i5 6600k Overclock

rjmpires

Power Member
Vou dar o pontapé de saída e falar da minha experiência com o novo Skylake i5 6600K !

Estou a utilizar uma Asus Z170-A e 2x8GB DDR4 a 2666MHz da Kingston.

Andei a experimentar o que este menino fazia, e deu para chegar aos 4.8Ghz sem muita dificuldade, mas como queria um OC não tão puxado e uma coisa mais para o dia a dia resolvi fazer algumas alterações e meti o ratio em apenas 46 (sem mexer em mais nada) e liguei o Adaptive mode para poder poupar quando está em idle ou apenas a passear no browser.
Liguei também o XMP para as memórias e meti os valores da Kingston, para elas ficarem a 2666MHz

Em termos de VCore vai de 0.415V a 1.360V para uma frequência de 800MHz a 4.6MHz, temperatura mínima de 27°C e máxima de 69°C (média nos 4 cores) com uma temperatura ambiente de 25-26°C (lá fora estão 32°C à sombra)

111.png

image.png

222.png



EDIT: Esqueci-me de mencionar umas coisinhas!

Caixa: NZXT S340
CPU Cooler: Coolermaster Evo 212
Massa térmica: Apliquei a que vinha com o cooler
Ventoinhas: 2 que vinham com a caixa +2 na grelha frontal (todas reguladas entre as 600-800RPM)
 
Última edição:
Que cooler tens? 1.36V parece-me um pouco puxado... Tens essas temps a correr cinebench? É que isso não é o que puxa mais pelo cpu.
 
Porreiro. A cache tb tem multiplicador como no haswell?

Sim, também podes mexer no multiplicador da cache!

Que cooler tens? 1.36V parece-me um pouco puxado... Tens essas temps a correr cinebench? É que isso não é o que puxa mais pelo cpu.

Esqueci-me desse pormenor :p tenho um Evo 212 (apliquei a massa térmica que vinha com o cooler)

Fiz testes com o RealBench, CINEBENCH R15 e com o x264 Stability Test v2.05. Não tenho qualquer interesse em correr o Prime ou outros mais pesados, pois muito provavelmente no dia a dia nunca vou stressar o CPU a esse ponto, e acho um exagero.
 
Também acho :banana:

Se bem que tenho aqui uma pulguinha atrás da orelha... se faço delliding ao CPU ou não a ver se dava para baixar as temperaturas um pouco mais (para meter Artic MX4), é que tenho 1 dos cores sempre mais quente que os outros. Também pode ser do cooler, mas vi malta que fez delidding e tirou mais de 10°C em full load!
 
Parece-me interessante. Já fizeste delid em outros CPU's? E honestamente não me espantam as baixas de temperatura com delid e substituição da pasta, já em Ivy e Haswell haviam informações nesse sentido, a TIM da intel é estupidamente má. Mas lá está, garantia para que te quero não é? ;)
 
Sim, fiz num velhinho Pentium 4, com uma prensa de bancada faz-se muito facilmente ou um torno de bancada, para quem está com medo que lhe fujam as mão a fazer força a mais ;)
É só comprar uma lâmina de barbear old school e faz-se :biglaugh:
As temperaturas não são muito altas nestes CPUs a meu ver, mas uma diferença de 10 graus para quem quer grandes OCs é qq coisa a ponderar!
 
Sim, fiz num velhinho Pentium 4, com uma prensa de bancada faz-se muito facilmente ou um torno de bancada, para quem está com medo que lhe fujam as mão a fazer força a mais ;)
É só comprar uma lâmina de barbear old school e faz-se :biglaugh:
As temperaturas não são muito altas nestes CPUs a meu ver, mas uma diferença de 10 graus para quem quer grandes OCs é qq coisa a ponderar!


No teu caso não sei se valerá a pena já que o teu cpu pede voltagens bem altas.

Se fosse um cpu que estivesse a fazer bons clocks com baixas voltagens, mas as temperaturas fossem altas, aí sim valeria a pena.
 
Fiz como teste, axo que chegaste lá. Loool

Eu já fiz "delid" em cpu's com hetaspreader soldado e isso envolve um maçarico e uma maneira de manteres os condensadores da parte de baixo cpu suficientemente "frescos" para não caírem...se quiseres testar convenientemente tens de arranjar um ivy bridge, eu tmb ando a procura de 1 barato mas são difíceis de encontrar.
 
Escolhi pelo tema de cores, branco e preto. Elas são iguais basicamente!

Em relação ao teste no pentium 4, foi para ver se com a prensa de bancada era mais fácil cortar a silicone em volta.
Tb tinha um E8500, mas ainda faz de media center.
 
Back
Topo