i5 6600k Overclock

Estás a usar voltagens absolutas?
Experimenta usar offsets, continuas nos 1.3v, é só que provavelmente é voltagem e por conseguência calor a mais sem precisares.
 
Estás a usar voltagens absolutas?
Experimenta usar offsets, continuas nos 1.3v, é só que provavelmente é voltagem e por conseguência calor a mais sem precisares.
Entao devo estar a fazer algo mal vamos por partes:

1Entro na bios a OcTeaker

2CPU config (Racio PERCORE 44)
Se optar só mexer num core os outros ficam por defeito como 3.8/3.9 etc

3FCLK FREQ 1Ghz
Resto por defeito

Depois

Voltage Config:
CPU VCore config.
1Fixed Mode (cpu load line = 1.25v)

2Cpu Calibrate
Level 1

Resto por defeito.

Onde e a falha?
 
Última edição:
Voltage Config:
CPU VCore config.
1Fixed Mode (cpu load line = 1.25v)

Onde e a falha?

Aqui em vez de "Fixed Mode", deves escolher "Adaptative".
Depois poes o Vcore=1.25V (ou outro valor necessario) e o offset a zero.

Conforme a carga (utilização) do cpu, o clk (frequencia) varia.
O default é ele usar valores de VCore mais baixos para clks mais baixos.
Assim o cpu aquece e consome menos quando está com pouca carga.

No modo fixed, o cpu funciona sempre com o Vcore ao maximo, mesmo que o clk baixe.
Com o adaptive ele usa o Vcore que puseste só para o turbo e depois baixa o Vcore quando o clk baixa.
É o ideal, como só fazes OC ao turbo, só aumentas o Vcore (acima do default) quando o cpu usa o turbo, o resto dos clks usam as voltagens mais baixas (default de fabrica).
 
Boas guerreiros,
A ver se me ajudam, que eu não percebo patavina.
Asus z170 pro gaming
i5 6600k
thermalright truespirit 140BW
Kingston Savage 3000mhz

Tentei 4.5ghz a BCLK 100 e voltage 1.300, através dum guide no youtube na bios.
O meu prime95 tem cada erro, faço sempre testes em 1344K custom, é isto o que devia fazer?
Recebo sempre o erro:
"fatal error round was 0.49 when expecting 0.4" ou algo do género.

Tentei o Al suit 3, e até resultou nos 4.4ghz, mas tinha o vid a correr num maximo de 1.339 e temps a 80º. O prime95 já 1344K custom já corria bem.
Se metia a 4.5ghz, voltava a ter o erro que tive na bios do fatal error.

Agora, perdi a cabeça, meti de novo manual mode na bios, e meti 1.300V a 4.4ghz de novo e deu-me erros no prime95.
Aumentei para 1.305V e até agora tudo bem, mas a VID está um pouco alta 1.341V max, e continuo nos 80º no prime95.

Alguma ideia como melhorar isto? eu já nem peço mais OC, fico pelos 4.4ghz, mas queria baixar estas temperaturas malucas. Alguma ideia porque é que 1.305V esta-me a dar 80º em load no prime95 1344k?

Edit: prime95 deu erro apos 40min, o mesmo do costume, round was 0.4954435435, expected less than 0.4.
Vou aumentar a voltagem de novo, mas cada vez mais arrisco a temperatura.
 
Última edição:
Olha rjmpires, Basicamente eu seleciono o XMP, e aquilo tem lá 2 modelos.
Um dos modelos do XMP mete a ram a 23** por algum motivo estranho e o outro XMP mete a ram a 3000mhz.
Eu escolho sempre a de 3000mhz.
Uma coisa engraçada, na bios, por baixo do manual core voltage, tem lá o "dram voltage" se não me engano, aquilo está num valor absurdo. acho que é 1350 e as letras estão escritas a rosa ou algo do género, é definido pela XMB?
 
Experimenta como te disse, retirando o profile XMP, pois as memórias podem estar a interferir com o OC ;)
Quando tiveres o OC estável por si só, podes aplicar o preset do XMP ou colocar à mão os settings do fabricante e ver se está sem erros
 
Primeiro testa a estabilidade a 4200, depois 4300 e vai vendo os incrementos que tens de ter no vcore, assim acabas por conhecer melhor o teu sistema e até por perceber melhor o que pode estar a falhar, tens um soft mais simples e direto da Asus para fazer isso Asus Turbo Vcore, depois de teres estável no Windows vais a bios e defines esses valores, mete o vcore em Manuel mode e testa o loadline calibration.
 
OC é para ser feito com paciência, para mais em Skylake..
Começa por brincar ao OC com XMP desligado, e sobe a voltagem do SA(System Agent para 0.81v, tens de subir voltagem e clock do Ring), tens os modos do regulador(LLC e dependendo da board tens mais ou menos modos).

E se estiver instável, testa com a voltagem no António mode, o Manel ás vezes esquece-se das coisas :D

EDIT:
XMP stressa mais o controlador de memória porque é OC na memória, isso e porque tens rácios de ring/memória mais estáveis que outros, depois o SA tambem se mete á mistura na questão da estabilidade do oc das ram's.
Dai que deves começar com as rams sem qualquer OC a 2133.
 
Última edição:
No skylake o ring/cache/uncore partilha a voltagem dos cores (Vcore).
O VCCSA (system agent), o VCCIO e a RAM voltage têm impacto no OC da ram.
 
Esse VID 1.341 é um bocado alto, esse é o valor de voltagem recomendada de fábrica para o modo turbo, que nestes processadores é de 3.9 GHz. De certa forma o VID está ligado à capacidade de overclock do processador em causa, eu diria que não tiveste muita sorte na lotaria do silício mas há pior, como VID de 1.4 V a stock speeds. O VID depois varia também consoante a carga sobre o processador, e normalmente atinge os valores máximos quando o CPU está a processar instruções AVX como no prime95.

Assim a olho, eu diria que esse CPU deve precisar de 1.35-1.38 V para correr a 4.4 GHz totalmente estável, o meu tem um VID de 1.18 V e precisa de 1.31-1.32 para 4.4 GHz. Mas com essas temperaturas eu não me metia nisso com esse cooler. Se fosse a ti, tentava os 4.2 GHz a 1.25-1.28 V que te devem dar temperaturas de 72 a 74 °C no prime 95.

Edit: Fui agora ver reviews do teu cooler e tem obrigação de fazer menos 5 graus em load que o meu, o Cryorig H7. Logo, ou tens uma caixa com muito má circulação de ar, ou o Cooler não está bem instalado. Isto olhando para os 80 graus em load no prime95. Eu tenho a 4.4 @1.32v com temperatura ambiente de 26 graus, 74 graus em load. Verifica a montagem do cooler antes de mais.

Edit 2: Fui ver os screenshots que meteste no outro típico e o que lá está é o Vcore, que é a voltagem que efectivamente a board está a fornecer ao CPU. Vcore de 1.34 não é dramático para 4.4 GHz mas pode realmente ser a mais. Tenta ver no Core Temp, uma aplicação básica, ou no HWINFO64, qual é o VID a 4.4 ghz. Por aí já ficas a saber quanto é que a board acrescenta a esse VID para obter esse Vcore máximo de 1.34. Relembro que VID é um valor tabelado de fábrica e Vcore é o valor efectivo de voltagem sobre o CPU ...
 
Última edição:
Olá a todos,

Hoje montei o meu processador 6600K e depois instalar tudo direitinho decidi aventurar-me pelo OC, já que fiz asneira porque já tenho o perfil XMP activo.

Neste momento estou com 4.5GHZ com 1.315 vcore, mas o que me preocupa mais são as temps no prime, que de vez em quando mandasse para os 80º, fica assim menos de 5 segundos mas vai, de resto anda entre 69º e 73º.

O meu cooler é um corsair H100, será que meti mal as pasta térmica?

Ainda não testei exaustivamente no prime porque tenho algum receio com essas temps, e ainda estive pouco tempo à volta disto, mas será que devo baixar para 4.4 e poder baixar o vcore para não ter temps tão altas?

@SinLord obrigado pela dica, já me estava a dar uma coisa má LOL
 
o Blend Tests, okay

estás com as fans em que modo low, mid ou high? tens apenas duas ne?

o @Neural antes de ti refere que tem um i5 6600k com um Cryorig H7 e tem temperaturas desse genero @4.4 a 1.32v...

e a tua temperatura ambiente devia ser mais ou menos a mesma que ele refere, 26º
 
Quando dizes ervilha, se calhar queres dizer 2 ou 3 bagos de arroz, pq ervilha acho que é demais.
Esse tipo de pasta mesmo que se ponha um bocado a mais, quando apertas o cooler ela escorre bem.
A minha preocupação é mais se o cooler esta bem apertado e faz bom contacto com o cpu.
Isso tinha alguma pelicula transparente a proteger a base, obviamente tiraste isso.

O PC é todo novo ou mudaste só o cooler?
O teste do P95 é o blend?

Não posso comparar com o meu cpu, pq estou uns dias fora.
Agora a temp ambiente tb é muito mais elevada, pode ser disso.

Talvez alguem com vcore parecido possa correr o p95 durante 7 minutos para ver qual a temp que dá.

EDIT:
Este video esta no site da mx4, dá para ver a quantidade que usam e o resultado obtido.
Até me parece que usam bastante, mas se a pasta espalha bem, tb nao vejo grande problema nisso.
youtube.com/watch?v=QG_afFDXOcU

Depois de ver isto já vi que meto pouca pasta térmica.

Recomendam Dodot para limpar o processador?
 
Back
Topo