iBasso DX90 - Tópico oficial (Fw 2.4.0)

MMC

Colaborador Editorial
O presente tópico serve para troca de ideias, críticas e qq outra informação valiosa para quem utiliza este leitor.

(Em atualização)

Firmware 2.1.8 09-02-2015

Após o lançamento do novo firmware 2.1.8, posso finalmente dizer que estou satisfeito com o leitor. Confesso que o ibasso DX90 que recebi com a versão v2.1.5 me deixou muito apreensivo acerca do valor acrescentado que este tipo de leitores HD prometiam.

Já li opiniões diversas, algo contraditórias até, acerca deste novo firmware.

Em minha opinião:

O pitch mais acertado nesta nova versão;
uma apresentação espacial melhorada, a percepção de distância e a disposição dos instrumentos foi melhorada e com melhor distinção. Olhamos para a cena sonora numa posição ligeiramente mais afastada, excepto nas vozes;
O tempo parece-me agora correcto, antes o som era um pouco arrastado.

O gapless funciona;
Maior suavidade nas transições das músicas de um álbum;
arranque mais rápido.

(Em atualização)

Ao final do dia já não me faz confusão a passar do DragonFly V1.2 (que usei durante o dia), para o iBasso DX90.
 
Bom tópico!

E sinergia com os teus IEMs?

Eu já quase decidi que vou adquirir o FiiO E12A. A FiiO está evoluir bastante a nível de materiais e qualidade. Dizem muito bem mesmo deste amplificador. Isto porque preciso de um amplificador para ligar ao DAC HiFime 9018 que não produza "hiss" com IEMs mais "sensíveis" e parece que este amp foi desenhado com o target específico de IEMs. O Topping NX1 produz algum hiss.

E enquanto tu tens a DragonFly, eu mais tarde (ou até já) irei usar este "kit" no trabalho (HiFime 9018 DAC + E12A). Pois o Fidue A71 (que gosto muito, é sobretudo um IEM para sentir a música e não analisa-la, é viciante), que uso no trabalho, é significativamente "macio" e mascara um pouco os micro detalhes. Logo, preciso de o usar com melhor equipamento, no trabalho, para não sentir tanto isso.

E não sei bem qual o caminho que seguirei no futuro. Mas a comprar um DAP, pela pesquisa que fiz, seria este. O que me faz ficar um pouco pensativo pois o conjunto que falei fica em 275 euros (100 pelo DAC e 175 pelo amp e ainda falta um IC). Mas mais tarde sei que se adquirir o DX90 poderei ligar-lo ao E12A e o som parece aumentar a sua qualidade mais um "pouco".

Conta qual a sinergia com os teus IEMs ;)
 
Desde sempre gosto bastante de utilizar o ibasso DX90 com os earsonics SM3. De facto houve uma melhoria significativa com o novo firmware. Logo que possível volto a testar com os outros iems que na altura do firmware 2.1.5 não resultavam tão bem.

Não conheço o Fiio E12, no entanto ouvi o JDS Labs C5 do @pack21 e gostei. Para iems acho que ganhas mais indo para um modelo com controlo digital de volume. Pelo que me pareceu são imunes a ruído, sendo melhores que o meu arrow G3 neste aspecto (e não noto facilmente ruído no arrow). O arrow tem outras vantagens, no automatismo e em alguns pequenos detalhes no som. O C5 seria a minha opção para iems de gama média.

Não sei se o Hifimediy é equiparável ao dragonfly V1.2, no entanto são dispositivos diferentes no hardware e certamente com um firmware diferente. Pelo que me parece não tens a saída regulada nesse dispositivo, faltando a parte de amplificação, estou correcto?

Acho que não faz muito sentido gastar tanto num DX90 para o utilizar num amp portátil de gama média, com foco na relação qualidade/preço. O DX90 já tem uma amplificação muito boa. Outro fator importante é que o DX90 tem uma altura significativa, juntar um amp torna-o menos prático.

Eu não sou a favor em comprar este tipo de daps em conjunto com amps portáteis. O andar de amplificação devia ser equivalente aos dos dispositivos amplificadores. Faz mais sentido utilizares com iPods e outros leitores mais comuns com limitações na potência de saída.
 
Última edição:
O facto de achares que não caiu tão bem com outros IEMs que não o SM3, deixa-me de pé atrás. Então e com o K3003? Pelo que li é "agressivo" nos agudos e a puxar para o "bright". Ou seja, não macio. Interessa-me esta característica.

É o FiiO E 12 A, versão específica para IEMs. É dos mais recentes da FiiO e dizem muito bem dos componentes internos. Dizem que é ligeiramente inferior ao JDS C5, mas com médios mais "ricos" que este. Olha, por falares nisso, vem aí o Arrow 5TX e parece muito interessante.

Bem, o HiFime 9018 Dac não precisa obrigatoriamente de um AMP. Acredito que com o E12A soasse muito bem mas...

... hoje levei-o para o trabalho e experimentei com os A71, sem amp, ou seja sem o Topping NX1 pois só tenho esse, IEM directamente ligado ao DAC... E não é que me soa bem :) este DAC tem uma "pequena" amplificação (pequena a favor...colocando o volume no Spotify no máximo só consigo andar 1 ou 2 passos de volume no DAC, tem 8), por assim dizer, e ainda 8 passos de volume a partir da driver do USB (volume + e - no PC de 100% traduz se apenas em 8 passos). E depois tens o controlo fino de volume no Spotify por exemplo , por software que faz o resto. Ou seja totalmente usável desta forma. Não a melhor pois tens de ir mais ao controlo fino mas bastante usável mesmo, é hábito. Ja Agora ver o outro novo DAC HiFime 9018D, com controlo digital de volume de 256 passos, se não me engano. E maior potência de saída. Na descrição da para ver o interesse deste controlo digital. A partir do passo 5 ou 6 dos 8 do meu aparece o ruído hiss, já impraticavelmente alto para qualquer IEM e deve aguentar headphones pelos vistos, directamente ligados ao DAC.

Ou seja, amanhã vou ver se continuo a gostar de ouvir apenas com o DAC e os A71, sem amp. E se sim, não há FiiO E12A para ninguém e...

Vocês compraram o DX90 a cerca de 360 no foi? Maldita subida do dólar... Mas já está a descer o dólar outra vez :)

Onde compraram/recomendam comprar?
Compro da Europa claro, para algo assim quero rápida assistência. Se bem que o preço das chinas é tentador pois claro...Mas as taxas alfandegárias não :D

EDIT: se compram na Headphoniaks, trazia o SD 64 Gb de oferta? É SD ou micro SD? Micro correcto?
 
Última edição:
Eu não comprei, experimentei o DX90 do @MMC, os K3003 não sei se são bons com os DX90 ou não pois não os conhecia, os SM3 que conheço , é que notei ficarem maravilha no DX90.
 
@mdiogofs ainda tenho de testar o DX90 com mais alguns iems. A impressão inicial com o novo fw foi a que deixei no primeiro post, ou seja, em termos sonoros registei uma melhoria global.

Sei qua as opiniões são divergentes, mas o som do DX90 parece-me bem meloso. Td bem que podes alterar os filtros, mas eu classifico-o assim em comparação com um Classic e um S4, ou seja, com menos brilho, terei ainda de comparar a extensão.

A headphoniaks é um revendedor oficial da ibasso e a ***** da Fiio. Eu adquiri o ibasso DX90 com micro SD Card de 64 GB (sdxc em formato exfat). Atualmente está bem mais caro.

Ainda não percebi bem o segue que queres montar. Para pc há excelentes USB, da audioquest, Meridian, iFi, HRT Microstreamer, Cambridge Audio DacMagic, etc. Td disponível em lojas físicas ao preço das lojas online.
 
Última edição:
Costumas alternar entre os filtros digitais Slow e Sharp, consoante o genero musical? Penso que o DX90 tambem tem. Bem, tenho estado em Low (pela maior extensao da nota), mas passando para Sharp, os SM64 ganham outra vida em certos generos, ficam mais resolutos e dinâmicos. Boa diversidade.
 
Sim, jogo com os filtros digitais do DX90, e partilho da mesma opinião. A escolha depende do momento, o decaimento é mais suave no slow, no sharp tens um pico maior mesmo antes de iniciar o decaimento, dando a tal sensação de maior "vivacidade".

Em Low Gain a gama dinâmica é maior no DX90.
 
Passado mais de 1 ano, continuas satisfeito? Estas em que firmware?

Dei comigo a pensar que este DAP é neste momento um valor fantástico no mercado de usados. Quem pode é aproveitar. Li hoje que a iBasso continua a evoluir o software do DX90. Acredito que este DAP seja melhor que o DX80 pra musica clássica, acústica e semelhante. Pelo menos, pois é mais neutro que o DX80. O resto são gostos pessoais.

E tive curiosidade em saber o que achas do dispositivo neste momento, conhecendo-o muito bem certamente.
 
Eu não acho o DX90 nada neutro, têm claramente um ênfase nos graves e os agudos não têm grande extensão. Se tiveres um classic, p. ex., apercebes-te facilmente. É um som agradável, é certo, som agradavelmente "quente" e com um fundo escuro. Semelhante ao Dragonfly V1.2, mas não me convence tanto.

Testa passar o EQ a ON no DX80 e mantém em "flat" para saber qual o efeito.

Cada vez tento ouvir menos o equipamento, mas em termos gerais estou satisfeito, embora continue a preferir o iPod com os AKG k3003 - som frio + auscultadores frios. Quanto menos electrónica/cabos tiver entre os AKG e o leitor, melhor.

Com todos os outros auscultadores, estou muito satisfeito, mas a duração da bateria é um ponto fraco.

Tenho ideia que o DX90 foi um equipamento que em termos de hardware ficava muito caro para a Ibasso e não havia grande margem. O DX80 parece-me ter soluções mais atuais e mais em conta.
 
Cada vez tento ouvir menos o equipamento, mas em termos gerais estou satisfeito, embora continue a preferir o iPod com os AKG k3003 - som frio + auscultadores frios. Quanto menos electrónica/cabos tiver entre os AKG e o leitor, melhor.

Preferes som mais analítico por norma ou especificamente nesse combo?
 
É específico deste combo.

Já li opiniões contrárias noutro fórum que não consigo perceber. De facto, o DX90 não evidencia a qualidade da gama alta dos K3003, que é o ponto forte deste último. A qualidade mantém-se alta, apenas não tem destaque, uma vez que o DX90 tem uma assinatura sonora mais melosa e focada na gama baixa e média, os agudos são atenuados.

Contudo, funciona bem com os meus SM3, p. ex., com os mesmos pontos fortes do DX90.

Neste patamar não faz sentido estar a compensar fontes "frias" com fontes "quentes". Se isso acontece é porque há algo foi mal escolhido e estamos longe do som natural, ou específico de determinado equipamento com o maior peso na cadeia.
 
Neste patamar não faz sentido estar a compensar fontes "frias" com fontes "quentes". Se isso acontece é porque há algo foi mal escolhido e estamos longe do som natural, ou específico de determinado equipamento com o maior peso na cadeia.

Curioso, nunca tinha pensado as coisas desta forma em relação a compensação. Faz todo o sentido.
 
A review na headfonics.com dava ao ibasso dx90 um som neutro e ao DX80 também. Nunca experimentei um DAP e procuro um para música clássica. Li que um som neutro ("analítico") é melhor. Que outros DAP há, equiparáveis em preço aos mencionados, com essa característica? Encontrei o Cayin N6, Fiio X7ii e um Alien+... A dificuldade é encontrá-los à venda na união europeia para não ter chatices.
 
Back
Topo