i5 6600k Overclock

Deves ter bem.
UEFI é o "novo tipo de bios", tecnicamente agora nao se chama bios, chama-se UEFI e o teu tem UEFI.
Quando poes CSM=disable, dizes que nao queres modo de compatibilidade com "as bios antigas", só queres boot UEFI.
Só te falta ter instalado o windows num disco GPT, como foi uma loja que fez isso da 1a vez deve ter particionado o disco em GPT.
A opção de GPT ou MBR tem a ver com o particionamento do disco, por isso nao faz sentido aprofundar num topico de OC, se tiveres mais duvidas sobre o GPT manda PM :)
 
Ainda bem :)

Obrigado, mas não me vou alongar mais sobre isso :P

Como foi a primeira que vez que formatei o PC e instalei tudo do zero, vou ver como o PC se porta nas próximas semanas.

Caso se porte direitinho, depois volto cá para dar mais um pouco de OC, se for possível :P isto dá "pica" heheheh

Obrigado por tudo professor @Mr.Wolf hahahah
 
@Mr.Wolf diz me uma coisa :)

Estava no youtube a ouvir umas músicas quando reparo que o CPU está a 40% de utilização e com o Core nos 4.4GHz colados.

É normal isto?

Vê a imagem...

aBtuyZe.png



Edit: estava a fazer exatamente a mesma coisa e já está diferente...normal :)

iHs0tZb.png
 
Última edição:
Pois quando for assim, vais aos Processos e ordenas por %CPU, que ele mostra-te quem esta a consumir o cpu.
Poderia ser algum video HD que a grafica nao descodifique e seja o cpu a fazer o decode?
De qq forma isso nao tem a ver com o OC, só se forem os gajos da botnet a festejar os MHz extra hehehe
 
Eu fui ver o que estava a consumir, o Google Chrome estava nos 32%. Depois sai e voltei a entrar e já estava tudo nomral :)

Perguntei porque podia ser do OC lol como tu dizes, qualquer coisa agora é do OC :( tenho que ter mais calma :)
 
@Mr.Wolf andei para a aqui a ler e resolvi testar o PC com outros programas.

Neste momento estou a testar com o IntelBurnTest. É preciso mudar alguns settings no próprio programa? Tipo o tempo de teste e o nível de stress??

Vê a imagem...



yVGi9YZ.jpg


Aconselhas mais algum programa?
 
Se quiseres usar o IBT, é uma boa alternativa ao P95, mas por agora nao precisas de mais testes.
O unico teste que faço depois do P95 é jogar BF :)
 
Sim, vou seguir os teus conselhos :)

Uso só o prime95...E depois tenho jogado B1. Ainda no sábado á noite foram 3h seguidas e tudo na boa :) diariamente jogo 1h 30min de B1 e sempre tudo bem.
Temperatura máxima do CPU 68°c, o tempo aqueceu bem agora... Há 10 dias era de 61°c..


Bem, @Mr.Wolf acho que vou avançar para um cooler até 100€ :)
Já andei a ver e o Noctua NH-D15 é potente.

Será que chego aos 4.7Ghz com o D15?

Mas, podes dizer outros coolers...;)
 
Última edição:
Não é obrigatório usar o prime, mas depois de teres usado o prime umas horas nao precisas de usar outros.

Não conheço muitos coolers, tenho o NH-D14 e o D15 ainda é um pouco melhor e mais caro.
Achei 100 eur demasiado por um bom cooler e por isso preferi comprar o Thermalright HR-02 Macho Rev B BW para outro PC, por 45 eur é excelente e compete com o D14.
Não acompanho os coolers, é esperar por mais sugestões e ver as reviews dos coolers com OC.

Comprares outro cooler para teres mais 100 ou 200Mhz nao vale a a pena economicamente, só mesmo para baixar mais a temp ou por carolice ;)

Sobre os 4.7, nao vai ser facil e pode nao dar, com esse cpu deves precisares de >1.4V.
É uma escolha pessoal eu prefiro ter a temp/Vcore mais baixo, 4.5GHz é uma boa meta para os skylake.
 
Percebo o teu raciocínio, mas com este cooler não consigo ir até aos 4.5Ghz ou 4.6Ghz...gostava de aumentar isto mais um pouco :)

Tu com os 4.6GHz quanto foi o vcore na bios? E qual a temperatura máxima no prime95?
 
4.5 @1.296V
4.6 @1.360V
4.7 @1.424V

Vcore real medido no HWinfo.

Preciso de ~0.06V por cada 100Mhz.

As temps nao da para comparar, a minha caixa tem 1 fan unica de saida de 120mm de ~1300 RPMs, tb depende de ser verao ou inverno, depende do software usado e quanto tempo o cpu está no forno.

Estas bios que tenho usado precisam de mais Vcore que as iniciais.
Ainda nao testei as bios compativeis com o Kabylake.
 
No meu está assim:

4.4 @1.28V - prime95 temperatura máxima de 85ºc com temperatura ambiente de 21ºc. A jogar B1 máxima de 67ºc.

Vcore real medido no HWinfo.


Pela tua experiência, qual seria o vcore no meu com:

4.5Ghz?

4.6Ghz?

4.7Ghz?
 
Não sei dizer, cada cpu é diferente, mas baseado no meu, podes somar ~0.06V por cada 100Mhz para teres uma ideia.

Esquece 4.7, se chegar lá vai precisar de demasiado Vcore.
 
Última edição:
Convem testar pelo menos 1 hora no prime 95 para dizer que o computador está +- estável.

Se calhar é melhor estabilizares isso a 44 com a temperatura mais baixa e assim fica preparado para o verao e para esse cooler. Mais tarde se qusieres voltar a testar os 45, ja sabes que precisa de 1.26V na bios ou mais.

A diferença de velocidade de 4.4GHz para 4.5GHz são 100Mhz, é aproximadamente 2% mais rapido, nao tem significado.


Num dos primeiros posts :)
 
Back
Topo