Ibercivis - Projecto Ibérico

Ra7or

Xtreme BOINC
Por acaso não sabia que este projecto já tinha abrangido o nosso país! Ao que parece aconteceu em Julho, e como sou um patriota decidi deixar o drugdiscovery e ajudar os nossos cientistas malucos:007:

Um breve resumo sobre o projecto:

Ibercivis é uma plataforma de computação voluntária que permite a participação dos cidadãos na investigação científica de uma maneira directa e em tempo real.
Trata-se de uma iniciativa que pretende envolver o maior número possível de cidadãos na computação voluntária, usando a capacidade de cálculo do computador em momentos de inactividade para realizar as tarefas associadas a um projecto de investigação científica.
A Ibercivis aproxima os cidadãos da investigação e torna-os participantes activos na produção de conhecimento científico. Ao mesmo tempo, fornece à comunidade científica uma poderosa ferramenta de cálculo.
O computador transforma-se numa janela aberta para a ciência, criando um canal para o diálogo directo entre os investigadores e a sociedade.
A iniciativa Ibercivis foi lançada em Espanha em Julho de 2008. No âmbito dos acordos de cooperação Portugal-Espanha na área de e-Ciência assinados na XXIV Cimeira Luso-Espanhola em 22 de Janeiro de 2009, em Zamora, Espanha, ficou previsto o alargamento da iniciativa a Portugal com o objectivo de assumir uma dimensão Ibérica, o que se concretizou no final de Julho de 2009.
http://www.lip.pt/outreach/iber/

A Ibercivis nasceu da colaboração de diferentes grupos de investigação distribuídos por diferentes centros científico-tecnológicos em Espanha com o objectivo de criar uma nova plataforma de ciência baseada na computação voluntária. As principiais referências internacionais são o projecto SETI@home e a Infraestrutura Aberta para a Computação Distribuída da Unversidade de Berkeley (Berkeley Open Infraestructure for Network Computing) ou BOINC. Em Espanha, o projecto Zivis é o seu antecessor. Em Julho de 2009, a Ibercivis foi alargada a Portugal, assumindo dimensão Ibérica, na sequência do acordo nesse sentido assinado pelos governos dos dois países na Cimeira Luso-Espanhola de Janeiro de 2009, em Zamora, Espanha.
O Projecto Zivis foi desenvolvido em Saragoça durante os meses de Abril e Maio de 2007. O projecto Zivis pretendia obter uma capacidade de cálculo suficiente para obter resultados competitivos a nível internacional em simulações de plasmas de fluidos. Este projecto, baseado no BOINC, teve um enorme êxito de participação: foram conseguidas um número de horas de cálculo muito superior ao esperado, cerca de 800.000, e uma participação de quase 3.000 internautas que cederam 5.200 computadores e 7.200 processadores.
O projecto Zivis foi um êxito tanto ao nível científico como social. Em termos científicos, a “infraestrutura virtual” formada pelos computadores dos cidadãos resultou numa ferramenta potente/poderosa para a realização de cálculos. Do ponto de vista social, verificou-se que quem tinha colocado o seu computador à disposição da investigação desenvolveu um grande interesse pela investigação subjacente e participou em fóruns da internet associados à mesma. Isto permitiu a muitos dos participantes compreenderem pela primeira vez conceitos relacionados com a física de fusão.
Organizadores

Ibercivis é uma plataforma promovida por diferentes centros de investigação de toda a Espanha e Portugal pertencentes a diversas áreas do conhecimento científico.
Em Portugal:


  • Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC).
  • Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC).
  • Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).
  • Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
  • Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva).
Em Espanha:


  • Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CIEMAT).
    Ministério da Ciência e Inovação.
  • Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).
    Ministério da Ciência e Inovação.
  • RedIRIS.
  • Ministério da Ciência e Inovação e Ministério da Indústria, Turismo e Comércio.
  • Instituto de Biocomputação e Física de Sistemas Complexos (BIFI) da Universidade de Saragoça.

A Ibercivis conta também com a colaboração de instituições locais como as Câmaras Municipais de Madrid, Saragoça e Valência, e diversas instituições públicas e privadas interessada no fomento da cultura científica e na participação da sociedade no desenvolvimento da investigação espanhola.
O que dizem?

Sendo o maior fórum Português de tecnologia, acho que é importante divulgar o que os nossos andam a fazer, ou da "ajuda" que precisam.
 
Resolvi aderir a este projecto. Alem de ter apoio tuga, em termos computacionais parece porreiro em termos de créditos e tem WU's de pequena dimensão, bom para computadores mais lentos.

bom era cliente GPU, mas com WU's grandes é claro :002:
 
Este es el primer acto publico de Ibercivis en portugal, el proximo 23 de Febrero en Lisboa.

This is the first public presentation of Ibercivis in Portugal, February the 23th, in Lisbon.

=================================================
O SEU COMPUTADOR FAZ CIÊNCIA

Muitos projectos de investigação científica dependem de cálculos que podem ser feitos por computadores semelhantes ao seu. Quer saber como pode contribuir?

Temos o prazer de o(a) convidar para a sessão pública de apresentação do projecto Ibercivis - O seu computador faz Ciência, que tem lugar no auditório da Escola Secundária D. Dinis (Rua Manuel Teixeira Gomes, 1950-186 Lisboa), Lisboa, no dia 23 de Fevereiro de 2010, às 14h30.


PROGRAMA:

14h30
Cidadania Científica
José António de Sousa, Director da Esc. Sec. D. Dinis
Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva
Gaspar Barreira, Presidente do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas)
Fermín Serrano Sanz, Ibercivis Communications and Outreach Coordinator
Victor Castelo, CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), Espanha


14h45
Cidadania Científica em acção - um testemunho
António Ramos, professor da Esc. Sec. D. Dinis

15h00
Proteínas à beira de um ataque aos nervos - o seu computador investiga o tratamento da paramiloidose
Rui Brito, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

To opt out of future emails from Ibercivis, please edit your project preferences at http://registro.ibercivis.es/prefs.php?subset=project

Um mail que recebi do projecto.
 
Back
Topo