i5 6600k Overclock

Bem,depois de várias peripécias,cooler mal colocado na loja e temperaturas a descerem uns 10 graus depois lá consegui os 4,5ghz com 1.325v na bios(1,312v em stress) testado em realbench, aida ,intelburntest,cinebench r15 e jogos durante umas 2 semanas sem stress...max temps de 64 graus! o prime deixou de fazer parte ja que mais do que um engenheiro informático me disse que só há um programa que coloca o mesmo stress no cpu que é o mesmo prime(descrição do mesmo "é como colocar um automóvel á velocidade máxima numa descida acentuada sem nunca desacelerar durante a duração do teste"...embora os mesmos utilizem o programa em computadores de uso profissional muito especifico )...com este necessitaria de 1,34v....não vejo necessidade mas percebo a utilização do mesmo! cumprimentos
 
imagina que tens um carro que tem velocidade máxima de 300 km/h, e só o testas a 250, como é que sabes como é que ele se comporta a 270? e a 280? e a 300?
 
O cpu vem de fabrica a correr o prime sem erros.
Depois fizeste OC e ficou diferente, ja nao corre o prime.
Contudo se nunca correres AVX nao vais ter esses erros.
Alguns programas podem usar essas instruçoes, elas fazem parte do cpu.

Ao aumentares o Vcore para o Prime, estás a dar alguma margem de segurança para tudo o resto que precisa de menos Vcore que o prime.
No teu caso são ~0.02V de margem, o cpu vem de fabrica com uma margem maior. Se o prime que é o mais exigente nao dá erro, nada mais dá erro.
Pessoalmente nao gosto de ter o cpu no limiar de dar erros, os erros podem acontecer com mais tempo de teste.

O carro dá 220KM/h de velocidade maxima, mas tu nunca vais andar a essa velocidade, contudo se andares o carro nao desliga nem pára, está preparado para isso. Com o teu OC agora o carro vai dar erro a 220KM/h e vai parar.

Felizmente é uma opção pessoal.

EDIT:
A ultima versao do P95 usa AVX2.

https://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Vector_Extensions
Alguns exemplos de software que usa AVX/AVX2:
  • Blender uses AVX2 in the render engine cycles.
  • Prime95/MPrime, the software used for GIMPS, started using the AVX instructions since version 27.x.
  • dnetc, the software used by distributed.net, has an AVX2 core available for its RC5 project and will soon release one for its OGR-28 project.
  • Einstein@Home uses AVX in some of their distributed applications that search for Gravitational Waves. [25]
EDIT:
Não tive tempo de referir, estas instruções são excelentes, permitem operações complexas em menos ciclos de relogio.
Como só aparecem nos cpus apartir de 2011, obviamente nao correm nos cpus anteriores. Penso que é por isso que ainda nao existe uma adoção mais generalizada quando sao úteis ou necessárias em determinadas tarefas. Mas suponho que a sua adoção continue a aumentar em tarefas especificas que de outra forma seriam ainda mais demoradas.
 
Última edição:
Eu corroboro da vossa opinião mas se a opinião de um engenheiro informático é essa, e esse é o trabalho dele, então eu confio...o que é certo é que o prime é o único que causa instabilidade nada mais! Já tive em 4.4ghz a 1.29v durante meses e nunca tive qualquer tipo de sinal de instabilidade mesmo sem testar no prime! mas é óbvio que concordo que estando estável no prime fica estável a 100%:x2:
 
O Eng. informático pela sua formação devia recomendar que o CPU funcionasse sempre 100% estável, sem erros em todas as situações.
A informática ao contrario do que muitos podem pensar é uma ciência exata.
Depois quando for fazer cálculo numérico, por exemplo o calculo do PI, não vai querer que isso dê números ao calhas.
Ou quando quiser fazer um render no blend, nao vai querer que isso rebente ao fim de muitas horas de render.

Felizmente cada um faz como quer, não estou a tentar influenciar a tua decisão, apenas estou a expressar a minha opinião com argumentos válidos em vez de dizer que tenho este ou aquele titulo académico.
É melhor perguntares aos Engs. da Intel pq vendem o CPU estável, contrariamente ao que o teu amigo Eng. recomenda ;)
 
Última edição:
O argumento valido é que ele sabe muito mais que eu por formação e por experiência...não quer dizer que não tenhas razão apenas é uma opção que eu considero viável tal como muitos outros que não usam prime 95 para testar...não quer dizer que não o venha a fazer e mudar de opinião...tal como ele também sabes muito mais disto do que eu!
 
O argumento para ter isso assim, é que nunca na vida vais usar aplicações com instruções AVX/AVX2, pq quando usares nao funciona.
Vai dar resultados errados/imprevisíveis ou crashar.

E depois tens alguma vantagem em ter o cpu assim ?
É só mesmo para nao subir o vcore +0.02V.

+0.02V faz diferença significativa na temperatura?
Nao faz, por isso prefiro ter o cpu preparado para correr todas as aplicações.
Alem disso, no meu caso, nunca queria ter o cpu só 99% estavel com tudo.
 
ok...acabei por ceder á tua opinião Mr. Wolf! a temperatura não subiu assim tanto...3 ou 4º...max 76º com ambiente a 19º! achas que posso manter nos 1.34(bios) e 1.325v( a correr prime) na boa?
as novas msi z270 ja tem um offset para instruções avx, podendo assim reduzir em 100 ou 200mhz para instruções avx/2...parece uma boa solução ou opção!!
cumprimentos
 
Última edição:
Os únicos que passam os 70 graus são o prime ou o ibt... De resto seja a jogar ou com outro stress test nunca passa dos 60/62 graus... Achas muito rjmpires?
 
Pois, as temperaturas que o processador atinge ao correr o prime não serão as mesmas que a jogar. Se for um OC para correr 24/7 eu baixava um bocadinho, só para ter a certeza que não fritava o CPU :p
Precisas assim tanto de uma frequência mais alta? Faz diferença para aquilo que estás a fazer quando usas o PC? Se sim.. deixa tar, pode ser que não morra prematuramente :D
 
Para fazer OC 24/7 tenho esta _ordem_ de prioridades:

CPU 100% estavel com tudo, tal como vem de fabrica.
Temperaturas aceitáveis 24/7 no verão
Vcore não demasiado alto
Clock o mais alto possivel

Como o clock é a minha ultima prioridade, se necessário prefiro baixar 100Mhz, do que ter o CPU no limite, só para estar ~2% mais rápido.

O meu CPU dá estável:
4.7GHz com 1.42V, temps. demasiado altas no P95 no verão
4.6GHz com 1.36V
4.5Ghz com 1.296V, decidi usar o meu a 4.5GHz.


No teu caso 1.325V não faz mal ao CPU, mas se no verão somar mais 10C, apesar de tb nao fazer mal, pessoalmente era capaz de preferir usar 4.4Ghz para o verão, caso as temperaturas vao para os >=70C a jogar jogos.
É questão de veres como se porta.
É mesmo uma opção pessoal, no verão ves se vale a pena teres o CPU ~2% mais rapido e quanto isso aquece mais.

Pessoalmente prefiro <70C 24/7, mas se passar tb está preparado.
A testar o P95, nao me incomoda ir até aos 80C.

OS 6*00K vem de fabrica com Vcore entre aproximadamente 1.1V e 1.4V, mas 1.4V é um grande azar e nem todos os coolers dão conta do recado.
O cpu baixa o clock/Vcore como segurança lá para os 90C-100C, é a temperatura onde o cpu faz throttle como segurança e que obviamente ninguém usa.
 
Última edição:
a temperatura não subiu assim tanto...3 ou 4º...max 76º com ambiente a 19º!

Interessava saber quanto a temperatura aumenta a jogar jogos.
A minha aposta era que fora do P95 a temperatura não ia aumentar praticamente nada.

Queres ter o CPU preparado e estável para condições extremas como o P95, mas se a realidade depois como carga maxima são os jogos é aqui que queremos saber como se porta no dia a dia.

São as condições do dia a dia (no verão) que determinam o OC/Vcore/temp que vais usar.
 
Última edição:
São as condições do dia a dia (no verão) que determinam o OC/Vcore/temp que vais usar.

Estou completamente de acordo, eu como na altura estava a fazer OC no verão, com temperaturas dentro de casa bastante elevadas, fiquei logo descansado no departamento da temperatura, foi só ir ajustando o OC de maneira a estar estável e fresco qb :D
 
Para ja vou manter assim...ver como se porta no dia a dia nas temperaturas! Mas pelo que tenho visto esta voltagem está bem dentro dos limites de segurança...até porque o vcore quando estava em automático antes de qualquer tuning já me chegava aos 1,33v! Se forem ao skylake overcloking guide encontram umas tabelas interessantes com voltagens(para o 6600k) ,programas de teste e etc...é aconcelhado menos de 1,4v para 24/7...mas ai já é para arriscar! o pessoal aqui é mais comedido...:004:...e com razão!
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wQwYMGsSnMpKxrEesNVUSoP7hGykFWw1ygJsxwx64e8/edit#gid=0
 
GTA V...temperatura máxima com ambiente a 20º nos 57º...parece-me bem! Antes de arranjar o cooler com o cpu a 4,4 com 1,3v ele ficava com mais 10º...a diferença que faz uma coisa que parece tão inofensiva! :hello:
 
Ficou muito bom, o meu com 1.296V @4.5Ghz tb deve andar por ai :beerchug:
Quando saem bios novas, muito raramente as condições de OC mudam, por isso volto a testar.
 
Última edição:
Back
Topo