i5 6600k Overclock

Intel-Skylake-S-Processor-Lineup.jpg
 
Para ser honesto, 4.6 com picos de 1.34 parece-me muita voltagem. Eu metia isso em Overdrive, ia diminuindo a voltagem até teres estabilidade e depois ligava os c-states.
 
Uma maneira de reduzir ou ate eliminar o vdroop é usar o load line calibration.
A voltagem real em carga deve manter-se, mas os picos desaparecem e por isso a voltagem _maxima_ real baixa.
Googla vdroop para ver se te interessa alterar isto.

Se quiseres experimentar:
CPU power fase = extreme
Load Line Calibration = 5 (experimenta tb 4 e outros valores inferiores, sempre vendo qual a voltagem real e o vdroop)

Vais verificar que conforme o LLC, o vdroop diminui ou desaparece.
Sem vdroop, nao precisas duma voltagem maxima tao alta na bios, podes por um valor mais baixo.

Atenção: Tens de monotorizar a voltagem real, aumentar o LLC, faz aumentar a voltagem real do cpu acima do valor escolhido na bios, se for para valores muito altos pode danificar o cpu.
 
Esta semana nao tenho muito tempo, por isso vou por 4.6Ghz (tb dá 4.7 e 4.8):

Fans noctua, mudei para manual e baixei a temperatura da velocidade maxima de 70C para 60C.

Ai overclock tunner = XMP 3200MHz (senao tivesse rams XMP podia escolher manual)
CPU core ratio = sync all cores
Core ratio limit = 46 (para 4.6GHz)
CPU core/cache voltage = adaptative
Turbo mode CPU core voltage = 1.29V (depende do CPU em questão)

External digi+
CPU power phase conttrol = extreme
CPU load line calibration = 5 (podem experimentar outros valores inferiores, atenção pq a voltagem real sobe acima do valor escolhido)

Com o LLC = 5 nao tenho Vdroop e em carga (a correr por exemplo o intelburntest) tenho:
BIOS = 1.29V
HWmonitor = 1,295V
Asus AI suite 3 = 1.312V


Asus Maximus VIII Hero
2x4GB G.Skill Ripjaws V Black (3200MHz/16-16-16-36-2N/1.35v)
intel i5-6600K

-EDIT-
Quem não quiser gastar tanto tb fica bem servido com outra board/rams.
Como comparação tenho 771 no cinebench15.
Por agora nao tenho tempo/oportunidade para fazer oc à cache, nem exp. outras velocidades, fica para depois.
Reparei que ao escolher o XMP=3.2GHz, no cpu current capability que esta em auto, o default passou de 100% para 140% no ai suite, isto é só o limite, nao quer dizer que esteja a usar isso, quando puder testo com outros valores em manual.
 
Última edição:
4.6GHz com 1.295V acho muito bom !

A maioria dos sítios onde tenho lido a malta está a conseguir 4.5-4.6GHz com 1.30-1.35V , cada caso é um caso como se sabe!
Nem tenho mexido mais no meu OC, deixei como disse da ultima x, 4.6GHz a 1.325V (no HWMonitor).
Pode ser que me apeteça mexer de novo e tenha valores melhores, mas à partida penso que não se chega perto do teu 1.295V nem deve arrancar!
 
Achas que a voltagem real é a do HWmonitor ou do Asus ai suite 3?

Usando o LLC = 5 é normal a voltagem ser superior ao valor que ponho na bios.
As minhas voltagens estao mais baixas pq eliminei o vdroop.

Estou agora a testar 4.7GHz, com 1.36V na bios e parece estavel.
asus ai suite 3 monitor = 1.376V
hwmonitor = 1.365V

Para fazer 4.8GHz 100% estavel vai precisar mais de 1.4V na bios, o que nao me interessa usar.
Talvez como teste, mas tenho de ver qual a voltagem maxima que posso usar por pouco tempo.
Estou bastante contente com este cpu.
 
Não gostei muito da Asus suite, uso só o HWMonitor (é o que quase toda gente usa) e o CpuZ.
Também tive esse "problema" de 4.7GHz para cima, precisava de muita voltagem para estar estável, ao tentar reduzir dava sempre BSOD a testar
Também estou muito satisfeito com ele, quando vi as primeiras reviews a falar em 4.5GHz pensei que não ia passar dos 4.4GHz com o meu, mas afinal faz 4.6GHz sem grande stress
 
Fui carregar o bios default para ver qual o default VID do meu CPU (não é igual para todos os cpus).
O hwmonitor mede em carga o max de 1.256V a 3.9GHz
A bios deve ler que este cpu tem 1.25V de VID. (?)
 
O hwmonitor (V1.28.0) nao está a mostrar a voltagem max real do cpu no campo VID, apenas adiciona 0.005V à voltagem configurada na bios.

Quando aumento o load line calibration de 5 para 7 ou até para 8, o VID no hwmonitor nao reflete o aumento real de voltagem, mantem-se inalterado.
O asus ai suite mostra a diferença, na voltagem maxima real, entre LLC 5, LLC 7 e LLC8.

CPU 4.5 GHz, LLC 5, 1.23V
Vmax asus ai suite 3 monitor = 1.248V
Vmax hwmonitor VID = 1.235V

CPU 4.5 GHz, LLC 7, 1.23V
Vmax asus ai suite 3 monitor = 1.296V
Vmax hwmonitor VID = 1.235V

CPU 4.5 GHz, LLC 8, 1.23V
Vmax asus ai suite 3 monitor = 1.328V
Vmax hwmonitor VID = 1.235V

Quando escolhes XMP na ram e deixas o LLC em auto a bios aumenta o LLC default de 1 para outro valor superior.
Por exemplo com XMP=3.2GHz o LLC default é 7.

Ler as voltagens no hwmonitor é um erro, é melhor ver qual a voltagem real no asus ai suite.
 
Consigo ter este CPU estavel (rams XMP=3.2GHz; sem vdroop c/ LLC=5):
4.7GHz, LLC=5, bios=1.36V, Vmax aisuite CPU monitor=1.376V, cinebench15=788
4.6GHz, LLC=5, bios=1.29V, Vmax aisuite CPU monitor=1.312V, cinebench15=771
4.5GHz, LLC=5, bios=1.23V, Vmax aisuite CPU monitor=1.248V, cinebench15=759
EDIT: Não está estável no prime95 (carregue aqui para ler).


O VID default a 3.9GHz deste CPU é 1.25V na bios.
O OC à cache fica para depois, parece que os ganhos sao reduzidos.
Para fazer 4.8GHz estável precisa mais de 1.4V na bios e nao vou testar voltagens superiores (com LLC 5 a voltagem real anda nos 1.424V).
 
Última edição:
As voltagens que medi no aisuite sao o Vcore max.
O hwmonitor, só mede o VID + 0,005V, o VID é a voltagem que pomos na bios (uefi). Edit: Queria dizer que o hwmonitor VID lê a voltagem que pomos na bios (a pensar que é o VID do cpu). Se a bios estiver com default settings entao vai ler o VID do cpu.

Teoricamente com LLC=1, o vdroop garante que a voltagem real nunca é superior ao que pomos na bios.
Aumentar o load line calibration para valore superiores, faz aumentar a voltagem real acima do VID.
Por isso com LLC=1 o hwmonitor deve dar um valor +-correto, mas com LLC maior fica errado.

Para medir o VID de fabrica do meu CPU (não é igual para todos), carreguei os defaults da bios, usei o intel burn test para ter carga, e medi o VID no hwmonitor, ao qual subtraio 0,005.
Nem todos os cpus sao iguais, alguns precisam de mais voltagem de fabrica para darem o especificado, por isso o VID que vem de fabrica pode ser diferente.

O ai suite tem muitos modulos que nao me interessam, para os tirar, basta ir ao uninstall aisuite do windows e desistalar todos os modulos exepto o "dual inteligent processors 5".
Fazendo right click no tray icon, pode-se tb desligar o autostartup e o asusminibar.

Vou instalar de novo a Asus Suite e testar o OC então

Depois de instalares o aisuite, diz qual o load line calibration que ele usa default na tua bios com o XMP que tens.

Mas vais fazer pelo AI ou pela bios(manual)?

Convem escolher pelo menos isto na bios:
Ai overclock tunner = MANUAL ou AUTO (XMP para quem tem ram xmp)
CPU core ratio = sync all cores
Core ratio limit = 45 (para 4.5GHz, se alguem nao conseguir 45 tente menos)
CPU core/cache voltage = adaptative
Turbo mode CPU core voltage = AUTO ou alguma voltagem que saibas estar estavel.
(Não deixar em AUTO, pq os valores sao sobredimensionados e exagerados.)


Depois usas o aisuite no windows para baixar o "OC voltage" no aisuite ( = "Turbo mode CPU core voltage" que esta na bios).
Fazes testes de estabilidade, gosto do OCCT e do intel burn test.
Monitorizas as temperaturas para nao fritares o CPU.
Quando tiveres um valor estavel para 4.5GHz, colocas esse valor da voltagem na bios
Se quiseres, na bios vais às tools, OC profiles e gravas esse profile com descrição de 4.5GHz, nos profiles podes ter diferentes perfis (settings) para diferentes OC.
Podes tb experimentar com outros core ratio.

Se quiseres eliminar o vdroop podes experimentar tb isto:
External digi+
CPU power phase conttrol = extreme
CPU load line calibration = 5 (podem experimentar outros valores inferiores, atenção pq a voltagem real sobe acima do valor escolhido)

Ainda tenho de ver se precisa disto tb:
"cpu current capability" que esta em auto, o default passou de 100% para 140% no ai suite com a minha ram a 3.2GHz


ATENÇÃO: Se o OC ficar muito instavel, pode corromper a registry e o windows fica inutilizado, obrigando a uma instalação nova. OC instavel pode corromper os dados escritos no disco. O ideal é fazer isto numa copia do disco de arranque ou ter backups.
 
Última edição:
Back
Topo