcd]...

Alguma ferrugem
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E um cartucho com jogos também ele full chip... (não se vê todos os dias).... grande qualidade neste clone... são 22 jogos... qualidade de construção excelente.. não há cabos a ligar partes do pcb.. é sólido...

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Mas vamos ao que interessa.

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Sacar fora, o regulador de voltagem.. no multimetro tava morto.. o pino emissor tava a zero... um 7805ct novo.. aproveitei e aumentei os capacitores de entrada e saida, para 220uf e 100uf

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Aumentei o capacitor de som de 22uf para 47uf. (c3 na foto)

Depois fiz o que sempre faço, tratando-se de clones FAMICON.. um estabilizador de corrente no ppu - 100uf entre o pino massa e vcc 20 e 40 respetivamente

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O som.. dava com interferências... e resolvi não ligar o som à derivação do RF (ligação original e comum em todas as consolas antigas) e fazer a ligação direta ao pino 46 do conetor

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melhorou logo.... clean...

De seguida isolar a perna "base" do transistor de saída do ppu, o 733p - é a mesma lenga-lenga do costume quando se trata de famicoms.

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eliminei a trilha de raiz,

liguei por cima.. o normal

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image.jpg


Montei tudo.... ficou a dar...boas cores, bom som.... tudo direitinho.. só tinha mais um problema... o reset não dava..

fui desmontar o botão e verifiquei que tava partido por dentro... toca a arranjar outro. Como não encontrava um botão igual, com a mesma altura tive de apelar ao meu sentido "tuga" e desenrascar..

um botão standart e uma palheta dum balão

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image.jpg


cortei à medida para o botão de cima ficar na posição certa.

image.jpg


e bam !!!!!! a funcionar.. tudo perfeito..como deve de ser....

Claro que não referi mas lavei o pcb... e verifiquei uma série de coisas.... o normal..portanto nem vale a pena por..

ATÉ AO PRÓXIMO MOD !!!!
 
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