i5 6600k Overclock

Sim o IBM está correcto, stress lvl = max, depois no max run punhas 100 ou mais para correr umas horas, mas neste caso nao podes pq a temperatura tb vai subir.

Existem testes mais leves que não aquecem tanto o cpu, mas pessoalmente nao gosto de usar-los, terás de investigar na thread e lista de testes que postei ou perguntar se alguém recomenda outros testes.

Não se percebe pq o teu CPU aquece mais que o normal, algumas hipoteses:
- cpu, dissipador ou massa mal colocados ou cpu côncavo, teria de se desmontar e ver a impressao que a massa fez no cpu e no dissipador, se necessario por mais massa.
- massa da intel no interior do cpu mal colocada, quando acontece nao costuma ser uniforme, terias maior diferença de temperatura entre cores.

Resumindo, ficas com 4.5Ghz, com esse Vcore e temperatura parece-me o ideal.
 
Com o OCCT está assim...

zTP4PAe.png


É preciso mudar alguma coisa nos settings?

O OCCT não é fiável?
 
O pouco que usei pareceu-me bom, mas menos exigente que o P95 ou o IBT, mas na pratica nao sei dizer, pq nao comprovei a estabiliade com ele. Nunca testei a estabilidade com o OCCT e depois fui usar o PC, por isso nao sei dizer o grau de fiabilidade.

Tenta googlar sobre isso, parece-me uma boa alternativa aos outros.
 
Vou ficar pelos 4.5GHz, na Bios 1.26v e real no HWiFNO64 1.296v.

Com XMP ligado, corri o prime95 mais de 8h e a temperatura máxima foi de 82ºc.

Vai ficar assim, porque o vcore para 4.6GHz já é muito alto e as temperaturas disparam...

Outra coisa, os 2 boots desapareceram :) acho que desapareceu desde que desconectei o meu disco externo WD My Book.

Será que havia algum conflito?


Edit: só que desde que tenho o D15, a temperatura da gráfica subiu. A jogar B1 vai aos 73ºc com um perfil de fans.

Antes ia aos 68ºc.

Será que o D15 abafou um pouco a gráfica?
 
Parece-me ideal ficar nos 4.5 @ 1.296v.

É mais facil adivinhar a lotaria que imaginar a turbulência que existe dentro da tua caixa ;)
Como agora tens mais Vcore, a temp ambiente dentro da caixa pode ser mais alta, isso justifica a grafica mais quente.
 
Boas!

Definitivamente os 2 boots desapareceram, só podiaa ser do disco esterno WD My Book.


Outra coisa, estive a pesquisar no google sobre o D15 e temperaturas altas com o prime95. Li uns artigos a dizer que o prime95 depois da versão 26.6 aquecem muito os CPUs.

A que estava a usar era a 29.6. Fiz o download da 26.6 e está a correr á mais de 30min e temperatura máxima de 72ºc com 4.5Ghz e vcore na Bios 1.26v.
Com a 29.6 ia aos 82ºc...
 
Acho que a versao 26.6 do P95 nao usa AVX, como o P95 29.6 usa AVX, estas duas versões tem exigências completamente diferentes. Não tenho experiência atual com a versao 26.6. Provavelmente vais conseguir OC mais alto ou Vcore mais baixo com a versao antiga, pq é menos exigente, se for o caso, depois os poucos programas que usem AVX nao ficam estaveis.
 
Boas @Mr.Wolf,

estive a falar com um colaborador da ***** acerca da temperatura do CPU.

Ele disse-me isto:

"Temos tido alguns casos em que forçando as definições das memórias na BIOS (não activando o XMP e usando a configuração à mão) as mesmas funcionam melhor e não tem tanto aquecimento o CPU."

Tipo, fazer OC ás memórias manualmente, sem ativar o XMP.

Por assim na BIOS:

- 3200MHz
- 15-15-15-35 2N
- 1.35v

Que dizes?
 
O que ele diz é em parte correto, mas nao vai baixar muito a temperatura.
Quando fazes OC à RAM para 3200Mhz, seja manual ou com o XMP é necessario aumentar o "CPU VCCIO Voltgage" e o "CPU System Agent Voltage", para fazer OC ao I/O e ao IMC (controlador de memoria integrado no CPU).
Quando escolhes XMP 3200 ele assume valores mais elevados para estas voltagens que os normalmente necessarios.

Resumindo, a unica coisa que vai alterar a temperatura, sao esses 2 valores de voltagem.
Do ponto de vista da temperatura á indiferente que ponhas todos os valores da ram manualmente ou que escolhas o XMP, desde que depois ponhas manualmente estas duas voltagens.

A unica coisa que podes fazer é atribuires estas duas voltagens manualmente, mas nunca vai baixar mais a temp do que tens sem OC à ram.
Não sei se vale a pena a potencial instabilidade da ram e consequentemente do PC.
Eu no meu PC tenho esses valores manuais, mas nao sei se vale a pena andares a mexer nisso.

Acho que o teu problema de temperatura nao é da ram.
Quando testaste com o XMP desligado (sem OC à RAM), isso baixou quantos graus a esse OC?
 
Ui já estou a ver que é muito areia para o meu camião estar a mexer nisso...

Sem XMP neste OC a temperatura baixava cerca 5ºc...

Acho que não vou mexer em mais nada.
 
Se quiseres experimentar baixar essas voltagens para ram a 3200Mhz, usas o XMP tal como tens agora, mas depois poe estes valores na bios e ve se continuas estável:
CPU VCCIO Voltgage = 1.1V
CPU System Agent Voltage = 1.1V

Podes ter 2 tipos de problemas:
- Instabilidade na utilização do PC
- O PC aleatoriamente nao arranca (cold boot issue)

Se tiveres algum destes problemas nos próximos dias, basta voltares a por isso em auto.
O meu cpu funciona bem com esses valores.

EDIT:
Costumo refazer os testes de estabilidade com o P95 blend, se quiseres tb usa algum teste especifico para a memoria.
Seguido dos normais testes de estabilidade a jogar BF :)
 
Última edição:
No minimo 2 horas no P95 blend, depois BF.

Na M8H tenho usado 1.1V nos 2 campos com 4x4GB a 3200MHz sem nenhum problema.

Entretanto testei estes valores no P95 blend:
CPU VCCIO Voltage = 1.0V
CPU System Agent Voltage = 1.1V
Agora só falta ver se o PC liga sempre no dia a dia.
Se continuar estável durante as próximas semanas vou deixar assim, aqui estes valores sao +0.05V acima do default sem OC.

Já tinha testado isto tudo quando comprei o cpu, com 1.05V nos 2 campos, às xs o PC nao liga à 1a (em media uma vez por semana), apesar depois de arrancar estar estável, não me interessa ter isso assim.

Como sempre os valores para OC estável dependem do cpu em questão.
 
Está á quase 2h e sem erros. Temperatura máxima de 82ºc.

Quando testei as 8h de prime95 a temperatura máxima também foi 82ºc. Já não me lembro é se a temperatura ambiente estava mais baixa que hoje.
Hoje está a 23ºc.

fkYRfPI.png


Que dizes? Deixo assim ou ponho como estava?

Os graus parecem os mesmos...


M8H?
 
M8H = Maximus 8 Hero, a minha motherboard.

É como quiseres, aqui a unica coisa que se pode ganhar é ter a temperatura do cpu uns 2 a 3C mais baixa, como sempre o que se arrisca é a estabilidade do PC.

Os fabricantes têm de por estes valores mais elevados para dar para todos os cpus, por isso os valores manuais personalizados sao mais baixos.

EDIT:
Se quiseres testa estes valores, para ver se a temp. baixa e se tb funciona ai.
CPU VCCIO Voltage = 1.0V
CPU System Agent Voltage = 1.1V
 
Última edição:
ah :)

Para já vou deixar assim, caso note que acontece algo de estranho volto a por como estava, em AUTO.

Mas parece me que ganhei 2ºc :)
 
Back
Topo