• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

I3 8100 vs Fx 8350

daror

Power Member
Boas malta,

Tinha aberto uma thread com esta questão na secção de dúvidas técnicas mas após sugestão aqui vai o questionário.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Vou gastar cerca de 450/500€, daqui a 1 ou 2 semanas no máximo.



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Tenho caixa, fonte, e disco. Vou comprar motherboard, gráfica, RAM e processador.



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

Gaming


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

O mais tarde possível

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Como referi, tenho caixa, disco de 1T e uma fonte de 500w.



6) Vais fazer Overclock?
Não numa primeira instância mas irá depender do processador e da sua capacidade para o fazer.

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)

Possivelmente física

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Irei eu montar

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).




b. Processador - indeciso entre i3 8100 e FX 8350
>

c. Motherboard (chipset, formato)

> Irá depender do processador mas nunca micro atx

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)

> 1050 ti


10) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?

Tenho monitor rato e teclado, não é necessário.



11) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?

Não.



12) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.



Cumprimentos!
 
Processador: Intel Core i3-8100 Quad-Core 3.6GHz 6MB Skt1151 - 103€
Motherboard: ATX MSI B360 Gaming Plus - 100€
Memória RAM: G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB) DDR4-2400MHz CL15 - 86€
Placa Gráfica: Asus Geforce GTX 1050 Ti DC2 OC 4GB GD5 - 170€
SSD: SanDisk Plus 120GB MLC SATA - 40€

Total: 499€

Parto do princípio que o teu disco não é SSD, o que é fundamental incluir na tua compra. Se puderes, compra um de 240 GB (60€), o que compensa bastante se considerarmos o custo por GB.

Já agora, penso que é importante indicares qual a fonte, caixa e monitor que já tens, de forma a verificar se tudo será compatível.
 
Última edição:
Boas,

Tenho uma caixa da Nox com uma fonte de 500w, vinha em conjunto. SSD? Acha mesmo necessário? Não compensa mais colocar 4 GB de RAM adicionais por exemplo? Tenho um monitor de 22" mas tb o irei actualizar em breve.

Estou a ver que o 8100 e de facto superior ao FX 8350... Pensava que fosse mais taco a taco.
 
Sim, SSD é mesmo necessário, por inúmeras razões como rapidez, eficiência energética, ruído, temperaturas, durabilidade, etc.

Instalas o sistema operativo, jogos e programas no SSD e armazenas os restantes ficheiros no disco que já tens.
 
Já agora em relação as rams, colocar 4 + 4 não e melhor que uma de 8? Ou acha indiferente? Já agora também, num cenário de futuro, acrescentando 4 GB aos 8 iniciais é melhor a combo 4 +4+4 ou 8+4 , ou e também indiferente? Obrigado por toda a ajuda!
 
Bom, há várias formas de analisar essa questão.

Isoladamente, ou seja sem futuros upgrades, está comprovado em benchmarks que 2x4GB (dual channel) é melhor que 1x8GB.

Mas na verdade penso que seria melhor colocar os 8GB agora e, quando pudesses, outros 8GB mais tarde.

Como referiste que queres fazer uma atualização do PC o mais tarde possível, e se tiveres possibilidade de fazer o investimento, o ideal seria mesmo adquirir 2x8GB agora.
 
Se o principal objetivo do PC é jogar, eu iria para Intel. Mas podes considerar AMD também. Qualquer uma das opções será boa.

Processador: AMD Ryzen 3 1300X Quad-Core 3.5GHz c/ Turbo 3.7GHz 8MB SktAM4 - 110€
Motherboard: ATX MSI B350 PC Mate - 82€
Memória RAM: G.SKILL Aegis 8GB (1x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Preta - 87€
Placa Gráfica: Asus Geforce GTX 1050 Ti DC2 OC 4GB GD5 - 170€
SSD: Toshiba TR200 240GB 3D TLC SATA - 63€

Total: 512€
 
Última edição:
E o ryzen 5 1400? peço desculpa tantas questões mas estive a investigar e os valores de todos estes processadores estão perto uns dos outros. Não será o ryzen 5 melhor que o i3?

Cumprimentos
 
E o ryzen 5 1400? peço desculpa tantas questões mas estive a investigar e os valores de todos estes processadores estão perto uns dos outros. Não será o ryzen 5 melhor que o i3?

Cumprimentos

Se é para ires para o 1400 mete mais uns trocos e vai logo de 1600.
 
Back
Topo