i5 6600k Overclock

Só a titulo de curiosidade corri tds os programas que fazem leitura da voltagem ao CPU e não cheguei a conclusão nenhuma :biglaugh:

Nos campos que dizem VID, tens a voltagem que poes na bios.
Se a bios estiver em factory default, tens o VID do CPU.

Se o LLC>>1 a voltagem real é superior a essa.
Para leres a voltagem real, usa o asus ai suite 3 ou o HWINFO.

No HWinfo, tens de ler o Vcore nos sensores da motherboard e nao no VID do cpu.
Quando corres o HWinfo escolhe a opção "sensors only", depois faz scroll ate à tua motherboard e tens o campo Vcore.

É o primeiro overclock que vou fazer na minha vida xD

Coloca aqui as questões (por mais basicas que possam ser) que tens sempre muita gente a ajudar.
Assim podemos todos tb aprender :)
 
Última edição:
Para teres uma ideia e não ires mesmo ás escuras, deixo aqui umas fotos de como tenho o meu OC agora :p

Esta é a página principal da UEFI da minha motherboards, para aceder aos campos que interessam no OC carrgas em F7 (Advanced Mode)

IMG_4488.jpg


Não sei se são todas iguais, mas na minha aparece uma tab dos favoritos, que vem logo carregada por predefinição com as coisas que são habituais a malta mexer.
Portanto se seguires o "tutorial" escrito uns posts atrás pelo @Mr.Wolf o aspecto na UEFI será +/- este, alguns valores podem alterar consoante a motherboard e o CPU, mas a ideia está ai :p


IMG_4489.jpg


Como podes ver, já andei nas tabs lá em cima (agora está na Ai Tweaker), aqui podes meter as memórias RAM em XMP (se tiverem um profile já definido pela marca, este passo aconselho a fazeres só após teres OC no CPU estável, senão depois tens erros no OC e não sabes muito bem de onde vem)

IMG_4490.jpg


Pode ser que ajude ;)
 
@rjmpires segui o tuto do wolf mas nessa config o vcore bate me nos 1.536v

Como baixo isto?


Na bios tens de fazer isto:
- CPU core ratio = sync all cores
- Core ratio limit = 39 (para 3.9GHz que é o default do cpu)
- CPU core/cache voltage = adaptive
- Turbo mode CPU core voltage = 1.35V

Ainda na bios tb tens de por isto no External digi+:
- CPU power phase conttrol = extreme
- CPU load line calibration = 5

Gravas e depois podes usar o asus ai suite para aumentar o multiplicador.
Quem nao tem ou nao quer usar o asus ai suite, pode aumentar o multiplicador na bios (core ratio limit), fazer boot e testar a estabilidade no windows.

EDIT:
Tens a bios 1001 com a Hero?
Essa e as ultimas bios da asus têm um bug na voltagem e dá voltagens malucas de 1.52V que pode fritar o CPU.
Se tens a hero poe a bios 902.
 
Última edição:
@Mr.Wolf foi exatamente isso que eu fiz mas deu voltagens malucas e temperaturas de 100º mas graças adeus não fritou.

Vou experimentar então essa bios
como faço o downgrade? e onde encontro esse ficheiro 902?

thanks
 
Sim tenho a hero.
Uma board tão cara e com tanta fama e tem destes bugs??
Ja esta a flashar e daqui a nada ja sigo ai as etapas

Muito obrigado mesmo ja estava a assustar me e com medo de ainda eatragar alguma coisa....
 
Pois tb fiquei admirado da asus lançar uma bios com um bug tão basico e perigoso.
Pior é que depois de tanta gente refilar nos foruns, nao retiraram a bios do site.
 
4.5Ghz a 1.275v parece estavel no Intel burn.
4.6Ghz 1.351v tambem esta estavel

Agora ando aqui com o bichinho da curiosidade a experimentar isto tudo looool
 
Última edição:
Back
Topo