Dúvida I7 8700K VS 9700K

P4N7H3R

Membro
Boas pessoal gostava de tirar uma duvida aqui no forum.
Gostava de saber qual e o melhor processador dos dois acima mencionados, ja estive a ver as diferencas entre os dois e a meu ver o 8700k sera uma melhor opcao que o 9700k pelo fato de ter hyperthreading, mas gostava de obter uma resposta mais tecnica!

(Desculpem ter escrito sem acentos mas o meu teclado e Frances e nao sei trabalhar com isto lol)
 
O 9700k é superior na maioria das tarefas, embora por pouca margem. Ter hyperthreading não significa muita coisa. A arquitetura é muito parecida (para não dizer igual), logo na mesma frequência, um CPU com mais cores vai ganhar sempre, a não ser que o software esteja optimizado para lidar muito bem com hyper threading.

Mas, vendo bem, o 9700k não faz sentido nenhum. Para fazer sentido, devia ter o hyperthreading ativo, já que é o "melhor" i7. Mas claro, se tivesse não havia o i9 9900k. Tiveram de "inventar" um processador para ser o topo dos i7 mas que não ficasse tão próximo do i9. Intel a ser intel ¯\_(ツ)_/¯. Mas as pessoas continuam a compactuar e a comprar, por isso eles continuam a fazer este tipo de coisas.
 
Última edição:
Já tive esses CPUs e, dos dois, pelo mesmo preço ou muito similar, preferia o 9700k.

Vou deixar algumas impressões...
- O 9700k é soldado e o outro não, nota-se melhores temps em load quando colocados a mesma frequência.
- Os 9xxxk estao num nó mais optimizado, conseguem mais frequência ou menos voltagem.
- O 9700k tem 8 unidades de FPU, o outro 6.
- Em relaçā ao 8700k, o 9700k "garante" 33% mais performance multithreading sem precisar de ter execuções "hyperthreading friendly".
- O 9700k disponibiliza 8 cores com 100% disponibilidade, o outro, quando tem threads concorridas, alguma ou ambas ficam sem a performance máxima do core.
- Em stock o 9700k é mais performante.
- Não acho a pequena mitigação de segurança por hardware do 9700k relevante.

Dito isto, acho o 9700k meio má compra por causa do 9900k que me parece mais bang for the buck. :)
 
Última edição:
Back
Topo