1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

i5 6600k Overclock

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por rjmpires, 28 de Agosto de 2015. (Respostas: 1249; Visualizações: 44831)

1. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

Sim o IBM está correcto, stress lvl = max, depois no max run punhas 100 ou mais para correr umas horas, mas neste caso nao podes pq a temperatura tb vai subir.

Existem testes mais leves que não aquecem tanto o cpu, mas pessoalmente nao gosto de usar-los, terás de investigar na thread e lista de testes que postei ou perguntar se alguém recomenda outros testes.

Não se percebe pq o teu CPU aquece mais que o normal, algumas hipoteses:
    - cpu, dissipador ou massa mal colocados ou cpu côncavo, teria de se desmontar e ver a impressao que a massa fez no cpu e no dissipador, se necessario por mais massa.
    - massa da intel no interior do cpu mal colocada, quando acontece nao costuma ser uniforme, terias maior diferença de temperatura entre cores.

Resumindo, ficas com 4.5Ghz, com esse Vcore e temperatura parece-me o ideal.

2. Rikatu

Rikatu Power Member

Com o OCCT está assim...

É preciso mudar alguma coisa nos settings?

O OCCT não é fiável?

3. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

O pouco que usei pareceu-me bom, mas menos exigente que o P95 ou o IBT, mas na pratica nao sei dizer, pq nao comprovei a estabiliade com ele. Nunca testei a estabilidade com o OCCT e depois fui usar o PC, por isso nao sei dizer o grau de fiabilidade.

Tenta googlar sobre isso, parece-me uma boa alternativa aos outros.

4. Rikatu

Rikatu Power Member

Temperatura máxima do HWinfo64 de 77ºc e no core temps 81ºc. Qual é mais fiável?

5. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

Não sei tens de googlar, eu uso o HWinfo :)

6. Rikatu

Rikatu Power Member

Vou ficar pelos 4.5GHz, na Bios 1.26v e real no HWiFNO64 1.296v.

Com XMP ligado, corri o prime95 mais de 8h e a temperatura máxima foi de 82ºc.

Vai ficar assim, porque o vcore para 4.6GHz já é muito alto e as temperaturas disparam...

Outra coisa, os 2 boots desapareceram :) acho que desapareceu desde que desconectei o meu disco externo WD My Book.

Será que havia algum conflito?

Edit: só que desde que tenho o D15, a temperatura da gráfica subiu. A jogar B1 vai aos 73ºc com um perfil de fans.

Antes ia aos 68ºc.

Será que o D15 abafou um pouco a gráfica?

7. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

Parece-me ideal ficar nos 4.5 @ 1.296v.

É mais facil adivinhar a lotaria que imaginar a turbulência que existe dentro da tua caixa ;)
    Como agora tens mais Vcore, a temp ambiente dentro da caixa pode ser mais alta, isso justifica a grafica mais quente.

8. Rikatu

Rikatu Power Member

Boas!

Definitivamente os 2 boots desapareceram, só podiaa ser do disco esterno WD My Book.

Outra coisa, estive a pesquisar no google sobre o D15 e temperaturas altas com o prime95. Li uns artigos a dizer que o prime95 depois da versão 26.6 aquecem muito os CPUs.

A que estava a usar era a 29.6. Fiz o download da 26.6 e está a correr á mais de 30min e temperatura máxima de 72ºc com 4.5Ghz e vcore na Bios 1.26v.
    Com a 29.6 ia aos 82ºc...

9. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

Acho que a versao 26.6 do P95 nao usa AVX, como o P95 29.6 usa AVX, estas duas versões tem exigências completamente diferentes. Não tenho experiência atual com a versao 26.6. Provavelmente vais conseguir OC mais alto ou Vcore mais baixo com a versao antiga, pq é menos exigente, se for o caso, depois os poucos programas que usem AVX nao ficam estaveis.

10. Rikatu

Rikatu Power Member

Boas @Mr.Wolf,

estive a falar com um colaborador da Globaldata acerca da temperatura do CPU.

Ele disse-me isto:

"Temos tido alguns casos em que forçando as definições das memórias na BIOS (não activando o XMP e usando a configuração à mão) as mesmas funcionam melhor e não tem tanto aquecimento o CPU."

Tipo, fazer OC ás memórias manualmente, sem ativar o XMP.

Por assim na BIOS:

- 3200MHz
    - 15-15-15-35 2N
    - 1.35v

Que dizes?

11. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

O que ele diz é em parte correto, mas nao vai baixar muito a temperatura.
    Quando fazes OC à RAM para 3200Mhz, seja manual ou com o XMP é necessario aumentar o "CPU VCCIO Voltgage" e o "CPU System Agent Voltage", para fazer OC ao I/O e ao IMC (controlador de memoria integrado no CPU).
    Quando escolhes XMP 3200 ele assume valores mais elevados para estas voltagens que os normalmente necessarios.

Resumindo, a unica coisa que vai alterar a temperatura, sao esses 2 valores de voltagem.
    Do ponto de vista da temperatura á indiferente que ponhas todos os valores da ram manualmente ou que escolhas o XMP, desde que depois ponhas manualmente estas duas voltagens.

A unica coisa que podes fazer é atribuires estas duas voltagens manualmente, mas nunca vai baixar mais a temp do que tens sem OC à ram.
    Não sei se vale a pena a potencial instabilidade da ram e consequentemente do PC.
    Eu no meu PC tenho esses valores manuais, mas nao sei se vale a pena andares a mexer nisso.

Acho que o teu problema de temperatura nao é da ram.
    Quando testaste com o XMP desligado (sem OC à RAM), isso baixou quantos graus a esse OC?

12. Rikatu

Rikatu Power Member

Ui já estou a ver que é muito areia para o meu camião estar a mexer nisso...

Sem XMP neste OC a temperatura baixava cerca 5ºc...

Acho que não vou mexer em mais nada.

13. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

Reduzindo essas 2 voltagens manualmente talvez consigas baixar 2C a 3C no maximo.

14. Rikatu

Rikatu Power Member

Então vai ficar como estava.

Mais uma vez, obrigado pela dica :)

15. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

Se quiseres experimentar baixar essas voltagens para ram a 3200Mhz, usas o XMP tal como tens agora, mas depois poe estes valores na bios e ve se continuas estável:
    CPU VCCIO Voltgage = 1.1V
    CPU System Agent Voltage = 1.1V

Podes ter 2 tipos de problemas:
    - Instabilidade na utilização do PC
    - O PC aleatoriamente nao arranca (cold boot issue)

Se tiveres algum destes problemas nos próximos dias, basta voltares a por isso em auto.
    O meu cpu funciona bem com esses valores.

EDIT:
    Costumo refazer os testes de estabilidade com o P95 blend, se quiseres tb usa algum teste especifico para a memoria.
    Seguido dos normais testes de estabilidade a jogar BF :)

Última edição: 4 de Maio de 2017
  16. Rikatu

Rikatu Power Member

Já está :) está a correr o prime95 blend Test.
    Quanto tempo deixo a correr?

17. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

No minimo 2 horas no P95 blend, depois BF.

Na M8H tenho usado 1.1V nos 2 campos com 4x4GB a 3200MHz sem nenhum problema.

Entretanto testei estes valores no P95 blend:
    CPU VCCIO Voltage = 1.0V
    Agora só falta ver se o PC liga sempre no dia a dia.
    Se continuar estável durante as próximas semanas vou deixar assim, aqui estes valores sao +0.05V acima do default sem OC.

Já tinha testado isto tudo quando comprei o cpu, com 1.05V nos 2 campos, às xs o PC nao liga à 1a (em media uma vez por semana), apesar depois de arrancar estar estável, não me interessa ter isso assim.

Como sempre os valores para OC estável dependem do cpu em questão.

18. Rikatu

Rikatu Power Member

Está á quase 2h e sem erros. Temperatura máxima de 82ºc.

Quando testei as 8h de prime95 a temperatura máxima também foi 82ºc. Já não me lembro é se a temperatura ambiente estava mais baixa que hoje.
    Hoje está a 23ºc.

Que dizes? Deixo assim ou ponho como estava?

Os graus parecem os mesmos...

M8H?

19. Mr.Wolf

Mr.Wolf Power Member

M8H = Maximus 8 Hero, a minha motherboard.

É como quiseres, aqui a unica coisa que se pode ganhar é ter a temperatura do cpu uns 2 a 3C mais baixa, como sempre o que se arrisca é a estabilidade do PC.

Os fabricantes têm de por estes valores mais elevados para dar para todos os cpus, por isso os valores manuais personalizados sao mais baixos.

EDIT:
    Se quiseres testa estes valores, para ver se a temp. baixa e se tb funciona ai.
    CPU VCCIO Voltage = 1.0V

Última edição: 6 de Maio de 2017
  20. Rikatu

Rikatu Power Member

ah :)

Para já vou deixar assim, caso note que acontece algo de estranho volto a por como estava, em AUTO.

Mas parece me que ganhei 2ºc :)

Partilhar esta Página