i5 6600k Overclock

CPU VCCIO Voltage = 1.0V
CPU System Agent Voltage = 1.1V
ram 3200Mhz
Nao é estável aqui, tive logo um freeze quando fui jogar BF.

Voltei a pôr:
CPU VCCIO Voltage = 1.1V
CPU System Agent Voltage = 1.1V
 
Voltei a por em AUTO, acho que não ganhei nada, aliás, até acho que subiu 2ºc com CPU VCCIO Voltage = 1.1V
CPU System Agent Voltage = 1.1V.
 
Subir nao me parece, pq acho que com XMP3200 essas voltagens ficam a ~1.2xV, mas tb acho que nao se ganha muito em andar a mexer aqui.

Terias de ver que valores essas voltagens têm no hwinfo:
- com a ram em auto (2133)
- com XMP 3200
- com 1,1V na bios

Para depois comparar se os valores que puseste 1,1 sao inferiores ao XMP 3200, mas acima do default 2133.
 
Boas pessoal, sou um noob em OC e o máximo que fiz neste campo foi activar o game boost :facepalm:

Quero aprender como fazer, com as devidas seguranças. Que precauções devo ter? Aconselham algum guia?

Obrigado!
 
Tens vários guias no youtube como este.
OC hoje em dia é bastante seguro porque se as temperaturas forem muito elevadas o CPU desliga-se automaticamente para prevenir dano.
IMO, deves apontar para +-80ºC no package (média dos 4 cores, podes ver com o HW info) a correr benchmarks sintéticos durante algum tempo (1/2 horas) como o sítio onde deves parar de subir a voltagem. Parece um pouco alto mas isto são benchmarks, em aplicações do dia-a-dia (especialmente jogos) nunca vais ter essas temperaturas.
 
Podes espreitar em forums da especialidade, não só para perceberes o que é um OC e como se faz, mas também para ver que valores fazem os CPUs iguais ao teu
 
Malta, ando a tentar fazer OC no meu 6600k.
Tenho um 212EVO como cooler e uma Z170 Progaming como mobo.
- CPU core ratio = sync all cores
- Core ratio limit = 42
- CPU core/cache voltage = manual
Turbo mode CPU core voltage = 1.25V
External digi+:
- CPU power phase conttrol = extreme
- CPU load line calibration = 5

e ele faz-me estas temperaturas e voltagens mal ligo o IntelBurnTest

dVVE4SN.png


Não sei o que fazer, realmente. Será de nunca ter trocado a pasta térmica do CPU desde que o comprei? (2 Verões atrás? Eu tenho limpo o pc e o cooler, só não troquei a pasta térmica.)
 
Pode muito bem ser da massa térmica sim. Eu de momento já não tenho este setup, mas tive de aplicar massa nova pouco tempo depois dela fazer 2 anos porque também já tinha temperaturas mais altas que o suposto. Foi só limpar e trocar e ficou novo ;)
Pode não ser o teu caso, mas é sempre bom renovar
 
Pode muito bem ser da massa térmica sim. Eu de momento já não tenho este setup, mas tive de aplicar massa nova pouco tempo depois dela fazer 2 anos porque também já tinha temperaturas mais altas que o suposto. Foi só limpar e trocar e ficou novo ;)
Pode não ser o teu caso, mas é sempre bom renovar
Certo. Bem isto foi abaixo depois de 1 hora e 5 min's no OCCT com 4.2GHz a 1.18 de vcore. Vou por 1.23 e vou para o trabalho. Ontem as temps máximas foram 76 graus (com pouquíssima voltagem.... :c)
 
Certo. Bem isto foi abaixo depois de 1 hora e 5 min's no OCCT com 4.2GHz a 1.18 de vcore. Vou por 1.28 e vou para o trabalho. Ontem as temps máximas foram 76 graus (com pouquíssima voltagem.... :c)

O meu estava a fazer 4.6hz com 1.28v estavel. E nao passava de 70 com um IAO igual ao teu. So nao percebo uma coisa no teu grafico como e que estas a pedir 1.22v e ele chega a 1.4v isso e muita fruta. Mas muda a tua pasta termica vais ver que ele baixar bastante.
 
Última edição:
O meu estava a fazer 4.6hz com 1.28v estavel. E nao passava de 70 com um IAO igual ao teu. So nao percebo uma coisa no teu grafico como e que estas a pedir 1.22v e ele chega a 1.4v isso e muita fruta. Mas muda a tua pasta termica vais ver que ele baixar bastante.
Sao os spike adjustments... Acontece em quase todas as boards...
 
Ha ok nao sabia. Como o meu sempre se manteve no 1.28 por isso estava achar isso muito estranho. Mas talvez seja isso que lhe fassa subir a temperatura dessa maneira??
Se reparares, quando colocas o teu CPU em full load do nada o mesmo vai receber o spike de voltagem... E a forma segura que os sistemas (neste caso as boards) teem de garantir que nao ha falha do CPU nesse mesmo processo!

A temperatura alta pode ser causa de muita coisa... Desde mau contacto do Die com o IHS (muito comum nos Intel), desde mau air flow, mau contacto do cooler com o CPU, incorrecta posicao das fans na caixa criando pressao negativa, etc, etc, etc...
 
Se reparares, quando colocas o teu CPU em full load do nada o mesmo vai receber o spike de voltagem... E a forma segura que os sistemas (neste caso as boards) teem de garantir que nao ha falha do CPU nesse mesmo processo!

A temperatura alta pode ser causa de muita coisa... Desde mau contacto do Die com o IHS (muito comum nos Intel), desde mau air flow, mau contacto do cooler com o CPU, incorrecta posicao das fans na caixa criando pressao negativa, etc, etc, etc...

Ya sim isso eu sei. Estava so analizar os graficos e achei estranho nada mais. Mas sim tens razao.
 
Back
Topo