• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes i9 9900k ou Ryzen 7 3700x?

BSniper

Membro
Boas, já sigo o forum em consulta à algum tempo, mas agora gostaria de tirar uma duvida:

Sempre fui mais utilizador de portáteis, mas agora estou decidido a voltar a montar um desktop em casa (silencio é bom) essencialmente para gaming e a minha duvida inicial está no CPU a usar, Ryzen 7 3700X ou um Intel Core i9 9900K?

Como disse será mais para gaming, no restante vou usar uma RTX 2070, 16GB DDR4 3200Mhz e SSD M.2 PCI-e de 500GB como disco principal e um SSD de 1TB sata para instalar os jogos.
Monitor já tenho um AOC de 32" 2k de 75Hz, julgo ser o suficiente para já.

Qual a vossa opinião sobre o cpu?

E já agora, RTX 2070 (normal não super) ou ATI RX5700XT?
 
Última edição:
A não ser que vás jogar algum título especifico onde a vantagem do Intel seja grande, no geral não vale a diferença de preço para o 3700X. E sendo o teu monitor de 75Hz, acaba por ir dar ao mesmo, qualquer um deles consegue debitar pelo menos 75fps.

A gráfica, a RX 5700XT é mais rápida do que a RTX 2070 normal, mas mais lenta do que a RTX 2070 Super. Depende dos preços, se encontrares alguma promoção da RTX 2070 Super, pode valer a pena, caso contrário leva a RX 5700XT, é um pouco mais lenta, mas também mais barata.
 
Eu já tenho a RTX 2070, seria só se valesse mesmo a pena a troca (vender a minha e comprar a RX5700X), mas tinha mesmo de valer a pena a diferença.
Quanto ao CPU, tenho um negócio pendente em que o i9 9900k fica exatamente ao mesmo valor que o Ryzen 7, mas a board para o intel fica mais barata, por isso estar aqui nesta duvida...
 
Eu já tenho a RTX 2070, seria só se valesse mesmo a pena a troca (vender a minha e comprar a RX5700X), mas tinha mesmo de valer a pena a diferença.
Quanto ao CPU, tenho um negócio pendente em que o i9 9900k fica exatamente ao mesmo valor que o Ryzen 7, mas a board para o intel fica mais barata, por isso estar aqui nesta duvida...

Se tens esse oportunidade aproveita. O 9900k é MUITO superior, nem é a questão dos fps, tem muito menos latência, que resulta num sistema ligeiramente mais "snappy".

Convém é apostar num bom monitor, 144hz pelo menos.
 
Se já tens a RTX 2070 deixa-te estar, não faz sentido trocar!

O 9900K ao preço do 3700X é bom, mas tal como a board um pouco mais cara, o Intel precisa de melhor arrefecimento, principalmente se fizeres OC.

Mas no geral sim, é um CPU superior.
 
Para arrefecimento vou usar um kit Aio WC da Corsair que cá tenho (um pouco antigo) mas que penso que sirva, é daqueles com radiador de 240 (espero que ainda funcione).

Ok, a 2070 fica :)
 
Boas pessoal, já tenho o i9 9900k, mas continuo com algo estranho, quando estou em alguns jogos (por exemplo Ghost Recon Wildlands ou GTA V) noto sempre uns gaguejos nos movimentos, mais nos horizontais, alguma ideia do que seja? Neste momento o meu setup é:

cpu i9 9900k arrefecido com um WC AiO Corsair H100i
board Asus Z390 TUF Gaming
memória Crucial 16GB DDR4 3200
gráfica Asus RTX 2070 8GB
tenho como disco do SO um M.2 pci-e de 500GB e tenho os jogos num SSD Sata 2.5" de 1TB e uso um monitor de 32" 2k 75Hz freesync que usa G-Sync agora.

Alguma ideia? O Windows foi instalado de novo e tudo atualizado a 100%. As temperaturas estou sempre a monitorizar e estão boas (cpu e gráfica abaixo dos 70º).
 
E que dá comprar Intel lol na brinca. Pode haver alguma definição no jogo ao qual esteja a fazer te isso. Já viste os drives da nvidea?
 
Tudo atualizado ao máximo e claro que as definições nos jogos também sempre tudo no máximo. O engraçado é que por exemplo no COD MW não faz.
 
Tudo atualizado ao máximo e claro que as definições nos jogos também sempre tudo no máximo. O engraçado é que por exemplo no COD MW não faz.
A tua situação e parecida a minha uso ryzen e no COD 1x nem sempre da me um lag, depois não me da mais, ainda vais com sorte que nao faz no teu cod. Segundo terceiros tens ter actualizado windows, drives directx etc pode ser tambem alguma definição do windows, que esteja a travar, antivirus, serviços etc.
 
Experimenta desligar o G-Sync pois por exemplo no meu samsung quando os fps estão no range do freesync ele sincroniza as frames mas quando salta do range ele não sincroniza o que causa uma pequena queda quando sai do range.
 
Tenho de experimentar sem o g-sync então.

As minhas temps estão um pouco más em load, tenho de mudar de caixa pois não tem entrada de ar suficiente para as fans da frente o que faz com que o Corsair não consiga arrefecer bem o 9900k, em idle ronda os 30º, mas em full load (cpu ultrapassa os 120w) chega aos 93º. Nesses jogos que refiro não será o caso pois o cpu raramente passa os 40% de load e as temps raramente passam os 70º, já no COD onde não noto nada disto, chega a passar os 90º ocasionalmente.

A gráfica é sempre abaixo dos 70º.
 
Problema das temperaturas às vezes elevadas resolvido, a caixa Hummer era muito restritiva em fluxo de ar, troquei por uma Phanteks e passou de picos de acima de 90º no cpu para raramente atingir 60º!

4ozhjvO.jpg


Pn3DnCj.jpg
 
Problema das temperaturas às vezes elevadas resolvido, a caixa Hummer era muito restritiva em fluxo de ar, troquei por uma Phanteks e passou de picos de acima de 90º no cpu para raramente atingir 60º!

4ozhjvO.jpg


Pn3DnCj.jpg


Baixarem 30°c é muita "fruta". Excelente!

Qual é o modelo da caixa concretamente?

Quantas ventoinhas tens?
 
Boas,

É a Phanteks Enthoo Evolv Flow Edition. Nesta tenho 5 ventoinhas (3x140 + 2x120), mas com muito mais entrada de ar, a Hummer não tem air flow nenhum infelizmente, só fazendo mods é que fica um pouco melhor. Esta é brutal em airflow e espaço.

Já agora, podes-me dizer como está o layout das fans(input/out)?
 
Ainda vou ter de fazer uma alteração a ver o resultado (principalmente nas temps da gráfica) mas agora tenho 2 de 140 a fazer intake à frente, 2 de 120 em cima que também estão a fazer intake, mas tenho de as virar para exhaust que supostamente ficam melhor na gráfica e pouco mudam no cpu e 1 atrás de 140 a fazer exhaust.
 
Back
Topo