1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio
  3. Informação: Entre as 13:00 e 15:00 (12:00 e 14:00 nos Açores) deste Sábado, 24 de Fevereiro, poderão haver períodos de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Multi I <3 RETROGAMING (Imagens)

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por vfos1978, 15 de Março de 2012. (Respostas: 8233; Visualizações: 685597)

1. toze3

toze3 Power Member

Existe alguma lista de modelos em que as Light gun não funcionam? Também ando à procura de uma crt essencialmente para usar com Light guns, visto que no meu LCD velho não funcionam obviamente. Mas para jogar no LCD nem desgosto da qualidade de imagem. Talvez por ser velho ainda lida bem com essas resoluções mais baixas.

2. moonlight.chili

moonlight.chili What is folding?

light guns gostam de CRTs curvos e "crús" ou seja 50 ou 60Hz sem interpolações (as tvs topo de gama do final dos 90's começaram a ter isso e depois virou moda, hoje é quase impossível não encontrar tal tv's. ).
    A partir daí é ao gosto do freguês, queres nostalgia e aquele feeling da TV que tinhas na casa dos teus pais compra uma grundig supercolor e liga a mega por RF, queres algo mais sério vê as sony chassis AE ou BE ou se queres mesmo largar a nota, umas Bang & Olufsen antigas, como a Beovision MX4000, e liga a mega por RGB.

3. toze3

toze3 Power Member

RF não, sempre RGB!! Tenho tambem uma crt de 37cm, mas é pequena, e estava a pensar num upgrade.

Por isso perguntava se existe alguns modelos a evitar onde não funcionem as Light gun ou se for mais fácil em que funcionem sem limitações.
    Claro que não quero cometer loucuras estava à pensar em algo para 24/25"

4. moonlight.chili

volto a citar
    até porque esse tipo de tvs so tem RF daí ter dito isso. não há outra forma :P
    claro que rgb é melhor. a questão é que há gente que prefere jogar como jogava antigamente e esmagadora maioria tinha tv's de caca ligadas a RF.

tv's a evitar: tv's planas, tv's curvas 16:9 só para o caso de as mais antigas não terem modo 4:3, tv's que façam interpolação (normalmente aquelas que dizem 100Hz, só nas LCD é que vieram os 200/300/400 Hz).

5. Lich King

Lich King Power Member

As Light Gun costumam dar problemas nas TV's com ecrã plano?

6. moonlight.chili

funcionam mas ás vezes dão problemas a apontar. isso tem mais a ver com a distorção da imagem...

7. zexzen

zexzen Power Member

Num outro fórum onde se tem a mesma dúvida sobre as light guns:

"heelsinc wrote:Ok so I am looking to get a good CRT to play old systems on. It MUST be able to play light gun games. I read through the crtgamers post but didnt see anything about tvs that work with lightguns, it may be in there and I just missed but if not can any please suggest a tv to keep my eyes open for.

Thanks"

RESPOSTA:
    CRTGAMERNext-Gen

Re: whats the best crt for lightgun games?

by CRTGAMER Thu Feb 25, 2010 1:58 pm

"Pretty much any NON-HD tube TV will work with the lightgun. I just updated my post to make that more clear. Its when you get into LCD's and HD CRT's you run into problems. That is when you start looking into sensor lightguns similar to the Wii light bar. CRT VGA monitors work with the Dreamcast lightgun. If anyone has not read my article yet, I did a comparison of various displays, lightguns and some historical trivia at the my signature link."

Mesmo user:

" CRTGAMERNext-Gen

CRTGAMER
    Next-Gen
    by CRTGAMER Thu Feb 25, 2010 1:58 pm 12:23 pm

Rounded or flat non-HD shouldn't matter, Lightgun reads the scanlines of the TV screen."

8. Raen

Raen Power Member

Eu tenho um monitor CRT de 21'' Sony Trinitron Multiscan G500 de ecrã plano ao qual tenho uma Dreamcast ligada, e a Light Gun funciona bem, com a ocasional excepção dos cantos.

9. joazito

joazito Power Member

Há uns anos, eu comprei uma lightgun que funciona com LCDs. Aquilo metia-se um sensor nos cantos e assim o tipo de televisão não interessava. Não me lembro é da marca.

10. toze3

toze3 Power Member

Primeiro milestone de 2018

Reunião de Família

11. djm

djm Power Member

Mais fotos please! :clap:

12. toze3

toze3 Power Member

Posso tirar depois, entretanto segue uma pagina AQUI com bastantes fotos dos comandos. E aqui no site de usados está um anuncio, muito puxado a meu ver, mas com mais foto.

Há pelos vistos pouca informação, mas há duas variantes deles, a original com o logo de produto oficial playstation e outra com o logo StreetFighter 15th Anniversary.

Gosto muito deles, especialmente porque sou fã da serie. Depois tiro com os jogos expecificos para XBOX e PS2

Agora fica a faltar arranjar o arcade stick, que me escapou no ano passado, e os comandos XBOX do Guile

Depois ainda nesta serie ainda há uns mais dificeis de arranjar que tem uma caixa em couro, que tem o Evil Ryu, Sagat, Cammy e o Blanka

13. Lich King

Lich King Power Member

Para que Playstation são esses comandos? Apesar do aspecto do D-Pad ser muito semelhante ao da Saturn, o feeling dele não é muito parecido, pois não? Gostava de arranjar um comando para a PS4 com o feeling do D-Pad da Saturn...

14. toze3

toze3 Power Member

Para a PS2, foram lançados em 2005. Existe um comando SEGA igual ao da SATURN para PS2, depois creio que deverá funcionar com um adaptador na PS3/PS4, mas estes comandos não tem analógicos...

15. Lich King

Lich King Power Member

Já li sobre esses comandos SEGA para PS2, mas pelo que consta são raros e caríssimos.

16. Raen

Raen Power Member

Existem sempre os da ASCII.

17. DanielDenis

DanielDenis Power Member

Tenho este há muitos anos e é excelente!

18. casado_de_fresco

casado_de_fresco Power Member

Boas pessoal... Já à algum tempo que não vinha aqui "postar" nada.... é verdade.. mas isso não quer dizer que não tenha estado ocupado com mais arranjos e "mods"..bem pelo contrário...

Tive uma avalanche de consolas megadrive 1 e 2 e game gears que nem vos conto..... tudo resolvido...

Hoje trago aqui uma situação que é bastante recorrente nas mega drive 2...

1) Sintoma: não liga... o led não acende..

bom vamos lá analisar o problema..
    Se não liga é porque o power não chega aos ic's.. se não chega aos ic's é porque não passa do regulador de voltagem (7805). Se não chega sequer ao regulador é porque o conetor de power tá com problemas... O raciocínio tá correcto, a diferença, é que no caso da mega drive 2, entre o regulador de voltagem e o conetor de power existe um pequenho ic (chip) cujo propósito é atenuar os picos de tensão...

É uma boa ideia, mas das mega drives que eu tive a oportunidade de ver, várias tinham este chip queimado. Ora o circuito entrava em curto-circuito, e felizmente o regulador de voltagem tem proteção contra curo-circuitos... fixe não é ?

o referido chip fica à esquerda do conetor de power.. (na imagem também dessoldei o conetor de power porque estava partido e meti outro)
    É muito fácil entender o funcionamento deste chip... tem 4 patas, duas linhas de corrente.. a foto tá de lado portanto, a linha da direita é o "+".. a linha da esquerda é o "-"....

Como é que sabemos que este chip está queimado ? Usando o multímetro, na posição de teste de continuidade, colocamos o terminal preto, por exemplo, na linha do +.. e o ponteiro vermelho na outra ponta do +.. tem de dar sinal de passagem de corrente.. normal..

mas, se mantendo o terminal preto na linha do + e movermos o terminal vermelho para a linha do - também der sinal...... é a prova que tá queimado e o sinal passa pelas duas linhas...

Este ic não é fácil de encontrar e não vale a pena dar cabo duma mega drive 2 para tirar este chip e por noutra..

Solução..

1) Fazer ligação direta... um simples jumper para fazer a corrente circular.. Funciona mas ficam à mercê de novos picos de corrente

2) fazer ligação direta usando um núcleo de ferrite.. que não sendo 100% eficaz, é uma ótima solução.. (eu optei por esta..)

O que é um núcleo de ferrite ? não sei explicar bem... mas basicamente é um jumper envolvido em ferrite (tipo um "choke"), que faz o efeito de estabilizar a corrente...

Onde é que fui buscar estes núcleos de ferrite ?? a uma board de mega drive 1.. tem vários....precisamente para essa função..

Cá estão eles instalados... a solda não muito bonita mas funcional...

Também aproveitei para trocar o 7805 e um ou outro capacitor... medidas de prevenção... assim a consola vai durar muitooooooss anos.

até coloquei pasta térmica Artic Silver 5 .....uau,.....

E pronto... liga-se.. o led acende.. testei um jogo... a bombar.... BAM !!!!! mais uma solução caseira....inventada por mim...

Fiquem bem e até ao próximo mod..

19. casado_de_fresco

casado_de_fresco Power Member

Aqui fica mais uma reparação.. Básica... mas que ainda aparece bastantes vezes..

Como podem ver, a entrada do comando 2, foi para a guerra e tá inoperacional !!!! com sorte, não lixou o chip de I/O.. nestas duas pistas... que neste modelo da mega drive é o chip do VDP...

O conetor já dessoldado.. fácil...

Conetor já soldado...

e pronto.... já podem jogar a dois no Streets of Rage.. !!!!!

Até ao próximo mod !

20. [​IMG]
    Sonic 1 portugal

Sonic 2 Uk assembled Portugal

Sonic 3 Uk assembled portugal

Sonic CD protugal

Portugal robotnick gamegear

Sonic 2 master system portugal

Portugal Spinball master system (purple)

Partilhar esta Página