i5 6600k Overclock

Testei o prime95 assim:


- XMP 3200mhz 1.35v
- Core - 44
- LLC - 5
- Adaptive Mode
- Adicional Turbo Mode Vcore - 1.24v
- Maxim CPU Cache Ratio - 44


Resultados:

- 1h 10m sem erros
- temperatura máxima 85°c
- temperatura média 70/71°c
- vcore mínimo 1.264v e máximo 1.28v no HWInfo64

rWKyBhr.jpg


A temperatura não está muito alta? Ou não á problema?
 
Sim é muito alta, apesar de ele só atingir 85C durante alguns momentos, nao gosto de sujeitar o cpu a temps muito altas durante periodos grandes. No instante do screenshoot estava a 71C.
Com 85C o ideal é usares outro teste de estabilidade ou pores o P95 muito pouco tempo.

Está tudo bem, os settings sao esses, O PC está estável, agora é jogar BF para testar a estabilidade durante mais tempo e ver qual a temperatura real a jogar que é muito mais baixa que no prime.
 
Testei o prime95 3h e o resultado foi o seguinte:

- sem erros
- temperatura máxima de 84ºc
- temperatura média de 70ºc

Parece que isto está mesmo estável :)

KtFA4Kh.png


Qual é o outro programa que aconselhas para testar?

Mais logo vou jogar B1 e depois digo algo :)
 
Pessoalmente tenho usado com frequencia estes 4 testes ao longo dos anos (testo durante varias horas):

Prime95 (uso sempre a ultima versao disponivel)
IBT (do agentgod)
Linpack (da intel)
OCCT

Acho os outros testes da lista em baixo pouco exigentes.

Lista com mais testes, compilada pelo OP desse post:
http://www.overclock.net/t/1570313/skylake-overclocking-guide-with-statistics

Below is a hierarchy of stress tests, listed in order from hardest to pass to easiest to pass:

Marathon-Man:

OCCT S
Linpack (Max) (From Intel's website, not from OCCT or any other place or XTU.)
P95 28.7 S

Tough:
P95 27.9
IBT (Max)

Medium:
x264 16T
ROG Realbench

Easy:
Stockfish (Chess, BMI2 version)
XTU
Aida64 (Full Suite)

Walk in the Park:
Cinebench
Firestrike
Booting into Windows
 
Última edição:
Acho que não vou testar com mais nada. Penso que está tudo bem :)

Estive a jogar B1 quase 1h e os resultados foram os seguintes:

- ganho em média de +- 10fps ou até mais em mapas de 64 bonecos(cerca de 13%)
- temperatura máxima de 66ºc
- temperatura média de 58ºc
- vcore máximo de 1.264v
- utilização média do CPU foi de 85%

Que achas?
 
Não precisas de testar mais nada, o post foi só informativo.
Acho que isso está bom, agora é só usar.

Se alguma vez atualizares a bios, convem repetir os testes de estabilidade, pq às vezes as novas bios precisam de Vcore diferente.
Alem disso, há umas bios recentes que nao estão muito estáveis, por isso o melhor por agora é nao mexer mais.
 
Não devo atualizar a BIOS porque não sei muito bem fazer isso.

Gravo o perfil 4.4Ghz+ na BIOS, certo?

A única diferença em relação ao perfil 4.4Ghz é o 4.4Ghz+ ter o "MAX cpu cache ratio = 44" , certo?
 
Deixa me esclarecer mais umas coisas :)

Ao iniciar o PC os 2 boots são na boa como disseste anteriormente, certo?

Reparei que com o XMP ativado a temperatura do CPU sobe 3/4°c. Tanto em Idle como em full.

Qual a temperatura ideal para o CPU?
 
Última edição:
Sim, isso da boot é uma caracteristica da bios da Asus, quando mudas algumas opções na bios, as vezes fica sempre a fazer esses 2 boots. Diz a Asus que precisa de fazer isso.
Pode ser que isso desapareça se atualizares a bios, isso é irritante, mas é feito de proposito pela Asus.

A temp do cpu sobe 3/4C quando poes as rams a 3200 pq ele aumenta a voltagem do controlador de memoria que esta no cpu e outras, é mesmo assim.

A temperatura ideal é o mais baixo possivel, nao tenho presente exatamente mas acho 60C normal pq é a temp que se costuma ter a jogar jogos.
O prime é um caso à parte e só usamos em teste se a temperatura permitir, senao usamos outros testes mais leves.
O CPU tem mecanismos de proteçao de temperatura, lá para os 90-100C ele baixar o clock e o Vcore para nao aquecer mais que isso, mas isso é o limite max nao é para andar lá.

Se no verão achares a temp muilto alta a jogar jogos, a solução é comprar um cooler MAIOR (e melhor), mas nao precisasas de te preocupar com isso agora.

Agora é usar o PC, se nao tiveres crashs de apps ou jogos no proximos 15 dias é pq nunca mais ter.
Não é aceitavel nem normal o PC ficar instavel, por isso se tiveres algum problema tens de rever o OC do cpu ou das RAMs.
Mas depois desses testes que fizeste, o normal é que nao tenhas problema nenhum.

Por ultimo, reparei que tens uma placa de som SB no PC, se calhar é melhor desligar a placa de som onboard, nao precisas de duas acho eu...
 
Cheguei a casa e gravei o perfil "4.4Ghz Max CPU" na BIOS. Não pus "4.4Ghz+" porque não dava para por o "+" ou se dá, eu não sei como.

Sai da BIOS e gravei, depois fez 3 boots, iniciou mas não aparecia imagem, ficava tela preta.

Até que fiz reset no botão da caixa e aconteceu o mesmo. Fiz reset de novo e fez 2 boots e apareceu esta imagem.

4BT0X3q.jpg


Escolhi "opções avançadas de reparação" e depois escolhi a opção "Desligar PC".

Voltei a ligar e fez os 2 boots e iniciou normal.

O que poderá ter sido?

Só se foi por ter ido a Bios..."Save Changes & Reset"

Corri o prime95 1h e correu tudo bem. Desliguei o PC e passado 2min voltei a ligar, fez os 2 boots normais e foi para o Windows, tudo normal.

Quanto á temperatura do CPU a jogar o ideal é não passar dos 70°c, certo?
No meu caso, chegou aos 66°c. Deve estar tudo bem.

Já que falaste no cooler, qual era o cooler que recomendavas até 75€?
E quantos graus +- é que a temperatura do CPU ia baixar em relação ao meu Cooler atual?


Quanto á placa de som, a onboard desliguei no gestor de dispositivos. Ou é melhor desligar na BIOS?
 
Última edição:
Se nao mudaste mais nada na bios, é pq nao está 100% estável, pode ser de teres ligado o XMP 3200 da RAM ou da opção da cache.
Não podes dar isso por terminado enquanto tiveres esse tipo de problema, esse tipo de erro vai voltar a repetir.
Volta a por a cache em AUTO e deixa em auto, para ver se o problema desaparece e se era dai.

Se voltar a acontecer tiras tb o XMP da ram e usas só com OC ao cpu.
Convem usar 2 semanas sem erros para ver se está tudo bem.

É necessario identificar donde vem o problema.

Tinhas o PC à quanto tempo com o XMP na ram e sem OC? Estava 100% estavel? Nunca deu nenhum erro?

Em relação ao cooler gosto dos que falei num post anterior, mas antes de decidir mudar, procuras varias reviews ao modelo do teu cooler que tb tenham os que falei e comparas quantos graus melhora em CARGA e com OC.
Depois decides se vale mesmo a pena mudar.

A placa de som onboard prefiro desligar na bios que é como se nao existisse.
 
@Mr.Wolf vou deixar o PC com o OC 4.4Ghz+ para ver como se porta nos próximos dias, OK?

Vou jogar B1 mais tempo seguido e fazer outras tarefas...

O MAX CPU Cache Ratio = 44 o que faz?

Desde que o comprei, Abril de 2016 esteve sempre com XMP ligado e nunca me deu nenhum erro.

Então em relação ao cooler vou esperar e ver esses reviews com calma.
A temperatura a jogar anda pelos 66°c. Está boa? O melhor é não passar dos 70°c, certo?

Em relação á placa de som não sei muito bem onde se desliga na BIOS.

YK4u0P8.jpg


É no "HD Audio Controller"? E ponho "Disable"?

Ou é noutro sítio?
 
Sim desliga ai o audio.

O MAX CPU Cache Ratio = 44, aumenta o multiplicador da cache do CPU do default 39 em auto, para 44, volta a por isso em auto.

Em relação ao que deves fazer por agora quanto ao problema de estabilidade, está no meu post anterior ;)

Depois vais vendo como isso corre com o tempo.
Instabilidade nao é normal nem aceitável.
 
Última edição:
Já está desligado o aúdio na Bios :)

Ok, agora vou ter de sair. Mas amanhã faço isso, meter o "Max CPU Cache Ratio" em "Auto". Tu mandas :)

Achas que o meu PC com um bom cooler consegue ir aos 3.6Ghz? :)
 
A questão agora é que nao sabemos se o problema é da ram, do cpu ou da cache, visto teres os 3 com OC em simultaneo. Tb pode ser da combinação de 2 ou dos 3 fatores.

Nao gosto de fazer 10 horas de prime com mais de 80C, por isso nao vás por ai.

Nesta fase é necessario indentificar qual a opção que provoca o problema.
Por isso dizia para tirar primeiro o OC à cache e usares umas semanas para ver se não dá erros.

Tb se pode por mais 0.01V de Vcore um pouco ao calhas e ver se resolve, mas deixava essa opção só para usar se a cache em auto nao resolver.

Em relação aos 4.6, acho que primeiro tens de ter o pc estável a 4.4 :)
 
Back
Topo