1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

i5 6600k Overclock

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por rjmpires, 28 de Agosto de 2015. (Respostas: 1249; Visualizações: 45358)

1. rjmpires

rjmpires Power Member

Vou dar o pontapé de saída e falar da minha experiência com o novo Skylake i5 6600K !

Estou a utilizar uma Asus Z170-A e 2x8GB DDR4 a 2666MHz da Kingston.

Andei a experimentar o que este menino fazia, e deu para chegar aos 4.8Ghz sem muita dificuldade, mas como queria um OC não tão puxado e uma coisa mais para o dia a dia resolvi fazer algumas alterações e meti o ratio em apenas 46 (sem mexer em mais nada) e liguei o Adaptive mode para poder poupar quando está em idle ou apenas a passear no browser.
    Liguei também o XMP para as memórias e meti os valores da Kingston, para elas ficarem a 2666MHz

Em termos de VCore vai de 0.415V a 1.360V para uma frequência de 800MHz a 4.6MHz, temperatura mínima de 27°C e máxima de 69°C (média nos 4 cores) com uma temperatura ambiente de 25-26°C (lá fora estão 32°C à sombra)

EDIT: Esqueci-me de mencionar umas coisinhas!

Caixa: NZXT S340
    CPU Cooler: Coolermaster Evo 212
    Massa térmica: Apliquei a que vinha com o cooler
    Ventoinhas: 2 que vinham com a caixa +2 na grelha frontal (todas reguladas entre as 600-800RPM)

Última edição: 28 de Agosto de 2015
  2. dead_mouse

dead_mouse Power Member

Porreiro. A cache tb tem multiplicador como no haswell?

3. ATI=POWER

ATI=POWER I'm cool cuz I Fold

Que cooler tens? 1.36V parece-me um pouco puxado... Tens essas temps a correr cinebench? É que isso não é o que puxa mais pelo cpu.

4. rjmpires

rjmpires Power Member

Sim, também podes mexer no multiplicador da cache!

Esqueci-me desse pormenor :p tenho um Evo 212 (apliquei a massa térmica que vinha com o cooler)

Fiz testes com o RealBench, CINEBENCH R15 e com o x264 Stability Test v2.05. Não tenho qualquer interesse em correr o Prime ou outros mais pesados, pois muito provavelmente no dia a dia nunca vou stressar o CPU a esse ponto, e acho um exagero.

5. mata-pombos

mata-pombos Colaborador
    Staff Member

Em termos de overclock acho que te calhou bem a lotaria ;)

6. rjmpires

rjmpires Power Member

Também acho :banana:

Se bem que tenho aqui uma pulguinha atrás da orelha... se faço delliding ao CPU ou não a ver se dava para baixar as temperaturas um pouco mais (para meter Artic MX4), é que tenho 1 dos cores sempre mais quente que os outros. Também pode ser do cooler, mas vi malta que fez delidding e tirou mais de 10°C em full load!

7. rjmpires

rjmpires Power Member

Está em adaptive mode, por isso é que por vezes vai mais alto, mas regra geral faz 4.6Ghz a 1.344V (medido pelo HWMonitor)

8. rjmpires

rjmpires Power Member

A caixa que estou a usar é esta, não é de topo em air flow, mas safa-se :biglaugh:

9. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Parece-me interessante. Já fizeste delid em outros CPU's? E honestamente não me espantam as baixas de temperatura com delid e substituição da pasta, já em Ivy e Haswell haviam informações nesse sentido, a TIM da intel é estupidamente má. Mas lá está, garantia para que te quero não é? ;)

10. rjmpires

rjmpires Power Member

Sim, fiz num velhinho Pentium 4, com uma prensa de bancada faz-se muito facilmente ou um torno de bancada, para quem está com medo que lhe fujam as mão a fazer força a mais ;)
    É só comprar uma lâmina de barbear old school e faz-se :biglaugh:
    As temperaturas não são muito altas nestes CPUs a meu ver, mas uma diferença de 10 graus para quem quer grandes OCs é qq coisa a ponderar!

11. MoraisGT

MoraisGT Power Member

No teu caso não sei se valerá a pena já que o teu cpu pede voltagens bem altas.

Se fosse um cpu que estivesse a fazer bons clocks com baixas voltagens, mas as temperaturas fossem altas, aí sim valeria a pena.

12. smartdroid

smartdroid Power Member

lol...delid num pentium 4?! Da ultima vez que vi o heatspreader era soldado.

13. rjmpires

rjmpires Power Member

Soldado?? lol

Última edição: 31 de Agosto de 2015
  14. smartdroid

smartdroid Power Member

epah...eu ainda não percebi se és assim tão noob que não te apercebeste do que fizeste ou se estás apenas no gozo :biglaugh:

15. rjmpires

rjmpires Power Member

Fiz como teste, axo que chegaste lá. Loool

16. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

17. smartdroid

smartdroid Power Member

Eu já fiz "delid" em cpu's com hetaspreader soldado e isso envolve um maçarico e uma maneira de manteres os condensadores da parte de baixo cpu suficientemente "frescos" para não caírem...se quiseres testar convenientemente tens de arranjar um ivy bridge, eu tmb ando a procura de 1 barato mas são difíceis de encontrar.

18. rjmpires

rjmpires Power Member

Escolhi pelo tema de cores, branco e preto. Elas são iguais basicamente!

Em relação ao teste no pentium 4, foi para ver se com a prensa de bancada era mais fácil cortar a silicone em volta.
    Tb tinha um E8500, mas ainda faz de media center.

19. fabio fialho

fabio fialho Power Member

Por acaso alguém me sabe dizer se vão sair mais processadores skylake brevemente?
    Ou são só os dois que saíram agora?

Partilhar esta Página