I Fórum de Software Livre de Lisboa

APLinhares

OpenSource
I Fórum de Software Livre de Lisboa
images.jpg
images.jpeg


O Fórum acontece nos dias 12 e 13 de Outubro na FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Conta com o apoio da FCCN, GOOGLE, SUN, PHP-Magazine, ANSOL, ASL-Angola, DRI, Vertical One e muitas outras empresas do sector. O I FSL visa aprofundar a discussão sobre o uso e desenvolvimento de ferramentas abertas, não só como forma de aprofundar o conhecimento científico, mas também como ferramenta de trabalho e modelo de Negócios.


O fórum é subordinado ao tema do Software Livre ou Opensource, assim conhecido pela liberdade que oferece aos profissionais, académicos e demais de estudar as suas funcionalidades.
Muitas empresas mundiais geram ferramentas utilizando código fonte aberto, Nesse sentido, acabam por valorizar mais os profissionais e dar atenção aos serviços e não apenas a produtos ou licenças de software.
O modelo de desenvolvimento partilhado tem-se mostrado uma forma rápida e eficaz de corrigir "bugs", uma vez que ao lançarmos um software na Internet com acesso livre rapidamente recebemos sugestões de correcções e melhorias, no que diz respeito a funcionalidade e segurança.
Muitos países, como é o caso do BRASIL, já adoptaram o Software Livre como politica de redução de custos e valorização tecnológica interna, fortalecendo assim o mercado empresarial.

Ralf Braga, da coordenação geral do evento, acredita que o país deve investir em formação, devido a falta de mão-de-obra de profissionais em Software Livre.
O Linux é o Sistema Operativo mais conhecido e divulgado mundialmente, porém muitos esquecem-se de mencionar outros, como o OpenBSD, reconhecido com o Unix, mais seguro, não tendo falhas de segurança há mais de 9 anos, o FreeBSD e outros.
Muitos destes softwares serão abordados no evento, assim como representantes das comunidades e empresas que prestam apoio aos programas.
O Software Livre tem-se mostrado como uma óptima opção para vários modelos de negócios, sendo utilizado em diversos casos de sucesso na Europa e no Mundo.
Enfim, venham partilhar experiências neste 1º Fórum, ensinar, aprender, ouvir, falar, opinar... A sua presença é fundamental!
O lançamento oficial do evento acontece no próximo dia 31 de Julho, em local a designar no nosso site.

Mais informações em:

http://www.softwarelivre.com.pt
Fonte
 
Última edição:
Não posso ir :( Bem que podia ser..., um mês antes? :\

Mas uma pergunta, porque raio tanto destaque ao Brasil por ter aderido ao software livre? (isto é mesmo uma questão, não é flame nem tentativa de xenofobia)

HecKel
 
Porque os gajos tiveram a inteligência (nós por cá assinamos um acordo com o Gates) de a nível governamental implementar soluções de software livre. Pouparam balúrdios e tornaram-se numa espécie de exemplo.
 
Ah grande fcul! Que orgulho! ate ja corre a lagrima :p
Foi com espanto que soube q ia acontecer na fcul este grande evento. promete
 
1º dia

Boas!
Alguém esteve presente no primeiro dia. Foi porreiro, houve palestras interessantes. Foi pena a fraca adesão ao evento, espero que amanha haja mais gente!
 
Back
Topo