i5 6600k Overclock

Ao por o "Max CPU Cache Ratio" em auto vou perder performance? :(

É para perceber e saber o que estou a fazer ;)
 
Última edição:
Sim, mas tem muito pouco impacto, nao vais notar.
Tem de se perceber de onde é o problema, para saber como resolver.
Se o problema de estabilidade for dai, resolve-se com mais Vcore.
 
Acabei de por o "Max CPU Cache Ratio = Auto ".

É preciso fazer algum teste?



Fiz um vídeo para veres os 2 boots :)


É isto que é normal, correto?


Edit: á pouco desliguei o PC e voltei a ligar logo de seguida e deu 3 boots...isto com o "Max CPU Cache Ratio = Auto".

Eu acho que não mexi em nada na BIOS, mas se quiseres mais uma vez, faço Load Defaults e gravo.
Volto a entrar na BIOS e ponho o OC Manaul e gravo. E vejo se isto dá algum erro nos próximos dias...
 
Última edição:
Isso dos 2 boots acho que é normal, ja vi isso assim aqui, confome as opções de bios e a versao de bios que tinha.
Os 3 boots sao iguais a isso? Os 3 boots nao me parece normal, nao sei dizer se é normal ou nao.
Mas aquela situação do windows nao arrancar nao é normal.

Sim, faz load dos defaults, mas agora poe só OC no cpu, nao ponhas na ram nem na cache e experimenta usar assim uns dias.
Se for preciso poe-se +0.01V de Vcore, mas antes de aumentar testa usar só com OC no CPU.
 
Sim, os 3 boots são iguais aos 2. Os 3 boots já me aconteceram para aí 4 vezes, mas essas 4 vezes foram sempre quando andava a ir á BIOS, liga e desliga o PC. E esse erro do Windows também for assim...

Sempre que deixei o PC desligado de um dia para o outro, ou várias horas, quando voltei a ligar fezia do 2 boots e iniciava normal...

Vou fazer isso na BIOS sem XMP e Cache e ao gravar tiro uma foto para veres as diferenças, assim não á maneira de me enganar em qualquer coisa :)

Edit: desliguei o PC e voltei logo a ligar para ir a BIOS e deu 4 boots.
 
Fiz na BIOS Load Default e agora vou gravar. Na imagem que se segue não aparece o Vcore = 1.24. Está em Auto.

Como devia estar?

X5ahuiP.jpg
 
Sim, o que diz ai é que nao tens as opções todas necessarias, o Vcore está em auto e devia estar 1.24, tb nao tens o multiplicador, mas tens o ratio em sync.
 
Última edição:
Tou a ver que estava tudo mal...não sei o que se passou...Se calhar é por isso que deu aquele erro do Windows.

Fiz assim, vê a imagem...
4DIBvoF.jpg


Agora acho que está!

Reparei que quando mudo alguma coisa na BIOS, saio e grava. Mas se entrar na BIOS de novo e sair sem gravar, as configurações alteram se...
 
Com o OC no CPU e sem XMP, a velocidade dos Cores andam pelos 4420Mhz e com o XMP andam pelos 4398Mhz.

Já tinha reparado, mas nunca te tinha dito.

kfDHdUX.jpg
 
Acho que com as varias mudanças houve alguma coisa que escapou.
Como os valores que tinhas na bios nao eram os que deviam estar se calhar punha tb o XMP 3200 e usava com isso tb.
Se achares bem tira uma foto das alteraçoes quando puseres o XMP, repara se há alterações tapadas pelo scroll.

Os 4398 é normal é um erro de 2Mhz, mas um erro de 20 Mhz nunca vi, só se for a Asus a fazer boost propositado ao BCLK em auto, para inflacionar um pouco a velocidade.

Se vires no cpuz o bclk esta a 100.49*44=4420
 
Última edição:
Ib7jDAA.jpg




Wv8DPyg.jpg


E agora está tudo certo?


Na imagem que se segue, com o XMP ativado a velocidade do Core já anda pelos 4400Mhz...

d22aecbf-5bfd-439b-a7ce-68c238be34b2
zi2Icgp.jpg
 
Última edição:
sim esta tudo bem.
Infelizmente a conclusão que tiro, é que a bios parece ter um bug quando mostra essas opções que foram mudadas, quando carregas o default e mandas gravar.

A minha nuca teve esse problema.

De qq modo já percebeste o que fazer, ou usas só com OC no cpu, ou usas com OC no CPU + RAM, e tentas ver se continua estavel nos proximos dias.
 
É isso @Mr.Wolf , vou deixar o PC como viste, com OC no CPU e XMP. Se por acaso der algum erro nos próximos dias eu volto cá para te chatear :P

Mas se não der erro nenhum, eu também passo cá para te avisar :)

Por agora fica sem o "Max CPU Cache Ratio = 44" e futuramente vemos isso.

Quanto á Bios, pois deve ser um Bug...não há problema, pois não?
 
Back
Topo