I5-6600k bottleneck?

Boas a todos , depois de muitas discussoes ca no forum sobre orçamentos para o pc finalmente adquiri o meu computador: mas depois de apenas uma semaninha de uso ja depareime com varias situaçoes que acho que merecem investigaçao .

O Meu PC:
- i5-6600k @4.4Ghz
- Gtx 1080 Msi Gaming X @2.075 Ghz Mem @ 5.5Ghz
- Msi Z170A- G43 Plus
- 16gb G skills 2400Mhz DDR4 (2x8GB)
- Nox Hummer GD750 w 80 plus gold
- LG UltraWide 25UM58-P 2560x1080

Tudo Começou quando instalei o GTA V , abri o jogo (vanila) tudo bem , os graficos tudo no max menos o mssa que esta 4x e vsync off estava obtendo cerca de 68-75 com o uso de gpu de ~75% nunca mais de 85% , mas quando decidi usar o v sync deapareime que de vez em quando tava a ter 50-55 fps em zonas que eu sei que sem o vsync tinha muito mais , e reparei que na mesma zona com as mesmas settings o jogo sem vsync davame 70 fps com gpu usage the 83-85% enquanto que com o vsync o uso do gpu era de 55-65% obtendo apenas 55 fps , fui testanto em varias partes do mapa e esta confirmado que o vsync causava o gpu trabalhar 20% menos pensei que fosse um problema de drivers , re-instaleiu tudo , no gestor de taferas/detalhes dei a prioridade ao gta v mas era sempre a mesma coisa , pronto decedi aceitar os meus resultados ate que instalei o naturalvision mod para o gta v onde depareime que apesar do jogo verse mais bonito davame muitos mais performance , porque nas ares onde o gta vanila davame 70 fps com 75% gpu usage agora dame na boa 85-90 com 99% gpu usage , ate que activo o v-sync onde volto aos 55-60% de uso do gpu , dito isto eu nao me importaria , mas o chato é que com o vsync sempre jogo a 55-60 fps , e isso incomodame muito , porque se por exemplo nessa mesma area onde sem vsync obtenho 80fps com 99%uso do gpu obtesse 60 perfeitos com vsync seria otimo mas por alguma razao o gpu so se esforça para os 60 frames causando as quedas tao irritantes ,
falo do gta v mas nao é apenas neste jogo que sinto isto , no battlefield 4 , basta por 150%res scale que resolve tudo , mas no gta v se faço isso o jogo fica muito pesado porque a minha res nativa ja é 2k.
 
Ora adicionando o que ja tinha dito no outro...

so falta mencionar as situações (jogos / fps / programas / etc)

Mas se tens o CPU a 100% enquanto jogas, então sim, esta fazer de bottleneck, mas não devia.

se o uso do cpu não esta a 100% então é provavel que ainda tenhas margem de manobra, ou que simplesmente o jogo em questão nao use todos os cores.

Para testares isso é facil, baixa o clock do cpu e ve se baixate os framerate, ainda não disseste onde é que achas que ele esta a limitarte o sistema...


E faz um favor a malta, edita o post e mete uns parágrafos no meio :) eu realmente não consigo ler.
 
Isso é muito estranho... Eu com uma 980 Ti, a 1440p tenho os mesmos fps... Claro que tenho um bom OC no processador... Mas não sei se está a ter bootleneck no cpu ou no gpu...
 
Com uma 1080 é mais seguro utilizar um i7.

Explode, com um i5? :D j/k ;)

Respondendo ao OP, se sem v-sync tens bem masi de 60fps e a queixa é não dar os 60 certos com ele ligado, isso é tudo menos um problema de bottleneck do CPU.
Isso parece problema de drivers, bug do jogo, qualquer coisa por aí.

Quando um 6600k, ainda por cima com OC, der problemas graves de bottleneck, pobres de nós todos.. :D
 
Explode, com um i5? :D j/k ;)

Respondendo ao OP, se sem v-sync tens bem masi de 60fps e a queixa é não dar os 60 certos com ele ligado, isso é tudo menos um problema de bottleneck do CPU.
Isso parece problema de drivers, bug do jogo, qualquer coisa por aí.

Quando um 6600k, ainda por cima com OC, der problemas graves de bottleneck, pobres de nós todos.. :D

Quando a GPU tem de estar à espera que o CPU acabe de fazer os seus cálculos (ou vice-versa) e que por causa disso não esteja a trabalhar na sua capacidade máxima (100%), é bottleneck. Se ele tiver o PC todo minado com malware, isso já é outra história. Mas como ele diz que o PC é novo, acho estranho já ter o pc assim minado.

Experimenta subir para 4K com DSR (acho que é assim a tecnologia da nvidia). Se o uso de GPU subir e o uso de CPU diminuir, estás perante bottleneck. Se continuar a mesma coisa, (CPU a 100% e GPU abaixo de 100%) é porque tens outro problema qualquer aí.
 
Isso do V-Sync deve ser algum bug. Já me aconteceu também, mas ao contrário. Tinha um jogo que sem V-Sync ficava nos 40-50, ligava o V-Sync não baixava dos 60.
 
Estou como o outro, se um i5 6600k der bottleneck a uma gtx 1080 pobres de nós, estamos bem lixados, não é algo grave e deve ser problema algum fora do cpu
Ate um i5 6400 lida bem com uma 1080 sem bottleneck que seja grave, algo leve
 
Joquei um pouco de Dirt e BT4 e o GPU está a 100% e o CPU anda sempre entre os 50% e os 90%, mas mais pelos 65% +/-.

Deve estar tudo em ordem aqui por casa, certo?
 
Joquei um pouco de Dirt e BT4 e o GPU está a 100% e o CPU anda sempre entre os 50% e os 90%, mas mais pelos 65% +/-.

Mesmo que as percentagens fossem diferentes, como é que sentes os jogos?
Não estão a correr bem? Não estás satisfeito?

Deixai lá o bottleneck...
Mais jogo e menos números! ;)
 
Pelo contrário, o desempenho está espetacular [emoji16] BT4 tudo em ultra e filtros no máximo, 1680*1050 tenho FPS entre os 90 e os 130, vão oscilando.
Está bom, certo?
No Dirt tudo em ultra e filtros no máximo, 1680*1050 tenho FPS entre os 95 e os 125 e também vão oscilando.
Tudo em ordem, né?
 
Back
Topo