i5 6600k Overclock

Sim há mais recentes, mas as ultimas nao estao muito estaveis, desde que saiu o kabylake.
Como temos modelos de MB diferentes as versoes das bios tb sao diferentes.
Vi que nao tens a bios atuaizada, mas tb nao tens uma versao muito antiga.

Atualizar a bios para uma mais recente, sem ser as ultimas é uma boa opção, mas se calhar tentas 1o ver se isso esta estavel no dia a dia durante uns dias.
 
Okapa :) mas depois dás-me uma ajuda a atualizar a Bios porque nunca o fiz...;) e tenho medo de fazer maravilha...

Mas, como tu dizes, uma coisa de cada vez :)

Obrigado!

Vamos falando...

Edit: o bug da BIOS não pode ter haver com os 2 boots ou com aquele erro do Windows?
 
Última edição:
Instalar [emoji14] o processo é simples, metes as drivers numa pen e instalas através da uefi. Até pode ser que com uma bios mais recente consigas baixar mais a voltagem.
 
Sim tb acho melhor pores uma bios mais recente.

Não recomendo ires logo para a ultima bios, pq tive alguns problemas com as 3 ultimas versoes da bios para a minha board, desde que suporta os novos cpus kabylake. De outra forma recomendaria sempre ires para a ultima versao.
Se a proxima bios que sair estiver melhor, nessa altura logo experimentas mesmo a ultima versao.
No caso da tua mb e tipo de RAM até pode ser diferente, mas as bios da asus z170 têm uma base comum.
Por agora preferia por a versao imediatamente anterior ao suporte do kabylake.

Cada vez que mudas de bios convém voltares a testar qual o Vcore necessário para ficar estável.
Alguma vezes uma nova bios necessita de mais ou menos Vcore, mas acontece.

Podes ver aqui as versoes da BIOS para a tua mb:
https://www.asus.com/Motherboards/Z170-PRO-GAMING/HelpDesk_Download/

Por agora recomendo a versao 1904, mesmo antes de terem introduzido suporte para os kabylake.
Se achares bem deixamos a mudança de bios para 6a feira e até lá vais vendo como o PC se porta.
 
É isso, vemos se está estável até 6f ou sábado.
E depois resolvemos o problema da BIOS.

Estes 3/4 dias são suficientes para ver se o PC está estável?
 
Normalmente quando testas bastantes horas com o prime é mais que suficiente para dizer que o OC do PC está estável.
Depois disso é muito raro detetar instabilidade, só se for da RAM ou algum bug na bios, dificilmente será do cpu, mas se fosse do cpu bastaria subir o Vcore 0.01V para ficar completamente estável.

Depois de testares com o prime, se tiveres zero crashs durante as 2 primeiras semanas de utilização com jogos, diria que nunca vais ter problemas.

No teu caso, o problema parece ser de algum bug na bios, só aconteceu quando vinhas da bios, mas só continuando a usar é que podemos saber, para ver se acontece alguma coisa.

No meu caso com as 3 ultimas bios (1 delas foi retirada, outra é beta e a ultima é final) para a minha mb, tenho crashs no BF4, em media 1 crash em 15 dias, jogando 2 ou 3x por semana em media.
Não sou o unico a ter estes problemas, existem varias pessoas a queixarem-se do mesmo no forum da asus.
Em comparação durante mais dum ano, com as bios anteriores, tive zero crashs no BF4 e zero problemas no PC.
Resumindo, voltei para a versao anterior da bios que funciona bem.
 
Última edição:
Então se o PC ficar com problemas depois da atualização da nova BIOS(1904), voltamos para a mesma(1206)?

Antes do OC o meu PC nunca teve um Crash.
Aliás, nem com o OC nunca crashou, só mesmo os 2 boots, 2 ou 3 vezes 3 boots e aquele erro no Windows ao iniciar...
 
Sim, podes voltar novamente para essa versão, mas nao acho que vá ser necessario.

No caso das bios novas com suporte para o kabylake, já é mais dificil voltar para a versao anterior.
Tive fazer o Asus flashback usando um botao que a mb tem:
http://event.asus.com/2012/mb/USB_BIOS_Flashback_GUIDE/

No teu caso que nao tens esse botao, nao sei qual seria a solução, talvez algum cd de boot ou software para o windows flashar, pq atraves da BIOS nao dá para regredir destas novas versoes, diz que a bios antiga nao é compativel.
De qq modo a asus vai de certeza lançar novas bios e resolver os problemas atuais que tive nas ultimas versoes.
 
Sem OC nunca tive um crash e joguei CS GO, B4, COD MW3 e Dirt Rally sempre em Ultra.

Com o OC também nunca tive um crash e joguei B1 e B4 também um Ultra. Só mesmo aquelas ocorrências que já sabes.

Não me assustes que não sei fazer essas "cenas" e ainda por cima não tenho drives DVD/CD. O melhor mesmo é atualizar para uma BIOS sem suporte Kabylake.

Tipo, a que disseste anteriormente, a BIOS 1904 é a última antes das BIOS com suporte kabylake.


Pensei que tinhas uma Asus Z170 Pro Gaming...
 
Última edição:
Sim, para não ter problemas, espero eu :)

Já vi uns vídeos de como flashar a BIOS e pareceu me um pouco complicado. Ou então é por nunca ter feito...

Tens uma MB top :)

Quanto ao vídeo não me vou preocupar porque não vou fazer isso ;)
 
Flashar a bios a tem umas regras basica, fora isso nao tem que saber:
a) load optimized default (nao queremos flashar a nova bios com OC pq se estiver instável pode crashar a meio)
b) fazer o download da bios e colocar numa pen formatada em fat32 (diz a asus que assim é ideal, mas tb funciona se tiveres no disco mas eles nao aconcelham...eu faço do disco e ainda nao tive problemas)
c) entrar na bios, ir para TOOL - Asus Ez FLash 3 utility
d) selecionar a pen ou disco e fazer o load da bios que queremos flashar
muito importante: nunca interromper, as vezes ele depois de flashar a bios, desliga e vai continuar a flashar outros controladores, tens de esperar que tudo isso acabe e nunca podes interromper.
e) entrar na nova bios e fazer o load optimized default, teoricamente nao é necessario, mas ja apanhei bios que nao fazem o reset a 100% dos settings antigos, provavelmente algum bug.

O mais importante de tudo é nunca interromper o processo e tb nao faltar a luz :)

Tem aqui um video a mostrar o processo, só que usam o OSX em vez do windows para copiar o ficheiro:
 
Última edição:
Vou responder por alíneas a dizer o que sei fazer:

a) sim, sei fazer Load Default na Bios

b) Download já fiz da versão 1904. Posso colocar num disco externo WD My Book? O que é fat32? Pen formatada é apagar tudo que tenho na pen?

O disco externo é de 1Tb e tem cerca de 500Gb livres...

c) também sei fazer

d) também sei fazer isso. O ficheiro fica em WinRAR ou é preciso descompactar?

e) também sei fazer


Quando fizer isto o ideal era poderes estar online, caso tenha alguma dúvida ou aconteça algo de errado :)
 
b) Eles dizem para usar uma pen que tenha sido formatada em FAT16 ou 32.
Acho que têm esta recomendação pq se calhar nao suportam a 100% o NTFS na bios.
Normalmente o disco interno está formatado em NTFS e as pens estão em FAT32.

Pessoalmente gravo sempre na raiz do disco interno c:\ ou d:\ e depois faço o update dai, mas isto nao é recomendado e dizem na net que pode dar problemas, nunca tive problema nehum.

No manual em Asus EZ Flash 3 utility:
"This function can only support devices such as USB flash disk with FAT 16/32 format and single partition"

- Vais fazer como é recomendado e como diz o manual:
Tens alguma pen que funcione bem?
Para confirmares que está formatada em FAT32:
No windows explorer, seleciona a drive leter da pen, faz right click, escolhe properties e ve se o campo FILE SYSTEM diz FAT32.
Se diz FAT32 é pq tens uma pen formatada em fat32 e vais usar essa pen.

d) O Ficheiro tem de ser descomprimido e podes por-lo na raiz da pen.
 
Última edição:
Parabéns! Estás completamente formado e certificado na arte do OC e updates de bios ;)


8700882026_07596fd7aa_n.jpg
 
Back
Topo