I Moved to Linux and It’s Even Better Than I Expected

nfk

Power Member
Um artigo interessante sobre usabilidade do Linux para novos utilizadores e liberdade de escolha:

https://medium.com/backchannel/i-mo...etter-than-i-expected-9f2dcac3f8fb#.j8po8icmp

Frase forte:

"It’s almost certainly too late for Linux to be a hugely popular desktop/laptop operating system, at least in the developed world. But it’s not too late for enough of us to use it that we ensure some level of computing liberty for those who want it."

Não estou de todo convencido da primeira parte (ser tarde de mais), mas a segunda é a que me parece mais importante: pessoas suficientes usarem alternativas para manter a possibilidade de computação livre.
 
Eu concordo parcialmente que para Linux é demasiado tarde para ter uma fatia grande no mercado desktop e laptop. Isto porque a opinião que tenho neste momento é que Linux só pode ganhar uma boa fatia desse mercado se for um Linux em que as pessoas não percebam que estão a correr Linux.
E o único Linux que estou a ver neste momento que pode cumprir esta condição é...........Android, isto se a Google alguma vez apostar nele em desktops e laptops (e com isso deixe ChromeOS para trás, ou altere ainda mais o ChromeOS para não saberem que é um Linux).

Com isso não quero dizer que não há um lugar para as comuns Distros de Linux. Haverá sempre uma pequena fatia do mercado (power users essencialmente) que vão querer correr linux como o conhecemos hoje em dia, nas distros existentes.

Pessoalmente a nível de trabalho trabalhei desde à 17 anos sempre com Windows. 100% com Windows. Desde o 98 SE e NT4.
No entanto em casa, desde há algum tempo que nos meus computadores só quero usar Linux. Sinceramente não sei como as pessoas ainda aguentam o Windows 8, 8.1 e 10. Drivers, anti-virus, instalar programas sem ser de um repositório, um SO que espia o utilizador, o Metro, entre muitas outras coisas.

Linux is dead. Long live Linux.
 
Sim, um pormenor em que não tinha pensado é que pode ser tarde para o Linux no desktop porque o próprio mercado de desktop está a encolher, com tablets e smartphones a crescer. Mas produtos Google também têm o seu ecossistema, espero que continuem a existir alternativas além deles (o meu telefone é Ubuntu, por exemplo). Para mim o mais importante não é ser Linux, é permitir interoperabilidade.
 
Dizer que o Linux não pode ter mercado nivel usuário estrtura pc é como dizer que ele não existe, é feito e pensado para isso mesmo, senão não haveria necessidade de tanta distro.
O android nesse campo é por enquanto inviavel e depois depende do usuário, eu por exemplo sou daqueles que não uso smartphone, tabletas ou movel pc de bolso, encantam-me mais os desktops e menos tudo o resto.

O GNU/Linux não tem mercado venda a usuário normal mormente por duas razões :
1- Fabricantes que têm acordos com porte a Windows, a Mocosoft impõem-se forçando os fabricantes a instalar os seus produtos de fábrica.
2- Jogos que são o ênfase dos novos usuários mais novos, onde os fabricantess de gráficas dão suporte 0 a GNU/Linux ainda hoje.

E depois existe a questão do ponto de venda e aqui poderia citar um bom amigo que faz aquela típica função de profissional que dá suporte a pcs ao público que num post escreveu o seguinte:

"Bueno pongo esto en la zona de humor pero lo deberíamos de poner en la zonas de denuncias por lo menos o directa mente a la papelera del foro :jojojo: :jojojo: .
Me dedico a la reparación y mantenimiento de ordenadores pero solo a nivel particular, me llaman, miro en que esta fallando el ordenador, lo reparo, me pagan y me marcho, pues me acaban de llamar una buena cliente que trabaja desde su casa de manera online, siempre usa el navegador de Google pero desde hace un rato Windows le cierra el navegador “la aplicación appcrash de detenido la aplicación” a alguien le suena esto. Le hago las preguntas de rigor, que fue lo ultimo que estavas haciendo, que ha sido lo ultimo que ha instalado, el antivirus como esta, “has reiniciado el ordenador” todas las repuestas normales, estaba haciendo un pedido, no he instalado nada nuevo aunque el ordenador se actualizo hace unas horas, el antivirus esta actualizado y funcionando. Entonces le pregunto ¿se te cierra alguna aplicación mas o solo el navegador? Me responde que solo el navegador, le digo vale ¿tienes guardados los marcadores? Me dice que si, le digo vale, vamos a quitar el navegador pero antes en administración vamos a ver que el navegador esta en aplicaciones de confianza y si esta, de esta manera el appcrash debería dejar el programa tranquilo, pero no es así, lo sigue bloqueando, le digo venga vamos con las típica solución desinstalamos el programa, reiniciamos y lo instalamos de nuevo, pero para esto tenemos que tirar del explorer, y aquí es donde viene todo el problema, esta mujer ejecuta el explorer y se le inicia el asistente de inicio de la versión 11, le digo mira en actualizaciones y mira cuando se descargo esa versión, me dice que se descargo hoy, pues después de todo este royo por lo visto Windows le bloquea el uso de otro navegador que no sea el suyo propio, descargamos de la web de Google el navegador que usaba ella, lo instalamos de nuevo y lo sigue bloqueando, por ahora solo puede usar el explorer, para probar algo mas le digo descarga firefox y probamos y Windows le bloquea firefox, solo puede usar Explorer 11."

E aqui vem o mais importante :

"...hace unos años comencé a poner ubuntu a unos clientes, cual fue mi sorpresa que dejaron de llamarme, hablando con ellos me lo comentaban, no me llamaban por que el ordenador iba perfecto, entonces decidí que a ninguno de mis clientes les hablaría de gnu linux pues windows me daba de comer gnu linux no, y a día de hoy sigue siendo si. Esta mujer usa windows 7 y solo lo usa para trabajar en un departamento de ventas por internet. La aplicación appcrash funciona tan bien que bloquea hasta las aplicaciones de confianza y no se puede hacer nada. Con suerte en un caso extremo desmontando el disco duro conectándolo por usb y pasando un antivirus se soluciona paro no pasa siempre, yo tengo programas originales de y vez en cuando me da por el ojete una cosa mala. Que mis clientes quieren windows por mi encantado."

Sim na verdade quem usa GNU/Linux tem este problema tende a não oter que mudar de pc tão assiduamente e nunca precisa tanto do famoso 25/15 euros formatação e limpeza de meio em meio ano.

Para mim hoje ser ou não GNU/Linux (não meto aqui android) é importante e um motivo óbvio para escolha entre algo ofertado, o problema é que eu ainda hoje se for comprar um pc não tenho nos revendedores pcs GNU/Linux à venda e se o quiser comprar vou ter de encomendar na web, portanto existe um Monopólio de ofertas entre 2 marcas Appel e Mocosoft essa é outra parte que muito influi na opção de usar e esse acesso desktop passará por migrar mais tarde esse pc comprado com outros produtos de outra marca a GNU/Linux passando assim o momento de vende para a estatística de pc vendido com Mocosoft ou outro mesmo que dali a uma hora seja formatado para GNU/Linux.

Quem como nós usa GNU/Linux sabe que estamos a anos luz do produtos desk. laptop etc dos outros é um sistema melhor mais simples e fácil até de aprender, o problema é que existe um mercado muito forte de um lado e um mercado muito deficiente que aposta en GNU/Linux exclusivamente dirigido a empresas, daí que ao user normal o GNU/Linux só chegue por mera sorte ou curiosidade.

No entanto é um sistema muito melhor, se fossemos fazer uma comparação ver-nos-iamos gregos para encontrar mais que 3 vantagens de usar Mocosoft ou appel frente a GNU/Linux, quase que não existem vantagens.

Para mim o Desktop continuará a ser a parte mais forte do GNU/Linux ainda por uns tempos e eé aí que ainda creio que os usuários apostam mais em tê-lo até porque o GNU/Linux foi sempre atrás e adaptando-se ao que a moda trás consigo.

A implementação de uso não depende tanto do sistema Kernel em sí mas sim dos usuários, dos fabricantes e das vontades públicas em difundi-lo ou não.

Existe uma outra vertente como seja a "estupidificação" do usuário que o torna subtilmente dependente de usar isto ou aquilo, já seja por pertença já seja por segurança, temos bons exemplos de posts neste mesmo fórum - https://forum.zwame.pt/threads/office-para-o-windows10-urgente.945639/#post-13479792 ;
As pessoas muitas vezes não sabem e têm medo do que não seja patrocinado pelos fabricantes e procuram sempre a marca nem que seja pirata quando têm gratuitamente opções.
Existem os fãs Mocosoft, os appel e os GNU/Linux e isso tb influi.

Que o desktop esteja a morrer - eu não creio.
 
Última edição:
Dizer que o Linux não pode ter mercado nivel usuário estrtura pc é como dizer que ele não existe, é feito e pensado para isso mesmo, senão não haveria necessidade de tanta distro.
O android nesse campo é por enquanto inviavel e depois depende do usuário, eu por exemplo sou daqueles que não uso smartphone, tabletas ou movel pc de bolso, encantam-me mais os desktops e menos tudo o resto.

Que o desktop esteja a morrer - eu não creio.

A questão aqui é que por exemplo, tu fazes parte daquele 1% que não tem smartphone ou tablet. A percentagem foi inventada por mim, mas para dizer que hoje em dia a malta quer é smartphone e tablets, que mudam de 2 em 2 anos. Desktop têm um antigo com 4 ou 5 anos ligado à impressora para quando é necessário. E digo isto porque vejo os exemplos da minha família e amigos que é praticamente tudo assim, por isso acho que linux em desktop não vai vingar, porque os utilizadores tradicionais estão a deixar de comprar desktops. No entanto, o mercado não está a morrer um bocado pela parte gaming. Ultimamente, saída de hardware está quase sempre relacionada com gaming, e é ai que linux está a começar a dar cartas, pois cada vez têm aparecido mais jogos compatíveis na steam.
 
A questão aqui é que por exemplo, tu fazes parte daquele 1% que não tem smartphone ou tablet. A percentagem foi inventada por mim, mas para dizer que hoje em dia a malta quer é smartphone e tablets, que mudam de 2 em 2 anos. Desktop têm um antigo com 4 ou 5 anos ligado à impressora para quando é necessário. E digo isto porque vejo os exemplos da minha família e amigos que é praticamente tudo assim, por isso acho que linux em desktop não vai vingar, porque os utilizadores tradicionais estão a deixar de comprar desktops. No entanto, o mercado não está a morrer um bocado pela parte gaming. Ultimamente, saída de hardware está quase sempre relacionada com gaming, e é ai que linux está a começar a dar cartas, pois cada vez têm aparecido mais jogos compatíveis na steam.

Continuo na mesma, eu tenho para aqui uma catrafada de elementos tenho uma tableta , um phone smartphone, mas não lhes ligo nenhuma, o Android pelo menos para mim serve para duas coisas ouvir rádio e ver pdf (cansa a vista prefiro desktop), do resto aplicações da carochinha melhor não usar cá coisas para falar com o primo que foi para sabe-se lá onde não é comigo o mail chega se quiserem se não quiserem paciência, não faço questão de usar aplicações que interessam a outro primeiro têm que me interessar a mim.

A questão é fácil - uma coisa é moda e então lá vem os 1% porque isto é como lançar uma bola nova a um conjunto de cães todos vão querer apanhar a nova e deixar a velha só porque é nova, tb foi assim com os primeiros desktops ou pcs, outra coisa é dizer que o desktop enquanto tal vai morrer ou que o Linux não se vai suportar nesse ramo, quando o grande ramo dele hoje em dia é esse.Voçês estão a esquecer-se de uma coisa importante para as marcas produtoras o ênfase do produto é o produto em sí, no GNU/Linux isso muda o ênfase do produto é o usuário , daí que possivelmente vejamos o GNU/Linux a exportar-se a outros ramos mas não abandonando outros! Isso seria imitar a Mocosoft , tens windows xp? atira com o pc , compra um novo ... essa não é de todo a política no GNU/Linux . Aliás o Kernel e já houve quem sugerisse abandonar, mantem compatibilidade com módulos antigos arquitecturas antigas etc, acho que até por aí será dificil deixar de ver desktops passiveis de usar GNU/Linux e que o mesmo tipo Desktop deixe de ter mercado tanto por sistemas para ele como por usuários interessados ainda para mais em sistemas com muito pessoal com grande afinidade por tecnologia computacional.
Mas posso estar eu enganado.

Ainda que também penso que as pessoas querem cada vez mais comprar coisas mais pequenas , até dão smartphones como prenda de 1ª comunhão, é a escolha da maioria que vem agora.

Eu como uso pouco o tlm e o android tenho mais queda para desktop ou laptop mas a moda é a moda, no entanto acho que Desktop ainda é viável seja GNU/Linux ou não.

Eu acho é que o Desktop tende a encarecer mais precisamente pelo que citam, uso tipo tribo.
 
Última edição:
Isto não é uma questão de querer tlm e tablet pra trocar a cada par de anos, ate porque nem todos ganham para isso...apesar de serem produtos com gamas acessíveis....

O mesmo que disse no tópico sobre o conceito de PC estar moribundo nos dias de hoje: muita coisa se faz num dispositivo de computação ubíqua, sem se estar à espera que o SO arranque, sem muitos cliques, sem barulhos das fans (coisa que nao tenho saudades nenhumas) e onde se quer. Arruma-se no bolso e toca a aproveitar a vida...

Eu também fui adepto de um bom computador, seja lap ou desktop passar horas a fio, mas agora só uso muito de vez quando e é quando vou a casa dos meus pais tirar o po ao desktop.
 
Isto não é uma questão de querer tlm e tablet pra trocar a cada par de anos, ate porque nem todos ganham para isso...apesar de serem produtos com gamas acessíveis....

O mesmo que disse no tópico sobre o conceito de PC estar moribundo nos dias de hoje: muita coisa se faz num dispositivo de computação ubíqua, sem se estar à espera que o SO arranque, sem muitos cliques, sem barulhos das fans (coisa que nao tenho saudades nenhumas) e onde se quer. Arruma-se no bolso e toca a aproveitar a vida...

Eu também fui adepto de um bom computador, seja lap ou desktop passar horas a fio, mas agora só uso muito de vez quando e é quando vou a casa dos meus pais tirar o po ao desktop.

Lá está tu representas uma parte do público e eu outra, eu é ao contrário, se me perguntares o número do meu telemóvel não o sei , apenas o uso para quando tenho de saír ou conduzir se tiver uma emergência ter à mão , em casa ponho-o sempre no mesmo lugar e não pego nele porque senão ainda o perco num canto qualquer, o Android, o mesmo, comprei para a minha mãe ela não liga , então tenho de ser eu a tirar-lhe o pó e ligá-lo ao menos , simplesmente não uso. Esse Android é um Tablet ou como se designa aquela coisinha com o ecrã de toque.

Já para mim pc é desktop aqueles mesmo à antiga tudo o resto já me chamam menos à atenção mesmo o laptop tenho-o parado.

Acho que representamos bem 2 tipos de usuário.

Fácil, jogos na minha conta de Steam :P É a única razão.

Para jogos o Windows ainda ganha doa a quem doer e o Steam é só uma forma de venda pouco mais éc erto que ajuda muito mas ainda não é suficientemente forte , se formos a ver alguns fóruns não só entendemos que algum do suporte a instalação (bug) é horrivel, como as próprias produtoras de jogos continuam a dar ênfase ao grande mercado, desenvolver certos jogos custa milhões hoje em dia, desenvolvê-los para GNU/Linux que respresenta algum 7 % de usuários nesse ramo dá que pensar se o investimento compensa, o problema vem de muito atrás - Que quem produz gráficas de um suporte horrivel a GNU/Linux e que a Microsoft continue a dominar mais de 90% do mercado e dos retalhistas com os quais fazem acordos precisamente para que os seus sistemas venham suportados ao hardware de fábrica e chegem ao retalhistas como quase única oferta.

É o que existe.

Para jogos antigos a conversa já é outra . Isso tende a mudar no futuro mas ainda vai demorar uns anos e aí sim quando o mercado gamer tiver penetração GNU/Linux o windows não tem muito mais onde verdadeiramente se agarrar como sistema para usuário de computador é dos poucos ramos em que ainda marca muita diferença tanto em qualidade gráfica como oferta de jogos.
 
Para além do Steam, ainda não larguei o windows como sistema principal também devido ao Office. O LibreOffice que vem com o ubuntu está a anos luz a nível de funcionalidades do da Microsoft... Por isso uso linux apenas num PC secundário, com muita pena minha. No dia em que Linux bombar jogos e um Office a sério, seja da microsoft ou não, passo para linux em definitivo.
 
Eu acho que existe mercado para tudo. É o que acontece em todos os mercados, seja pc's, SO, carros, telemóveis, moveis, etc.

Muitas vezes temos uma tendência para olhar para as coisas apenas com a nossa própria visão e achamos que "os outros" estão mal.
Eu acho que a Microsoft vai dominar na mesma durante os próximos anos por dezenas de motivos.
Mas concordo que o Android aos poucos vai começar a ocupar o seu lugar e chegar mais longe.

Linux vai ser sempre Linux e vai ter sempre o seu user base. Por diversos motivos. Mas quem o viu a nascer e quem o ve agora :)
 
Com o Microsoft Office há dois pontos:
- Ele funciona no Wine.
- A maior parte das pessoas não larga o Office pelo LibreOffice porque o LibreOffice não faz o que o Office faz, mas depois o uso que fazem do Office daria (com um periodo de habituação) para fazerem o mesmo no LibreOffice. Para não contar com as pessoas que fazem coisas básicas de Office e mesmo assim não largam o Microsoft Office só por uma questão de habituação.
O LibreOffice não é assim tão básico.
Pessoalmente só há um programa do Microsoft Office que ainda não consegui largar. O Visio.

Mas falando de Linux. Eu já atirei a toalha ao chão. Acho que Windows vai continuar a dominar. Eu adoro linux, mas à minha volta ninguém o usa e ninguém lhe dá sequer uma oportunidade.
Dito isto Linux não é perfeito. Também tem as suas manias.
 
Se os problemas de privacidade / incompatibilidades em hardware antigo comecarem a surgir no windows 10, podera haver uma maior migracao para linux.
Btw, aproveito para fazer uma pergunta relativa ha questao do office e apps da MS. E possivel ter uma VM em ubuntu mas tipo como existe no OSX em paralels em que as aplicacoes windows correm disfarcadas como se fossem apps do OSX, o chamado "side by side"? Obrigado.
 
E possivel ter uma VM em ubuntu mas tipo como existe no OSX em paralels em que as aplicacoes windows correm disfarcadas como se fossem apps do OSX, o chamado "side by side"? Obrigado.

Seamless mode no virtualbox. CTRL+L para activar/desactivar. O vmware workstation também tem igual, mas não me lembro do nome.

Edit: No virtualbox convêm ter o copy/cut paste e drag and drop activado para ser seamless.
 
Última edição:
Falando da minha curta experiência: já tentei migrar na integra para linux por 3x mas...não dá...

Para começar incompatibilidades com certos programas que uso mas o principal factor que pesa para mim é a falta de aceleração gráfica mesmo em ambiente 2D: noto uma grande diferença com placas gráficas iguais em ambiente windows e linux. Sou exigente a nível de fluidez pois multi-task para mim é o prato do dia.

Ainda assim nem tudo é mau: como tenho a cargo os pc's dos familiares começei a convertê-los para linux e foi a melhor coisa que fiz. Com windows de 6 em 6 meses andava feito parvo a formatar os pc's...desde que coloquei linux a última vez que o fiz foi em 2013... :lol:
 
O office 2013 não corre no wine. Pelo menos não conheço nenhuma maneira de o pôr a correr.

Sinceramente só me mantenho no windows por causa disso. Espero no futuro trocar para OSX ou pelo menos arranjar maneira de pôr o Office compativel para poder usar o linux 100%. Cansado de fazer reboot para mudar de SO
 
Drivers, anti-virus, instalar programas sem ser de um repositório, um SO que espia o utilizador, o Metro, entre muitas outras coisas.

Esses problemas (drivers e instalar programas sem ser de um repositório) também os tive na minha curta experiência em ambientes desktop de linux (tenho mais experiência em cli nos tempos em que administrava servidores de jogos).

Mas como não fecho as portas ao linux e cada vez uso menos programas específicos de Windows, já ando a preparar a mudança para eOS ou Antergos.
 
Esses problemas (drivers e instalar programas sem ser de um repositório) também os tive na minha curta experiência em ambientes desktop de linux (tenho mais experiência em cli nos tempos em que administrava servidores de jogos).

A nível de desktop o problema dos drivers é "fácil" de resolver. Comprar tudo Intel. É o que eu faço. Não dá para jogar, mas não jogo, por isso pessoalmente não tenho problemas.
Claro que vendo a situação para quem joga, a parte dos drivers torna-se complicada. Os drivers sem ser de gráficas é praticamente um problema resolvido. Os drivers de gráficas é a última fronteira. Normalmente usa-se os drivers closed source. Mas mesmo esses em algumas distribuições, estão nos repositórios.
Quanto aos programas. Muitos não estão nos repositórios das distribuições, mas muitos também oferecem os seus proprios repositórios. Só me deparei com um programa que não tinha repositório, o Teamviewer, mas disponibilizam em rpm, deb e zip. O que uso é o zip. Descomprime-se para uma pasta e funciona perfeitamente.

Penso que seja literalmente isto. No meu caso (e acredito que n seja o unico) o windows é um bootloader para a steam, só e apenas

Tu e muitos outros. Esse é um circulo vicioso. As pessoas não mudam para linux por causa de não haver jogos e não lançam jogos para linux porque as pessoas não mudam para linux. É complicado.
Não te estou a culpar a ti e a todos os que fazem isso por essa situação. Eu se jogasse também tinha que usar windows em casa.
Agora vão sendo lançados alguns jogos para linux, especialmente pelo Steam, mas ainda é uma gota no oceano.
 
Back
Topo