I Moved to Linux and It’s Even Better Than I Expected

Tu e muitos outros. Esse é um circulo vicioso. As pessoas não mudam para linux por causa de não haver jogos e não lançam jogos para linux porque as pessoas não mudam para linux. É complicado.
Não te estou a culpar a ti e a todos os que fazem isso por essa situação. Eu se jogasse também tinha que usar windows em casa.
Agora vão sendo lançados alguns jogos para linux, especialmente pelo Steam, mas ainda é uma gota no oceano.

Mas para me redimir, coloquei no pc do meu pai e o portátil da minha mãe, linux (ubuntu) :p
 
Eu quero contar uma pequena história que me aconteceu ontem.

Um colega meu pediu-me ajuda para um portátil Lenovo comprado à dias que veio com Windows 10 e depois de instalado os updates (e apenas isso), ficou com o recycle bin corromprido e a barra cá em baixo do "Start" deixou de funcionar. Nenhum icon da barra abria.
E o meu colega pediu-me ajuda para ver como restaurava o Windows.
Até aqui tudo bem. Problemas acontecem em qualquer sistema operativo. Linux também não é perfeito.

A parte que me espantou e que quero deixar aqui ficar é que o meu colega descobriu que na parte lateral do portátil ele tem um botão físico para recuperar (reinstalar) o sistema operativo, o Windows 10.
Eu acho isto de loucos. As próprias marcas já fazem um botão especial para quando o sistema operativo dá barraca. Isto é, eles já estão à espera que o sistema operativo tenha problemas e para evitar mais chatices colocam um botão físico de repair.

Nem o sistema operativo devia dar problemas só depois de instalar os updates, nem um computador deve vir com um botão para reparar o software. Por acaso foi isso que safou o meu colega, mas a impressão negativa fica sempre.

Outro ponto era a quantidade de bloatware que a máquina vem de fábrica, mas aí a culpa não é da Microsoft.
 
Felizmente isso são águas passadas para mim.

Actualmente recuso-me a resolver problemas desse SO. Antigamente vários familiares/amigos pediam-me para formatar, 'limpar' ou instalar programas. Agora digo que há vários anos que não trabalho com Windows e que se quiserem posso instalar Linux. Tem sido um descanso.
Porque a sério, simplesmente recuso-me a ajudar pessoal ignorante que quer Windows só porque sim. Tem alguma lógica andar a perder tempo com pessoal que instala software pirata, que não usa 90% das funcionalidades e que poderia ficar muito melhor servido com Linux. Não, desculpem lá mas não tenho pachorra.
Um exemplo é de um familiar que a certa altura lá consegui convencer a instalar Linux. Rapariga com 14 anos, ou seja não joga e literalmente apenas usa Office e Firefox. Tudo catita com Lubuntu, LibreOffice e Firefox num computador com ~10 anos. Ainda se aguentou 1 ano até me começar a chatear que queria o MS Office porque as amigas também usavam. Tanto andou que me levou à certa para lhe instalar o Win 10, contudo disse-lhe que não me viesse pedir ajuda. Não demorou 1 mês... lol. Parece que sacou o Office pirata e deu barraca. Conclusão está na mesma com o LibreOffice, mas em Win 10 e aquilo literalmente arrasta-se. Agora digam lá se vale a pena perder tempo com estas atitudes.
É uma familiar muito querida para mim e faço-lhe todas as vontades, mas neste assunto sou mesmo intransigente.
 
Também gostava de migrar 100% para linux, mas o Office 2016 não me permite e além de concordar que o windows 10 possa espiar, ele entrega-me uma integração e-mail, calendário, conta administrador, office, onedrive como outro linux me entrega.

Já experimentei Elementary OS 0.3.2 e Ubuntu 15.04 gostei de os usar, mas há sempre qualquer coisa que falta, e muitas distros para mim são muito feias e arcaicas, apesar de consumir menos recursos, apesar de eu gostar bastante do Patheon e do Gnome.
 
Adoro Linux Mint, está cada vez melhor e sou um fã.

Tenho 3 motivos para não mudar de vez para Mint:

1- Sou um "bricolager", costumo fazer "n" coisas que têm a ver com construção aqui em casa e desde que sou pai ainda mais, caixas, brinquedos, faço de tudo para o meu filho...antes de construir costumo usar o programa "Sketchup pro" em Windows, lá faço todos os planos antes de construir e adoro o programa, é simples, ultra completo e já o domino...não encontro nada semelhante em Linux.

2- Qualidade de som do meu laptop, tenho um asus n56vz que tem um som muito bom em Windows, em Linux o som fica estridente e com muito menos qualidade, já tentei o "pulse audio" mais ainda assim não consigo que chegue sequer perto do som que tenho em Windows.

3- Não consigo passar som por HDMI para a minha tv, quando ligo o meu laptop à TV por HDMI para ver um filme ou "whatever" a imagem passa mas o som continua a ficar apenas no computador, já tentei as soluções que fui googlando e nada resolveu.


Fossem estas 3 coisas resolvidas e nem queria mais saber de Windows, até esteticamente o Linux (mint pelo menos) dá "15-0". De resto é um SO que me enche completamente as medidas, tem tudo o que preciso.
 
Para portáteis é sempre mais complicado. Ou se compra um que se saiba que é compatível, ou vão sempre existir pequenas coisas que não funcionam
 
Back
Topo