i5 6600k Overclock

Boas, Fui a bios e tem la a funçao Oc Mode que mete o I5 6600k a 4.1Ghz automaticamente, isto com uma Board Msi Tomahawk.
A algum problema em usar isto?
Ainda estou a tentar intender como fazer overclock sem causar avarias e tenho lido por aqui boas coisas, so ainda nao me aventurei, mas espero faze-lo em breve com a vosso ajuda :victory:

Edit:

Vi uns videos e fui a bios fazer umas brincadeiras, que acham disto?

p7fJne8T.jpg


Mudei o cpu clock para 45 e o core voltage para 1.3 na bios.
 
Última edição:
Apesar de isto não ser novidade, queria reforçar a ideia que depois de encontrar o OC maximo do nosso CPU, é uma boa opção testar tambem a estabilidade para valores inferiores Vcore/Frequencia e depois escolher um valor de Vcore/temperatura que nos seja confortável.

Alem de poupar o cpu, ter mais folga no OC e temperatura, pq estamos mais longe dos limites do nosso cpu, tb vai compensar menos quando nos aproximamos do limite de OC do nosso CPU, como se pode ver no grafico em baixo.

O Vcore não sobe de forma linear com o OC, quer dizer, cada vez que subimos mais a frequencia, quando nos aproximamos do limite do CPU, o aumento em Vcore precisa de ser cada vez maior para manter a estabilidade.

Este grafico mostra bem que perto do limite de OC do cpu, compensa menos o OC.
O CPU testado, quando perto do limite, necessita aumentar o dobro do Vcore, para o mesmo aumento de 100Mhz na frequencia.
(valores do grafico só são validos para o cpu usado no teste, mas o este comportamento existe em todos os cpus)
http://overclocking.guide/skylake-overclocking-power-consumption-and-voltage-scaling/
voltage_scaling.png


Obviamente que é uma opção pessoal e qq OC do grafico é estável, mas se eu tivesse este cpu, usaria 4.5GHz no dia a dia.
 
Última edição:
Boa tarde, corri o Prime95 com o i5 6600k a 4.5 ghz e core voltage a 1.256v, corri durante 30 min so para ter uma ideia das temps, a media andava nos 60 e maior pico chegou aos 69.
Um dos nucleos acabou por parar aos 24 min os outros continuaram ate aos 30 min tempo esse que parei de correr o teste

8OJAoUMm.jpg


Que posso fazer para tentar manter estavel? Espero nao andar a fazer asneiras...

Obrigado pela a ajuda que me poderem dar.
 
Apesar de isto não ser novidade, queria reforçar a ideia que depois de encontrar o OC maximo do nosso CPU, é uma boa opção testar tambem a estabilidade para valores inferiores Vcore/Frequencia e depois escolher um valor de Vcore/temperatura que nos seja confortável.

Alem de poupar o cpu, ter mais folga no OC e temperatura, pq estamos mais longe dos limites do nosso cpu, tb vai compensar menos quando nos aproximamos do limite de OC do nosso CPU, como se pode ver no grafico em baixo.

O Vcore não sobe de forma linear com o OC, quer dizer, cada vez que subimos mais a frequencia, quando nos aproximamos do limite do CPU, o aumento em Vcore precisa de ser cada vez maior para manter a estabilidade.

Este grafico mostra bem que perto do limite de OC do cpu, compensa menos o OC.
O CPU testado, quando perto do limite, necessita aumentar o dobro do Vcore, para o mesmo aumento de 100Mhz na frequencia.
(valores do grafico só são validos para o cpu usado no teste, mas o este comportamento existe em todos os cpus)
http://overclocking.guide/skylake-overclocking-power-consumption-and-voltage-scaling/

Obviamente que é uma opção pessoal e qq OC do grafico é estável, mas se eu tivesse este cpu, usaria 4.5GHz no dia a dia.

Concordo, o meu apesar de fazer testes de stress sem problemas a 4.5 com 1.28/29, tinha blue screen aleatoriamente em idle (quase de certeza nas mudanças de carga) como não pretendia passar os 1.30v está a 4.4 com os mesmos 1.28v (de certeza deve dar com menos, mas tenho tido pouco tempo/paciência para testar) e nunca mais tive problemas.
Pessoalmente acho que o oc deve ser ponderado tendo em conta um conjunto de fatores importantes (para mim): desempenho/tensão aplicada/temperaturas.
Em todo o caso está melhor com oc do que stock/auto com a board a dar 1.40/1.42v em carga.:winknu:
 
@w@rrior
Então foi 2 em 1, undervoltage e overclock ;)

@vYz
Só há 2 opções:
- subir o Vcore (em incrementos de 0.01V) até ficar estável
- Baixar o clock para 4.4GHz (ou menos) e testar se fica estável.

Tenta 1o manter 4.5Ghz e subir o Vcore gradualmente até ficar estável, mas sem utrapassar 1.3V para a temperatura nao subir muito.
Podes tb descobrir qual o Vcore necessario para 4.4GHz.
Depois escolhes 4.4 ou 4.5 conforme os valores de Vcore/temperatura que tiveres.
 
Muito obrigado pela ajuda Mr. Wolf

Devo entao testar com o Prime95 a mesma certo? E durante quanto tempo?
E nao passar dos 80 graus certo?
Outra duvida, que agora n posso comprovar pk n estou perto do pc, eu se nao me engano meti mais vcore do que aparece no cpu-z, é normal?
Obrigado mais uma vez e dsculpem por tanta pergunta ^^
 
No prime95, corre o blend test 1hora para começar, depois quando decidires que valores clock/Vcore vais usar, necessitas de fazer testes mais longos para validar a estabilidade.
No prime nao deixes a temp. passar dos 80C, o ideal é ter temps mais baixas, a temperatura alta é prejudicial ao cpu.

Quando o cpu esta a 100%, é normal o Vcore real (usa a ultima versao do cpu-Z ou o hwinfo64), ser menor que o valor que poes na bios.
Quando o cpu esta a 100%, o Vcore real pode ser superior ou inferior ao valor que poes na bios, depende dum parametro chamado "load line calibration".
O Vcore que te interessa é o real, medido no software.
 
Já tinha referido num post anterior neste tópico, que muitas vezes um sistema em OC estável no clock mais alto pode estar instável nos clocks intermédios ou até no mais baixo, isso aconteceu comigo. O modo adaptativo e até o auto, nas motherboards, muitas vezes não dá voltagem suficiente em alguns estágios de clock. Por isso o melhor é mesmo aplicar um offset que garanta estabilidade no clock máximo e que ao mesmo tempo vai fazer blanket aos outros clocks do speedstep...
 
Hm ok, tao o vcore andou a volta dos 1.25 mas como deu erro em um nucleo aos 24 min, vou tentar subir os tais 0,01 vcore, a ver se aguenta 1 hora, e depois fazer teste mais longo a ver se aguenta.
Se conseguir achar o vcore ideal e a temp n passar dos 80 é seguro usar 4.5ghz diarios? E a alguma forma de gravar as temp que fez durante os teste para nao ter de tar sempre colado no pc? Quanto estou a correr o prime95 convem nao estar a usar o pc certo?

Mais uma vez obrigado e nao leves a mal tanta pergunta mas so se aprende estudando ou perguntando a quem intende da coisa :bounce:

Neural obrigado pela dica, o offset so se utiliza se estiver a dar algum tipo de problema? Tenho de ir pesquisar como funciona e como se aplica numa board msi.
 
Última edição:
@Neural
O OC é só feito ao turbo, não vejo como o cpu possa ficar instavel com a tabela de Vcore/Freq. de fabrica.
Só vejo que isso possa acontecer se a ram estava instavel, se fizeste undervoltage (voltagem abaixo do VID do cpu ou offset negativo), ou se aumentares o BCLK.

No meu caso, fiz varios testes OC adaptativo, pondo o campo offset em auto ou em qq outro valor positivo, a estabilidade do OC era sempre a mesma, desde que a soma do Vcore fosse a mesma. Não ganhava nada em tirar o campo offset de auto.

@vYz
usa o hwinfo64, tem valores max e min de temperatura e Vcore, poes em background e depois vais ver o que ficou como max.
 
Última edição:
@Mr.Wolf Pelo menos na minha board, no modo adaptativo, ficava estável a [email protected] V e descobri no prime95 que dava erros com o clock a 800 mhz. Se isso é porque os VID estão mal atribuidos, não sei. Sei que em auto com 1.25 V, ficava estável nos cstates todos, e o Vcore a 800 mhz era mais alto em Auto.

Eu sei que é estranho mas foi o que aconteceu aqui. Se tiver paciência, um dia destes repito os testes todos para tentar saber exactamente porquê. Muito provavelmente, alguns VID são curtos, a voltagem necessária não escala linearmente, e pode suceder que a tabela automática que a Intel aplica de fábrica dê valores instáveis em Cstates baixos...

Em relação à memória, tenho o XMP activado, 2400 MHz nas Gskill Ripjaws V 2400. Fartei-me de correr memtest tanto a stock como OC e não deu erro nenhum nunca. Só me dava erros random, quando estava o pc idle, o que me levou então a descobrir a tal instabilidade a 800 mhz, tanto no prime como no occt.
 
Última edição:
E com o factory default da bios, esse cpu nessa mb, tem Vcore<1.25V ?
Há uns post duns eng. da Asus, que afirmam que o modo adaptative nao pode ser usado abaixo do VID. Depois procuro e posto.

Li que o memtest já não é util para testar a memoria (pode nao detectar alguns erros), usam outra coisa qq, mas pessoalmente uso o blend do prime para cpu e ram.
 
Última edição:
@Mr.Wolf Por acaso, o Vcore em Auto, sem meter valor nenhum, a 4200 é mesmo 1.25V (1.248 no CPUz em load 100%). O que tenho lido é que o Adaptive mode, só mexe no clock do turbo, deixando os outros VID de fábrica, e o auto mexe em todos... Contudo, acima de 4200, descobri que o Auto já não dá offset que chegue para ficar estável, aí tenho mesmo que usar o offset manual... Isto faz algum sentido?

Nota: o VID de fábrica no turbo é 1.180V. E sim, no stock clock, com turbo a 3.9 GHz, o Auto dá-lhe 1.25V Vcore também...
 
Última edição:
Já agora fica os quotes, no adapative, nao se pode usar o Vcore abaixo do VID:

http://www.overclock.net/t/1568154/...70-motherboards-q-a-thread/4160#post_25006848
"Additional turbo voltage - Additional is the key. Adaptive cannot be forced to apply less than the stock VID turbo voltage. This can only be done with offset or manual voltage modes."

http://www.overclock.net/t/1568154/...70-motherboards-q-a-thread/4170#post_25007184
"There is nothing to change. You are attempting to use adaptive voltage mode in a manner for which Intel has not programmed it for."

http://www.overclock.net/t/1568154/...70-motherboards-q-a-thread/4170#post_25007859
"This is the issue. Adaptive mode is designed to supply an increased CPU voltage above the programmed VID with multipliers higher than default. As neither condition is being met in this instance the attempted use of adaptive mode is puzzling."

EDIT:
Será que o teu VID na bios é superior a 1.25V e depois com o Vdroop fica em ~1.25V?

EDIT:
O que tenho lido é que o Adaptive mode, só mexe no clock do turbo, deixando os outros VID de fábrica, e o auto mexe em todos... Contudo, acima de 4200, descobri que o Auto já não dá offset que chegue para ficar estável, aí tenho mesmo que usar o offset manual... Isto faz algum sentido?

Não faz sentido, só se tem ou tinha algum bug na bios.

Nota: o VID de fábrica no turbo é 1.180V. E sim, no stock clock, com turbo a 3.9 GHz, o Auto dá-lhe 1.25V Vcore também...
Como sabes que é 1.18V se dizes que a mb dá 1.25 no turbo ?
Não percebo o que escreveste, é 1.18 ou 1.25?
 
Última edição:
O VID que aparece no CPUz, e no HWiNFO em load, é 1.180V seja o clock que eu tenha aplicado, 4000, 4200, 4400 ou 4500. Por isso, tenho quase a certeza que 1.180V é o VID de fábrica para o Cstate Turbo...

Edit: Eu escrevi no meu bloco de notas 2 tabelas, com os Vcores a 100% load no prime, para os cstates todos, de 800 a 4500 MHz, uma das tabelas no modo Auto, e outra no modo adaptativo, e o modo Auto dá consistentemente um offset de 64-68 mV aos VID de todos os Cstates. O Adaptativo, mantém os VID para os states todos, menos para o mais alto, onde lhe dá os Volts que eu quiser...

@Mr.Wolf Para responder à tua questão do post seguinte, quando meto 1.25 V na BIOS, tenho mesmo 1.25 Vcore no Prime, o Vdroop nesta board é compensado pelo LLC que está sempre activo, mesmo em auto. Por acaso nesse aspecto funciona bem. O que estava a tentar dizer é que o VID é sempre sempre 1.180 V, mesmo quando o Vcore está a 1.25 V.
 
Última edição:
Não é, pq tens Vdroop, alem disso interessa tudo em default a 3.9GHz.
Se puseres 1.25V na bios, a 3.9, qual o Vdroop? Tb dá 1.18V?

EDIT:
Como testaste os cstates todos?
 
Última edição:
Simples, usei as opções de energia do Windows, e defini o clock máximo do CPU, a 25% para 800 MHz, 27% para 900 MHz, ..., 98% para 3400 MHZ, etc...

Edit: @Mr.Wolf O que eu faço é, quando estou a 4200, uso o auto, que me dá os 1.25 Vcore que preciso, e fica estável nos cstates todos. Quando meto 4400, aplico um offset de 140 mV a todos os states, que me dá os 1.32 V que preciso a 4400 (1.180 V + 140 mV). Ficam os states mais baixos um bocado mais "vitaminados" mas nada de muito significativo, e fico estável nos 4400... O ideal era poder definir o offset para cada cstate, isso seria perfeito!

Edit: @Mr.Wolf

Como sabes que é 1.18V se dizes que a mb dá 1.25 no turbo ?
Não percebo o que escreveste, é 1.18 ou 1.25?

Eu suspeito que o VID seja 1.180 V (sendo VID um valor inalterável, definido no chip de fábrica para determinado clock, e calculado em função da "leakage" de cada CPU particular) porque é o valor que invariavelmente aparece de VID tanto no Core Temp, como no CPUz, como no HWINFO. Isto independentemente de ter o Vcore a 1.2 V, 1.3 V, whatever.

E como quando aplico um offset de 140 mV, me dá um Vcore de 1.32 V, deduzo que o Vcore seja VID + offset, ou seja, 1.180 V + 140 mV = 1.320 V.
 
Última edição:
Bem pensado, nunca me tinha ocorrido :)

EDIT:
1.18+0,068 = 1.248
O teu VID deve ser 1.25V

EDIT:
Segundo o tipo da Asus nao podes usar adaptivo Vcore <=1.25V.
 
Última edição:
Quando quiseres testar se a instabilidade era disso, basta testares o adaptive Vcore>=1.26V com offset=auto.
Continuamos a conversa noutro dia que já é tarde :)
 
Back
Topo